Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    31-mai-2013

    Ser Samurai



    "Konbanwa Sempai,
    Shitsurei Shimassu,

    Sempai, refleti muito sobre os momentos de ouro deste mês em especial, e por muitas vezes fiquei comovido com as palavras e ensinamentos que ouvi.

    Acredito que nunca me abri com ninguém do Niten sobre minha família e decidi pôr neste e-mail a razão e a importância do Instituto em me ajudar a lidar com meus pais, especialmente com a minha mãe.

    Minha mãe sofre de uma profunda depressão há mais de 15 anos. Quando ela começou a ter esta doença, eu era apenas uma criança e ficava bastante frustrado em não saber como ajudá-la. Havia semanas que ela não saia do quarto e não queria ver a luz do sol. Ela tomava remédios pesados e ainda os misturava com álcool, e constantemente ficava bastante agressiva, a ponto do meu pai querer interná-la.

    Pois bem, o tempo passou, mas por mais que eu tentasse ajudá-la, ela mesma não conseguia se ajudar. Hoje em dia ela está sofrendo muitas sequelas dos abusos de medicação, e é aí que o Niten me ajudou.

    Antes eu me isolava, nem queria saber dela. Não queria ver minha mãe, por mais duro que isso seja. Hoje ela está muito mal, há dias em que preciso ajudá-la a levantar-se da cama e a vestir-se. Trago comida e ajudo como posso. O Niten me fez ver que eu não posso dar as costas assim, pelo contrário, ter devoção a ela.

    Isso foi duro de compreender no começo, eu pensava "como vou ter devoção a uma pessoa que me fez sofrer?". Mas aí é que está: eu sou filho adotivo, justamente por vontade da minha mãe. Nunca conheci meus pais biológicos, somente soube que eles eram muito pobres e que não poderiam me criar.

    O ato de amor excepcional da minha mãe me comove hoje. Quando estou ajudando a ela a tomar banho ou qualquer outra coisa que ela não consegue fazer sozinha, me lembro do terceiro voto do Hagakure. Acho que a expressão deste voto, que quase diariamente convivo, nunca pôde ser tão claro para mim.

    Posso dizer também que muito do meu desempenho no último torneio e em todas as aulas e lutas, eu tenho ela em mente. Luto por ela também.

    Estou quase em lágrimas escrevendo este e-mail. Isso demonstra o quando o Niten significa para mim.

    Sempai, Domo Arigatô Gozaimashita por me fazer entender o verdadeiro sentido do que é ser Samurai e o que é ter devoção aos pais.

    Arigato
    Sayounará"


    A.F.


    A relação com os pais é um tanto complicada.
    É muito difícil eu ouvir de alguém que "eu estou muito bem com os meus pais". Sempre existe um "que" de que algo não vai bem, que "eles são complicados, que eles não me entendem "e por aí vai.
    Sim. Já tive alunos que os pais não só interferiam, mas até proibiam o treinamento. Apesar de serem adultos independentes!
    Cada pai, cada mãe com a sua mania. Alguns casos, só de ouvir é de doer...
    E é por isto que recitamos o 3° voto do Hagakure Shiseigan em todas as aulas: "Oya ni koukou tsukamatsuru beki koto".
    Por existirem os sentimentos mais complicados entre pais e filhos, tendemos a perder nossa razão a ponto de chegar a "cortar os laços", e até a odiá-los eternamente.
    Como seres humanos, aconteça o que acontecer, gostando ou não gostando deles, de uma coisa não podemos nos esquecer: de respeitá-los e, se somos samurais, tambem devotá-los.
    Falar é facil, fazer nem tanto. Mas, se continuarmos recitando os votos em todas as aulas, um dia, sem menos esperarmos, a iluminação ocorrerá.
    Isto é obvio no Niten, pois sabemos que todos os votos estão interligados ao almejarmos a elevação espiritual.



    Momentos de Ouro após treinamento técnico no Instituto Niten

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br