Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-mar-2011

    Terremoto no Japão 2

    Consegui entrar em contato com pessoas em Tóquio, que estão, felizmente, todas bem; apesar do terremoto de magnitude 6 que sacudiu toda a cidade. E, via Tóquio, também, tive notícias do pessoal de Sendai, que, felizmente, está bem. Sendai foi a cidade mais atingida pelo terremoto!
    Para mim, é simplesmente inacreditável ver todas aquelas imagens, porque Sendai é um lugar onde eu também estive, até recentemente, no ano passado... há inclusive alguns Cafés que fazem referência a Sendai. Quem não sabe como é Sendai basta ver os primeiros cafés que o aluno Flávio escreveu durante o treinamento de Jo no Japão; existe um vídeo que mostra uma das primeiras cenas que filmamos no Japão, quando estamos no carro, (vídeo - Flavio e Sensei no Japão).
    Estive também no aeroporto, toda aquela região que foi alagada pelo Tsunami; é inacreditável que tudo aquilo hoje está submerso... tal como a cidade de Atlantis, e que hoje não existe mais.
    Eu estou até com passagem comprada para Sendai... eu estou com uma passagem comprada para uma cidade que já não existe...

    Abaixo algumas mensagens de condolência de alunos do Niten sobre essa tragédia.
    Recebi há pouco uma mensagem de um companheiro de Sendai dando notícias da situação atual, que transcreverei no Café de amanhã.
     

    "Não sei se o Sensei e o Senpai estão sabendo, mas um terremoto de 8.5 na escala Richter atingiu a costa leste do Japão, trazendo grandes prejuízos e até agora 29 mortes registradas.
    Segundo os Serviços Geológicos do Japão e da Grã Bretanha, este foi o terremoto de maior intensidade que já atingiu a grande ilha do arquipélago japonês.
    Neste momento, minhas preces estão para todos que passam por esse terrível momento causado pelas forças geológicas de nosso planeta. E espero sinceramente que nossos Mestres no Japão, bem como seus familiares estejam todos bem."


    Helano - Unidade Teresina


    "Junto com o pedido de Lucia de Lomas,
    desejo enviar ao Sensei nossas Condolências devido ao desastre no Japão."

    Joel - Unidade Argentina


    "Diante da tragédia recente, rezo para que todos os familiares e amigos do Sensei estejam bem e a salvo, assim como todos os Mestres do Sensei e os colegas do Caminho.
    Parece que, a cada dia que passa, mais e mais Compaixão e União serão necessárias para a família humana. Que a Deusa da Misericórdia abençoe o Povo Japonês.
    Shitsurei shimasu.
    Deixo minhas preces para todos e a força para a reconstrução."

    Drawin - Unidade Belo Horizonte


    "Sensibilizados, gostariamos de externar nossa solidariedade a esse povo Guerreiro neste momento tão dramático.
    Extensivo aos colegas do Niten, com possíveis amigos e parentes na região e naturalmente também ao Sensei.
    Como Sensei pediu, estamos orando. Qualquer iniciativa do Niten em termos de ajuda, estamos à disposição."

    Impieri - Unidade Rio de Janeiro


    "Este e-mail é para dizer ao Sensei que meu pensamento, minha atenção e minha energia estão voltadas ao povo japonês, neste momento. Tenho aprendido muito com a cultura japonesa e com os samurais, também com os costumes e com a forma de vida que esta nação tem vivido desde há muitos anos (séculos). É um momento realmente difícil e que nós não gostaríamos que acontecesse. Mas o mundo inteiro sabe que o Japão tem um povo que tem o BUSHIDÔ em sua essência. Que mesmo com todas as adversidades mantém-se firme e com o espírito elevado, no sentido de passar pela correnteza que se apresentar. Mesmo assim, faremos o que o Sensei falou no Café. Faremos nossas orações.
    Passarei isso aos alunos de São José dos Campos."

    Alexandre - Unidade Sao Jose dos Campos


    "Shitsureishimasu onegayshimasu,
    Espero que este terremoto não afetou nossos seres queridos. Vou acender uma vela para eles."

    Basilio - Unidade Argentina


    "Cheguei hoje e fiquei horrorizado com as cenas do Japão. Me preocupou ainda mais com sua família e com os mestres.
    Torcemos e rezamos para que esteja tudo bem e nos colocamos à sua disposição."

    Gilberty - Unidade Campo Grande


    "Já estou em preces pelo nosso querido Japão. Que o espírito samurai possa encher de coragem o coração do povo japonês e que Deus proteja todos os Senseis que agora estão no Japão e que a disciplina deles possa transmitir esperança e bravura para os que estão em meio à tormenta.
    "Para onde corres quando o próprio solo se torna teu inimigo?", Karma né?. Que a tempestade passe logo!

    Jackson - Unidade Brasilia


    "Espero não estar sendo inconveniente, mas imagino que o Sensei e a Sensei tenham familiares, amigos no Japão e não me contive em expressar o meu sentimento.
    Vi hoje na televisão o que está acontecendo e senti um nó crescendo dentro do estômago, é impossivel não sentir ou pelo menos imaginar a dor que toma conta de várias famílias.
    Vou orar com toda a fé que possuo por cada morador das regiões atingidas. E torcendo para que todas as pessoas próximas do Sensei e da Sensei estejam bem."

    Silvana - Unidade Brasilia


    "Sensei estamos muy consternados por lo sucedido en Japón, las imágenes que vemos nos llenan de espanto y preocupación.
    Como pueblo chileno hemos conocido la fuerza de la naturaleza y conocemos los efectos, sabemos de la inquietud por no saber de los seres queridos, esto agravado por la distancia y los problemas de comunicación.
    Sensei le envió mis oraciones por vuestra familia y en especial a los maestros, esperando que todos se encuentren bien."

    Jaime - Unidade Chile


    "Escribo con profundo respeto para que mediante su amabilidad haga llegar a
    Sensei Kishikawa mi más sincero deseo de que todo aquel ser querido de Sensei,
    que esté habitando en Japon se encuentre sano y salvo, ya sea amigos,
    familiares, compañeros de entrenamiento, y maestros, porsupuesto."

    Rivadera - Unidade Argentina


    "Susto ao alvorecer!
    Hoje, após deixar meu irmão no colégio, fui tomar café e, por curiosidade, liguei a TV na Globo e tomei um enorme susto com a noticia do terremoto no Japão. Ele aconteceu bem na hora em que fui dormir (1:45 am aqui em Manaus), lembrei logo do sensei Kishikawa, que vez ou outra viaja em seus shugyos para lá, os demais Senseis do Japão como Sensei Kenji Baba, Gosho Motoharu Sensei , Kiyoshi Yoshimochi Sensei e também do sempai Takeshi que poderia ter parentes por lá, passei uma mensagem para o sempai e também para o sempai Madeira desejando que os familiares estejam bem e noticias dos senseis.
    Espero que todos estejam bem e desejo também que os familiares de pessoas no Japão, sendo estes do Niten ou não, estejam bem e continuo a aguardar notícias.
    Ficarei checando aqui no site por novas noticias.
    Força a todos!!! Gambatte!!! Sayounara! "

    Pinheiro - Unidade Manaus

     

    Fotos que tiramos em Sendai - 2010




















    11-mar-2011

    Terremoto no Japão 1

    Falei agora ao telefone com Sensei, que está fora de São Paulo nesta sexta-feira, porém acompanhando os acontecimento do terremoto e tsunami que ocorreram hoje no Japão e passou a mim, Wenzel, as informações abaixo.

    "Estou entrando em contato com os mestres.
    No Japão estão todos na expectativa. Mais dois ou três terremotos tão grandes ou maiores que o anterior estão sendo anunciados para qualquer momento.

    As pessoas em Tóquio não podem voltar para casa, todos esperando, dormindo no carro. Todos em atenção para o que pode vir. Imaginar que o frio que está fazendo lá deve estar tornando a situação ainda mais difícil.

    Nesta hora só resta orar pelo povo japonês e esperar pelo pior.

    Todos na expectativa do que pode estar vindo agora, daqui a alguns minutos ou horas.


    A preocupação maior é com o reator da usina que foi atingida pelo terremoto e está com risco de vazamento nuclear.
    É possível que uma cidade inteira possa ter sido afundada abaixo do nivel do mar.

    Peço a oração de todos os guerreiros do Niten para o povo japonês neste momento difícil."
























































    10-mar-2011

    1° Encontro Coordenadores - Vitória 2

    Um momento que me marcou com o Sensei: as orientações precisas e ditas no momento adequado. Era preciso ouvir e compreender.
    Samuel - Unidade Vitória


    Sensei entre capixabas e baianos


    Trilha do Sol


    "Era preciso ouvir...


    e compreender"


    "Ver o Sensei com uma energia e alegria contagiante, sorrindo, "surfando", entrando no mar por uma tarde inteira, como uma criança que não quer sair de uma aventura que ela mesmo cria, me marcou bastante. Mesmo cansado, peguei a prancha, caí na água também e me deixei ser levado por aquela energia em forma de ondas. Olhando para mim, o Sensei disse: "Ricardo, você ia perder isso?"
    Ricardo - Unidade Brasilia


    Só quem...


    estava lá...


    vai entender


    Um momento marcante foi quando enquanto lutávamos, Sensei e eu, pude ver materializada na fisionomia alegre e sorrindente do Sensei o que realmente é ser um Samurai, ou seja, foi possível perceber que quando encontramos nosso caminho sorrimos até na guerra; pois mesmo em terrenos perigosos e desconhecidos se estamos em paz com nossas escolhas estaremos felizes.
    Pablo - Unidade Rio de Janeiro


    Meu amigo capixaba


    Sob o sol do meio-dia


    Kenjutsu é combate!


    Orientação para todos os monitores

    07-mar-2011

    Folia do Niten

    É Carnaval, e aqui em São Paulo caímos na folia.
    Todos com muita disposição e alegria.
    A Espada que dá a Vida
    Virou o "samba na avenida".


    (clique para ampliar)
     

    04-mar-2011

    1° Encontro Coordenadores - Vitória 1

    "Este fim-de-semana (dias 17 a 20 de Fevereiro) Vitória foi "invadida" por um grupo de cerca de 30 pessoas oriundas dos mais diferentes cantos do país. Engenheiros, advogados, biólogos, professores, estudantes e outras tantas profissões, estas pessoas tem em comum o fato de serem parte do primeiro Encontro de Coordenadores e Monitores do Instituto Cultural Niten.

    Praticantes de Kobudo (antigas modalidades de luta dos samurais, incluindo o Kenjutsu, a arte da espada), estes Samurais brasileiros vieram acompanhar seu mestre, o Sensei Jorge Kishikawa, em uma viagem de quatro dias para conviverem entre si e conhecer o litoral capixaba, e também treinar firme.

    Juntos aos alunos da Unidade de Vitória do Niten, os coordenadores e monitores suaram bastante sob a orientação do Sensei Kishikawa, aperfeiçoando sua técnica e didática para depois repassar os ensinamentos em suas cidades.

    Eles também puderam descobrir as delícias da famosa muqueca capixaba, e conhecer as belezas do litoral, com visitas a Jacaraípe e Guaraparí, onde aproveitaram para realizar um "batismo" subaquático, mergulhando para conhecer o coral das Ilhas Rasas. Tudo isso em companhia de seu mestre, que aproveitou todo o encontro para guiar e ensinar a seus discípulos os preceitos da filosofia Samurai."

    Holschuh - unidade Campinas


    Alegria geral
     

    Pôr do sol em Jacareipe

    Demorou, mas aconteceu.
    Tomando as palavras emprestadas de Horácio: Carpe diem quam minimum credula postero.

     


    Desembarcando do avião, sentimos o calor de 34°C


    Após retirar as bagagens no aeroporto


    Todos com fome depois das ondas


    BANZAI!!!!


    Stefam, Camila e Patricia


    Caminhando em Maipe

    03-mar-2011

    Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 3

     "Após um breve passeio de apresentação do Templo aos membros do Niten, deu-se o Narabê (ritual que marca o início do período de treinamentos), e muitos fiéis do Templo Nikkyoji empunharam as espadas e experimentaram um pouco das técnicas marciais dos antigos Samurais. Para ambas as Instituições, o número de pessoas treinando surpreendeu as expectativas, a quadra do Templo ficou repleta, e Kiais (gritos de combate) se ouviram pelas duas horas que se seguiram.
    Havia um clima de aprendizado no ar: para os fiéis do templo, o elo entre a devoção e a cultura que modelou sua fé se fazia representar pelos Katas do Bushido; para os alunos do Niten, se notava a atenção interessada pelo budismo primordial, tradicionalíssimo no Japão desde os tempos remotos em que os Samurais governavam o arquipélago.
    Durante aquelas horas na manhã de 5 de fevereiro, percebia-se, nas expressões dos presentes, que o tempo e o espaço foram esquecidos, Japão e Brasil não pareciam tão distantes, e séculos de história se tornaram presentes. A intensidade dos treinos foi admirável, e, ao final, todos se envolveram na limpeza e arrumação das dependências do Templo Nikkyoji."

    Cristiano (Unidade Vila Mariana-templo Nikkyoji)




    Katas dinâmicos do Dai Ichi Kihon pegando fogo


    Kenjutsu combate, liberdade de movimentos


    a sinceridade explanada nos Momentos de Ouro


    Alguns alunos reinvidicam que a Unidade Vila Mariana Nikkyoji deveria se chamar Unidade Klabin Nikkyoji, pois dizem ser o metrô Klabin mais próximo que o de Vila Mariana.
    Tanto faz, não precisam "se pegar".  As duas estações são bem próximas ao local.
    O importante é que todos estão convidados a crescer nesta nossa nova jornada.
    Venham!

    02-mar-2011

    Niten em Espírito Santo




    Clique para ampliar

    A partir de amanhã falarei sobre os bons momentos que passei no Espirito Santo há pouco mais de 1 semana.
    Coincidentemente, naquela ocasião, fomos contactados pela imprensa local, gerando esta belíssima matéria.
    Meus agradecimentos ao jornal Rede Gazeta e meus parabéns a todos os guerreiros Niten do Espirito Santo.
    Como bem frisado na matéria, o Kenjutsu é uma atividade fisica das mais puxadas, exigindo muitíssimo do praticante o ingrediente mais importante para se vencer no combate - a percepção bem apurada. É uma das mais puxadas porque simula, em tempo real, o combate da mesma forma como era na época dos Samurais. Ou seja, sem nenhum momento para respirar. Sem nenhum segundo para descansar.
    Percepção apurada quando se treina com as técnicas, posturas e estratégias mais variadas e complexas.
    Elogios a parte, deixarei a partir de amanhã, Cafés que, a exemplo do que aconteceu com o menino Vitor Cruz, vão te deixar boquiaberto...

    28-fev-2011

    Kenjutsu - Uchikote

    22-fev-2011

    Unid. V.Mariana: o Encontro de Tradições 2


    Deixo hoje aqui no Cafe, as palavras do arcebispo Correia sobre a alianca Niten-Nikkyoji durante a aula inaugural. (CS 16 fev U. V. Mariana: o Encontro de Tradições 1)
    Tenho a certeza de que com esta nova era ,  auxiliando-se em mútua cooperação, Niten e Nikkyoji  ampliam seus horizontes e  se beneficiam ao levar a Espada e o Dharma ao maior número de todos os seres.
    Somos Guerreiros que buscamos a iluminação pela Prática  e Harmonia.
    Aliança que ,com a vontade no coração
    e o corpo a disposição
    caminhará a uma boa ação.

    "Arigatougozaimassu.

    Bem vindo a todos ao nosso Templo Nikkyoji do Budismo Primordial HBS. Hoje fizemos as preces para a prosperidade do ‘Nikkyoji Kobudo’, para que todos tenham saúde e proteção. Já há tempos tenho mantido contato com o  Kishikawa Sensei,  e pelo esforço dele como fiel e da compreensão da diretoria, o fato de começar a treinar em nosso Templo se concretizou. Entendo isso como uma bênção para todos nós. Poder treinar dentro de um Templo Budista é um privilégio e remonta a tempos remotos de quando era quase uma tradição treinar artes marciais nos templos budistas.

    “Do” é caminho, é disciplina. O treinamento da prática da fé budista é chamado de “ButsuDo Shugyou”. Portanto, dentro do templo teremos grande responsabilidade dobrada, justamente também por se tratar de um Local Sagrado. Todos nós fiéis e agora alunos do Kobudo precisaremos ser exemplares no templo e fora dele, pois assim seremos vistos. Precisamos ser o espelho daquilo que fazemos.

    Também temos várias atividades no Templo e para as quais abriremos a participação para todos do Nikkyoji Kobudo. Agradecerei profundamente sempre que puder contar com a colaboração de todos.

    Muito obrigado ao Sensei Kishikawa, a todos os responsáveis e alunos.

    Arigatougozaimashiita."


    Arcebispo Correia.


    Sensei e Arcebispo Correia




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br