No último sábado dia 14-DEZ-2013, no Dojo de Laranjeiras, realizamos o nosso Hapyokai! Este ano tivemos uma participação Recorde! Arigatô (Obrigado) a todos! (...) Continua (post completo) |
Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
É muito bom ver a unidade de Vitória crescendo. Continuem firmes!
Caran (Continua)
No dia 14 de Dezembro de 2013 os alunos da unidade SJC fizeram uma visita ao Asilo Santo Antônio para promoverem a espada que dá a vida, indo além da prática esportiva e das portas de nosso dojo (local de treinamento). Nesta festa quem recebeu o maior presente foram nossos alunos que tiveram um dia cheio de emoções que os ajudará a dar mais um passo no caminho.
Sousa - São José dos CamposKonbanwa Senpai.
A minha experiência no Asilo Santo Antônio foi muito boa.
Logo após chegarmos, eu e o Turco fomos designados a conferir e organizar todos os presentes embaixo da arvore de Natal. Nesse momento encontramos uma idosa que chegou per (Continua)
Almeida - São José dos CamposBoa tarde senpai!
Missão cumprida! Acho que este foi o pensamento de todos ao sair do local. Foi realmente comovente a forma como olhavam pra nós, ansiando por atenção e afeto e a alegria demonstrada quando começamos a interagir com os idosos.
Os riso (Continua)
Turco - São Jose dos CamposKonichiuwa Sempai
Turco desu
Sempai foi muito loco a visita no asilo , alguns atrasos mas acho que isso ñ foi tão grave pois até o último minuto que ficamos lá eles sempre mostraram um sorriso ,
teve sim algumas surpresas pelo menos para min quand (Continua)
Parentes e amigos no Dojo ! Festa de Final de Ano no DOJO. Todos convidados a participar do treino, experimentar as modalidades conhecer nosso treino. Domo Arigato Gozaimashitá a todos pela participação em peso este ano ! (...) Continua (post completo) |
Na festa de final de ano a unidade Rio de Janeiro do Instituto Niten arrecadou brinquedos para doação que foram passados à obra assistencial organizada pela PUC universidade católica na Rocinha. |
A grande limpeza.
Final de ano, final de ciclo. Momento de reflexão e de tirar alguns dias para eliminar as impurezas, sujeira e bagunça acumulada durante todos esses 365 dias. Preparar a casa, armários e mente para receber as graças de um novo ano que está por vir.
E você, já começou o seu Oosouji?
Oosouji - Gravura de Kitagawa Utamaro
(...) Continua (post completo) |
Delegação do Rio de Janeiro e Sensei ao centro no Gashuku de Final de ano, dezembro 2013, São Paulo, Serra da Cantareira.
Pierobon, Flávio - Rio de JaneiroShitsurei Shimassu Mina-San,
Apesar de não ter sido meu primeiro Gashuku, foi meu primeiro Gashuku de final de ano e o considero um evento especial, pois pude aproveitar da companhia dos irmãos da espada imerso em uma energia de ambiente tão revigorant (Continua)
Uenojo Juliana - Rio de JaneiroHá um ano atrás - no primeiro final de semana de dezembro - estava no Templo assistindo ao treino, buscando ainda a coragem (ou o que quer que fosse necessário) para começar a treinar.
No dojo, o espaço que separa o banco de onde se assiste e a quadra on (Continua)
Alessandra - Rio de JaneiroOhayou Gozaimassu Yuroshiku Onegai shimassu
Agradeço a Deus por participar de mais um evento do Niten. Pela grande oportunidade de representarmos a Unidade Rio com toda energia e coragem, não somente nossa, mas de todos os guerreiros que treinaram (Continua)
Impieri Francesco - Rio de JaneiroPor si só participar de um Gashuku de final de ano na Serra já e gratificante, mas tem um maior significado feito logo após vencidos todos os desafios de um Shugyo. Com a adrenalina em alta e com o pensamento e o raciocínio rápido, ligado e acelerado. To (Continua)
Makoto - Nova Iguaçu Foi o meu primeiro Gashuku de final de ano..
Sempre ouvi falar muito bem e infelizmente em anos anteriores não pude ir...
Mas, este ano consegui...
E posso dizer que realmente foi ótimo!!
Treino, lazer e aprendizados...
Só mesmo no Niten...
Ano (Continua)
Neste final de semana, 7 e 8 de dezembro, os Samurais Gaúchos estiveram presentes no Gashuku de Final de Ano. Foram dois dias de treino e convívio com o Sensei e Sempais de todas as unidades do Brasil. Resumiu-se em um final de semana ensolarado e inesquecível. Confiram as fotos: O Gashuku teve Inicio com o treino de Kenjutsu no Templo Nikkyoji Orientações de Arbitragem. Shiais. Shiai: Nuria X Mendes. Duas Espadas versus Espada Curta. Keiko: Lutas entre colegas do Niten de todo o Brasil. Momentos de Ouro com o Sensei Treino de Niten Ichi Ryu na APM (...) Corte de baixo pra cima: Gyaku Kesagiri Narabê Final: Numero Recorde de Participantes Entrega de Certificados Pólo Rio Grandense com o Sensei Gashuku marcante pela confraternização dos talentos do Niten e numero recorde de participantes Arigatou Gozaimashita a todos que participaram Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei que disponibilizou do tempo dele para nos ensinar por dois dias ininterruptos! Mendes Caxias do Sul Continua (post completo) |
Alessandro - Porto AlegreArigato pela companhia no Gashuku Mauricio!
Esperamos um dia conhecer Belém com certeza, as portas do Sul também estão abertas para recebê-lo.
Sayounara
Arigato gozaimashita
Alessandro (Continua)
Mauricio - Belém (PA)Konnichiwa a todos,
Tive muita satisfação em conhecer os Irmãos de Espada do Rio Grande do Sul, durante o Gashuku da APM, em SP. Espero poder revê-los em breve.
Quando quiserem vir a Belém, serão todos bem-vindos.
Será uma honra recebê-los aqui!
One (Continua)
Gabrielle - Caxias do SulHai,
muito legal as fotos!
Domo Arigatou Gozaimashita, Gabrielle. (Continua)
Juliana Matsuda - Caxias do SulKonbanwa, Senpai Mendes!
Obrigada pelas fotos do evento! Que vontade imensa de poder ir também! Que vontade de conhecer o Sensei e todos os colegas do Niten!
Ano que vem, com as crianças maiores, nós não perderemos com certeza!
Deixo um abraço ao amigo (Continua)
Kiyoshi Matsuda - Caxias do Sul - Arigatou gozaimashita, Senpais, por compartilhar esses momentos. A experiência de estar ao lado de tantas pessoas com o mesmo espírito deve ser espetacular. (Continua)
Neste final de ano o Instituto Niten de Belo Horizonte teve a oportunidade de realizar uma apresentação para os alunos do ensino fundamental do Colégio Santo Antônio, um dos mais prestigiados da cidade!
Na apresentação, liderada pelo Coordenador Bernardo (KIR Jovem), foram executados estilos de Jojutsu, Iaijutsu e Kenjutsu com uma energia vibrante, típica da juventude. Com a participação das unidades Savassi e Pampulha, os alunos do Colégio Santo Antônio puderam vivenciar um pouco do caminho samurai, com muita alegria e energia que mostraram, inclusive, participando e aprendendo alguns golpes. Todos juntos com muito KIAI (grito de guerra) junto a nós!
O Instituto Niten em BeloHorizonte agradeçe a administração do Colégio Santo Antônio e seu depertamento de educação física pelo convite.
No sábado dia 30 de novembro realizou-se o Happyokai na unidade Porto Alegre. O Evento contou com mais de 70 participantes, familiares e amigos puderam conhecer mais sobre o treinamento e os ensinamentos passados pelo Sensei Jorge Kishikawa.
O treino foi bem descontraído, alunos e convidados se divertiram aprendendo katas, golpes e participando de um Kakarigueiko, exercício com muitos golpes. Também houve demostração das diversas modalidades e estilos praticados no Instituto. No final uma grande confraternização e a tradicional foto do evento.
Em breve todas as fotos estarão no Gallery!
https://niten.org.br/gallery/index.php/Niten-Porto-Alegre/2013/Happyokai-2013#
Arigato a todos os participantes!
Treino em Volta Redonda.
logo na primeira hora do treino a luz simplesmente acabou...chuva de verão !
Nada demais, afinal o importante é se adaptar à situação.
"A forma não pode ser rígida, devendo ser adaptada conforme a situação. Uma vez com a espada nas mãos, o único objetivo deve ser cortar o inimigo de qualquer maneira."
Ukô-Mukô, a forma da não forma, Livro dos Cinco Anéis, Musashi Sensei.
Nosso objetivo era conseguir fazer o treino até o final e em segurança.
Conseguimos.
Recorremos a uma iluminação improvisada!
Mais escuro do que o comum, mas suficiente para treinarmos a arte da guerra!
Afinal, "só a imobilidade é reprovável".
João Vicente Vieira Santos - Porto AlegreHai, doomo arigato gosaimashita, lembrei de um treino na unidade zona sul em que durante um temporal, ficamos as escuras
e com agua pelas canelas!! Não esquecerei esta noite jamais!!
sayonara arigato gosaimashita! (Continua)
Luiz Fernando - Coronel FabricianoAdaptar-se. Lembro-me de duas situações em tempos de chuva que a iluminação acabou. Lembrei de meu treinamento as cegas e fizemos um treino de percepção e depois aplicação nas técnicas. Foi muito bom e até hoje os alunos torcem pra luz acabar rsrsrs. Para (Continua)
Lucia Elisa Janchuk - Lomas de Zamorahay sensei asi es solola inmovilidad es reprobaable, siempre adelante aunque a veses es util parar y reflecionar ,donde estubo el eror ,para mejorar la proxima ,
arigato !!! (Continua)
Shitsureishimasu
Kombanwa Sensei,
Primeiramente Arigatougozamashita pelo incentivo ao encontro do Niten Europa.
O encontro proporcionou não apenas um reencontro com o Niten e o caminho como também alguns aspectos da vida para serem refletidos.
O primeiro ponto a ser destacado é a influência dos katas do bushido, depois de 3 meses longe do instituto, os katas seguiram com uma naturalidade como se esse tempo nunca houvesse existido, diferentemente da técnica e do condicionamento, que devido ao relaxo, perderam a sua qualidade.
Entretanto o que mais sofreu nesses 3 meses, foi o espírito, enfraquecido devido "a calmaria" e a falta de treino, o que resultou em um fraco desempenho durante os shiais.
O momento mais marcante do encontro foi quando estávamos no restaurante e uma acompanhante da comitiva que desconhecia a cultura do Niten fez uma indagação inocente sobre os nossos hábitos e então explicamos o porquê de o fazermos.
Transmitir um pouco o modo Niten de ser e ver o mundo.
Arigatougozamashita por confiar em nós para difundir o Niten.
Vital.
Neste fim de semana (30/11 e 01/12) tivemos o segundo evento Niten na Europa, na cidade de Darmstadt na Alemanha, onde estiveram Senpai Estevão (antigo Ana Rosa, hoje em Darmstadt na Alemanha), Vital (antigo Ana Rosa, hoje em Milão na Itália) e eu (antigo Guarulhos e Sumaré, hoje em Zurique na Suíça). Foram dois dias de treinamento e convivência no caminho da espada, em que pudemos treinar bastante Niten Ichi Ryu, Jyugeiko e Shiais. Foi uma ótima oportunidade para relembrar os katas do Bushidô e, por que não, vivenciar um pouco de brasilidade, que tanto nos faz falta neste outono/inverno europeu (neste momento, temos -5 ºC). Tivemos a oportunidade de não apenas treinar intensamente (quando pudemos relembrar que a ausência de treinos faz mal para o corpo e para a mente), mas também conhecer a comida local e um pouco da história Alemã, com a visita ao Castelo de Heildeberg e à cidade do mesmo nome, que existe desde 1196. Como já havia ocorrido em Lisboa, encontrar os colegas de espada na Europa é um misto de orgulho por fazer parte da missão do Sensei de divulgar o caminho da espada que dá a vida (que agora já atravessou o Atlântico, fazendo o caminho contrário dos nossos ancestrais) e de tristeza, meio como um tapa na cara de realização, por não obstante o Sensei dizer que continuamos alunos/discípulos, não temos como ter a convivência constante com ele. Apesar das dificuldades, vamos continuar divulgando a cultura samurai em terras europeias. O plano agora é encontrar Senpai Fugita em Portugal no começo do ano que vem. Arigatougozaimashita ao Senpai Estevão, pela acolhida e organização Domo Arigatougozamashita ao Senpai Wenzel, pelo estímulo e apoio ao Niten Europa Domo Arigatougozaimashita ao Sensei, por, mesmo a mais de 9.000 km e um Oceano de distância, nos agraciar com ensinamentos e acreditar que ainda valemos a pena. Mitsuo Guarulhos/Sumaré (...) Continua (post completo) |
Bianca - CuritibaEstou correndo atrás de uma bolsa para fazer pós na alemanha e tenho certeza que sentirei muita falta dos treinos! Então ver que tem tanto senpai na europa me dá esperanças de que não terei que ficar tanto tempo sem treino =) Arigatou gozaimashita. (Continua)
O Grupo de Jovens do Instituto Niten desenvolve ação social.
No último dia 26, o Hayabusa-Kai, Grupo de Jovens do Instituto Niten, desenvolveu uma atividade social junto à Pastoral da Criança na Igreja São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona Leste de São Paulo). A iniciativa, que contou com a participação de oito praticantes da arte da espada samurai, envolveu cerca de 30 crianças com idades entre 5 e 11 anos.
Segundo Beatriz da Mata Kodama, foi a primeira ação do Niten naquela paróquia. “Através das crianças, nosso objetivo é contribuir com as famílias e as comunidades onde vivemos”, explica Beatriz,lembrando que os jovens do Hayabusa-Kai já desenvolveram trabalho idêntico na Casa Hope, que oferece apoio a crianças e adolescentes portadores de câncer.
Para o coordenador Victor Fugita, trata-se de uma oportunidade para colocarmos em prática o quarto voto do Hagakure, o Livro do Samurai, de Yamamoto Tsunetomo e que foi traduzido para o português pelo sensei Jorge Kishikawa, fundador do Instituto Niten. “O quarto voto seria exercer a compaixão por todos os seres”, explica Fugita, lembrando que os três primeiros são: “Nunca ser superado no Caminho do Samurai; Ser sempre útil ao mestre e praticar a devoção aos pais”.
O Grupo de Jovens do Niten conta atualmente com cerca de 40 alunos em suas unidades espalhadas por todo território brasileiro e até na Argentina, Chile, México, Uruguai e agora também em Portugal.
Matéria públicada no site do Jornal Nippak no dia 28/Nov/2013
Fim de semana com muito treino, muita energia e o “aperto” dado pelo Sensei em cada um de nós para que assim possamos dar mais um passo a frente rumo ao aprendizado.
Alunos de Brasília, Goiânia, São Paulo, Santos, Rio de Janeiro e Argentina marcaram a sua presença.
Domo arigato gozaimashitá Sensei pelos treinos e convivência!
Domo arigato gozaimashitá á todos os presentes!
Veja mais foto do evento na Galeria! (clique aqui)
Mauricio Avelino Barros - BrasiliaMuito bom rever o Sensei, os Sempai e os demais colegas de treino. Com certeza contribuiu para minha recuperação.
Domo arigato gozaimashita. (Continua)
Igor - BrasíliaFoi um gashuku intenso, não pelo suor, mas pela quantidade de ensinamento transmitido.
Ver nossos erros e vícios pelos olhos treinados do Sensei e receber os katas direto da fonte transformou algumas horas de um dia em ensinamentos para a vida toda.
Ari (Continua)
Vinicius Sabino Camargo - BrasíliaDefinitivamente um gashuku intenso, equivalente a meses, quem sabe até anos, para serem aproveitados de técnicas, katas, convivência.
É muito a agradecer ao Sensei, aos colegas que trabalharam para que esse evento seja possível e aos colegas que treinara (Continua)
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaMina San!
Estar junto ao Sensei é sempre um grande prazer e uma grande honra! Como sempre escutamos dos Senpais, que questão sempre junto ao Sensei, é beber direto da fonte!
Tivemos a oportunidade dessa convivência aqui em Brasília, e ainda acompanh (Continua)
Amaro - BrasíliaForam realmente dias muito intensos, de muito aprendizado e convivência. Não há palavras para agradecer ao Sensei, que pela segunda vez no mesmo ano disponibilizou seu tempo e atenção ao nosso crescimento. Domo arigato gozaimashitá também aos senpais, que (Continua)
Mais comentáriosAproveito para compartilhar o texto dos Alunos Kiyoshi e Juliana, casal no qual iniciou os treinos no Niten de Caxias praticamente juntos:
(...) o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho."
Confiram o relato na íntegra:
" Konnichiwa Senpai Joé e Senpai Mendes
Yoroshiku Onegai Shimasu
Shitsurei Shimasu,
Envio nessa mensagem algumas palavras sobre o treino, nossas impressões e o início em conjunto no Caminho:
Em meados de 2010, enquanto eu e minha esposa, Juliana, almoçávamos na praça de alimentação de um shopping em Caxias do Sul, vimos um homem de hakama na fila de um dos restaurantes. Na hora, a Juliana, que já havia praticado Kendo há muitos anos, levantou-se e foi lhe perguntar se praticava Kendo. Meio surpreso, ele a indagou por que, e ela disse que havia percebido pela sua postura. Tínhamos acabado de conhecer o Senpai Joé.
A conversa foi breve, mas alegre. Ele esclareceu que praticava Kenjutsu, passou informações sobre o local do treino, assim como um telefone de contato. Os olhos da Juliana brilhavam com a vontade de praticar. Entretanto, como ela estava grávida de nosso primeiro filho, decidimos esperar.
Os anos seguintes passaram rápido. O primeiro filho nasceu. Cerca de um ano depois, veio a segunda gravidez. E víamos a vida seguindo, veloz, muitas vezes com a impressão de que estávamos sendo atropelados por ela. Foi só após seis meses do nascimento da nossa segunda filha que percebemos como havíamos passado a viver em função quase exclusiva das crianças, e de como precisávamos, entre outras coisas, voltar a praticar esportes.
Dado o fato de não termos família em Caxias, decidimos criar um sistema de “revezamento”: enquanto um cuidasse das crianças, o outro praticaria algum esporte. Ela começou a correr, mas eu não sabia o que fazer. Foi quando ela me lembrou do Kenjutsu. Fiquei um pouco receoso, pois nunca tive um espírito muito combativo, mas decidi tentar.
No primeiro dia, percebi como esse Caminho faria bem a mim. A despeito da fadiga física, e de ter chegado a passar mal depois de sair do local do treino (certamente resultado do sedentarismo), eu me sentia alegre, realizado, instigado. Como não podia deixar de ser, com o passar dos meses, a vontade da Juliana de treinar só aumentava. Entretanto, como havia prática apenas aos sábados, concluímos que não valeria à pena que cada um treinasse apenas a cada quinze dias. Mas, num certo momento, a vontade dela não podia ser mais contida. Acertamos com a babá para que ela ficasse com nossos filhos nos sábados de manhã, e enfim a Juliana pôde começar a treinar.
Ainda que nem sempre possamos participar tanto quanto gostaríamos, praticar juntos tem sido especial. Por mais atribulada que uma semana tenha sido, sempre temos a sensação de que ficamos renovados após o treino, o que nos motiva mais e mais a nos aprofundar no Caminho. Também, é evidente como nosso corpo e espírito vêm se fortalecendo, resultado dos ensinamentos que nos são passados. Entretanto, o que mais nos alegra, nesse momento, é a identificação que sentimos com o grupo. Finalmente, após tantos anos, voltamos a sentir que fazemos parte de uma comunidade pela qual temos muito respeito e carinho.
Sayounara
Arigatou Gozaimashita
Kiyoshi e Juliana "
Kiyoshi e Juliana com seus filhos: Aprendendo os Katas do Bushido em família.
Joé Campos - Caxias do SulA sensação de reencontrar velhos amigos é uma constante. Seja ao visitar uma unidade, seja no primeiro contato com o treino, nunca nos sentimos `desconhecidos`.
Esta sensação nos primeiros treinos torna tudo um pouco mais especial.
Mas ver este sentime (Continua)
Kiyoshi Matsuda - Caxias do SulArigatou gozaimashita a todos pela acolhida.
Achei bem interessante a expressão `reencontrar velhos amigos` usada pelo Senpai Joé, pois expressa muito bem a sensação que tenho.
Fico muito feliz de estar entrando nessa família. Arigatou gozaimashita. (Continua)
Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreOmedeto Kiyoshi e Juliana, traduziram bem o sentimento da Família Niten! (Continua)
Bruno Selau - Caxias do SulArigatou Gozaimashita aos colegas Kiyoshi e Juliana pelo seu relato, que tão bem exemplifica o sentimento de participar dessa `família Niten`. Arigatou Gozaimashita os senpais que nos disponibilizaram o texto. (Continua)
Nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, tivemos a aula inaugural da nova unidade Juiz de Fora. Com a visita de vários interessados, fizemos treinos de Iaijutsu e Kenjutsu com muita energia! Esperamos que esta unidade seja mais um ramo forte do nosso Instituto Niten, e que cresçamos fortes. Agradecemos a coordenação do espaço por nos acolher e a presença de todos os que participaram deste marco para nossa unidade e esperamos novos colegas! Gambatê Unidade Niten Juiz de Fora! (...) Continua (post completo) |
Pinheiro - Rio de JaneiroGambatte para a unidade JF!
Assim que for possível, em algum futuro `Niten Tour`, irei fazer uma visita, afinal JF é bem próxima ao RJ! (Continua)
Bernardo - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
estamos muito orgulhosos desse passo importante que deu. Como disse o Senpai Drawin, enquanto unidade irmâ estamos mandando muitas energias positivas. Espero poder visitá-lo em breve e poder participar dessa energia boa que parec (Continua)
Drawin - Belo HorizonteOmedetou Gozaimasu Ivan,
BH como unidade irmã está mandando a melhor das energias aí para vocês, você tem tudo para ter sucesso.
Gambate Niten Juiz de Fora!
Que se frutifique mais um ramo da grande sakura do Niten! (Continua)
fonseca - Belo HorizonteOmdetou gozaimasu Ivan!
A sua caminha em JF com certeza será muito rica. Já é possível ver que vocês possuem um ótimo espaço e está plantada a semente da qual serão colhidos muitos frutos. O pessoal aí será guiado por um ótimo samurai!
Ganbate! (Continua)
Para ver maiss fotos no gallery clique aqui.
No mês de Outubro recebemos a visita dos senpais Wenzel (coordenador geral do Niten) e do Silva (uns dos coordenadores de São Paulo).
Abaixo alguns relatos de nossos alunos, expressando com foi o treino e o convívio com os senpais:
Para mim este aprendizado tem sido muito importante, pois apesar das dificuldades de movimentação e aprendizagem advindas com a idade tenho melhorado minha forma física e principalmente a maneira como encarar a vida, agora com mais coragem, disposição e com a certeza de nunca desviar do caminho traçado ( recentemente até iniciei um negócio próprio)E por ultimo gostaria de homenagear a todos os Senpais pela dedicação e amor com que divulgam estes conhecimentos.
DOMO ARIGATO GOZAIMASHITA
Roberto Caratti
Gostei muito das visitas dos sempais em SJC foi bem legal poder lutar com sempais diferentes , porque mesmo indo treinar em sp , lutar com alguém que é muito mais velho no caminho é algo difícil de acontecer ... pude aproveitar muito o treino e espero que momentos assim se repitam mais vezes ^^.
É em momentos assim , que você percebe que o niten não é um instituto , uma academia ... é assim que você percebe que ele é uma familia , todos preocupado com todos , esse é um dos motivos de querer fazer tudo certo para ter a honra de continuar nessa família.
Arigatou gozaimashita
Sayounara
Turco
Acredito que a coisa que mais me marcou com a visita foi o nível de respeito e humildade cultivado no Niten. É algo diferente. Nunca existiu o clima opressivo, que geralmente aparece quando estamos com alguém hierarquicamente acima, seja um chefe no trabalho ou um professor da faculdade/escola. Foi surpreendente encontrar pessoas que há tanto tempo no caminho, que já possuem um convívio maior com o Sensei e com o próprio caminho em si interagindo com os principiantes com a humildade de alguém que começou a treinar também a poucos dias, e a vontade de ensinar e treinar como se estivessem diante de uma tropa samurai pronta para a guerra. Por isso, só tenho a agradecer pela experiência.
Arigato Gozaimashitá!!
Almeida