Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    12-mai-2014

    12º Torneio Brasileiro 9 - Kenjutsu 2



    Meloni (Sumaré - SP) x Numa (Uberlândia - MG)

    09-mai-2014

    A Bebida Mágica

    Enquanto a maioria não vê, alguns não só veem, mas sabem muito bem o que se passa a sua volta.
    Estes, geralmente reflexivos e estudiosos, buscam encontrar a resposta para todo o Universo:



    ¨Uma rápida reflexão: se, figurativamente, pudéssemos espremer para extrair o que existe de melhor e mais produtivo em termos de aprendizado prático, evolutivo e de crescimento no Niten, o nome desta bebida mágica seria Momentos de Ouro!!

    Em minha opinião, em que pese todo benefício vastamente conhecido proporcionado pelas técnicas, lutas e katas com as armas em nossos treinamentos das mais variadas modalidades, não existe “modalidade” mais efetiva para aplicação no dia-a-dia do que aquela passada no final dos treinos.

    Se eu pudesse direcionar minha reflexão e externar minha opinião aos alunos que estão começando agora e ainda não absorveram a essência desses ensinamentos passados pelo Sensei, minha sugestão seria de que começassem a dar mais atenção e trouxessem um caderno para anotação!

    Garanto que em pouco tempo perceberiam a ressonância positiva das palavras do Sensei em suas vidas cotidianas, transformando-as em algo sagrado...

    Automaticamente, esses alunos, inevitavelmente, se depararão numa situação cuja reação será diretamente influenciada e, intuitivamente acionada, pela interferência direta daquelas palavras de sabedoria registradas em seus cadernos de anotação!!

    A partir de então saberão o porquê dessa reflexão, no sentido de ser essa bebida a que verdadeiramente mata a nossa sede de evolução!

    Concluindo, tais momentos no final do treino são considerados de ¨ouro¨ porque nos ensinam a manejar a verdadeira arma da vida: a luz da sabedoria!!!

    Afinal, não andamos nas ruas com uma espada embainhada na cintura, andamos?

    Arigato gozaimashita por esses 6 anos de Momentos de Ouro! Minha vida agradece...¨

    (Marchese - Ana Rosa-SP)


    Como eu já disse  anteontem (CS 07-05-14 - Paz de espírito), a Paz Espiritual não se conquista sem saber o que se passa a sua volta. Feito isto, faz se novos ajustes.
    Pois bem, os ¨novos ajustes¨ dependem deste tripé:
    a convivência ao lado de um verdadeiro mestre, o treinamento correto e o poder desta ¨bebida mágica¨: os Momentos de Ouro.



    08-mai-2014

    12° Torneio Brasileiro 8 - Kenjutsu 1


    Meloni (Sumaré - SP)  x  Massao (Sumaré - SP)

    07-mai-2014

    Paz de espírito

    Paz de espírito. Eis aqui algo todo homem, até o mais poderoso almeja ter.
    "A vida não é um mar de rosas" está escrito no Shin Hagakure e este é um dos motivos de existir o Niten.
    Niten: um oásis onde técnicas, costumes e modo de pensar do passado se mantiveram intactos. ¨Horizonte Perdido¨ em que os guerreiros modernos que aqui estão, procuram descobrir, junto às ferramentas para sobreviver, o seu objetivo maior: a Paz de Espírito.
    Além dos treinamentos dos antigos, ajustes internos são necessários a cada um, cada qual em sua intensidade. Com dor ou sem dor, os alunos vão se transformando a cada treino e a cada correção que recebem.
    Em cada estágio, em cada graduação, novos ajustes são requisitados para se obter esta maestria para atravessar mares bravos com a espada ou sem a espada. Pois além de evoluirmos tecnicamente, temos de encontrar a Paz Espiritual. E isto, meu caro, não se conquista sem novos ajustes.
    Para alguns, poderá ser difícil compreender e, sendo assim, nada melhor que um exemplo como este:




    ¨Em meu Caminho, descobri a importância das artes marciais há mais de 20 anos. Comecei com o Karate, quando adolescente fui agredido na rua por um mendigo descontrolado, sem motivo.
    Buscava aprender a ficar mais atento e aprender a defender-me. Encontrei o espírito de esforço, a disciplina, a confiança e o respeito. Ou seja, consegui muito mais do que queria. Aos poucos fui evoluindo nos treinos e concentrei-me na busca pela perfeição dos katás. Competições e as mudanças de faixa passaram a ser metas a serem vencidas, sou muito grato ao Karate por isso!

    Em Maio/2012, o Caminho me deu um presente para a vida, achei o Instituto Niten. Buscando o equilíbrio, foco e a cultura japonesa de forma profunda, encontrei paz de espírito! Sim, meu coração ficou em paz como se tivesse enfim retornado à casa. Tudo o que era externo ficou de lado e passei a enxergar o meu espírito.
    E ontem, ao receber meu 4º Kyu Iaijutsu, foi com muito orgulho e emoção, pois minha paz de estar definitivamente em casa, inundou minha alma. Sensação de a cada dia, ser mais um Samurai do Niten.
    Graduações são importantes e antes, já foram até uma meta, mas hoje, ao encontrar a paz de espírito, elas vem até antes do que eu esperava ou que pensava merecer, pois não me concentro nelas, somente em aprender ser útil no Caminho. Meu espírito mergulha no treino, em cada movimento, cada respiração, cada passo em ser diferente, em ajudar meus companheiros a sentir a paz que sinto.

    Domo Arigatogozaimashitá, Sensei, pelo Niten, pelos Senpais e todos os ensinamentos. Estar na família dos Samurais do Niten é uma honra.
    Poder aprender a praticar os votos, as virtudes, a conviver e servir, faz-me sentir sempre avante.
    Conte sempre comigo, Sensei, para espalhar esta paz que encontrei no Niten.¨
    - Leite (Unidade Vila Mariana/templo NIkkyoji) 




    Paz espiritual depois do Inferno (Encontro de Coordenadores 2014 - em Tijucas, Santa Catarina após o treino a 43 graus).

    06-mai-2014

    Hidensho 46 - Ver para Crer

    Um aluno me deixou esta mensagem ao retornar a Curitiba ontem.
    Ficou uma semana em Shugyo (treinamento espiritual) e teve os seu braços inflamados e a cabeça escoriada, fatos comuns para quem almeja o treinamento no inferno.
    O Hidensho, manuscrito em que escrevo minhas descobertas em como ser imbatível contém centenas de verbetes que serão muito úteis (senão infalíveis) nas mãos daquele que o possuir.
    É Ver para Crer:



    ¨Durante o meu primeiro Shugyo tive a oportunidade de lutar pela primeira vez com o Sensei. Pude comprovar na pele tudo aquilo que é falado nos relatos sobre as lutas com o Sensei.

    Eu sempre ficava pensando: "Ah não, dez golpes consecutivos em mim não. É muito" Quanta ingenuidade e ignorância. O Sensei armou, Nito Jodan e mais de dez golpes acertaram o mesmo alvo seguidamente.

    Até agora eu não entendi como isso aconteceu, mas agora eu sei onde eu quero chegar.

    Domo arigato Sensei por me mostrar que tenho um longo caminho para percorrer, e o mais importante é que agora eu sei que ele existe. ¨
    - Dangelo (unidade Curitiba)


     
     A Incredibilidade de Sao Tomé  - Caravaggio (1601-1602)

    29-abr-2014

    Guardião e Chanceler da Tradição Samurai

    Passados os 20 anos e entrando nesta nova era, resolvi, com o apoio de toda a comunidade Niten, demonstrar a nossa gratidão a todos aqueles que tem guardado as portas e cuidado do nosso "templo" dos samurais.
    Sendo assim, com o respaldo do Instituto Cultural Niten e da Confederação Brasileira de Kobudô, serão eleitos alunos e simpatizantes, anualmente, na passagem do Dia do Samurai (24 de abril), para receber a Homenagem "Guardião da Tradição Samurai" em cada uma das cidades onde estão fincadas a nossa bandeira.
    Aos nossos queridos simpatizantes, a quem devemos tanto pelo nosso sucesso, agraciaremos com o "Dignitário da Tradição Samurai".
    Neste sábado, realizamos o Ato Solene da entrega da Homenagens em São Paulo nas dependências da Unidade Vila Mariana/Templo Nikkyoji.
    Por ser este, o primeiro de todos os anos que se seguirão, foi homenageado o nosso grande apoiador do Niten, Dr. William Woo, autor da Lei que instituiu o Dia do Samurai, com a homenagem "Chanceler da Tradição Samurai".
    E, para fechar com chave de ouro, recebeu a Homenagem "Guardião da Tradição Samurai", Daniel Uehara, um aluno que nunca mediu esforços em prol da comunidade Niten. Nem que tivesse de deixar a sua "cara a tapa".





    Daniel Uehara - Guardião da Tradição Samurai em São Paulo 



    Doutor William Woo - Chanceler da Tradição Samurai em São Paulo 



    Doutor Professor Augusto Barreto (no microfone), Presidente do Templo Nikkyoji Massae Sato, Sensei Jorge Kishikawa e Doutor William Woo, um dos homenageados do dia.







    Guardião da Tradição Samurai, Banzai!


    25-abr-2014

    Dia do Samurai em Campinas

    Matéria publicada no Jornal Metro de Campinas:

     



    Matéria publicada no site da Câmara Municipal de Campinas



    Link para a Matéria no site da Câmara




    Sensei recebendo o Diploma de Mérito Esportivo



    Sensei entrega a Homenagem de Dignitário Guardião da Tradição Samurai ao Vereador Carmo Luiz



    Alunos do Niten que foram prestigiar o evento na Câmara

    24-abr-2014

    Guardião no Dia do Samurai




    Hino do Niten - Samurais do Niten

    Comemora-se hoje o Dia do Samurai.
    O Dia daqueles que além de praticarem as artes da Tradição Samurai, se não fazem de sua filosofia de vida a prática de virtudes do Samurai, ao menos se esforçam em preservá-las.
    Sabedoria, Coragem, Perfeição, Lealdade, Gratidão e Honra são algumas das virtudes a serem cultivadas e que fazem diferença na evolução do ser humano.
    Após um século e meio, desde a Revolucao Meiji (1868, quando foi extinta o separação de castas) remando contra a maré, e vencendo todas as intempéries do próprio tempo e de ¨monstros marinhos¨ na forma dos mais variados obstáculos no trajeto​.
    Sim. Continuam vivos mais do que nunca. Mas, agora não em sua terra natal, mas no outro lado do mundo. Continuam a desenvolver as suas habilidades técnicas de seus ancestrais, o Kobudo e o Kenjutsu, e se esforçam em cultivar o legado de seus antecessores: são Samurais Modernos.
    Nem todos tem o ¨olho puxado¨ e ¨nariz chato¨ como os primeiros, mas recitam todos eles, em japonês arcaico, os votos do Samurai: são os Samurais do Niten.
    É com esta finalidade, a de eternizar a Tradição Samurai e defendê-la até a sua última gota de sangue que, a partir deste ano, o Instituto Cultural Niten presta a Homengem a todo Samurai, onde o Niten tem a sua bandeira. Este que com seu sangue e suor,ajuda a manter viva a chama desta nobre causa. A Homenagem: ¨Guardião da Tradição Samurai.¨
    Guardião.
    Do gótico wardjan. Wardianem no acusativo romanizado. Ou do espanhol guardién.
    Tanto faz.
    O importante é que você saiba que
    é aquele que guarda, vigia e defende a nobre causa;
    é aquele que mantém a guarda deste tesouro milenar;
    é aquele que é o superior em conservar a tradição.

    Sendo assim, nada melhor, para comemorar este grande dia, trazer este trecho do Hino:

    ¨O Sol nascerá
      Os Samurais do Niten!
      E a forca da Tradição
      Para sempre triunfará!!!¨


    Omedeto a todos os Samurais!
    Arigato a todos os Guardiões!




    22-abr-2014

    12° Torneio Brasileiro 7 - Nikkey Shimbum



    Tradução da matéria:

    Torneio Nacional de Kobudo
    100 atletas lapidam a técnica e o caráter.
    O vencedor ganha passagem para o México para a difusão do Kobudo.


    O Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa) realizou no dia 5 de abril o 12º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo na Associação Hokkaido em São Paulo.
    100 atletas de diversos estados vieram participar do evento.

    O Instituto Niten, fundado em 1993, transmite as Tradições Antigas dos Samurais, como por exemplo o Estilo Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi, o qual Jorge Kishikawa possui o Menkyo Kaiden.

    Atualmente possui em torno de 1000 alunos ativos.

    O Presidente Kishikawa comenta:
    "No Niten a ênfase não é dada às competições, mas à formação e educação do indivíduo, e este Torneio (o único do ano) é um evento importante para fortalecer a sua coragem , virtude imprescindível dos guerreiros samurais."

    Os atletas competiram nas diversas categorias como Kenjutsu, Iaijutsu, Jojutsu, Jitte e Kusarigama.

    O campeão da categoria máxima de Kenjutsu, Gilberto Vieira (32 anos), começou há 10 anos. No início entrou no Instituto para trabalhar no setor financeiro, depois se encantou pelo Kenjutsu e continua treinando até hoje.
    Uma vez que sagrou-se campeão na categoria máxima, passou por um desafio inédito : lutar contra 3 oponentes de uma vez, o qual também venceu de forma brilhante.

    Gilberto comenta:
    "Após conhecer o Instituto Niten e começar a praticar, mudei a minha forma de pensar, bem como etiqueta e também a compaixão para com o próximo."

    O vencedor do Torneio foi Renan Massao Vilela (30 anos, yonsei , quarta geração de japoneses) que recebeu também uma passagem para o México, onde irá fazer um workshop em agosto para difundir a tradição Samurai.


    17-abr-2014

    12º Torneio Brasileiro 6 - Jornal Nippak

    Deixo para vocês curtirem a matéria.
    Omedetou a todos os participantes e bom Feriado!




    Clique para Ler



    Com destaque, fotos e resultados do 12º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô.
    O Jornal estará a venda a partir de hoje nas bancas da Liberdade em São Paulo...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br