Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    01-abr-2011

    1° Encontro Coordenadores - Vitória 4



    "O encontro de Vitória foi marcante por ser bem sucedido em seu objetivo inicial: possibilitar a confraternização daqueles envolvidos em fazer o Niten funcionar e que, em outras ocasiões, não teriam o tempo ou a disponibilidade para fazê-lo. Foi também uma oportunidade de deixar a guerra de lado por um momento e desfrutar de tempos de paz, ainda que sem esquecer os katas do bushido.



    De nota, para mim, não foi um momento específico, mas a forma como o evento se organizou. As pessoas ali envolvidas já sabiam os katas corretos e a forma como reagir a cada situação. Assim, sem palavras ou sem ordens diretas, tudo funcionava de forma tranquila e sem intercorrências, cada um assumia o seu papel naturalmente e cumpria com o necessário. Os horários eram observados, os objetivos eram alcançados e o encontro como um todo se desenrolou de forma natural, sem entraves ou rigidez.

    O evento serviu como um ótimo modelo, um referencial para como todas as datas importantes do Niten devem acontecer.

    As palavras do Mestre, naqueles dias, transmitiam os segredos não da técnica mas da própria vida. Cada olhar, cada pausa ou silêncio era carregado de significado e traziam a memória o repetido conselho de Musashi Sensei: "você deve refletir sobre isso".
    Destaco o que foi dito naquele momento e repetido em momentos posteriores: o Sensei está buscando alguém para servir de exemplo e a tarefa de ser ou moldar essa pessoa recai, principalmente, entre aqueles que estavam ali presentes."


    Fonseca - Unidade Belo Horizonte






    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br