Hayabusa e Kir Jovem de São Paulo e Campinas no Zooparque de Itatiba - 11 de Setembro de 2016
Peter, Aluno do Niten Rio de Janeiro esteve em Estágio na ADM nesse mês de Setembro.
Sempre a postos para o que fosse preciso!
"Nesses 6 dias que passei na ADM do Niten foi como estar no Dojo o tempo todo; sempre estar atento aos Senpais e ao Sensei, pronto para ser útil ao Mestre. Em vários momentos teve situações que lembravam palavras do Momentos de Ouro, ensinamentos do Dojo e conselhos dos Senpais.
Foi uma oportunidade de conhecer e participar do trabalho dos Senpais que estão todo dia ao lado do Sensei garantido o funcionamento correto do Niten.
Também pude participar dos treinos nos Dojos de Ana Rosa e Vila Mariana, cruzando espada pela primeira vez com muitos Irmãos de Espada, e aprendendo algumas estratégias novas.
Doumo Arigatou Gozaimashita ao Sensei, Senpai Wenzel e a todos os Senpais que me auxiliaram nessa oportunidade de aprendizado no Caminho."
Peter - Rio de Janeiro
Ohayou gozaimassu. mina san!
Neste sábado, dia 10/09/2016 o Hayabusa, grupo de jovens do Instituto Niten, voltou ao Instituto Santa Fé, instituição que trabalha acolhendo meninos e meninas vítimas de maus tratos, abandono e muitos deles provenientes das ruas de São Paulo.
Nossa parceria com eles começou em Julho, quando fizemos a entrega de doações de materiais de limpeza e higiene pessoal e foi continuado com as crianças pegando a shinai e se sentindo Samurais.
Na nossa convivência com eles, a base de suor e kiai, nos fez aprender e foi de encher o coração de alegria.
Ações como essas ajudam muitas pessoas e fazem com que mantenhamos acesa a chama do Bushidô, além de exercitar nosso 4º voto.
Esperamos todos presentes nos nossos próximos eventos!
Arigatou gozaimashita!
Paiva.
Hayabusa e Sensei na entrega com as doações.
Hayabusa suado após o evento.
Akio, Paiva, Jorge, o responsável do dia pelas crianças e Toshi.
+ Fotos no Gallery
Os Treinos de Goshinjutsu já começaram regularmente em todas as unidades de São Paulo
Durante os Treinos de Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
- As artes do Kobudô, seja o kenjutsu, jojutsu, iaijutsu ou qualquer outra que praticamos no Niten, têm aplicações Goshin.
"Go" significa defesa, e "shin" o corpo.
Ou seja, a defesa do corpo."defesa pessoal".
As artes do Kobudô do Niten, oferecem técnicas que serviam nos campos de batalha e nos tempos dos samurais.
Foto da última Quinta-feira no Dojo Ana Rosa
Uma ótima Novidade na unidade de Caxias do Sul:
a abertura do Kenjutsu Infantil (para crianças de 05 a 12 anos)!
Os Treinos já começaram aos Sábados no Colégio Santa Catarina
Konnitiwa Mina-san! Esse domingo tivemos nosso TRK de Caxias do Sul, treinamos nosso espírito de guerra! Tivemos presença dos alunos de Porto Alegre e Novo Hamburgo colocando o espírito à prova! Destaque para a participação especial no nosso torneio do Martim, novo aluno do KIR Jovem de Caxias do Sul, resolveu por em prática a sua coragem e lutou com o Senpai Alessandro! O Martim provou que com cinco anos se pode ter muita coragem e energia! (...) A união do Niten! Segue os resultados: JOJUTSU 0 Kyu 1º - Rech (Caxias) 2º - Toni (Novo Hamburgo) 3º - Jonatha (POA) JOJUTSU 7ºKyu 1º - Juliana (Caxias) 2º - Matsuda (Caxias) 3º - Gabrielle (Caxias) JOJUTSU 6º+ Kyu 1º - Petersen (POA) 2º - Mára (POA) 3º - Juliana (Caxias) JOJUTSU 5º+ Kyu 1º - Petersen (POA) 2º - Alessandro (POA) 3º - Taís (POA) IAIJUTSU 0-7º Kyu 1º - Petersen (POA) 2º - Rodrigo (Caxias) 3º - Tales (POA) IAIJUTSU 6º Kyu 1º - Matsuda (Caxias) 2º - Jonatha (Caxias) 3º - Juliana (Caxias) IAIJUTSU 5º+ Kyu 1º - Taís (POA) 2º - Mendes (Caxias) 3º - Alessandro (POA) KENJUTSU Sem Bogu 1º - Rafaela (Caxias) 2º - Rodrigues (Caxias) KENJUTSU FEMININO 1º - Gabrielle (Caxias) 2º - Juliana (Caxias) 3º - Mára (POA) KENJUTSU 0-6º Kyu 1º - Renzo (Caxias) 2º - Cho (POA) 3º - Stela (Caxias) KENJUTSU 5º Kyu 1º - Matsuda (Caxias) 2º - Renzo (Caxias) 3º - Tales (POA) KENJUTSU 4º Kyu 1º - Padilha (Caxias) 2º - Selau (Caxias) 3º - Rodrigo (Caxias) KENJUTSU 3º+ Kyu 1º - Joé (Caxias) 2º - Alessandro (POA) 3º - Mendes (Caxias) KOBUDO 1º - Mendes (Caxias) 2º - Alessandro (POA) 3º - Joé (Caxias) Omedetou gozaimasu aos medalhistas! Ganbatte Kudasai! Gabrielle
Continua (post completo) |
Paiva e Fukuta no treino desta Terça
Todas as terças na Ana Rosa 19h às 21h
Treino direto com o Sensei
O Jojutsu é um treinamento completo para a vida.
Não são apenas katas e kihons, a concentração e energia necessárias para executar as sequências com perfeição, são as mesmas que levamos para fora do Dojo
> ... existem coisas que são maiores que nós, e que não podem ser feitas de outra maneira, senão de forma reta. Essa percepção me fez ingressar no Niten. De algum modo, eu entendia ... o que significava o gaman. A resiliência diante da dificuldade, o estoicismo e a beleza da retidão, tudo que existe no Dojo, é um microcosmo do modo como devemos nos portar no mundo lá fora. O Dojo me fez aprender que estratégia não é prever todas as dificuldades e ter uma solução para cada uma delas, mas antecipar-se ao surgimento das próprias dificuldades. É não trocar um minuto verificando se a vela está apagada por um ano reconstruindo a casa incendiada. E com o amor pela estratégia (ken no kokoro, o espírito da Espada, que não deve ser esquecido onde quer que se vá!), vem a placidez. Isso me permitiu descansar enquanto eu corria, por mais contraditório que isso possa parecer. (...) Continua (post completo) |
Antunes - Rio de JaneiroKonbanwa! Shitsurei shimassu,
Nobre companheiro nos dois caminhos! Arigato gozaimashita pelo inspirador relato!
Gambate!
Arigato gozaimashita, Sayonara. (Continua)
Chegada ao Ginásio Kinderdorf em Nova Friburgo. Treinamento de Iaijutsu Kenjutsu combate (...) A conquista do pico da Cabeça do Dragão, 2080 metros acima do nível do mar Foto oficial com a bandeira de Nova Friburgo, a unidade anfitriã que organizou todo o evento. Ao centro Coordenador Mainenti ao lado de Paiva e Wenzel e Moreira Continua (post completo) |
Portugal - Nova Friburgo - nova friburgoO vento leva
as folhas e a poeira
Voam as lágrimas.
Assim vi o nosso treino.
Ouvir o kiai do vento se aproximando e nos intimidando, fazendo com que nos fortalecesse para os desafios que iriamos enfrentar. Muitos ventos, suor e superação na caminha (Continua)
Mainenti - Nova FriburgoA Montanha nos saudou com um belo luar alaranjado.
Com um véu de névoa guardou seus segredos.
- Muito Caminho ainda a percorrer jovem soldado. (Continua)
Xavier - Rio de JaneiroSobre o monstro.
Ali entre os fortes.
Fui forte também.
(Continua)
Moreira - Nova FriburgoSuperação... garra...harmonia...convivência... acredito terem sido essas as palavras que expressaram esse ultimo fim de semana com o Senpai aqui em nossa cidade. Ficamos muito gratos, felizes e orgulhosos por ter corrido tudo bem e pelo Senpai já querer r (Continua)
Vaz - TijucaSubir a montanha foi um portal.
Conquistamos o Dragão! (Continua)
Coordenador Wenzel, um dos condutores da Tocha Olímpica da Rio-2016 visitou a escola Apecatu, em Itapevi-SP, para levar até os alunos do projeto escolar a Tocha Olípica, contar um pouco da experiência de carregar a Tocha e dos valores cultivados nos treinos do Instituto Niten. Todas as crianças participaram desta festa, carregando também a Tocha! (...) O projeto Escola Apecatu , www.apecatu.org.br , foi idealizado por Stela Grisotti e Rudi Böhm, pai do Coordenador e oferece educação básica para 80 crianças entre meninos e meninas de 3 a 6 anos de idade, de famílias com renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos. Na página da Apecatu no facebook Rosa Fonseca curtiu e escreveu: " Rosa Fonseca Esta é realmente uma situação onde "todos são olímpicos". Pois já estão trilhando a estrada de campeões pelo direito básico de acesso à educação na primeira infância. Em especial os alunos da Escola Apecatu, que têm uma escola de primeiríssima qualidade, graças aos seus instituidores, amigos, professores e colaboradores. Parabéns a todos! " " Eu que tenho a agradecer, por poder vir aqui e estar com as crianças, interagir com a energia sincera e pura delas. As crianças são todas 7ºDan! São elas que carregarão nossa chama adiante! " Wenzel Böhm Continua (post completo) |
Depoimentos:
"É uma benção poder aprender o Bushido da vida com o Sensei e de não termos de colocar em prática o Bushido da morte necessário nos tempos de guerra." - Kiryu (Unidade Campinas)
"Foi um privilégio poder assistir esse documentário com os comentários do gal. Obara e a presença da avó da Ana Tomita, sem falar nas correções de tradução e comentários que o Sensei fazia." - Hideki (Unidade Santos)
"Sobretudo, saber que sendo Nikkey, estas pessoas e sentimentos estão conectados a mim, não sendo simplesmente um acontecimento sobre algo distante" - Akio (Unidade Vila Mariana)
"Sensei, Arigatou gozaimashita! Foi uma ótima oportunidade de entrar em contato com esse lado da nossa cultura já quase esquecida." - Matsuno (Unidade Santana)
"Me sinto bem com vocês" - Fiuza (Unidade Ana Rosa)
"Foi uma tarde muito especial, da qual palavras me faltam para descrever." - Toshi (Unidade Sumaré)
Presença do Exmo. Gen. Akira Obara, do Deputado Federal Walter Iihoshi, do professor Victor Kobayashi
Descendentes de Yamato na manhã antes do Evento
Esse Sábado tivemos o Torneio Regional de Kobudô em São Paulo Foi dia de: Muita Determinação Foco Animação
|
'EGAN' é o informativo do Instituto Cultural Niten enviado desde 2003. O material é editado pela equipe da Sede do Instituto NIten e conta com a colaboração dos alunos. Mande sempre que desejar sua opinião, contribuição ou comentário por email. Arigato Gozaimashita pela leitura!
Equipe Egan - egan@niten.org.br
Continua (post completo) |
Hallison Ferreira - Castanhal (PA)Konbanwá Bushis da Amazônia!
É com grande alegria e satisfação, que venho por meio desta expressar meus agradecimentos de coração a todos que participaram do II Gashuku na Amazônia com o Sensei. Aos Senpais Uehara, Fukuta e Katsuaki, pela troca de expe (Continua)
Samuel Mauricio Ferreira Borges - BelémKonnichiwá aos irmãos de espadas.
Venho aqui parabenizar a todos os samurais de Belém envolvidos na organização dos eventos.
Venho agradecer também à Kishikawa-Sensei por trazer diretamente à nossa casa a oportunidade de crescimento técnico, físico e es (Continua)
Honorato, aluno da Unidade Sorocaba ficou uma semana de Agosto em estágio na Administração do Niten.
"Konnitiwa, yoroshiku onegai shimausu!
Sorocaba, Honorato desu.
Aprendi muito, e evolui não só tecnicamente no Iaijutsu, mas principalmente como pessoa.
Poder participar dos treinos com o Sensei e com os Senpai mais experientes no Caminho, foi o que mais valeu a pena nesse período, e me sinto muito honrado por isso.
"A estratégia está no corpo do cotidiano, e o cotidiano está no corpo da estratégia".
Pude constatar na prática, desde o primeiro dia de estágio, o que já vinha sendo dito nos Momentos de Ouro, sobre estratégia no cotidiano.
Nos protocolos, nas tarefas básicas diárias, todas já pré-definidas, ou nas missões que os Senpai me designavam, aparentemente simples, mas que sem a devida atenção, sem Zanshin, podiam se tornar complexas, como por exemplo, encontrar o endereço de um local de treino, escolher um simples bolo de aniversário, ou acompanhar um Senpai à rodoviária.
Pensar sempre no bem coletivo e estar sempre preparado pra ajudar. Em qualquer situação. É o que se espera de um samurai.
"A todo momento, em qualquer lugar, jamais se esquecer do espírito de guerreiro."
Fazer da estratégia o meu cotidiano, e não perder um tempo que seria decisivo numa guerra.
Apesar de ter ficado pouco tempo de estágio, considero esse período muito produtivo pra mim, no sentido espiritual.
Gostaria de ter feito isso há muito tempo, ainda com 17 ou 18 anos.
Mas antes tarde do que nunca.
Valeu a pena "subir a montanha" por um breve momento, e conviver com quem já está mais habituado no Caminho.
Sayonara. Arigatou gozaimashita."
Estágio: para Alunos que desejam passar alguns dias na Sede em São Paulo em Estágio, ajudando nas tarefas do dia a dia administrativo do Niten, aproveitando também esse tempo para treinar próximo ao Sensei. Veja Outros Estágiários
Adilson Avelino - SorocabaHai Honorato, já imaginava que o Estágio na ADM lhe trariam grandes aprendizados como nos disseram os Senpai aqui no dojo. Vejo que além de vivenciar os Momentos de Ouro, também há gratidão em suas palavras, e o samurai deve carregar isto dentro de si, gr (Continua)
"Sendo mais direto, o bushidô se tornou algo pelo qual posso direcionar minha energia (tanto física, quanto espiritual) através do dia-a-dia e por causa das responsabilidades, acabei por abandonar quaisquer distrações e me concentrar mais no trabalho.
O kenjutsu se mostrou algo no qual posso me dedicar profundamente e sem arrependimentos, além dos conselhos do senpai, aprendizado nos treinos, os momentos hilários com os companheiros... tudo isso ajudando a melhorar meu ki e gamân.
Ano passado, se me perguntassem o que estaria fazendo daqui uns 20 anos, eu não saberia responder ou falaria que estaria na mesma... sem fazer nada.
Se me fizessem a mesma pergunta agora, responderia que já seria um senpai na família niten e estaria ajudando pessoas em busca de Caminho!
Como eu era antes do bushidô.
Sayonara arigato gozaimashitá!" - Juan Monteiro
O Instituto Niten Convida todos os Alunos e amigos para o Lançamento Oficial do Livro do Sensei Jorge Kishikawa
Shin Hagakure - Volumes 1 e 2
Sessão de autógrafos e venda de Livros
Na Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Avenida Paulista, Nº2073, São Paulo
Sexta-feira,
2 de Setembro,
das 18h30 às 21h30
No dia 22/07 o Instituto Cultural Niten enviou uma equipe para realizar uma vivência no Projeto Social Protejo, da Guarda Municipal de Jandira, que visa atender e orientar jovens em situação de vulnerabilidade social, orientando no combate das drogas e a violência. Este convite nos foi enviado pela Gestora do Projeto Simone Lourenço, que acompanha o trabalho do Niten a algum tempo e queria que o alunos tivessem o contato com a cultura Samurai pois acredita que a mesma é pode ser um agente motivador para que os jovens almejem um futuro melhor. (...) Continua (post completo) |
Volume 1 - Pag. 165
"A Verdade é que a vida é difícil e perigosa;
que quem busca a própria felicidade não a encontra;
que quem é fraco deve sofrer;
que quem exige amor serádecepicionado;
que quem é faminto não será alimentado;
que quem busca a paz encontrará a luta;
que a verdade é apenas para os corajosos;
que a alegria é apenas para aquele que não receia estar sozinho;
que a vida é apenas para aquele que não tem medo de morrer" - Joyce Cary.
"The truth is that life is hard and dangerous;
that those who seek own happiness do not find it;
that those who are weak must suffer;
that those who demand love will be disappointed;
that those who are greedy will not be fed;
that those who seek peace will find strife;
that truth is only for the brave; that joy is only for those who do not fear to be alone;
that life is only for the one who is not afraid to die" - Joyce Cary.
Volume 2 - Pag. 87
"Nos últimos 10 anos venci várias batalhas. Na esmagadora maioria das vezes foram vitórias sofridas. E em quase 100% das vezes a vitória veio não porque eu fui para o combate para vencer e sim porque o outro lado tinha menos resistência mental.
Não venci porque queria vencer. Venci porque era mais resistente.
Lendo volume 2, vi agora que cometi um grande erro nestes últimos dez anos. Entrei em vários combates sem o intuito da vitória.
Intelectualmente eu já sabia disso. Mas lendo o volume 2, eu entendi com o espírito.
Saber não é ser.
Lembrei-me do Star Wars onde Yoda fala para Luke Skywalker, "Dont't try. Do it or not do it!".
Concluo agora, passados os anos, que se associar a pessoas que não têm o intuito da vitória também é um erro.
Outra sensação do volume 2 é a de voltar para casa." - Daniel YN
No dia 16 de julho o Coordenador do Niten Argentina Joel Correia visitou o Dojo de Porto Alegre, e participou de um treino intenso e animado. O Senpai Joel é um dos discípulos mais antigos do Sensei Jorge Kishikawa e também foi o responsável pela abertura do Niten no Rio Grande do Sul, sendo o primeiro Dojo do Niten fora de São Paulo (...) Continua (post completo) |