Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Belém no Encontro Sul-Americano de Kobudo 2014 - Comemoração dos 10 Anos do Instituto Niten na Argentina

por Maurício - PA/Belém - 09-nov-2014


Mauricio de Belém em Buenos Aires com Sensei

A Unidade Belém teve lugar na Comitiva Brasileira do Instituto Cultural Niten, graças ao convite e a oportunidade concedidas por Sensei. A comitiva se reuniu na cidade de São Paulo, no dia 06/Nov e se deslocou em conjunto, até a Província de Buenos Aires, na República Argentina, permanecendo lá até o dia 09/Nov e também encontrando outros Brasileiros. 
Compuseram a Comitiva Brasileira, na Argentina: Sensei Jorge Kishikawa, os Senpais: Danilo, Alessandro, Donegá, Laura, Mantovanni, Sá, Barreto, e eu (Kouhai Mauricio).
 
No Dojo da Recoleta tivemos a oportunidade de reencontrar Senpai Joel e Senpai Fujita, o que foi uma honra.
Os Objetivos da Comitiva Brasileira do Instituto Cultural Niten, foram os de participar:
1) do Encontro Sul-Americano de Kobudo (Artes Marciais Antigas) e;
2) das Comemorações dos 10 Anos da Presença do Instituto Niten, na Argentina.
 
Os dois grandes eventos tiveram suas atividades desenvolvidas na Cidade de Buenos Aires e na Cidade de Tigre, nesta última, na Região do Baixo Delta.
 
O Encontro Sul-Americano de Kobudo 2014 contou em sua programação com treinamentos intensivos e aprofundados em Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu,Hioho Niten Ichi Ryu, Kenjutsu Combate, Iaijutsu e Etiquetas, Protocolos do Comportamento Samurai. Katas e Ética do Bushido foram apresentados a todos os instantes.



Houve demonstrações de várias armas, por Sensei, incluindo os usos da Tachi, Kodachi, Nitô e Naguinata além da avaliação de suas eficiências em combate.
 
Treinos coletivos e Competições de "Amizade" (Shiais) estiveram presentes, estas últimas se dando em confronto e disputa acirrados, entre as Equipes Brasileira e Argentina. Foi Emociante. A Torcida estava aguerrida. Os combates foram ferrenhos. O meu coração explodiu de emoção. Meu primeiro combate internacional e compondo uma Equipe Brasileira. Que coisa! Inesquecível! Indescritível!



Durante a Comemoração dos 10 anos do Niten fomos agraciados com belos vídeos e depoimentos demonstrando a evolução do Niten na Argentina.
Ouvimos muitos discursos e falas enaltecedoras e que realmente acrescentaram e calaram fundo no nosso ser.

Obrigado aos Argentinos, por me franquearem a palavra, me oportunizando falar por um pouco, durante a Comemoração dos 10 Anos do Niten na Argentina.

Na Região do Bajo Delta,  em Tigre, tivemos a oportunidade de nos instalar em habitações típicas dos ilheus, do delta, e andar sobre as estivas (pontes), tudo em maravilhosa harmonia e beleza descomunal. A Região lembrou muito o Arquipelago da Grande Belém, com a diferença substancial do clima, mais frio, a água gélida e o volume dos cursos de água menores. No mais lembra muito nossa Região do NE do Pará, até em alguns pasaros. Destaca-se o cuidado e a proteção dos Argentinos, para com o meio ambiente. Este aspecto me chamou muito a atençao. Eles  foram bons exemplos para mim.
 
Na Ilha, o Estudo do Vídeo em "primeira mão" sobre Kendo e Kenjutsu foi excelente. Pude aprender alguns Hidenshos contidos, "bem escondidinhos", no mesmo. Pretendo aplicá-los, na primeira oportunidade. Arigato Gozaimashita Sensei, por mais este presente. Arigato Gozaimashita Senpai Kenzo (RJ), por sua performance contra o nosso Colega do Japão, na Ana Rosa (SP).
 
Destaco aqui a generosidade, cordialidade e educação dos nossos Irmão de Espada da Argentina. Sua hospitalidade é sem igual e o tratamento que nos deram, não tem paga. Todos os Argentinos estavam profundamente empenhados em nos dar uma acolhida, nada menos que Excelente. Muito obrigado a Todos os Irmãos da Argentina. Todos eles fizeram questão de treinar e lutar conosco do Brasil, dando de si o melhor. Parabéns e Muito Obrigado!
 
As Coordenações Técnica e Geral dos Eventos estiveram a Cargo de Sensei, que não descurou de nem um deles, por todo tempo. Domo Arigato Gozaimashita Sensei, não tenho meios de expressar o que meu coração sente, mas sei que Sensei me entende perfeitamente.
As Coordenações Setoriais e Regionais estiveram sob os auspícios do Senpai Joel e da Senpai Saieva, aos quais sou profundamente grato. As expressões de apreço, carinho, incentivo e amizade que recebi desses Senpais não poderiam ser descritas nem em 100 páginas, Domo Arigato Senpai Joel. Domo Arigato, minha colega de canoagem e professora de Tayatari Senpai Saieva.
 
Domo Arigato a Todos os Irmaos do Encantador Dojo da Recoleta (Buenos Aires) e de todos os outros Dojos da Argentina, que me auxiliaram e fizeram a minha vida mais feliz.

Finalizo com a seguinte mensagem, agora endereçada aos Alunos da Unidade Belém, aos quais muito prezo: "Desejo de coração que todos os meus Irmãos da Unidade Belém, afluam a todos os eventos nacionais e internacionais do Instituto Niten, assim como eu tenho tentado fazer. O Crescimento de cada um de vocês, pela Convivência junto ao Mestre, será muito grande, assim como tem sido o meu e a Compreensão do que realmente é o Niten ficará, a cada dia, mais clara. 

Empenhem-se, se programem, estejam presentes. Vocês serão muito enriquecidos. Contem comigo para ajudá-los nessa pretensão".
 
Onegai Shimassu.
Domo Arigato Gozaimashita Sayounara,
Mauricio
Unidade Belém



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br