Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Mundial - O Maior

por Calzolari - MG/Juiz de Fora - 21-out-2018



Konbanwá Sensei!

Shitsurei shimasu!

O Mundial de Ken cumpriu majestosamente a tarefa de ser o maior evento do Niten. A organização foi ótima, com um evento lindo de se ver e acontecendo sem maiores empecilhos. O grande entusiasmo e energia de todos os participantes juntamente com o apoio de suas torcidas foi contagiante, ainda mais quando eram os companheiros que vieram de muito longe, estava enorme.

Toda a técnica mostrada nos combates deixou claro que o Sensei conseguiu fazer com que o Niten tenha crescido muito, principalmente em qualidade, nunca perdendo suas raízes. As apresentações tornaram ainda mais especial todo o evento. Pude conversar com os colegas de outros países e percebi que, apesar da distância, eram como pessoas próximas a mim, por toda simpatia e alegria que mostravam, características gerais de quem passa pelo Niten.

(...)




Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Treino em Wimbledon 2

por Otavio - UK/London - 05-out-2018

Senpai, O que posso dizer… quando penso no treino do sabado passado (29 de outubro de 2018) me passa um filme na cabeça.
Tudo começou a cerca de 2 anos, quando tive a oportunidade de ser transferido para a Europa. A principio Portugal. Foi um momento de muito felicidade, mas uma coisa sempre pairou sobre minha cabeça:
E o Niten? E os treinos?
A cidade que iria morar ficava a 3 horas de trem do dojo mais próximo, em Lisboa, seria possível ir algumas vezes no mês no dojo de Lisboa. Então fiquei mais tranquilo. Além disso Sensei já havia falado para abrir uma unidade no norte de Portugal. Só precisava conciliar as viagens a trabalho com a rotina de uma unidade.
Mas de novo a vida vem e muda tudo. Agora iria para Londres. Já tinha aproximadamente 10 meses de portugal e iria mudar tudo de novo. Novamente a mesma pergunta:
E o Niten? E os treinos?
Mas já tinha a resposta. Preciso abrir uma unidade em Londres. Mas como viajo muito a trabalho estava difícil conciliar. Então, de repente eis que vejo no site do Niten uma bandeira do Reino Unido.

(...)




(...)



Continua (post completo)

comentários   2 de 2

Samuel - Unidade Sobradinho - DFSenpai Otávio, shistureshimasu. Muito bom ver que Brasília está bem representada até em UK! (Continua)

Jackson - BrasíliaKonban wa,
onegaishimassu, sempai Otavio,

Faço torcida para que possa vir treinar em Brasília novamente um dia e fico muito, muito feliz que vai ajudar no crescimento do Instituto Niten na Inglaterra.
Muita energia para a nova unidade!

Gambatê Wi (Continua)

Training in Wimbledon 2

por Otavio - UK/London - 05-out-2018

Senpai, what I can say about the training… when I think on this Saturday training (29th of November 2018) I see a movie o my last 2 years in my mind.
Everything began when I got the opportunity to work in Europe, more precisely in the north of Portugal. This was a moment of joy. But one thing always was in my mind:
And about Niten? And the training?
In the beginning, I was going to settle in a city about 3 hours by train from Lisbon, the nearest Dojo. So was utterly possible to go there a couple of time each month to do the training. And besides, that Sensei already was said to me to open a dojo in the north of Portugal. I was just needing to find a way to conciliate my work travels with the dojo routine.
But life comes once more and change everything. Now I was heading to London UK. I already was living for about 10 months in Portugal and should move again. And again I was with the same questions in my mind:
And about Niten? And the training?
This time I already knew the answer. I should open one Niten unit in London. However, because I travel too much to work was hard finding a way to conciliate everything. But then, suddenly, browsing into Niten website I just notice the UK flag.

(...)




(...)



Continua (post completo)

Festa da Cultura no Butantã

por Matsuno - Virtudes-Guarulhos - 01-out-2018



No dia 29 de setembro o Niten participou da festa da Cultura, na Escola Amorim Lima.

O tema do evento foi esportes e brincadeiras, e o Niten se apresentou representando as artes marciais.


Tags: Social,

HAYABUSAS EM SANTOS!

por Akio - SP/Santos - 27-set-2018



Neste sábado, 22 de Setembro, os Hayabusas de São Paulo aproveitaram o inicio da primavera e desceram a serra para treinar com os irmãos de espada do Dojo Santos. Foi um treino cheio de garra, com muito kiai e um men men men especial para deixar o espírito bem vivo e animado! Pelo calor que fazia, era como se o Sol tivesse se aproximado para espiar o que estava acontecendo. E depois um tão esperado, merecido e refrescante pulo na praia, um prêmio por mais um dia vivido intensamente!

Foi um encontro repleto de muita energia. É sempre uma grande alegria poder reencontrar e cruzar espadas com nossos colegas da baixada santista. Fica o convite para subirem para a Capital para treinarmos novamente!

Domo Arigato Gozaimashitá a todos!



(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,

Não Há Como Explicar o Inexplicável

por Café com o Sensei - 24-set-2018


Queiroz veio de Rondônia, convidado pelo Projeto PIONEIROS NITEN para treinar em São Paulo com o Sensei Jorge Kishikawa 
 


É gratificante, depois de 25 anos de fundar o Niten, constatar que meus ensinamentos chegaram a uma das terras mais longínquas de São Paulo.
É possível que você, do mesmo modo que nosso colega, acredite que esteja vivendo, mas na realidade os dias apenas passam. Você só terá certeza quando conhecer o Niten.


 
 
 
"Não há como explicar o inexplicável.
 
2 dias de treino, e eu estou me sentindo como se agora estivesse vivendo de verdade.
 
Eu era muito agressivo, não pensava em minhas palavras, machuquei muitas pessoas por não pensar antes de falar, falta de disciplina, e principalmente...Honra. Não estava sendo leal às pessoas que me amam, não estava tendo sabedoria, e tudo isso, nessas 2 aulas que tive, eu vi o quanto isso é importante, e o quanto nós precisamos disso.
 
Toda vez que eu estava treinando e gritava alto, "Mennnn", "Doooo", toda vez que eu gritava alto parecia que saia uma energia negativa de meu ser, da minha mente, do meu coração. A forma de tratamento, a forma que os Samurais se tratam um com o outro é inexplicável, uma coisa muito forte. Desperta nossa atenção para as coisas simples, não com a mente, mas com o coração. O respeito, a delicadeza, a compaixão, existe um equilíbrio muito grande e com certeza existe algo espiritual nos Dojos, pairando sobre todos os Samurais.
 
Fiquei, ainda estou, perplexo, surpreso e tentando entender o que está acontecendo. Mas eu tenho certeza de que, quando eu voltar para meu estado [Rondônia], eu não voltarei mais a mesma pessoa, já não me sinto mais a mesma pessoa. 
Conhecer o Sensei pessoalmente, conhecer vocês que me ajudaram desde o princípio, que me acompanharam, conhecer os outros Samurais, está me fazendo muito, muito bem, e vou aproveitar bastante as aulas que tenho e vou voltar, voltar com certeza, ser leal aos meus Senpais, ao Sensei, ao Instituto Niten, ao código Samurai.
 
Então, muito obrigado por tudo!" 
 
Queiroz - Pioneiro de Rondônia, 2 dias após chegar em São Paulo
 
 
 
 
"Ohayou Gozaimasu Senpai.
É...o que dizer sobre uma experiência inexplicável.
 
Vim do estado de Rondônia, tudo para conhecer o Instituto Niten, tudo para conhecer o Caminho, e o que eu encontro, é algo que está além das espadas, é algo que está além das lutas, o que eu encontro é algo espiritual, o que eu encontro é uma filosofia de vida.
 
Hoje eu me pergunto, como, como uma cultura pode ser tão forte assim e influenciar um ser humano de uma forma tão poderosa? São coisas que são e sempre serão inexplicáveis.
 
Em toda minha vida eu achei que estava vivendo, mas hoje, vi que não estava vivendo, mas sim deixando os dias passarem. Agora depois que conheci o Niten, depois que conheci o Sensei, os Senpais, depois que eu conheci a arte, o Caminho do Samurai, agora estou vivendo cada minuto da minha vida, observando as pequenas coisas, as mais simples, as mais pequenas, é algo muito forte. O que há por trás da espada é algo tremendo, a disciplina, o respeito, a compaixão, esse é o caminho do Samurai, esse é o verdadeiro Caminho.
 
Agradeço ao Sensei, aos Senpais, que se esforçaram ao máximo para poder passar para mim, que sou um Pioneiro Niten, todos os ensinamentos, todas as técnicas e principalmente, um modo de vida diferente.
 
Hoje eu me sinto com coração leve, me sinto com minha mente tranquila; antes perturbada, hoje tranquila. Hoje, finalmente, estou vivendo a vida como ela deve ser, então agradeço a todos que me ajudaram e que me acompanharam.
 
Arigatou Gozaimashita"
 
Queiroz - Pioneiro de Rondônia, após retornar para casa depois de 2 semanas em São paulo

Tags: Egan2018_DEZ, Pioneiros,

A guerra é constante!

por Gabrielle-Cax - RS/Caxias do Sul - 12-set-2018

Mina-san!
Já passaram nove dias do início do meu shugyo, treinamento intensivo com o Sensei!
 
Esse shugyo tem sido um turbilhão de sentimentos, a cada segundo é um men ippon que levo, porém, não há tempo para parar: a guerra é constante!

Foi com esse sentimento que lutei com o Sensei de Kusarigama (foice com corrente) de bougu! Meu objetivo era ir para frente, manter o kiai e a energia alta! Mas o mais importante era ter estratégia na hora do combate, tentei atacar primeiro, interrompendo o Sensei em seu movimento, por um segundo achei que ia conseguir fazer algum golpe, mas no outro segundo já estava no chão, imobilizada com a kusarigama.

Nós aprendemos mais quando levamos um golpe ippon do que quando conseguimos vencer a luta!

Cada luta, a cada golpe deferido estou com o meu espírito cada vez mais fortalecido para voltar a Caxias do Sul!



Gabrielle, Sensei e Freitas pós treino na Ana Rosa

Até breve!
Arigato gozaimashita
Gabrielle

Tags: Shugyo,
comentários   3 de 3

Wenzel - Stela,
seu comentário inspirado!
só uma palavra: ela não adquiriu nada no shugyo por ´´osmose``, foi lutando mesmo.
Lutando contra o tempo, as dificuldades, o cansaço, os adversários e principalmente contra si mesma.
O que ela traz de volta é genuina (Continua)

Stela - Caxias do SulKonnitchiwa Gabrielle!
Shitsurei shimassu!

Ainda não consigo imaginar ao certo como que deve ser essa experiência de shuguyo, no entanto vejo que cada colega que vai escalar essa montanha, para se encontrar com o sensei, retorna diferente.
Até então (Continua)

Marco Rodrigues - Jaquirana, RSShitsurei Shimassu Senpai Gabrielle, ohayo gozaimassu, Omedetou Gozaimassu por vossas vitórias e pseudos derrotas no seu recente Shugyo, muitas vezes, apenas persistir nos diferencia dos demais e nos propicia aprender, as lições de casa não são por nosso (Continua)

EJERCIENDO EL 4TO VOTO

por Yoshimura - Social - 04-set-2018

En los días 24 y 25 de Agosto, la Fundación Nuestros Hijos llevó a cabo una campaña nacional para recaudar fondos en beneficio de los niños con cáncer. Un grupo de alumnos de Niten, se desprendieron momentáneamente del bogu y de las espadas para encarar otro tipo de batalla: poner en práctica la compasión.





"Ser partícipe por primera de una actividad como esta sin duda es un desafío. Una vez vivido es darse cuenta de la labor social que se vive día a día en nuestra ciudad. Ser parte de esta noble causa y en conjunto a mis compañeros de Niten, sin lugar a dudas que nos engrandece como personas.
Seguir el cuarto voto de Niten: ser compasivos con todos los seres, demostrado en estas participaciones, me ha hecho entender la verdadera labor de un Samurai, de lo que implica seguir el camino. Ser compasivos, humildes y agradecer a todos los que ponen un grano de arena en el camino de cada uno de nosotros y en nuestra experiencia. 
Agradecido de poder ser parte de esta campaña y mas junto a mis compañeros y que gracias a nuestra participación ayudamos a niños que de verdad necesitan de la ayuda de nuestea sociedad". 

Andrés-Unidad Chile

"Cuando salió la oportunidad de ayudar a la Fundación Nuestros Hijos, rápidamente decidí aceptar. Al igual que cuando decidí entrar por primera vez al dojo de kenjutsu de Niten, quería vivir una nueva experiencia.
Es realmente distinto ponerse en la posición de pedir dinero en la calle, dado que uno tiene que apelar a la solidaridad de la gente. Entrar en contacto con la gente en la calle requiere demostrar un gran nivel de sinceridad, y de compromiso. Fue muy agradable ver que esos sentimientos llegaban a la gente que, muchas veces pasaban de largo, pero se daban la vuelta a hacer un aporte.
Cada vez que nos juntábamos a ponernos de acuerdo con las rutas, era agradable saber que uno está con más gente en una buena obra. Compañerismo dentro y fuera del dojo".
 
Pablo-Unidad Chile


4to Voto del Hagakure: "
tener una gran compasión con todos los seres".

Tags: Social,

Momentos de Ouro - PRÁTICA

por Niten - BR/Brasil - 22-ago-2018

Tags: MomentosdeOuro,

25 Anos de Niten no ITAIM

por Brenda-Adm - SP/São Paulo IT - 20-ago-2018

Nesse mês de Agosto comemoramos o aniversário da unidade Itaim, unidade percussora do Instituto Niten, fundada há 25 anos pelo nosso Sensei Jorge Kishikawa.

Hoje os treinos são Coordenados todas as terças pelo Sempai Silva.

E nada melhor para festeja do que um treino de Jyugeiko (luta) entre irmãos de espada, e uma cervejinha ao final do treino.
Arigatou Gozaimashita pelo caminho percorrido.











Kampai!
Que venham mais 25 Anos! 




Dia dos Pais

por Brenda-Adm - SP/Kir jovem - 14-ago-2018




Nesse dia dos Pais as Crianças do Kir Jovem fizeram uma medalha para Homenagear os Pais.
Pedimos para que cada uma escrevesse a frase que melhor representasse os Pais.

Teve Melhor Pai, Melhor Amigo, Pai mais engraçado, Pai fofinho...

Arigatou Gozaimashita aos Pais que acompanham seus filhos nos treinos sempre dando o melhor para nossos Pequenos Samurais 


Nagasaki

por Café com o Sensei - 09-ago-2018

09 de agosto de 1945. Exatamente neste mesmo horário em que trasncrevo estas 
linhas, às 11:02, explodiu a bomba Fat Man sobre a cidade portuária 
de Nagasaki.
Alguns dias depois o Japão se rendia às forças aliadas e assim se encerrou uma das páginas mais longas de sofrimento na história do povo japonês.
 
Desde então, discussões sobre a culpa dos generais japoneses da guerra, discussões sobre o rearmamento, sobre lembrar ou não as vítimas da guerra, e até cantar ou não o Hino Nacional nas escolas, surgem de tempos em tempos.
 
Mas a verdade é que após 73 anos, somente quem teve sua casa cruelmente bombardeada, conhece a verdadeira dimensão da dor e da tragédia de uma guerra.
 
Os samurais já diziam que é preciso nos preparar para evitar a guerra...
 
Façamos um minuto de silêncio.
 
- Mokuto...
 
*Mokuto = reflexão silenciosa em memória às vitimas de uma catástrofe



"A destruição de múltiplas vidas 

Escrevo este texto agora de noite. Já fazem algumas horas desde o terror que ocorreu em 1945 no Japão em Hiroshima. Está sendo difícil escrever, minhas mãos estam tremulas diante de tanto horror que estou recordando do museu da Bomba Atômica em Hiroshima. Me lembro do vestido, da bicicleta, do policial, e até da menina que nasceu depois do incidente e morreu alguns anos depois de leucemia por causa da radiação. Todos eles, elas, plantas animais e sinais de vida que desapareceram, merecem ser lembrados, vou relembrar agora como uma meditação em prol a tudo isso.
 
Havia uma mulher que estava tendo seu dia cuidando de casa, provavelmente pensando: Quando essa guerra vai acabar? Onde está o meu amado marido? Na Manchúria, na China, ninguém sabe… 
Eis que uma luz rasga o céu. O sol foi coberto pela luz. E essa luz queimou toda a pele da jovem. Como seria possível? Deus me castigou por pensar no meu marido? E aí um vento quente e forte se espalha destruindo janelas e paredes enormes como se fosse o portal do inferno se abrindo, cacos de vidro caíram e se fincaram nela como chicotes ou chuvas de fogo. Ou é coisa do demo que apareceu para nos arruinar? 
Hoje a única coisa que restou dela foi o seu vestido que estava usando no trágico dia. Havia manchas de sangue na lateral e nas costas.
Ela morreu alguns dias depois da bomba cair.
“Foi Deus ou o Diabo quem me levou? Foi a luz do divino, ou o vento diabólico que me derrubou?”
 
Não muito longe havia um menino que ganhou um presente de seu pai. Era uma bicicleta, era um presente para expressar amor do pai pelo pequeno menino de três anos. O pai estava dentro de casa, o menino amando o presente de coração de seu pai. Mesmo com a Guerra ainda existe uma relação pai e filho, que bom…Talvez assim pensava o pai. 
Um avião sobrevoa e alguns segundos depois uma forte luz se fez. O que é isso?! 
Logo em seguida o vento quente e devastador arremessa o menino e o mata. 
O pai sobreviveu mas o menino morreu a única coisa que restou naquele dia foi a bicicleta, o pai pegou a bicicleta e a guardou como todo pai guarda os brinquedos de seus bebês antes de levá-los à cama, mas dessa vez não havia mais o amor entre os dois, só um amor que foi brutalmente separado por uma luz e um vento, assim como uma folha de outono é arrancada da árvore e levada para longe.
 
Em serviço, atento, sob pressão e é claro, vivendo uma guerra numa cidade que muito conhecia, um policial vigilante e pronto para qualquer coisa. Ouviu discursos sobre o poder de sua nação regida por um imperador que era um Deus que os regia com toda sabedoria divina e que por isso não haveria chances de descansar pois estavam servindo a Deus.
Como se fosse uma missão surpresa a bomba caiu.
Uma luz!
Um vento….
Destruição…
Seria seu imperador um Deus quem fez isso a ele?
E sua mulher que fim teve?
Ele saberia mais tarde que ela morreu.
Sem entender direito viu pessoas procurando familiares e vizinhos, reuniu alguns para ajudá-lo na contagem de mortos, desaparecidos e vivos. Seria isso o mais certo a fazer? Depois de tanto sofrer sem saber o destino da esposa e todo ferido, mas olhou ao redor e viu que muitos passavam pelo mesmo ou pior, então resolveu ajudá-los.
Em sua tarefa tinha que anotar nomes dos desaparecidos e mortos, anotar o nome de seus amigos que nunca mais veria, anotar os nomes dos vizinhos que morreram.
 
Depois de toda confusão, brotos de esperança nascem, uma menina nasceu depois da tragédia, trazendo a esperança de um futuro próspero. 
Toda a sua infância foi maravilhosa, era bonita querida, de boa família era uma flor!
Eis que uma leucemia a enfermou, a causa da leucemia, radiação. Toda aquela alegria que a pequena trouxe se transformava na memória do passado tenebroso de alguns anos. A morte era certa. E aconteceu quando tinha nove anos de idade apenas.
O que é mais terrível? 
Uma coisa imediata que de repente te leva tudo?
Ou uma esperança que se transformou em tragédia causando um sofrimento lento?
 
Agora é noite, fazem setenta e três anos do acontecimento, me imagino numa noite daquela data.
As estrelas estão escuras, as árvores assombradas, onde havia objetos que desapareceram só restaram a sombra deles.
 
Vejo cada figura, uma mulher ferida, um pai enterrando seu filho, um agente persistente quase morto pensando no próximo e uma criança que tentou trazer esperança mas não conseguiu.
 
O que espero, é que todos reconheçam que o que a setenta e três anos atrás ocorreu ainda pode ocorrer hoje.

Não há maior sofrimento."

Yoshimitsu 




Yoshimitsu - Treinando em Dojo no Japão
 

1 Minuto de Mokuto

por Café com Sensei - 06-ago-2018

Hoje, 06 de Agosto, dia de lembrar a bomba de Hiroshima.
Peço a vocês, 1 minuto de Mokuto, 1 minuto de silêncio e reflexão sobre o assunto.
Arigatou

*Mokuto - Silêncio





O menino evaporou enquanto brincava no triciclo












 

Visita do Formentini a São Paulo

por Formentini - ES/ - 03-ago-2018



Shitsurei shimasu,

Me chamo Formentini, e sou membro da unidade de Vitória - ES. Recentemente, tive o prazer de visitar e treinar em vários dojos da cidade de São Paulo. Gostaria, onegai shimasu, de fazer um (relativamente) breve relato sobre essa experiência.

Tudo começou com uma ida frustrada ao Gashuku do mês de junho. Tinha feito minha inscrição, organizado a viagem, mas, devido a problemas pessoais, não pude ir. No meio da frustração, mandei um e-mail de desculpas ao Sensei pela falha. Na resposta, breve, porém, muito profunda, o Sensei disse: "Venha num futuro próximo".

Imediatamente pensei nas férias de julho. Sou professor, e tenho uma semana de recesso nesse mês. Então decidi passar esses dias e Sampa e treinar nos dojos daí. Conversei com meu Senpai (Arthur) e planejei a viagem. A princípio seriam três treinos: terça e quarta à noite em Ana Rosa, e sábado no Templo.

(...)



Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Couto - VitóriaShitsurei shimasu,
Formentini, omedetou por encarar e superar esse desafio! (Continua)

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei shimasu,
Omedetou Formentini!
Como diz uma certa frase `Permita-se ao conhecimento! Nunca é demais saber a mais.`
Com essa maravilhosa colheita, bons frutos serão recolhidos para nossa aprendizagem crescer ainda mais. (Continua)

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Isso quer dizer que podemos lutar mais vezes!
Omedetou pela iniciativa de ir até São Paulo. (Continua)

Picnic na APM

por Akio - SP/São Paulo - 01-ago-2018



(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,

TRK São Paulo 2018

por Niten - SP/São Paulo - 31-jul-2018



(...)









Resultados

IAIJUTSU
1º - Gabriela
2º - Bergamini
3º - Hiromitsu

JOJUTSU
1º - Kurosawa e Mariana
2º - Neubauer e Rocha
3º - Freitas e Dalla Pria
3º - Menino e Couto

KIR Jovem
1º - Menino
2º - Kazuo

Infanto Juvenil
1º - Puig
2º - Ichiro
KENJUTSU FEMININO
1º - Toshi
2º - Sílvia

KENJUTSU s/ bogu
1º - Yuka
2º - Lima
3º - Brendon
3º - Carvalho

KENJUTSU MASCULINO
1º - Massao
2º - Dallacqua
3º - Parreira
3º - Couto




Continua (post completo)

Fotos do 16º TRK Rio de Janeiro - 2018

por Matheus-RIO - RJ/Rio de Janeiro - 28-jul-2018




(...)



(...)





(...)


Fotos do Aluno Fernando Hofmeister - Rio de Janeiro



Continua (post completo)

In Japan with Sensei 1

por Wenzel - Nihon - 28-jul-2018

THE CLOUDS ARE THE SAME

Minasan, after 13 years I came back to Japan following Sensei in this trip to the Samurai`s land!

We`ve left from Sao Paulo on Monday straight up to the other side of the world!

All of these years, since the first time that Sensei took me to Japan in 2002. I`ve always said that this trip is a "Chinese deal"* (oops), because we`ve paid an expensive air ticket, and then, everything in Japan is expensive, but actually it`s a bargain if considering a journey to the other side of the world!
*"Chinese deal," an expression meaning a good deal.

What should Wenzel (Uenzel*) think about Japan after 13 years? Sensei was curious, would I believe that Japan changed a lot?
I`ve agreed writing a little about this, and I share with all of you some thoughts. I apologize in advance for the size of it.
* "Uenzel" - Sensei kindly pronounces Senpai Wenzel`s name in this way.

The trip is extensive, there`s no other way. Our scale is in London.
(...)



(...)




The clouds are the same



Continua (post completo)

Tags: Viagemjapao,

En Japón con Sensei 1

por Wenzel - Nihon - 28-jul-2018

LAS NUBES SON LAS MISMAS

Minasan, ¡13 años después vuelvo a Japón acompañando a Sensei viajando a la tierra de los Samurais!

¡El lunes partimos de San Pablo hacia el otro lado del mundo!

En todos estos años, desde la primera vez que Sensei me llevó con el a Japón en 2002, siempre he dicho que ese viaje es un asunto chino (! Ops), pues pagamos un pasaje caro, después de todo, en Japón todo es caro, pero en el fondo es una ganga para ser un viaje a otro planeta!

¿Qué será lo que Wenzel (Uenzel) pensará de Japón 13 años después? Sensei estaba curioso: ¿creería que Japón cambió mucho? Decidí que voy a escribir un poco al respecto, y comparto con ustedes algunos pensamientos, gomen desde ya por el tamaño.

El viaje es largo, no hay manera. Nuestra escala es en Londres.
(...)



(...)



Ahora el día ya aclaró aquí, hora de poner el Kimono y Hakama! as nubes son las mismas




Continua (post completo)

Tags: Viagemjapao,

No Japão com o Sensei 1

por Wenzel - Nihon - 28-jul-2018



AS NUVENS SÃO AS MESMAS

Segunda feira partimos de São Paulo rumo ao outro lado do mundo!

Nesses anos todos, desde a primeira vez que o Sensei me levou consigo ao Japão em 2002, tenho sempre dito que essa viagem é um negócio da China (! Ops), pois pagamos uma passagem cara, depois, no Japão tudo é caro, mas no fundo é uma pechincha para uma viagem a outro planeta!

O que será que o Wenzel (Uenzel) vai achar do Japão 13 anos depois? Sensei estava curioso: eu acharia que o Japão mudou muito?
Combinei que vou escrever um pouco a respeito, e divido com vocês alguns pensamentos, gomen desde já pelo tamanho.

A viagem é longa, não tem jeito. Nossa escala é em Londres.
(...)



(...)



As nuvens são as mesmas




Continua (post completo)

Tags: Viagemjapao, Egan2019_Ago,
comentários   2 de 2

Plínio Marcos - Rio de JaneiroQue presente!
Imagens vivas, experiências compartilhadas!
Um ótimo exemplar do ` Pensar no Outro ` .
Arigatou Gosamaishitá!
(Continua)

Amós Batista - São PauloOhayo gozaimashita, senpai.

Adorei o relato. Arigato gozaimashita por compartilhar tanta coisa para a gente.

Saionara. (Continua)



Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br