O Instituto Niten tem cruzado fronteiras para além do Brasil. Além da presença já há mais de 10 anos na Argentina, agora alunos do Niten que se mudaram para os EUA também fundaram Dojos em Miami, Denver e Orlando. No México surgem novos Dojos incluindo um na Baixa Califórnia no oceano Pacifico.
O Niten chegou definitivamente à Colômbia. O Dojo do Uruguai vem tomando força. A estrutura no Chile foi renovada com um novo coordenador exclusivo.
Para nós é uma alegria chegar a novos países e cruzar fron
t
eiras.
Para os alunos e instrutores do Instituto N
iten é uma fonte de sabedoria e conhecimento visitar mais locais, conhecer mais culturas, interagir com pessoas distintas em cada país!
E temos a satisfação de receber em todos os locais novos a receptividade calorosa e intensa de novos alunos, que encontram no treinamento pelo Método KIR a Espada que dá a vida, em abundância!
EGAN 2017 Dezembro Caros leitores e amigos o EGAN, a newsletter do Instituto Niten, esta de volta! Com a publicação constante de material em nosso site, nos Cafés com Sensei, e no Facebook, o Egan agora tem o objetivo de ser uma compilação das notícias que foram destaque no período. Esperamos que gostem, e principalmente que o EGAN continue sendo um mensageiro e inspirador da Espada que da a Vida a todos que o recebem, lembrando-nos sempre em ter GARRA, KIAI e PERSEVERANÇA em nossas batalhas diárias. Força a todos!
"Na primeira vez que vim ao Japão disse que os ensinamentos do Sensei e do Niten me ajudaram muito, especialmente para não cometer gafes e evitar problemas.
Nesta segunda vez não foi diferente. Ao procurar emprego e ao falar com meus chefes japoneses por exemplo, as palavras que o Sensei nos passa são importantes e causam admiração quando as reconhecemos e as recitamos: Majime, isshokenme, sei sei do do, entre outras. Mas o que me impressionou foi que, ao ficar um mês nos EUA, lá também o Niten funciona!
Ao me portar seguindo os ensinamentos do Niten, recebia elogios e todos me achavam agradável e educado. Ao andar na rua como se estivesse no dojo, seguindo a etiqueta e os costumes japoneses ensinados pelo Sensei, você tem as portas do mundo abertas. Me senti realmente assim, como se pudesse ir a qualquer lugar do planeta e ser aceito, graças ao jeito Niten de ser. Arigatougozaimashitá! Sayounara!"
Recebemos Senpai Vaz - Coordenador de Niten em Brasil. Un profesor excepcional, con pocas palabras, mucho lenguaje corporal y firmeza en su instrucción.
"Éramos siete inscritos, el ser pocos sería un privilegio. El entrenamiento comenzó con Niten Ichi Ryuno sabíamos si la barrera del idioma nos permitiría entender lo que Senpai Vaz nos diría, pero ¡ahí fue donde nos llegó el primer ipon! Senpai Vaz es un profesor excepcional, con pocas palabras, mucho lenguaje corporal y firmeza en su instrucción daba a entender conceptos tremendamente complejos. A medida que avanzaba la clase, nos enseñaba aún más conceptos, luces que no habíamos visto antes, claridad en aspectos donde antes no la había. Cuando ya llevábamos una hora y media no lo podíamos creer, pensábamos que quedaba mucho tiempo de katas.
Llegó el momento de Kenjutsu. Fue todo tan didáctico, el segundo men ipon de Senpai Vaz, el ser capaz de explicarnos estas cosas con pocas palabras y mucha energía, ayudándonos a entender que las palabras son secundarias en el kenjutsu, el entrenamiento es lo principal. Nuestro nivel de felicidad no había bajado en lo más mínimo, seguíamos siendo niños en la nieve, disfrutando al máximo de este privilegio. Luego, comenzó el Keiko, todos pudimos combatir un buen tiempo contra Senpai Vaz, su kiai, energía y alegría se apoderaron del dojo. Movimientos con propósito, muy controlados, un gran guerrero, tercer men ipon. Pude ver en la mirada de todos mis compañeros alegría e incredulidad, por todo lo aprendido, estábamos todos impresionados, teníamos altas expectativas con el entrenamiento, y fue tanto más de lo que esperábamos, que manera de aprender.
Arigato Gozaimashita Senpai Vaz, esperamos volver a verlo en Chile."
A Família Vitoretti treina na Unidade Campo Grande do Instituto Niten. De um em um, todos começaram a treinar, e quanto mais a família se aproximava dos treinos, mais o respeito e carinho mútuo cresciam dentro de casa. Encontraram no Niten um Caminho para Seguir Juntos. Um Dojo para Pais e Filhos
15º Torneio Brasileiro Individual de Kobudô 2017. Todos contra todos e cada um contra si!
O Torneio recebe participantes de todo o Brasil e América Latina e trás competições das diversas artes do Kobudô além de demonstrações de técnicas antigas, entre elas o Niten Ichi Ryu do Samurai Miyamoto Musashi.
O Torneio por equipes ao lado do torneio individual são os dois torneios de Kobudo organizados anualmente pela Confederação. Dia de ir para a guerra em Equipe, fazer estratégias em conjunto e lutar lado a lado.
Arigatou Gozaimashita pela presença de todos alunos e familiares!
"A Comemoração dos 20 do Niten no Rio Grande do Sul reflete a perseverança do Sensei, indo ao Japão para buscar o Kobudo e dedicando sua vida para aprender e ensinar o Caminho; a perseverança do Senpai Joel, que há 20 anos aceitou o desafio de acreditar e treinar com o Sensei, e a perseverança do Senpai Alessandro que aceitou o desafio de assumir a unidade Porto Alegre quando Senpai Joel foi para a Argentina." - Jonatha (Unidade Porto Alegre)
"Arigatou Gozaimashita ao Senpai Alessandro por tocar Porto Alegre e não desistir, arigatou gozaimashita pelo Senpai Joel viajar horas e horas para trazer o Niten para o sul e continuar levando o Niten para o mundo, e arigatou gozaimashita ao Sensei, por ter um sonho, ir atrás dele, fazer dele uma realidade e incentivar a outros a compartilhar o mesmo caminho, com passos largos para frente." - Daniela Cavalheiro (Unidade Porto Alegre)
"No Shin Hagakure Sensei nos ensina que devemos subir a montanha. Agora percebi que não devemos esperar até ficarmos mais experientes ou confiantes para tal - quanto mais cedo subirmos, melhor." - Rocha (Unidade Porto Alegre)
“Treinar com sinceridade, caminho da felicidade!”- Vera Piccoli (Unidade Caxias do Sul)
Este tradicional treinamento do Caminho surge Japão e é mantido vivo até os dias atuais, voltado ao fortalecimento espiritual: o Kangeiko.
寒 Kan = frio 稽古 Keiko = treinamento
Com este objetivo, o Niten realiza anualmente o Kangeiko. O Kangeiko ocorria nos dias mais frios do inverno, para que os samurais praticassem com fúria e resiliência, e assim superassem seus limites, sobrevivendo aos tempos de paz com dignidade.
Palavras do Kangeiko
"Um dos grandes aprendizados tem sido o da busca do equilíbrio entre a exigência e a expectativa do proceder certo, com o perceber até onde cada "corda" possa ser esticada, para produzir as mais belas músicas, dentro de sua "estrutura" e grau de aprimoramento. E ainda de maneira legítima, ou seja, com o reconhecimento de que naquele momento e caminho possamos compartilhar algo que nos permitirá crescer mais juntos que separados." - Romeiro (Unidade Brasilia)
"Ao final, quando o Sensei tocou o sino para o mokuso, um sentimento de paz tomou conta de mim e só existia o som do sino diminuindo bem devagar. Foi o sentimento que mais me marcou neste gashuku e que eu ainda não tinha vivenciado no Niten." - Ana Lucia (Unidade Vila Mariana)
"Superamos o frio: aqueles que não eram acostumados que vieram de regiões quentes, até mesmo nós do sul e da Argentina que somos acostumados tivemos que superar o frio durante a noite e o cooper." - Gabriele (Unidade Caxias do Sul)
O Sensei Jorge Kishikawa foi acompanhado por vários graduados para os Estados Unidos com o objetivo de apresentar o Kenjutsu para os americanos.
"Nossos primeiros dias em Miami em preparação para Encontro Pan-Americano ultrapassaram minhas expectativas. Os grupos Brasileiros, Argentinos e Americanos se entrosaram muito bem e apoiaram uns aos outros durante todo o tempo. Após os preparativos veio o treino. Treino pesado seguido por Shiais (Lutas) em que até os visitantes e iniciantes tiveram a oportunidade de lutar e sentir a adrenalida pulsando, foi uma experiência inesquecível assistir ao Sensei praticar em Miami. Acredito que estamos indo na direção certa e que o Niten tem um futuro brilhante nos Estados Unidos. Nossos corpos podem estar cansados mas nossos espíritos estão leves e felizes..."
"... Últimos dias - "Sem um sonho, força de vontade e perseverança nenhum objetivo será alcançado". Essa foi a lição que ele aprendeu dos antigos mestres. E isso é exatamente o que nos trouxe aqui. O sonho do Sensei de criar um Instituto único que poderia não apenas ensinar as antigas artes marciais da espada mas também a cultura Samurai, tradição e outros valores que foram esquecidos até mesmo no Japão
Emsinar uma bela arte para espíritos elevados... Niten está aqui para ficar. E crescer!!" - Barreto (São Paulo)
Una nueva edición de nuestro Torneo Regional de Kobudo en modalidad individual.
El frio exterior no afectó la calidez humana que se extendió a toda la jornada, un gran numero de samuráis nos acercamos ese día tanto para competir como para colaborar en la organización y vivir juntos momentos llenos de emoción y espíritu deportivo.
O aluno Esteves é músico e fez um arranjo da música da homepage do Niten para os vídeos de Momentos de Ouro.
O arranjo é baseado na faixa usada na homepage do Instituto Niten, agora em uma versao para teclado apenas. Confira no video abaixo, com o Sensei falando sobre a Melodia nos combates!
O Instituto Niten vem divulgando nos Cafés com o Sensei e nas redes Sociais, alguns trechos dos Momentos de Ouro
Tão importantes quanto o treinamento técnico, ou mais, porque são feitos para mudar o Homem
Nos Momentos finais do treino o, os alunos se reúnem em torno do Sensei ou do Senpai responsável pelo treinamento para ouvir ensinamentos sobre a cultura samurai e a filosofia japonesa. Conceitos como Disciplina, Auto-Controle e Concentração são abordados sob a ótica samurai e os alunos aprendem como utilizar os ensinamentos da espada em seu dia-a-dia.
Veja mais vídeos com trechos de Momentos de Ouro no Site Português / Español
O nome eGan vem de 'GAN', o ganso selvagem japonês, mensageiro de boas novas, que agora lhe são enviadas por email!
'EGAN' é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto Niten e conta com a colaboração dos alunos. Mande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário por email. Arigato Gozaimashita pela leitura! Equipe Egan - egan@niten.org.br
"Este gashuku de fin de año inició con un keiko de confraternización con kohais y senpais de Chile, Uruguay, Brasil y México. Fueron breves pero intensos combates con mucho kiai que nos permitieron poner a prueba las técnicas que veníamos practicando con personas con la que no luchamos habitualmente. En mi caso, fue un desafió aplicar los kamaes de 3 kyu por primera vez y, además, tratar de desarrollar una estrategia eficiente para emplearlos cuando no estaba acostumbrada a ellos. En esa situación me encontré luchando con Sensei desde waki kamae. Luchar con Sensei siempre es un placer. Recuerdo que en varios de los keikos que he tenido en otros gashukus sentí que Sensei fluía como el agua, un caudal impetuoso imposible de contener o una suave corriente que se escurría entre las rocas, difícil de atrapar. No esta vez, en este gashuku sentí que Sensei era como el reflejo de la luna en el agua. Uno lo ve enfrente de uno, siente que está al alcance de la mano, pero no es así. Apenas uno se mueve para intentar alcanzarlo, para acertar un golpe, este desaparece y, ¡sorpresa! Vuelve a aparecer en otra ubicación atinando un golpe perfecto. La primera vez quedé aturdida, no sabía que había pasado ni cómo Sensei había atinado el golpe, ni donde lo había hecho, si seguía enfrente mío sonriendo. La segunda y la tercera vez también. Creo que recién en la última vez vi a Sensei “desaparecer” de enfrente mío para atinar un men por mi derecha. En segundos sonó el silbato y agradecí con una gran sonrisa a Sensei mientras trataba todavía de entender cómo había “desaparecido”. ¿Tal vez fui yo que parpadeé? Sólo una forma de averiguarlo, volver a luchar con Sensei.
Un gashuku más, un día más de entrenamiento intensivo, de aprendizaje y de momentos inolvidables. En especial el entrenamiento de Suio Ryu con Sensei, hace tiempo que no reía tanto. Todavía tengo un largo camino que recorrer.
¡Domo arigato gozaimashita Sensei por haber vuelto a Buenos Aires a entrenar con nosotros!
Com a chegada do verão, o movimento nos pontos turísticos da cidade aumenta bastante, e consequentemente a quantidade de lixo nas ruas também.
O Hayabusa de Florianópolis se reuniu no início do mês para limpar a Lagoa da Conceição! Recolhemos tampinhas de garrafa, latinhas vazias, bitucas de cigarro e muito mais.
Este domingo 17 de Diciembre tuvimos otro inolvidable Gashuku (o Entrenamiento Intensivo) con nuestro Sensei Jorge Kishikawa y su hijo Yoshimitsu. Esta vez fueron más de 60 los samuráis de Argentina, México, Uruguay, Chile y Brasil que se dieron cita en el tradicional Club Banco Nación de la localidad de Vicente López.
En esta ocasión el keiko (o lucha) con armadura de protección y el shiai (o enfrentamiento con arbitraje) fueron los protagonistas de la jornada aunque también pudimos practicar KISHIKAWA RYU y SUIO RYU IAIJUTSU. La cantidad de detalles que pudimos aprender ese día es increíble y es seguro que todos los participantes quedaron tan entusiasmados como dotados de nuevos conocimientos.
Aquí les dejamos una selección de imágenes del día y de testimonios que muestran lo intenso y valiosa que fue la experiencia general:
“Fui para compartir mi energía y salí recargado. En el momento del shiai, cada combate de mis compañeros lo sentí como propio. Y como no me quedaba más que esperar mi turno y verlos combatir decidí que lo mejor era emplear el kiai que sobraba para dar aliento. Espero que se hayan sentido tan acompañados como yo me sentí al luchar. Jamás me voy a cansar de recomendar a todos los alumnos asistir a estos eventos. Son experiencias únicas y nos es imposible transmitir la intensidad de lo vivido en estas pocas líneas” Soler, Unidad Vicente López, Argentina
“Al llegar el momento de aprender con Sensei, del keiko, me pregunté, ¿Estoy nervioso? La respuesta fue un calmado "no". En todo momento lo que yo sentí es que transmitía calma, precisión, y fluidez. Me sentí nuevamente como cuando niño. Primer clase directamente de Sensei. Domo Arigatōgozaimashita” Meligrana, Unidad Abasto, Argentina
“Hace seis meses aproximadamente que pertenezco a niten. En esos meses siempre eh escuchado hablar maravillas del gashuku y de lo que significaba entrenar con Sensei. Tuve la oportunidad de participar el domingo 18 para vivir en Carne propia esos relatos”. Perdriel, Unidad La Plata, Argentina
“Fue una experiencia que nunca olvidaré. Siento que cada sacrificio que hice para viajar a Argentina valió la pena. La felicidad que siento ahora lo paga todo. Soy joven en el camino (llevo apenas 5 meses en Niten) (…) Puede entrenar y conocer a sensei. Pude aprender mucho al observarlo, no solo cosas técnicas de Kenjutsu y Iajutsu, sino también como persona. Su actitud refleja un gran espíritu, la presencia de sensei en el momento generó en mí un sentimiento imponente, difícil de explicar en palabras (…) Realmente viví una experiencia divertida, llena de risas, camaradería, compañerismo, aprendizajes, donde pude conocer a increíbles personas y cumplir un sueño. Magga, Unidad de Santiago de Chile, Chile
“De algún modo u otro intenté seguir formando parte del mundo de Niten, en el segundo embarazo entrené iai hasta los 7 meses y en el tercero hasta los ocho y medio, pero dado los 3 embarazos que cursé, es la primera vez que puedo practicar y combatir Kenjutsu con Sensei. Realmente me emocioné hasta las lágrimas. Cuando terminó la pelea, sabiendo que había dado todo y que finalmente llegaba este momento que tantos años había esperado. En muy poco tiempo Sensei pudo demostrar muchas cosas que me hacían falta y me fui con muchas enseñanzas que espero aplicar en el futuro. Niten, de algún modo siempre muestra nuevas facetas y aprendizajes a quien esté dispuesto a enfrentarlos con coraje y con valor”. Ogñenovich, Unidad Mercedes, Argentina
“Primer Gashuku en mi corta experiencia en la escuela. Experiencia que repetiré cada vez que pueda. (…) Contento como Samurai con armadura nueva. Narabé y apertura del Gashuku por parte de Sensei. Comienzo de un día, largo, agotador, donde participamos y sudamos juntos los que andamos este mismo camino. No sé cuantos seríamos, unos setenta, ochenta, todos entrenando y aprendiendo juntos. Sensei luchó con cada uno, para conocer un poco más a cada uno. Dar las gracias fue todo lo que hacer pude antes de que pasara mi tiempo y termináramos ambos con una sonrisa en el rostro. “Eso es Kenjutsu Pereyra”, como lección final del intercambio. En lo personal me queda esa sensación de haber vivido uno de esos días que se recuerdan positivamete por lo aprendido y lo vivido, con mucho que pensar y que contar a los compañeros de Uruguay y la certeza de que falta mucho por aprender. Martín Pereyra, Unidad Montevideo, Uruguay
Saturday the 10th and Sunday the 11th of February, 2018
Miyamoto Musashi´s Kenjutsu Style - Full Seminar with the long sword program - 8 hours of training over 2 days - Beginners are welcome
Instructor Alexandre Vaz Tchuden Rank and Kenjutsu Combat Master through Sensei Jorge Kishikawa, Menkyo Kaiden, Niten Institute, from the direct Japanese Yoshimoti Soke lineage.
Be welcome to a full HYOHO NITEN ICHI RYU SEMINAR, to be held on Saturday the 10th and Sunday the 11th of February 2018 in Lisbon, Portugal. All those interested in Miyamoto Musashi´s Kenjutsu Style and wooden sword techniques are welcome, whether they already have previous martial arts experience, or not!
Instructor is Alexandre Vaz, Niten Ichi Ryu Tchuden Rank, direct disciple of Sensei Jorge Kishikawa, Niten Ichi Ryu Menkyo Kaiden (highest rank), and directly linked to the original Japanese Yoshimoti Soke (grandmaster) lineage, after Motoharu Gosho Shihan. Alexandre Vaz is also an Iaijutsu instructor and Kenjutsu Combat Master.
The Seminar will be divided into two days: Saturday afternoon from 13h to 18h and Sunday from 9h to 12h. Participation fee is 100 Euros for both days, or 80 Euros for one single day.
We kindly ask those interested to RSVP by email to:
contact@niten.org
In your email, please include some details about 1) any prior martial arts experience (although it is not required), and 2) if you have training materials available (such as a wooden sword). With this information, we can advise you about appropriate training clothes, wooden sword usage or buying sources, as well as inform you of other details including dojo location and others.
"Konnichiwa Sempai! Tenho uma boa notícia para contar! Recebi uma promoção trabalho. Serei Coordenadora. Quando o Diretor e o Gerente me comunicaram da mudança, comentaram que é um reconhecimento pela minha demonstração de envolvimento e interesse com a empresa.
Nessas horas, não há como não lembrar das coisas que aprendemos e praticamos no Niten. É uma prova de que o que adquirimos através da espada pode ser aplicado em qualquer lugar, nos diferencia dos outros, e se transforma em frutos que podemos colher.
A resiliência para resolver os problemas com tranquilidade, a clareza e sinceridade na hora de atender os clientes, a minúcia no corte de cada análise financeira, de cada documento... O iaijutsu incorporado no meu jeito de lidar com as coisas foi, pouco a pouco, aparecendo para as pessoas ao meu redor.
E é preciso reconhecer sempre o esforço do Sensei e dos senpais, por tudo que me ensinam a cada treino, dando a chance de que coisas boas como essa aconteçam em meu caminho. Kokoro kara, arigatou gozaimashita!
Por outro lado, estou assumindo esse novo posto em um momento complicado para a empresa, onde estão acontecendo muitas mudanças...
Será um grande desafio, e acabo lembrando do meu 5º kyu, que acabei de receber. De certo modo são momentos parecidos... tenho certeza de que precisarei me agarrar à Coragem e ao treino!
"Our first days in Miami in preparation for the Pan American Encounter was beyond my expectations. The Brazilian, Argentinian and American teams commingled very well and supported one another during the whole time.
After the preparations came the training. Heavy training followed by shiais in which even the newcomers and beginners had a chance to fight and feel the adrenaline pumping was an unforgettable experience to watch Sensei practicing in Miami. I think that we are going in the right direction and that Niten has a bright future in the US. Our bodies may be tired but our souls are light and happy...." Barreto - São Paulo
Tradução:
"Nossos primeiros dias em Miami em preparação para Encontro Pan-Americano ultrapassaram minhas expectativas.
Os grupos Brasileiros, Argentinos e Americanos se entrosaram muito bem e apoiaram uns aos outros durante todo o tempo. Após os preparativos veio o treino. Treino pesado seguido por Shiais (Lutas) em que até os visitantes e iniciantes tiveram a oportunidade de lutar e sentir a adrenalida pulsando, foi uma experiência inesquecível assistir ao Sensei praticar em Miami. Acredito que estamos indo na direção certa e que o Niten tem um futuro brilhante nos Estados Unidos.
Nossos corpos podem estar cansados mas nossos espíritos estão leves e felizes..." Barreto - São Paulo
por Café com o Sensei - RS/Porto Alegre - 16-nov-2017
"A Comemoração dos 20 do Niten no Rio Grande do Sul reflete a perseverança do Sensei, indo ao Japão para buscar o Kobudo e dedicando sua vida para aprender e ensinar o Caminho; a perseverança do Senpai Joel, que há 20 anos aceitou o desafio de acreditar e treinar com o Sensei, e a perseverança do Senpai Alessandro que aceitou o desafio de assumir a unidade Porto Alegre quando Senpai Joel foi para a Argentina." - Jonatha (Unidade Porto Alegre)
"Arigatou Gozaimashita ao Senpai Alessandro por tocar Porto Alegre e não desistir, arigatou gozaimashita pelo Senpai Joel viajar horas e horas para trazer o Niten para o sul e continuar levando o Niten para o mundo, e arigatou gozaimashita ao Sensei, por ter um sonho, ir atrás dele, fazer dele uma realidade e incentivar a outros a compartilhar o mesmo caminho, com passos largos para frente." - Daniela Cavalheiro (Unidade Porto Alegre)
"No Shin Hagakure Sensei nos ensina que devemos subir a montanha. Agora percebi que não devemos esperar até ficarmos mais experientes ou confiantes para tal - quanto mais cedo subirmos, melhor." - Rocha (Unidade Porto Alegre)
"Outro fato muito marcante, foi o convívio com todos os colegas de outras unidades do Brasil, Chile e Argentina. Essa diversidade de pessoas me deixou com muita vontade de ir em mais eventos do Niten, em São Paulo, para rever esses colegas e conhecer (lutar com) outros." - Mara (Unidade Porto Alegre)
"Desde la selección del Parque Bondinhos Aéreos de Canela, dónde pudimos disfrutar de un paisaje natural magnífico, calmo y armonioso, hasta el paseo por el centro de Gramajo, dónde contemplamos un desfile tradicional y disfrutamos de un paisaje urbano particular y encantador en su propia manera." - Daiana (Unidade Buenos Aires)
"O tema dos Momentos de Ouro foi: A Coragem!" - Noemi (Unidade Caxias do Sul)
"Quando falamos de Sensei imaginamos alguém que é bravo e fechado aos outros, mas quando pudemos conhecer o Sensei Jorge Kishikawa pudemos ver que ele é bem humorado, porém sério quando precisa ser. O que mais gostei no Gashuku de 20 anos do Instituto Niten em Porto Alegre foi o shiai no final, com torcidas animadas." - Emannuel (Unidade Caxias do Sul)
"20 anos é um bom tempo, mas passa rápido!". Essa foi a frase recorrente do Sensei para o Evento. Mas confesso que, ao ouvir estórias pra lá e pra cá" - do início do Senpai Joel, primeiros treinos em Poa, pioneirismo em outros países do Sul, e expansão para cidades de Caxias, Novo Hamburgo e Gravataí , senti que 20 anos estavam mais pra 40. Aconteceram tantas coisas nesse Caminho que só quem vive intensamente pela espada, e pelos outros, poderia cumprir em tão "pouco" tempo." - Shindi Sakaguti (Unidade Curitiba)
"Momentos de Diamante que recebi na janta de domingo (devidamente anotados em um guardanapo pois era o que tinha disponível no momento): Que possamos todos treinar para sermos felizes e vivermos intensamente!" - Fontes (Unidade Porto Alegre)
"Participar do Gashuku dos 20 anos da Unidade do NITEN Porto Alegre foi a comprovação de estar trilhando o Caminho pela direção correta!" - Machado (Unidade Novo Hamburgo)
“Treinar com sinceridade, caminho da felicidade!”- Vera Piccoli (Unidade Caxias do Sul) Tags: Egan2017_Dez,
Em Outubro tivemos nosso Torneio por Equipes de Kobudô! O Torneio é uma experiencia inesquecivel, é dia de montar sua equipe e Suparar limites cruzando Espadas.
A empolgação das torcidas animou a todos os Competidores! Arigatou Gozaimashita pela presença de todos alunos e familiares!
First news from Pan American with the entourage of Brazilians and Argentines at the dojos of Miami and Denver...
"Shitsureishimasu, Sensei
Konbawa
Our first day in Miami in preparation for the Pan American Encounter was beyond my expectations. The Brazilian, Argentinian and American teams commingled very well and supported one another during the whole day. I had the opportunity to talk to most of the participants and got very positive comments from all of them. Heard from an American that got his first kyu today: "I don"t like to wake up early. The only day thatI do is the one that I have the Niten class ".
I think that we are going in the right direction and that Niten has a bright future in the US
Arigato gozaimashita.
Sayonara," Barreto
Tradução: "Shitsurei Shimassu Konbawa! Nosso primeiro dia em Miami em preparação para Encontro Pan-Americano ultrapassaram minhas expectativas. Os grupos Brasileiros, Argentinos e Americanos se entrosaram muito bem e apoiaram uns aos outros durante o dia inteiro. Eu tive a oportunidade de falar com a maioria dos participantes e recebi ótimos comentários de todos. Ouvi de um americano que recebeu seu 1º Kyu (Graduação) hoje: "Eu não gosto de acordar cedo. O único dia que faço isso é o dia das aulas do Niten" Acredito que estamos indo na direção certa e que o Niten tem um futuro brilhante nos Estados Unidos. Arigato gozaimashita. Sayounara" Barreto - Aluno Niten São Paulo
"Na primeira vez que vim ao Japão disse que os ensinamentos do Sensei e do Niten me ajudaram muito, especialmente para não cometer gafes e evitar problemas.
Nesta segunda vez não foi diferente. Ao procurar emprego e ao falar com meus chefes japoneses por exemplo, as palavras que o Sensei nos passa são importantes e causam admiração quando as reconhecemos e as recitamos: Majime, isshokenme, sei sei do do, entre outras. Mas o que me impressionou foi que, ao ficar um mês nos EUA, lá também o Niten funciona!
Ao me portar seguindo os ensinamentos do Niten, recebia elogios e todos me achavam agradável e educado. Ao andar na rua como se estivesse no dojo, seguindo a etiqueta e os costumes japoneses ensinados pelo Sensei, você tem as portas do mundo abertas. Me senti realmente assim, como se pudesse ir a qualquer lugar do planeta e ser aceito, graças ao jeito Niten de ser. Arigatougozaimashitá! Sayounara!"
O Instituto Niten vem divulgando nos Cafés com o Sensei e nas redes Sociais, alguns trechos dos Momentos de Ouro
Tão importantes quanto o treinamento técnico, ou mais, porque são feitos para mudar o Homem
Nos Momentos finais do treino o, os alunos se reúnem em torno do Sensei ou do Senpai responsável pelo treinamento para ouvir ensinamentos sobre a cultura samurai e a filosofia japonesa. Conceitos como Disciplina, Auto-Controle e Concentração são abordados sob a ótica samurai e os alunos aprendem como utilizar os ensinamentos da espada em seu dia-a-dia.
Desde Niten Argentina enviamos un grito de aliento a nuestros hermanos mexicanos. Sabemos que tanto Senpai Aguirre –Coordinador de ese país- como sus alumnos se encuentran bien.
Les deseamos que en este momento difícil puedan usar todo lo aprendido en el entrenamiento para ayudar a sus familiares y amigos a recuperarse.Que la energía guerrera no falte en el espíritu de todos y cada uno.
Este fin de semana, los alumnos de Niten Chile homenajearon con mucho Kiai al pueblo mexicano que está atravesando momentos difíciles debido a los últimos acontecimientos ocurridos y que son de público conocimiento. Desde la ciudad de Santiado de Chile, enviamos nuestros mejores deseos y mucha fuerza al Coordinador de Niten México Senpai Aguirre, a nuestros compañeros de armas y a todo el pueblo mexicano!
O site do Instituto Niten tem como objetivo transmitir informações a respeito do universo das artes da espada samurai e cultura japonesa aos alunos do Instituto e aos interessados em geral.
Este site se reserva o direito a transmitir apenas aquilo que esteja em consonância com suas propostas, garantindo a seriedade de seu conteúdo. Em respeito a este mesmo direito de propagar e endossar somente o que for reconhecidamente aprovado pela direção do Instituto resguardamos o direito de réplica.
Os textos deste site estão sujeitos a correções e não necessariamente refletem os pontos de vista das escolas tradicionais com as quais possuímos ligações.
Os artigos de autoria do Instituto Niten podem ser reproduzidos, citados e distribuídos livremente, desde que isto seja feito de forma gratuita. Solicitamos apenas que o endereço da fonte seja divulgado.
Os artigos de outros autores — relacionados na Bibliografia deste site — são protegidos por direitos autorais. As citações são feitas conforme a permissão do Artigo 46 da Lei 9.610 sobre Direitos Autorais. Os materiais de origem norte-americada são citados sob a autoridade do Fair-Use Statute United States Code, Title 17, Section 107.
O Instituto Niten respeita a propriedade intelectual de outras pessoas. Caso você acredite que seu trabalho tenha sido violado, por favor entre em contato conosco para que isto seja sanado.
Para melhor proteger a privacidade de seus visitantes, o Instituto Niten compromete-se a não divulgar os dados pessoais daqueles que entrarem em contato conosco e se cadastrarem em nosso informativo.
Também nos comprometemos a não enviar spams e nos restringimos a apenas responder as perguntas e solicitações que nos forem enviadas por e-mail.
O Instituto Niten envia aos seus cadastrados somente sua Newsletter, o EGAN, para inscritos que tenham optado por recebê-la, ou em anexo a uma resposta a perguntas enviadas por email ou pelo nosso formulário.
O site do Instituto Niten é desenvolvido pela equipe administrativa do Instituto.
Agradecemos a todos os alunos e amigos que contribuíram e acrescentaram um pouco de sua energia ao site.