Postagens de 2016 / Março Retornar para todas postagens
As andorinhas, além de predadoras, são conhecidas por terem asas longas e pontiagudas.
Seus movimentos são velozes, o que torna muito difícil capturá-las.
Na Estratégia e na guerra, temos que ser como andorinhas. Chegar e partir num piscar de olhos, num vai e vem rápido e preciso.
Reza a lenda que Sasaki Kojiro, um dos maiores adversários de Miyamoto Musashi era capaz de cortar andorinhas no ar. Por ser a sua tachi (espada maior) longa em relação à maioria, conseguia, num movimento de vai e vem, cortar as andorinhas que voassem próximo a ele.
Lenda ou não, a verdade é que no Niten treina-se uma técnica inspirada na andorinha, o corte da andorinha. Ela simula os movimentos das asas da andorinha, que em mãos habilidosas, são o caminho para a vitória.
Seja rápido ao cortar, e suma ao partir.
¨Kishikawa Ryu Iaijutsu - Tsubame kiri, a Estratégia da Andorinha¨
"Levando esperança para a ACTC"
"O Hayabusa (Grupo de Jovens do Niten) fez uma visita na ACTC (Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração) em São Paulo no dia 29 de Fevereiro.
A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.
Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante" Felipe Paiva - Coordenador do Hayabusa
Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.
E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm ascendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar.
São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos
Clique para Ampliar
Link para o Mural com a Materia completa e comentarios da
Coordenadora Pedagógica da ACTC
"Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.
E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm descendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar. São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos"
"Levar a Espada que dá a vida à todos" e "retirar o sofrimento de todos os seres vivos" são duas coisas que o Sensei nos ensina.
Sempre com essas palavras no kokoro (coração) o Hayabusa foi fazer uma vista na Casa do Coração - ACTC- em São Paulo. A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.
Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante, como sentimos nas palavras da Coordenadora Pedagógica da Casa do Coração, Raquel Duarte:
"A ACTC-Casa do Coração agradece imensamente a apresentação de artes da Espada Samurai, realizada por integrantes do Instituto Niten . Foi uma tarde muito agradável e cheia de emoção para as nossas crianças e jovens que puderam pela primeira vez apreciar essa luta. Voltem sempre!"
Venha você também ser parte do Hayabusa! Converse com o Coordenador da sua unidade ou mande um e-mail para
hayabusa@niten.org.br
Arigatou gozaimashitá.
Paiva
Tiemi Kawano fue admitida en una empresa de economía y fue elogiada por la directora de RH por destacarse por sobre todas las otras candidatas que fueron entrevistadas durante 11 años.
Cuidar do Dojo e do grupo, ser um exemplo; isso é ser Senpai "De fato esse meu terceiro Shugyo foi bem diferente! Logo no início Sempai Wenzel me delegou a função de coordenar os outros shugyos e o estagiário. A cobrança direta e pressão psicológica foi bem mais leve do que nos outros dois Shugyos que realizei, porém a responsabilidade foi deveras maior! (...) Mendes foi o Campeão do 13º TBIK (Torneio Brasileiro Individual de Kobudo) na categoria máxima (Kobudo), na foto está usando Naginata Continua (post completo) |
Konnichiwa, mina-san!
o Hayabusa desceu a serra para treinar no dojo de Santos!
Treinamos Iaijutsu e Kenjutsu no calorzão da Baixada Santista sem deixar o kiai cair e com muita energia. No final do dia, para refrescar, fomos à praia “dar um mergulho” e tomar um refresco gelado.
Eventos como esse acontecem frequentemente com o Hayabusa e sempre temos um aprendizado intenso.
Aguardo todos vocês nos próximo eventos! Gambare Hayabusa!
Paiva
Mais Fotos na Galeria dos Alunos!