"Fomos todos iniciantes novamente. Manter sempre o espírito do aprendiz - a frase voltou claramente a minha mente várias vezes ao longo deste sábado de descobertas..."
No último sábado despertei bem cedo para receber o senpai Vaz, aqui em Vitória. Vesti o kimono e hakamá, peguei os equipamentos e parti para a rodoviária.
Francisco |
primeiro treino na nova unidade com a Coordenadora Fernanda Muxfeldt ao centro
Nesta terça 3 de novembro começamos uma nova unidade. Com a coordenação de Fernanda Muxfeldt inicia-se a unidade Jacarepaguá na Freguesia.
Fernanda é a primeira Shoden mulher do Instituto Niten, foi campeã do troféu KOBUDO no último torneio Brasileiro de outubro de 2009 em Campinas, além de campeão Brasileira de Kenjutsu por equipes em 2008 e 2009 e campeã individual em 2009.
Credenciais e KIAI não faltam e esta guerreira!
Vamos conferir!
Parte da comitiva do Rio retornando do 8°Torneio Brasileiro de Kobudo
"Ohayou Gozaimassu, O torneio foi um sucesso, a organização,o local, EsPCEx, as confraternizações e as disputas, tudo foi muito bom! O retorno para casa foi tranquilo, apesar da neblina, que ficou bem mais densa do que na ida, o que me fez pensar sobre o caminho. «Dentro desta neblina estão várias surpresas, alegrias, dificuldades etc. assim como as novas técnicas, os Katas e compromissos, todos virão, e terei que lidar com eles, preparado ou não, vejo o quanto é importante ter um base forte.» Para aprender a lidar com as novas situações vejo que tenho a volta Excelentes Senpais! Agradeço a todos, pelo companheirismo, amizade e compreensão.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei
Domo Arigato Gozaimashita Senpai Wenzel
Domo Arigato a Todos os Senpais e Kohais.
Sayounara De Palma"
Aluno Niten Rio de Janeiro graduado 5° Kyu
Arigato gozaimashita Sempai Danilo, Unidade Campinas e todos os colegas do Niten!!
Omedetou Gozaimassu!
A Unidade BH teve a felicidade de contar com a visita de colegas da Unidade Ana Rosa/SP neste final de semana de 31/10 e 01/11. Foram dois dias de convívio com pessoas que treinam quase que diariamente com o Sensei e, independentemente de tempo de treino, tinham muito a ensinar tecnicamente e sobre os katas do bushido. Foi uma oportunidade de fugir um pouco da rotina e também de preencher o Dojo com fortes Kiais. Grande destaque da experiência foi poder aprender os katas do bushido com mais naturalidade. Em que pese mantivéssemos nossos kamae, também foi uma oportunidade para nos "permitir errar" e tirar algumas dúvidas que poderiam ser inadequadas num momento mais formal. A pequena diferença de tempo de treino - e mesmo de idade - facilitou a interação e contribuiu para uma atmosfera mais leve, ainda que em observância das devidas regras de etiqueta. Some-se a isso a oportunidade de ter um observador de fora comentar e questionar certos rituais que já foram incorporados no quotidiano. Em alguns momentos ou situações, a pergunta correta fazia com que parássemos para pensar sobre ações que já realizávamos automaticamente. Isso com certeza contribui para melhorias ou, pelo menos, a uma melhor entendimento dessas atitudes. Por fim, foi uma oportunidade de estreitarmos os laços e de participarmos, juntos, de atividades extra treino, que muitas vezes foram novidades paras os próprios anfitriões. Unidade BH
Visita à Cachoeira de Itabirito
Visita à Praça da Estação
25 de outubro a unidade de BH recebeu nova visita do Sensei à unidade, acompanhado dos Senpais Wenzel Bohm e Marcus Vinícius Renault.
Para treinamento de combate, treinamento de arbitragem e se reunir com os monitores da unidade.
Mais uma vez a vinda do Sensei traz a energia de um raio!
Foto Raio: por Laura Cunha, Kaikei da unidade.
Omedetou Gozaimassu pela determinação Niten Ribeirão!!!
Tessari, Bassi, Donegá, Brandolin e Chiarella. Equipe campeã na categoria Kenjutsu Absoluto.
Reportagem publicada na Revista Kendo Nippon edição 2009-09Contato com espírito de Bushido no BrasilMushashugyo dos membros de Campus Tsurukawa de Universidade Kokushikan
Membros de campus Tsurukawa de Universidade Kokushikan viajaram para Brasil durante dias 20 de abril a 6 de maio numa programação de 17 dias e 16 noites. Diretor do Departamento de kendo do Campus, Sr.Kinji Baba recebeu convite do Sr.Jorge Kishikawa do Brasil, com amizade de muitos anos. Sr. Kishikawa é fundador do Instituto Cultural Niten. Os estudantes sentiram no Brasil o espírito de Bushido dos kenshis locais. Sr.Kinji Baba é um dos personalidades que vem esforçando para transmitir a Virtude (Toku) no dia a dia da educação. No Dojo Tsurukawa de Kokushikan realiza Zarei (rei sentado) para entrar, além de realizar antes e após o treino rei para shinai e bokuto via Tourei e Haiken. Preza bastante os passos e procedimentos tradicionais e no treino está introduzindo Katas de Koryu e Kumidachi uzando Bokuto. Vem tentando reviver espírito de samurais antigos, tomando como tema “conciliando a tradição com a modernização” assim visando formação de pessoas que possa melhor viver tempos de atualidades. (...) Continua (post completo) |
Matéria exibida no Jornal Paraná TV no dia 12 de outubro 2009
Nos dias 03 e 04 de outubro o Sensei Jorge Kishikawa, visitou Minas Gerais e realizou um treinamento especial com os alunos. O Sensei definiu este treinamento nas seguintes palavras: “Foram dias agradáveis que pude mostrar a cultura japonesa e o Bushido para os Mineiros e tivemos uma evolução técnica em todos os estilos. O Niten BH receberá a minha atenção e estará com o Coordenador Adeval e posso garantir que em Minas será passado os ensinamentos de forma fidedigna .” Fotos e Matéria Completa
Omedetou Gozaimassu aos alunos das unidades do Paraná pela energia e determinação no Toneio em Campinas!
1º Lugar - Individual Kenjutsu Graduados - Akira Nishisaka
2º Lugar - Equipes Kenjutsu 0-6º Kyu - Ricardo
2º Lugar - Individual Kenjutsu Iniciantes - Juraski
3º Lugar - Equipes Jojutsu Graduados - Akira e Rocco
3º Lugar - Equipes Jojutsu 0-7º Kyu - Guimarães
"...Imagine que a qualquer momento, você pode ouvir HIDENs que mudarão a sua vida..."
"Cabelo, Mulheres, Vaidade.
Corte tudo.
Será um prazer tê-lo aqui."
Sensei.
Foi assim que soube que tinha sido aprovado meu pedido para fazer Shugyo no final de Setembro de 2009.
Escolhi essa data porque em Outubro começaria uma vida nova, deixando pra trás um emprego estável, para me arriscar no mundo dos negócios.
De todos os ensinamentos, sofrimentos ou treinamentos, os momentos inesquecíveis do Shugyo são aqueles que passei ao lado do Sensei – mesmo que isso te leve a levar muitas broncas e pagar sapinhos.
Nós, principalmente de São Paulo, achamos que Shugyo se trata apenas de um modo de vir para a ADM e levar seu treino e espírito ao limite. Claro que isso também acontece, afinal não é qualquer dia que você tem que começar a lavar a geladeira às 1h30 da manhã depois de ter feito Zazen no frio de 12º graus por uma hora após ter treinado o dia todos, tendo acordado às 4 da manhã.
O Shugyo é, sem sombra de dúvida, a melhor forma de se ter um convívio real com o Sensei Kishikawa. Imagine que a qualquer momento, entre uma missão e outra, você pode ouvir HIDENs que mudarão a sua vida ou estar em momentos de puro estudo profundo do caminho da espada.
No Shugyo você é o barro onde o Sensei-artesão usa o Bushidô para moldar pessoas melhores.
A pergunta que fica é: Que tipo de Pote você quer ser?"
Galeria de fotos com textos dos alunos Impieri e Meriguetti e fotos incríveis da Mariana Lamego tiradas na visita do Sensei Jorge Kishikawa ao Niten Rio no dia 24 de Setembro de 2009
Eu sou o vaso vazio,
que assume a forma do treinamento,
movimentos alongados,
ritmados,
precisos,
pontuados
e com explosão.
Depois volto a tranquilidade pois,
sou o vaso vazio...
Ouve se o som do shakuhachi....
Hélio Brum