O Jornal Tribuna de Minas publicou matéria realizada com o coordenador Ivan Santos no Morro do Cristo, em Juiz de Fora.
Além de citar as modalidades e apresentar conceitos básicos do Bushidô, a reportagem de Pedro Brasil, ressaltou o impacto na vida pessoal e profissional dos alunos entrevistados, a partir do trabalho desenvolvido pelo Instituto Niten e pelo Sensei Jorge Kishikawa.
09 de Fevereiro de 2014 - 07:00
Eis os samurais do século XXI
Aprendizes das artes marciais antigas vivenciam em Juiz de Fora a filosofia de vida e as técnicas de luta dos lendários guerreiros do Japão feudal
Por PEDRO BRASIL
O cinema afirma que o "Último samurai" foi Tom Cruise, no filme de 2003, dirigido por Edward Zwick. Mas, apesar de ter mais de 700 anos de idade, o código de honra e ética dos japoneses feudais, o bushido - ou o "caminho do guerreiro" - ainda é utilizado na modernidade. Além da filosofia, os samurais modernos também aprendem a lutar como os antigos guerreiros, por meio da combinação do treinamento com a espada samurai e a vivência do bushido. Além dos fundamentos de justiça, coragem, benevolência, educação, sinceridade, honra, lealdade, o "caminho do guerreiro" também se manifesta pelas artes marciais antigas, ou kobudo. E Juiz de Fora já tem seus adeptos.
"O bushido tem influência muito forte sobre a identidade cultural japonesa, seja na disciplina, lealdade ou hierarquia, entre outros aspectos. Ele molda, de forma geral, a postura ética do povo japonês." A frase é do servidor público Ivan Santos, que há quatro anos, quando ainda morava em Belo Horizonte, conheceu o bushido por meio do Instituto Niten. Hoje ele propaga os ensinamentos do sensei Jorge Kishikawa, fundador do instituto, em Juiz de Fora, e garante que a prática da filosofia resultou em uma verdadeira mudança de vida. "Me tornei uma pessoa mais forte. Profissionalmente, controlei minha ansiedade, tenho mais autocontrole", garante.
Para o biólogo belo-horizontino Bernardo Carvalho Ferreira, que visitou Juiz de Fora na última semana e há sete anos entrou no "caminho do guerreiro" em Belo Horizonte, é difícil explicar a transformação que os ensinamentos fizeram em seu cotidiano. "Entrei de cabeça, me transformei. Virei uma pessoa melhor. Levo tudo o que aprendi para diversos pontos da minha vida: disciplina, noção de hierarquia e de responsabilidade, ética, além da diferença no condicionamento físico, apesar de isso ser menos importante", destacou.
Essas semanas temos refletido sobre Chie (知恵). Que pode
ser entendido como inteligência, senso, sabedoria... que é
uma das virtudes samurai.
E sabedoria, inteligência nunca é demais... imagino que todos
podemos concordar que quanto mais tivermos, melhor. E foi
assim que ouvimos, no nosso drops de filosofia no finalzinho
do treino, o Momentos De Ouro.
Mas no meio oriental só é sábio aquele que experimentou algo
por si ao vivo, não o que só leu o livro(!). Ler um livro sobre
natação é totalmente diferente de nadar numa piscina com o
professor ao lado... sábio mesmo seria aquela pessoa que fez
muitas coisas diferentes, conhece lugares diferentes, conhece
pessoas diferentes.
Então para o guerreiro moderno, conhecer tudo é uma máxima.
Mais do que saber usar "esta" ou "aquela" arma, ou arte marcial,
é conhecer tudo que existe. Saber lidar com todos os tipos de
pessoas é importante, ter comido o churrasco na laje, e ter
experimentado também o caviar na noite de gala. Saber
conduzir diferentes tipos de veículos, carros, motocicletas... até
manifestações artísticas. Belas artes, dramaturgia, dança...
Entender de política... tudo nos diz respeito, se vencer for o
objetivo. E um dia essa sabedoria, experiência pode nos
ajudar e até nos salvar a vida.
Qual o nosso verdadeiro potencial?
(Museu Nacional de Belas Artes, Centro do Rio)
Kalawatis - Hai senpai!
Arigato gozaimashita por nos lembrar como é importante viver sem preconceitos. A vida de um guerreiro depende disso! (Continua)
Furtado - Brasília - DFOmedetou gozaimassu pelo texto Senpai.
Concordo plenamente. Não faz parte da natureza do ser humano se contentar com pouco. Quanto mais conhecimento, independente da área, melhor para sua formação tanto de caráter quanto profissional. (Continua)
Ivan Mota Santos - Juiz de ForaHai Senpai!
Manter a mente aberta e aprender a absorver novos conceitos é uma tarefa que devemos realizar ativamente.
Para tal, devemos nos comprometer, e retardar o julgamento. Porém sem deixar de refletir e realmente aprender com a experiência.
Omede (Continua)
Omar Pereira Marques - NiteróiHai Senpai Vaz!
O verdadeiro Potencial do ser Humano é estar livre para escolher!
A Sabedoria vem da Liberdade!
Estar Livre é estar Sabiamente pronto para fazer qualquer Escolha!
Sayounará (Continua)
Discurso de Shimamura Sensei
Maestro sucesor de el Estilo Nito Shinkage Ryu Kussarigama Jutsu
Treino atípico quarta-feira passada na Unidade Porto Alegre, muito calor na cidade e para completar falta de luz durante o treino, mesmo assim todos com o espírito de superação treinando em "Forno Alegre", como chamamos carinhosamente nossa cidade no verão, e no escuro!
Fácil treinar quando as condições são favoráveis, nesta quarta os Samurais Porto Alegrenses deram um passo a mais no caminho vivendo intensamente...
Ohayou gozaimasu. Yoroshiku onegai shimasu Senpai Alessandro.
Quando vivo, Musashi Sensei foi convidado por um lorde feudal a visitar seu castelo. Dado momento durante a recepção, o tal senhor pediu que seu conviva demonstrasse seu famoso estilo autodidata. Para isso designou o melhor guerreiro de sua fortaleza.
Então, Musashi Sensei se posicionou com suas duas espadas voltadas para a garganta de seu oponente como se quisesse abraçar o mundo (Chudan-no-kamae) e foi calmamente em sua direção. Acuado, vez que não encontrara uma abertura sequer, e recuando a cada passo de Musashi Sensei, o samurai defensor encostou suas costas na parede e desabou balbuciando: “Me rendo”!
Pois bem, aqui em Volta Redonda treinamos regularmente os “kihons” de “nitto” combate aos moldes de Musashi Sensei. Para também poder, um dia, quem sabe, abraçar o mundo com um coração em desapego, assim como nosso mestre Kensei!
kihon: treino de fundamentos
nitto: duas espadas
nitto chudan-no-kamae
Omar Pereira Marques - NiteróiHai Senpai!
Abraçaremos o Mundo Sempre nessa Direção!
Gambate! Pra Frente! Sempre!
Arigatou Gozaimashitá
Unidade Tijuca - Botafogo - Niterói
Omar - Sayounara (Continua)
No Kenjtusu combate e Iaijutsu é importante usar o tempo a seu favor e a movimentação certa para golpear
Saber se movimentar tanto com os pés, quadris e braços.
Utilizando o corpo todo para golpear
Entender o tempo de cada movimento,
Parecido como a onda se manifesta na praia.
A onda se move despercebida no meio da maré alta
ao chegar na praia se ergue devagar
e estoura com tudo rapidamente no ponto certo.
Quem estiver em baixo leva um "caixote"... IPPON!
(Pintura Ukyio-e: A Grande Onda por Hokusai)
Falo sobre a materia de anteontem
Torneio da Amizade No último sábado, 25 de janeiro, a Unidade Sorocaba realizou seu primeiro Torneio da Amizade. Estiveram presentes vários alunos de Unidades da capital e do interior de São Paulo. O objetivo do torneio foi confraternizar e cruzar espadas, aprendendo na convivência com colegas de outras Unidades. Foi um dia de muita garra, energia e amizade entre os guerreiros! (...) Continua (post completo) |
No dia 26/01, o Kir Jovem e Hayabusa fizeram um visita ao Aquário São Paulo. Foi uma excelente oportunidade para aproveitar o belíssimo domingo ensolarado. (...) Continua (post completo) |
Neste terceiro fim de semana de janeiro, realizamos o Terceiro Encontro Europeu de Kenjutsu Com presença dos Senpais brasileiros: Estevão (Alemanha), Mitsuo (Suíça), Aretakis (Portugal) e Sarkizian (França) Foi uma grande oportunidade para cruzarmos espadas mais uma vez, treinar com os Samurais Portugueses e conviver com nossa Família Niten! Foram realizadas apresentações de Niten Ichi Ryu, Dai Ichi Kihon, Shindo Muso Ryu e Suio Ryu Jojutsu e Suio Ryu Iaijutsu. Além das apresentações de Kobudo. Também demonstramos a aplicação de técnicas no combate, o Resgate das Técnicas de Kenjutsu, que o nosso Sensei vem aprimorando incansávelmente nos últimos anos com o Shingi Hidensho (Escrito secreto das técnicas e do espírito). (...) Aproveitando a oportunidade, lançamos o Primeiro Torneio Europeu de Kenjutsu também! Quem já conhece o Niten, sabe que nossos torneios são mais confraternizações do que a obcessão por medalhas. Foi uma ótima oportunidade para os alunos de Portugal, que nunca haviam feito um torneio, sentirem aquele frio na barriga antes do combate e assim treinarem a Coragem! (...) (...) Continua (post completo) |
Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
É muito bom ver o crescimento do Niten em Portugal e o empenho de seus membros.
Gambate!
Caran (Continua)
Durante o tempo em que os participantes do Encontro estiveram em Portugal, não se desperdiçou um segundo! Estevão e Sarkizian, já no primeiro dia pediram para que fizessemos um treino na noite da quinta-feira. Sarkizian, por exemplo, pousou as 19h30 e foi correndo para o treino às 20h30! Treino teve muita energia! Foi o primeiro momento para os alunos de Portugal poderem treinar com os Senpais (...) Continua (post completo) |
Nosso último treino do 3º Encontro Europeu foi ao ar livre! O Jardim da Estrela, próximo ao largo do Rato, é uma praça bem verde e parece ter um espaço reservado para nós! Pudemos afiar ainda mais as técnicas dos Samurais Portugueses, que estão treinando quase todos os dias neste mês de janeiro. O clima refrescante da manhã de domingo fez deste, um treino muito agradável. Além dos presentes no treino, várias pessoas pararam para observar e tirar fotos. (...) Continua (post completo) |
Fazer simplesmente por fazer. Sem desculpas, sem ponderar e sem ser mandado. Sem que haja qualquer contrapartida ou castigo.
Alguns santos do cristianismo e do budismo diriam que isso é o sentimento mais puro e verdadeiro. Outros santos da espada diriam que isso é um requisito básico para a evolução no caminho da espada.
Isso é "Kokoro Kara"!
O Samurai moderno reverencia os antepassados
dos cavalos, mortos em batalha no passado.
Desenho de Gabriel Impieri
Nota:
Pelo seu poder de alcance e capacidade de corte
a Naginata foi muito utilizada em batalhas contra a cavalaria,
com o objetivo de atacar as patas dos cavalos.
Pinheiro - ManausOhaio gozaimassu senpai Impieri,
realmente como o senpai disse é uma imagem linda, já virou meu papel de parede do notebook.
Arigato gozaimashita ! (Continua)
Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa, Senpai Impieri!
Excelente imagem!
Que o Ano do Cavalo seja também o da Naginata que dá a vida!
Arigato gozaimashita! (Continua)
O Hatsugeiko é o primeiro treino do ano.
Nesse treino enchemos o dojo com muito kiai e boa energia.
Esse ano tivemos uma Celebração no salão do Templo Nikyoji, o monge Tadokoro nos deu uma mensagem especial de início de Ano.
Depois celebrando o ano de 2014 tomamos o sake, mirando os objetivos e agradecendo os resultados de 2013.
Arigato Gozaimashita a todos por mais um ano juntos no dojo!
O ano do cavalo começa forte em Juiz de Fora.
O coordenador Ivan foi ao Rio de Janeiro, no treino do último sábado, dia 18 de janeiro para treinar com os colegas cariocas.
Com muita energia foram revisados técnicas e katas para a evolução constante da unidade.
Coordenadores Breno (Niterói), Vaz (Tijuca e Botafogo), Wenzel (Coord. Geral Rio de Janeiro), Kenzo (Botafogo e Tijuca) e Renault
Oosouji,
Konnichiwa Mina San,
Deixo aqui o relato da Mára sobre a visita do Sempai Joel:
"Konnichiwa, yuoroshiku onegai shimasu Senpai Alessandro.
Shin nen Akemashite Omedetou Gozaimassu!! (Feliz Año Nuevo!!)
Ya comenzamos el 2014 celebrando los primeros entrenamientos del año en cada Unidad de Niten Argentina!
Compartimos aquí algunas fotos de las ceremonias de Hatsugueiko, donde los alumnos se preparan espiritualmente para enfrentar los desafíos del año que comienza y comparten sus buenos deseos y metas propios y colectivos.
En orden: Unidad de Lomas de Zamora, Unidad Palermo, Unidad de Recoleta, Unidad Vicente López.
Sayonara arigato gozaimashita!
Saieva
A unidade São José dos Campos recebeu no dia 07 deste mês a visita do coordenador Jefferson (Tatuapé) e das alunas Nuria (Vila Mariana), Silvia (Sumaré) e Maryanna (ADM), que cheios de energia cruzaram espadas com todos os alunos presentes. Com certeza um treino rico em experiências compartilhadas dentro e fora do dojo (local de treino).
Jeferson Bento - São PauloDomo arigato pela hospitalidade. A energia de São José me contagiou e com certeza levarei essa boa energia de vocês sempre comigo.
Arigato gozaimashita (Continua)
Silvia - São PauloDomo Arigatou Gozaimashita pelo treino e convivência! (Continua)