Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    23-mar-2007

    Marajó no Niten

    "A  Cerâmica Marajoara  é fruto do trabalho dos índios da Ilha de Marajó. A fase mais estudada e conhecida se refere ao período de 400/1400 dC. 
    Para se chegar à ilha leva-se 3 horas de barco, ou 30 minutos, de avião, partindo-se de Belém, capital paraense. Visando manter a tradição regional, o museólogo criou  um ateliê de cerâmica onde são reproduzidas e comercializadas peças copiadas do acervo.  O barro é modelado manualmente com a  técnica das cobrinhas (roletes), sem o uso do torno de oleiro
    Os índios de Marajó faziam peças utilitárias e decorativas. Confeccionavam vasilhas, potes, urnas funerárias, apitos, chocalhos machados, bonecas de criança, cachimbos, estatuetas, porta-veneno para as flechas,  tangas (tapa-sexo usado para cobrir as genitália das moças) – talvez as únicas, não só na América mas em todo o mundo, feitas de cerâmica. "
    Coloquei o texto (www.ceramicanorio.com/artepopular/ceramicamarajoara/cer%C3%A2mica_marajoara.htm) a fim de  compartilhar com você o pote que se encontra na minha mesa recebido do nosso atual coordenador da Unidade Belem-PA.
    O coordenador Otávio esteve em treinamento intensivo em São Paulo nesta semana fazendo os treinamentos de kenjutsu na postura do fogo e da árvore, além dos katas do Niten Ichi Ryu e Iaijutsu no estilo Suio (do mangá Lobo Solitário).
    Vejam as fotos.
     
    pote marajoarafinal de treino
    o Pote Marajoarafinal de treino com alguns colegas da Unidade Ana Rosa

    Você não sabe como é incrível conhecer a história do Brasil pelo Niten!




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br