Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    28-fev-2014

    Gashuku 3 - Um olhar mais profundo

    O amazake é uma bebida japonesa que tem sake com leite de arroz.
    Aqui no Japão, por estar a 7 graus e muito frio, é uma bebida mais que bem vinda, e é o que eu tenho em minha mão enquanto olho para as fotos, tão boas, por sinal, do Gashuku
    ( CS de 26.Fev.2014 - Gashuku 1 - Mestre ou Pintor )
    Vale a pena olhar mais de perto para se dar conta dos pontos interessantes:


    1. Krysamon desembainha com velocidade. Veja que o seu pé direito ainda nem firmou no chão e ele já desembainhou a espada.


    2. O aluno(iniciante) demonstra que tem garra, postura e o mais interessante é que para um iniciante esta empunhando a espada de maneira correta, o que é raro em iniciantes.


    3. Detalhe da técnica Haritsuke do estilo Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi: segurando a lâmina com a mão? Só quem treina sabe como.


    4. As crianças aqui gostam tanto que não perdem uma oportunidade. Edu se matriculou quando o Niten fez os 20 anos no Ibirapuera
    (CS de 06.set.2013 - 20Anos - O dia D do Niten). Naquele dia, fazia 8 graus ao ar livre...
    E, olhe lá mais ao fundo um Kir Jovem. E de olho no combate, mesmo com gesso!


    5. Não. Não é um adulto não. É um carioca de 11 aninhos com uma katana. Aqui as crianças são precoces.


    6. Qual das alternativas aponta o que acontece:
    a) um trator vai para atropelar
    b) um projetil atinge o inimigo
    c) o avanço de um tsunami
    d) nenhuma ou todas


    7. Estado de iluminação espiritual (depois de ficar 45 minutos comigo em combate).
    Vazio...


    8. Lhe parece que este aluno tem apenas 1 ano e pouco de iai? Há muitos por aí afora que nem 5 anos serão suficientes para ter esta ¨pegada¨.


    9. Momento perfeito no cruzar da espada. Este kata exige a respiração, visão e harmonia correta com o seu parceiro.
    Observe a simetria conseguida.


    10.Estas crianças estão de parabéns. Ficaram das duas ate as seis da tarde sem tirar o men! E debaixo dos 34 graus.


    11. Vai entrar duas estocadas: em primeiro plano sobre o pescoço do oponente com as duas espadas. em segundo plano, a mão direita iniciando a estocada.










    12.Drawin (BH), Luciana(RJ), Paiva (Ana Rosa), Fukuta (Vila Mariana) e Omar (Niterói).
    4 horas em combate, não tem como não ficar exausto e esquecer de tirar o taoru.
    Mas é isto que é felicidade!


    13. Hora de lutar, lutar. Hora de brincar, brincar.
    Mas isto que é ser jovem!


    14. A partir deste dia, todos devemos nos tornar bobos!


    Eu vou ficando com o meu ¨amazake¨.
    Bom carnaval a todos.

    27-fev-2014

    Gashuku 2 - Pérolas

    "Esse Gashuku me deixou com um sentimento muito bom, a renovação de conhecer pessoas novas e conhecer melhor outros, trocar experiências, enfim conviver no dojo (arena do treinamento) com os guerreiros e guerreiras no caminho.

    Pudemos fazer um intensivo de Niten Ichi Ryu(tecnicas de Miyamoto Musashi), captar muitas nuances, em seguida o kenjutsu, como sempre nos testando a seguir adiante, sem nos importarmos com as vozes interiores contrárias, enfim, fortalecendo o espírito. Há de se persistir, não sermos vencidos no caminho do bushido. Determinação e honra sem teoria, mas na prática!

    No dia seguinte, as demonstrações do Sensei foram incríveis, impressionante a versatilidade em utilizar várias armas: ito(uma espada), nito(duas espadas), kodachi(adaga), naginata(alabarda) dos modos mais surpreendentes, espero que em minha observação tenha conseguido "roubar" algumas pérolas. 

    Devo admitir que pessoalmente gostei muito das revisões no Jô (bastão). O Sensei de repente surgiu assumindo a posição do bokuto, nos mostrou como devemos compreender os movimentos do Jo, sem que seja isto uma coreografia ensaiada. Caso nós vacilássemos, lá vinha nos pegar. Eu até me diverti um pouco, apesar dos riscos. Pessoalmente, apesar dos golpes que levei por causa das minhas falhas, foi muito enriquecedor e ao mesmo tempo emocionante este modo survivor de compreender as técnicas dos katas. 

    A energia do Sensei é sempre muito inspiradora, de algum modo nos faz sentir aspirantes a heróis e buscar algo para além de nós mesmos. 
     
    Arigato gozaimashita por mais essas experiências e atenção sincera!"
    - Luciana - RJ

    Nos tempos antigos, os mestres, no Japão, mostravam (apesar de raras as vezes) as técnicas em alguns segundos. Os alunos tinham de prestar extrema atenção para tentar "roubar" as pérolas. Se piscar o olho, perdeu a chance. 
    Neste domingo passado, os alunos puderam observar as técnicas por 3600 segundos. Tempo mais do que suficiente para "roubar" um banco inteiro de pérolas.
    Em outra ocasião, no treinamento com o  bastão, os alunos que levaram os golpes foram contemplados com as "pérolas" que ficaram internalizadas para sempre em suas mentes. 
    Diversão a parte, o aluno para "sobreviver" ao meu modo survivor precisa vir com uma boa dose de coragem, atenção e muita disposição. 
    Gashuku. Um lugar onde não se "rouba" pérolas, mas ganha-se . De tanto que elas sobram.


































































     

    26-fev-2014

    Gashuku 1 - Maestro ou Pintor?

    ¨Gostaria de relatar minha vivência neste Gashuku e para isso incorporo as palavras do Odoshi Correia (arcebispo do templo Nikkyoji) na palestra de domingo (que mais uma vez nos agraciou com sua sabedoria), pois é com muita sinceridade e com o coração limpo que venho a escrever.
    Desta vez meu objetivo de participar deste Gashuku veio da necessidade de fortalecer o espírito, já que venho me sentindo "mole" há algum tempo por questões pessoais. E sabendo que o Niten me ajudaria neste sentido, acompanhei o Senpai Drawin nesta viagem.

    Sábado de manhã, só quem esteve lá entende a "simplicidade" da frase: 3 horas de Niten Ichi Ryu (katas do estilo de Miyamoto Musashi). Tive a honra de ser corrigido inúmeras vezes pelo Senpai (veterano) Wenzel, mas seus esforços não serão em vão pois posso dizer que, por culpa minha e não dos meus Senpais, essa foi a primeira vez que pude perceber a perfeição e a magnitude dos katas, principalmente no que diz respeito a sincronia com o parceiro de treino. Tenho consciência que o caminho é longo e difícil mas creio estar menos sinuoso após toda a orientação, didática e disposição do Senpai. Domo arigato gozaimashitá.

    E por falar em perfeição, essa foi a palavra que o Sensei frisou durante os treinos seguintes e a necessidade de realizar qualquer gesto, golpe, kihon (noções básicas), kata, decisão e qualquer ação no dia-a-dia baseada nesta vertente e após um dos treinos que mais gosto nos Gashukus, o rodízio ou Jugeiko (treino livre), pude sentir na pele o pagamento por errar alguns golpes no piloto: 30 flexões para cada "deslize". Resultado 90 flexões!!!

    Após o jantar alguns Senpais foram escolhidos para reafirmar os pilares do Método Kir que o Sensei desenvolveu e meu grupo ficou sob a responsabilidade da Senpai Laura que, apesar do jeito dócil, soube nos orientar com propriedade e seriedade sobre a importância do convívio com o mestre, além da necessidade de estar atento para vários katas relacionados a este convívio. Após este momento, como de praxe no Niten, procurei conviver com colegas que não havia conhecido antes e destaco Senpai Ana Lúcia de SP e Senpai Adriano de Porto Alegre. Foi um prazer conhecer pessoas tão agradáveis.

    Finalizo meu relato com o que considerei o momento mais marcante neste Gashuku: a demonstração de técnicas pelo Sensei. Tão marcante que não me sinto com propriedade para descrever os detalhes. Eu nunca havia visto o Sensei lutar e não fazia idéia de que poderia fazer uma analogia a um "maestro" ou a um "pintor". Resumindo com as palavras do próprio Sensei: "O samurai deve vencer com qualquer arma e com qualquer kamae (guarda) contra qualquer arma e qualquer kamae". Foi essa versatilidade que consegui enxergar, só que adicionando maestria e graciosidade a todo momento. Simples assim: impressionante!!!.

    Infelizmente não pude participar do treino de Jo, mas vou me interar com o Senpai Drawin sobre o que se passou e pretendo ir a SP para treinar.

    Como havia dito, decidi participar deste gashuku para melhorar meu espírito e não estou surpreso por ter conseguido alcançar a meta, já que sei que o Niten sempre se supera quando o próprio assunto é a superação.

    Retorno para minha casa com a alma leve e as idéias fortalecidas.
    Domo arigato gozaimashitá Sensei e Senpais!
    ¨- Villela - Unidade BH

    É importante lembrar que para dar um passo adiante é preciso ver o que está adiante.
    É para isto que demonstrei os 60 minutos de combate: uma imagem vale mais que mil palavras.






































    25-fev-2014

    Transformação e os 3 males

    ¨A palavra de ordem é a Transformação, onde buscamos conectar com toda a humanidade e se torna fundamental a ousadia inovando conhecimentos.
    Tive a honra e o privilegio de conhecer o Sensei Jorge Kishikawa, samurai da atualidade que se dedica de corpo e alma, transmitindo aos samurais da modernidade os milenares ensinamentos da filosofia do Bushido - o Caminho do Guerreiro¨-
    General Akira Obara

    General Obara entende, como eu, que não basta apenas querer se “conectar com toda a humanidade”, sem passar sem a devida Transformação.
    A razão é clara , mas não tão simples. Isto por que o ser humano é cheio de imperfeições e todas as suas ações, palavras e pensamentos quer sejam conscientes ou não, são movidos pelos 03 males que ¨azedam¨ todo e qualquer bom relacionamento. São eles: a Ganancia, a Raiva e a Estupidez.
    Estes males, já conhecidos por todos , são causas da deslealdade, desrespeito e desonra no Caminho do Guerreiro. E é também a causa dos atritos e desavenças entre os seres de todos os povos.
    Estes seres, centrados em seus umbigos, só causam confusão e discórdia por onde passam.
    Para estes, o Bushido, um remédio um tanto amargo, pode ser forte e eficaz para transformá-los em seres aceitáveis e assim merecedores desta conexão.
    É por isto que ousadia é fundamental, pois de injeção ninguém gosta.
    Ganancia, Raiva ou Estupidez : observe e verá .



     
    Sensei nos Momentos de Ouro

    21-fev-2014

    ECM Florianópolis 2 - Fomos onde ninguém foi

    ¨Esta é a segunda vez que participo de um encontro de coordenadores e monitores, e realmente posso dizer que é um evento especial que temos na agenda do Niten. Ter a oportunidade de conviver com o Sensei, Senpai Wenzel e outros Senpais é algo inigualável, podemos experienciar de forma direta a maneira de ensinar do Sensei.

    Uma frase que o Sensei disse que me marcou muito, foi ao voltar do Stand Up Paddle e também quando fizemos snorkeling:

    -"Fomos onde ninguém foi".

    Acredito que essa frase sintetiza bem o objetivo do Sensei.
     
    "Chegar onde ninguém chegou", e que permeia todas as atitudes pioneiras que o Sensei realiza, revivendo as tradições antigas na prática.

    Claro que o caminho é difícil, afinal é o mesmo que desbravar uma terra desconhecida, e para isso precisamos ser duros, carregar força e conhecimento, e é isso que o Sensei faz conosco, nos forja, testa nossas forças e nossa coragem, e como o Sensei mesmo disse : "Não é nada pessoal, mas estamos em guerra".

    Arigatou gozaimashita Sensei, por nos colocar para correr! ¨

    Mauro/DF


    ¨Chegar onde ninguém chegou¨ requer mais paciência, cuidado e determinação.
    Tem que acreditar no seu remo, na sua prancha . Perseverar.
    Obviamente que em como toda jornada a que você se propõe a fazer, existem aqueles que tentam desmotivá-lo. Mas não se deve dar muita atenção. O importante é ir avante.
    Mas, quando, depois de tantas e tantas ¨remadas¨, você ¨chega onde ninguém chegou¨, ¨Ufa!¨- a paisagem é gratificante.
    É possivel que este sentimento se compare ao de muitos quando chegam ao Niten, após ¨remar  e remar¨ sem encontrar o que queriam pelos mares afora.  Sensação de ter finalmente chegado a paisagem que realmente procuravam: O único lugar no mundo onde poderíamos chamar de ¨Templo dos Samurais".

    Cabe a nós preservarmos esta paisagem para o bem das gerações futuras.


















    A Easy Company do Encontro



    19-fev-2014

    ECM Florianópolis 1 - Grande recompensa

    Semana passada, os coordenadores e monitores que estiveram ao meu lado saíram melhores.
    Tanto no aspecto técnico como no pessoal. Alguns mais, outros menos.
    Mas uma coisa é certa: pudemos conviver juntos dias incríveis (mais uma vez) que ficarão para sempre.
    “Diga me com quem tu andas que te direi quem és”



    “Tivemos a oportunidade de sediar em Santa Catarina o Encontro de Monitores e Coordenadoes (ECM) de 2014 (06 e 09 desse mês de fevereiro). Foram quatro dias de muita convivência, de muito aprendizado e de suor.

    Convivendo com os coordenadores nota-se que são pessoas com uma visão diferenciada do dojo (local de treino), uma visão mais ampla do que a de um aluno normal. Os coordenadores/monitores se preocupam com todos os aspectos do dojo, desde o exemplo que estão passando para os mais novos, até a energia/saúde dos alunos, passando pela melhor forma de ensinar e o uso de equipamentos adequados.

    Na sexta foi feito um treino que, embora fosse um keiko (treino de luta) de confraternização, acabou sendo bem puxado, e Sensei utilizou o treino para ilustrar o sentido da palavra gaman (perseverança/suportar), palavra que estamos estudando desde o gashuku (treinamento intensivo) de final de ano. E nos mostrou, ainda, o exemplo de um dos alunos que se manteve lutando atento e com golpes firmes durante todo o treino. Acredito que o treino será sempre lembrado pelos presentes nos momentos que exigirem nossa superação.
    Ao nos despedirmos do Sensei, este nos disse palavras, como sempre, muito importantes, mas o que mais me impactou foi um sorriso do Sensei.

    Pra mim, ali estava ao mesmo tempo toda a mensagem e a grande recompensa pelos quatro dias de guerra”
    - Amaral (Aluno Unidade FLorianópolis)























    18-fev-2014

    Gashuku: Muito pique!

    ¨Hoje, em meu segundo dia de shugyo (treinamento espiritual), tive a oportunidade de ter uma amostra do que nós, alunos do Instituto Niten veremos e treinaremos no Gashuku (treinamento intensivo) deste fim de semana. Falo de Hidensho e a busca incessante do Sensei pela vitória absoluta.

    Por duas horas seguidas lutei com o Sensei e tive a oportunidade de presenciar a energia e os "golpes fantasmas" tão famosos. Nesta manhã, por exemplo, o momento mais marcante foi quando Sensei armou hasso * e me golpeou bem mais de dez "mens"(cabeça) consecutivos.


    postura do Hasso

    O pior foi que Sensei me avisou e depois do terceiro eu sabia que ele iria tentar pegar minha cabeça e mesmo assim, sucumbi a todos os golpes desferidos. Tentei defender, mais um. Tentei golpear antes do Sensei se mover, mais um. Tentei esperar para golpear na hora que o Sensei "engatilhava" o corte, mais um. Vi grande parte dos golpes em câmera lenta mas não conseguir fazer nada para detê-los ou superá-los. Mesmo assim, não foram somente "mens", tiveram mais de dez "kotes" (antebraço), vários "dos" (flanco) e muitos tsukis (estocada no pescoço) seguindo o mesmo princípio "fantasma". Hidensho corta na alma, cheguei a essa conclusão.

    No treino matutino, minha alma e espírito foram retalhados, para sentir o verdadeiro poder do hasso, o kamae da madeira, pela primeira vez de verdade. Utilizando esse postura Sensei realmente incorporou uma tsunami: não importa o que você faça, diante dela você vai se afogar! E como me afoguei nesta manhã!

    A todos que virão ao Templo Nikkyoji neste fim de semana, vocês estarão com sorte, pois o Sensei demonstrará o Hidensho  e estas técnicas secretas, para que possamos, depois de um treinamento árduo, ter o gostinho de vitória certa!

    Pessoalmente, não posso esperar até sábado e domingo, para poder entender de verdade o que esse kamae (postura) é capaz de fazer e como levei bem mais de vinte golpes ininterruptos. Por conta de hoje, posso garantir que esse final de semana será tecnicamente, no mínimo, muito especial.¨

    Kalawatis (Unidade Volta Redonda)


    Maleabilidade.
    Esta é uma característica deste aluno carioca. Sem se prender a uma postura (kamae) fixa, tem maior facilidade em aplicar golpes e ¨pegar¨os que tem uma postura fixa ou rígida como o Tchudan básico (ponta voltada ao oponente). Soetes e utigotes que merecem atenção.
    Um aluno que já chegou uma semana antes do evento, raspou a cabeça, treinou hoje de manhã, ¨pagou sapinhos¨ e que está sedento para descobrir os segredos do Hidensho.
    Foi candidato a ser um dos Feras nos 20 anos do Niten e, se continuar neste pique, poderá se tornar absoluto no combate!



    Sensei aplica um Sassen (estocada com uma mão) no Gashuku 2013

     

    17-fev-2014

    Templo que emagrece

    Estamos já no final de fevereiro e aqueles que em 2013 juraram retomar o Caminho ainda não mostraram as ¨caras¨.
    Decerto, esperam, como a maior parte dos brasileiros, acabar o Carnaval, o que não passa de uma grande enganação a sí mesmos.
    Perder peso, uma das maiores preocupações em termos de saúde e um dos maiores motivos para retornarem ao Caminho.
    Aqui no templo dos Samurais, apesar de não ser o objetivo primordial, perder o peso é um dos resultados a que se chega em meio à tão procurada transformação. Transformação da mente, do espírito, do caráter, da alma...
    Não. não receito pílulas ou cremes milagrosos que, dizem por aí, tiram a gordurinha extra que tanto os incomoda.
    Se você é um desses que procura uma resposta imediata, poderá não ficar satisfeito, mas aqui o segredo para emagrecer é mais complexo.
    Tão complexo que o tempo de um Café é pouco para lhe explicar. Mas uma coisa eu lhe garanto, neste Gashuku você vai começar a descobrir.
    Mas, por enquanto, vale a pena, enquanto a gente toma este, apreciar este depoimento.
    Veja se não vale a pena:




    Antes


    ¨Eu sou da Unidade de Guarulhos, Nomura Massato, yoroshiku onegai shimasu.
    Estou escrevendo pois algum tempo atrás o Sensei relatou sobre um aluno que perdeu peso e foram belas palavras que acompanharam tal caso. Mas tenho que contar o meu relato.

    Eu, em Agosto, pesava 110 kg.
    Estava com princípio de diabetes, pressão alta e ácido úrico elevado, estava tão desanimado que eu evitava até sair de casa. Vendo essa situação, meu irmão, Rafanelli, insistiu pra eu começar a treinar Kenjutsu no Instituto Niten, unidade Guarulhos. Comecei a ir em Guarulhos e Santana.
    No começo, não conseguia nem terminar um treino, minha glicemia despencou algumas vezes, mas gostei muito dos treinos, os Senpais sempre foram compreensivos, pacientes, e animadores.
    [Após 3 meses de treino] No começo do mês [de novembro], passei no meu médico, ele cortou todos os remédios, pois todos os parâmetros estavam excelentes, e passei na minha nutricionista.
    Meu peso agora está em 77kg, mas ela me recomendou fazer musculação para melhorar meu quadro.
    No entanto, ao invés de musculação, eu aumentei para 4 treinos de Kenjutsu semanais, estou ainda me adaptando a essa quantidade de treinos, mas os Senpais de Tatuapé e Sumaré estão dando muita força para aguentar essa etapa cansativa.

    Só tenho a agradecer ao Sensei, pois com os seus ensinamentos que são repassados pelos Coordenadores e Senpais tenho aprendido a superar . E quero aprender ainda mais!¨

    Massato - Unidade Guarulhos



    Massato - Depois


    14-fev-2014

    Lealdade

    Lealdade é uma das virtudes raras hoje em dia.
    Tanto aqui quanto no Japão. Denominada de ¨guiri¨ (mas escrita ¨giri¨), estava entre uma das virtudes das quais os samurais, de jeito nenhum abriam mão.
    Hoje, as pessoas não mais agradecem ou sequer lembram da mão que lhes foi estendida quando precisavam. Estamos no mundo dos ingratos.
    Apenas entre parenteses, tenho notado que, na maior parte das vezes, a ingratidão e lealdade vem acompanhada de falta de educação, possivelmente por não ter havido um pai ou uma mãe de princípios para ensinar lhes o que tem que ser feito.
    O que nos interessa é nos espelharmos em exemplos, que apesar de raros, existem.
    É o caso deste aluno, cuja carta me foi enviada junto com o seu Primitivo di Manduria, no inicio deste ano.
    Apesar de não vir treinar há quase 4 anos, devido a motivos profissionais, vem religiosamente e a cada ano, me desejar um Feliz Ano Novo. Uma raridade digna de nota certamente teria sido anotada por Yamamoto Tsunetomo (1659 - 1719) no seu Hagakure, quando os samurais, tal como no mundo em que vivemos haviam perdido os seus valores.
    Reiniciou os seus treinamentos e ontem, após a aula, viemos, aqui na nossa administração tomar um vinho e jantar. Vinho: Luca Malbec. Jantar: pizza.
    Os assuntos foram dos mais diversos, desde uma boa carne até chegar ao que importa: Bushido. Virtudes.
    E foi quando me revelou o quanto os valores como a Lealdade, fizeram dele um ¨samurai¨ requisitado por todos os que o conheciam, desde convites do próprio grupo para ir a Nova York ou Dubai até de grupos concorrentes.
    Este aluno, de poucas palavras e discreto, é uma prova que vale a pena você se esforçar em não querer aparecer, e o principal: ter Lealdade do que manchar a sua imagem por alguns trocados ou benefício próprio.
    Diante deste fato, posso dizer que tenho sorte de ter alguns bons alunos.
    Mas, antes de encerrar, deixe eu lhe falar apenas uma observação:
    -Estamos no seculo 21. É um mundo globalizado onde tudo se conecta. 
      Leal ou traidor, um dia a sua reputação será reconhecida. Então, vá em frente.





    Transcrição da carta:


    Sensei,

    Shitsurei Shimassu.

    Lembro-me da primeira vez que tive contato com o Instituto Niten. A convite de um amigo, fui assistir a uma aula de Kenjutsu e por acaso do destino (ou não), era treino de iaijutsu. Como estava ali, não queria perder a oportunidade de apreciar o treino. Observando atentamente os sempais puxando os katas com energia e convertendo num único e elegante movimento, senti um grande choque e nesse momento percebi que meu coração era Iai e era essa arte que queria fazer.

    O Instituto Niten me proporcionou grandes momentos, graças ao companheirismo e respeito dos colegas e dos sempais; Os valores pregados e principalmente pelos Momentos de ouro com o Sensei e foi numa dessas oportunidades, quando tive a honra de conversar com o Sensei que me passou uma grande lição (#). Confesso que, por mais que tenha digerido sobre o assunto, não tive maturidade para entender o real significado.

    O tempo passou e por motivos profissionais, fui obrigado a me afastar dos treinos, mas sempre carregava os bons momentos e os ensinamentos do Sensei. Numa certa ocasião, enfrentava uma grande batalha onde me vi cercado e quase sem alternativas para prosseguir, quando me lembrei daquele ensinamento (#) que na época não havia compreendido, veio como uma grande luz, fazendo repensar nas minhas estratégias.

    Sei que o caminho é longo e tenho muito a aprender, mas seguramente sei quem sou e o que sou graças ao que aprendi (#) e por isso agradeço profundamente o Sensei pelos ensinamentos e pela oportunidade de mostrar o Iai e todo o benefício que obtive.

    Domo Arigatou Gozaimashita.


    Márcio Hiroshi Kikuti

    13-fev-2014

    Hidensho 43 - Terra à vista

    "Hoje, ainda a pouco na Unidade Ana Rosa, foi um treino especial para mim.
    Sempre li os relatos dos alunos e Coordenadores que tomam vários ippons do Sensei e escrevem relatos, hoje chegou a minha vez .

    O Sensei estava lutando de Naginata (alabarda) e corri para colocar o Bogu (equipamento)!

    Estava lutando com os outros alunos, quando chegou a minha vez de cruzar a espada com Sensei.
    Ouvi:
    “Dois ippon” (valendo 02 pontos)!¨
    Entrei no combate com sentimento de vida ou morte e que iria dar trabalho para o Sensei, 
    E o que aconteceu?
    Tomei 2 ippons, estou tentando entender até agora de onde partiram os golpes!.
       
    Depois dos golpes se fez ippomigui (todos alunos trocam de duplas) e eu achei que não iria mais lutar com Sensei, e para minha surpresa, fui chamado novamente. 
    O Sensei disse: 2 ippons!

    Foi uma vida que ganhei ali, e não queria desperdiçar novamente!

    Mas dessa vez foram 6 golpes. 6 únicos golpes, consecutivos e diferentes.

    Os golpes com a Naginata vinham tão rápido e ao mesmo tempo silenciosos e precisos.
    Todas as lutas terminaram com um único golpe do Sensei. " Ippons"

    É impressionante lutar com o Sensei pois a todo momento parece que existe algo além daquilo que os olhos podem ver.
    Depois que o Sensei acertou o primeiro golpe, eu disse ¨Não vou levar outro aqui e vou mudar o meu jeito de lutar, para não levar outro golpe parecido.¨
    Não adiantou, por mais atento que se estivesse, outro golpe entra, e depois outro… foram mais 6 Ippons.

    De certo existe, ainda muito Caminho a percorrer, e segredos por trás desse manuscrito, o "Hidensho". Nós, discípulos, só podemos nos esforçar ao máximo para quebrar a sequência de ippons aplicados pelo Sensei. 
    Hoje foram 8 Ippons.
    Agora vamos aguardar de quem será o próximo relato.

    Amanhã pode ser você a escrever este relato.
    Se prepare!!! " -
    Gilberto Vieira Coordenador (Ana Rosa)

    Para se chegar ¨além daquilo que os olhos podem ver¨ é preciso coragem. Persistência. Fé.
    Comparo este caminho com a época dos descobrimentos, quando o homem resolveu procurar o caminho das Índias.
    Coragem para enfrentar as grandes ondas que tentam desestabilizar o navio;
    persistência para suportar a fome ou o sol escaldante durante meses;
    fé, e muita fé, para impedir que os fracos e covardes, centrados em seu egoismo, tentem convencê-lo a mudar a rota.
    O Hidensho é a ¨terra à vista¨ onde estão enterrados os segredos para ser imbatível.
    Definitivamente, uma ¨terra¨ só para os que querem mais do que ver.


    Adaga do século 16 - Acervo do Sensei




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br