Retornar para últimas postagens
Foi um dia agradável que começou já pela manhã.
Após o culto dominical no templo Nikkyoji ( Unidade Niten Vila Mariana)
Guarulhos, a segunda maior cidade deste estado, instituiu o Dia do Samurai, motivo de minha ida em pleno domingo de Páscoa.
Qual não foi a minha surpresa, ao constatar que, apesar de ser num domingo, de Páscoa e num pais tão católico, encontraria tantos participantes.
Com muito treino, fechamos o evento com a alegria estampada e o dever cumprido: comemoramos o Dia do Samurai que deu o "pontapé" inicial do projeto Niten Virtudes.
Retornei a São Paulo na companhia do mesmo aluno.
Almoço e jantar com os familiares e parentes? Claro! Era domingo de Páscoa.
Ao findar do dia, abri um Chateau du Convent, bordeaux de Pomerade. Satisfeito por ter ganho o dia, e pelo vinho, me dei conta que foi também o meu aniversário.
Arigato a todos que fazem o meu sonho e o de jovens carentes se tornar realidade.
Outra modalidade que vai ser concorrida no 10º TBKO (Torneio Brasileiro de Kobudo), e que não deixará de ser uma boa apresentação sera o Jojutsu (ou jodo).
Técnicas criadas pelo fundador Muso Gonnosuke sensei há mais de 400 anos
Treinou dias e noites com afinco.
Já exausto, foi atendido pelos deuses em um de seus sonhos. Daí originando o nome do estilo: Shindo Muso Ryu Jojutsu.
Os deuses lhe deram o sinal: para vencer Musashi sensei, seria necessário uma arma que não fosse nem mais curta nem muito mais longa que a espada de Musashi sensei. Ou seja, não poderia ser uma tanto (faca) , nem uma yari(lança) ou uma naginata (alabarda).
Teria que ser um cajado. Um jo. Um bastão circular de 128 cm com 2.4cm de diâmetro.
Dizem que conseguiu convencer Musashi sensei com um golpe sobre o estômago em sua revanche e que os alunos aprendem nos estágios mais avançados chamados okuden.
No proximo dia 14, técnicas do "orvalho", "entrada pela direita", "lua transparente" e varias outras serão executadas e elegerem o o então "Muso Gonnosuke de 2011."
Quem você acha que neste video tem chances de vir a ser o Muso Gonnosuke de 2011?
Melhoria da arbitragem, refinamento das técnicas e superação dos limites de cada um foram alcançados em um só fim de semana.
Praticamente foi uma simulação do que vai ser o 10º Torneio Brasileiro de Kobudo (10º TBKO), a ser realizado em Belo Horizonte.
Não posso dizer sobre o nivel técnico, mas é possivel que os que estiveram no Gashuku de Shiai estarão mais bem preparados mentalmente para enfrentar o desconhecido no 10º TBKO e, quem sabe, com a ajuda dos deuses, conseguir a sua passagem para o México.
" Sensei, acredito que todos os alunos devem se forçar a ir pelo menos uma vez ao ano em um Gashuku. É uma oportunidade ímpar de beber direto da fonte.
"Bebendo direto da fonte"
As correções são rápidas e objetivas, sem tempo a perder, apenas ouvir, hai e treinar.
Correções no Jitte
Correções no Jojutsu
Correçõs na Kussarigama
Correções no Jitte
Durante o Shiai de Kenjutsu, tivemos a oportunidade de lutar com pessoas que nunca lutamos antes.
"Lutar com pessoas que nunca lutamos antes"
Normalmente treinamos com nossos colegas de unidade e isso acaba nos deixando acomodados, pois já conhecemos as particularidades de cada um. Na minha visão Sensei, isso nos força a treinar o espíritio vazio, com pessoas que já conhecemos a forma de lutar, ficamos pensando em tudo, pois já imaginamos a reação de cada um. Com um desconhecido, quando pensamos muito, acabamos levando.
Para mim, Sensei, o Gashuku acabou apenas na segunda-feira, tive mais uma vez a oportunidade de treinar em São Paulo, e nesse dia o treino das crianças me marcou muito profundamente. Acredito que elas, apesar do tamanho, aguentaram muito mais do que muito adulto.
É incrível ver o como elas são "livres", não há mesquinharias na cabeça delas, não interessa quem está vendo, não interessa se vão se machucar, interessa apenas fazer o que o Sensei comandou.
Voltei pela estrada tentando lembrar da minha infância e quando perdi esse sentimento. Acredito que todos os adultos perdem em algum momento da vida. Foi mais difícil do que parecia e não consegui lembrar, mas estou refletindo bastante a respeito e espero trazer um pouco de volta essa criança.
Shitshurei Shimashita Sensei, gostaria de escrever mais, porém estou em viagem ainda e com internet limitada, estou escrevendo do celular.
Domo Arigato Gozaimashita, pela atenção que o Sensei me dispensou nesses dias."
Guimaraes (Un Ponta Grossa)
Ainda estamos em abril e Guimarães, como eu, já vivemos intensamente neste ano: esteve no 1º Encontro de Coordenadores e Monitores em Vitoria, Shin nen kai, no Gashuku de Shiai e agora estará no 10º TBKO, onde comemoraremos os 10 anos da Unidade Niten em Belo Horizonte.
O viver intensamente como uma "criança"
O Gashuku de Shiai, realizado nos dias 16 e 17 nas dependências do templo Nikkyoji, atual Unidade Vila Mariana e nas Faculdades Integradas Guarulhos vai ficar na lembrança dos que estiveram lá. "Participar dos eventos do Niten é sempre novo e gratificante, tenho sempre aprendido muito com o Sensei e os Sempais sempre prontos, observando e corrigindo. Sinto que o objetivo do Gashuku foi cumprido mas a meta continua porque o aprendizado não tem fim . Acredito que palavras bonitas e corretas eu não tenho para demonstrar todo o meu agradecimento, a forma que eu posso fazer isso é com minha presença constante nos treinos, minha dedicação no aprendizado e garra no shiai e principalmente estar sempre próximo do Sensei. Iai é o inicio o Kenjutsu é o meio e fim, o shiai é prova, a reflexão com a concentração, reagir com a espada e o corpo fundidos a cada reaçao.....Ki Não posso esquecer da minha lição de casa , finalização do corte com tensão sem "quebrar" a mão, movimento, precisão........ Ki.
Deixo para todos alguns relatos e imagens que podem, mais que mil palavras, demonstrar o que se passou por lá:
"é sempre novo e gratificante"
(note a técnica com as mãos invertidas)
"o objetivo do Gashuku foi cumprido"
"presença constante e estar proximo ao Sensei"
"Iai é o início..."
"o Kenjutsu é o meio e fim..."
"o Shiai é a prova..."
Fusari - Unidade Campinas
"finalizaçao do corte sem quebrar a mão"
"Ki"
Ontem, dia 24 de abril. Nossa família deseja ao senhor um feliz aniversário.
Comi bacalhau, chocolates e muito vinho. Páscoa.
Ontem, Dia do Samurai.
Recebi várias mensagens e algumas deixo-as aqui:
E mais uma vez congratulá-lo pelo brilhante trabalho que lidera.
Não é fácil ser Samurai.
Netto - Unidade Porto alegre
O/tanjoubi o/medetou!!
Desejo ao senhor muita saúde, paz e alegrias...
Busquei no Niten um "esporte" e encontrei muito mais...
Encontrei além dos ensinamentos da Arte da Espada, o Bushido com todos os seus ensinamentos de vida...
Além de aprender a cada dia um pouco mais sobre a cultura dos nossos ancestrais...
Makoto - Unidade Nova Iguaçu
Otanjobi Omedetou gozaimassu Sensei!
Desejo ao Sensei muita paz, saúde e alegrias no Caminho.
Que o Sensei possa por muitos anos continuar nos mostrando a Espada que dá a vida!
Bruno - Unidade Ribeirão Preto
Escrevo para desejar ao Sensei, muita luz e prosperidade em mais este ciclo que se iniciou hoje com o aniversário do Sensei.
E neste momento de renovação que o Niten possa também iniciar novos ciclos e a cada ano tornar-se o formador de gerações de samurais cada vez mais fortes e com o kiai de guerra necessário para fazermos, a cada dia, mais diferença em uma sociedade que se perde a cada minuto.
Pablo - Unidade Rio de Janeiro
Sou aluno da Unidade Niten de Curitiba, meu nome é Bruno Zorek. Escrevo, em primeiro lugar, para oferecer meus cumprimentos pelo seu aniversário. E também porque se comemora hoje o Dia do Samurai, evento que consolida, ano após ano, o Niten no Brasil e pelo qual o senhor também merece os parabéns.
Portanto: meus parabéns, saúde e força para continuar a luta!
Zorek - Unidade Curitiba
Gostaria de te felicitar pelo seu aniversário Sensei! Saiba que minha vida mudou muito para o melhor desde que entrei no Niten. A espada que dá vida em abundância me reviveu, minhas atitudes mudaram e minha força para enfrentar a vida é outra, arigatou gozaimashitá Sensei!
Aqui em Porto Alegre o nosso treino teve bastante kiai, e terminamos com um birudo em sua homenagem .
Bruno - Unidade Porto Alegre
"Busquei no Niten um "esporte" e encontrei muito mais..."
O aluno tem razão. Não é fácil ser samurai.
Pois, não bastasse os nossos inimigos internos, temos que lutar contra os invejosos, ingratos , demônios e dragões.
Dragões que a sociedade insiste em criá-los e, em seguida, ignorá-los.
Ficam soltos.
Não há outra maneira. É com a Espada que da a Vida que se combate os tais dragões .
Não é fácil. Mas é com o Dia do Samurai que a manteremos afiada.
Ascalon será eterna.
Meu arigato a todos.
Ascalon será eterna.