"Atualmente tenho por voltar de 4 meses de treino no Niten, e só tenho a agradecer ao Senpai e todos os colegas de treino, pois, através dos ensinamentos que tenho adquirido, sinto, a cada dia que passa, mais e mais, uma mudança de comportamento,uma busca constante em aperfeiçoamento e uma maior atenção em tudo aquilo que faço no meu dia a dia. Isso tem me feito muito bem em todos os campos da vida, profissional, pessoal e emocional.
Agora busco sempre me manter focado nas tarefas profissionais e dando a devida atenção que as mesmas merecem, busco manter a posturar adequada sempre que percebo que estou relaxado.
No momento o que mais mudou em mim, foi a minha busca do aperfeiçoamento, a busca do "formidável".
Arigato gozaimasu, Sensei Jorge Kishikawa por trazer o Bushido para o Brasil através do Niten e Arigato gozaimasu Senpai Rodolfo, por dedicar seu tempo a repassar os ensinamento do Sensei para nós de Recife.
Sayounara"
Allan
Dierk é executivo em uma multinacional em São Paulo.
O jornal o Globo visitou o Dojo de Jacarepaguá e conversou com os Coordenadores Meriguertti, Gouveia e Aristeu. Confira um trecho da reportagem abaixo: (...) Objetivo do kenjutsu é dar golpes com espadas de bambu na armadura do adversário. Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo Os samurais atuais usam proteção em todo o corpo. Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo Continua (post completo) |
Max Trombini comenta la importancia del libro Shinhagakure del Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini es referencia de superación, entreno selecciones olímpicas en varios paises, llevo atletas a la UFC a travez de su entrenamiento formo capeones mundiales de Jujitsu.
• 3° Dan (grado) de judo;
• 4° Dan de jujitsu;
• Director ejecutivo del Centro de Exelencia de la Asociación de Judo de Bastos (SP).
• Autor del libro
"Aprendiz de Samurái" que dio origen a la película "La Gran Victória" en 2014
Este fin de semana largo del 9 de Julio tuvimos la oportunidad de disfrutar un entrenamiento de invierno - o kangeiko- en la hermosa ciudad serrana de Tandil. Hubo paseos por distintos puntos turísticos, un trekking nocturno, picadas regionales y, por supuesto, entrenamiento de Iaijutsu, Niten Ichi Ryu y Kenjutsu y mucha alegría y concentración. El destaque fueron los dos fogones en los que Senpai Joel compartió en un clima cálido sus experiencias en el Shugyo en Japón de este año. (...) Continua (post completo) |
Konbanwá e Shitsurei shimasu. Neste estagio já nos primeiros dias a dinâmica da ADM me surpreendeu, não apenas por se ter que fazer tudo rápido e bem feito. Mas porque mesmo nos dias que tinha que fazer uma tarefa muito grande não podia se concentrar apenas nela, toda tarefa estava subordinada a ser interrompida para resolver alguma outra tarefa ou problema mais importante. Não podia se esperar uma rotina. Tinha que ter o espirito preparado para resolver qualquer coisa que aparecesse. O espirito de um Samurai. (...) (...) Continua (post completo) |
Andréa - Rio de JaneiroOmedetou, Matheus!
Guarde no coração os ensinamentos que teve!
Gambate! (Continua)
"Venho falar o que o Bushidô mudou em minha vida.
Ainda sou novo no Niten, fiz apenas quatro aulas, mas, já me considero um Samurai moderno, pois após fortalecer meu corpo nos treinos, ainda fortaleço minha mente nos Momentos de ouro junto ao Senpai e a todos os companheiros do Niten.
Acredito que me tornei mais corajoso e menos hesitante, pois como o Senpai falou, não adianta pensar muito e não agir, estou muito mais confiante das minhas ações e escolhas e espero me tornar ainda mais forte junto aos meus companheiros.
Shitsurei shimassu! Arigato gozaimashita!" - Adriano Junior
El primer Dojo del Instituto Niten fue fundado en 1993.
Nuevos Dojos surgieron desde entonces.
En la localidad de Juez de Afuera (Brasil) una nueva unidad fue abierta hace 15 meses...
Rafael Fontoura Fernandes Moron - São PauloOmedetou Gozaimassu (Continua)
O Niten Manaus fez a entrega da Homenagem de Chanceler da Tradição Samurai ao Vereador Massami Miki Massami Miki é o Autor do Projeto da LEI Nº 1293, de 06 de novembro de 2008 que instituiu o "Dia do Samurai" na cidade de Manaus, a ser comemorado no 24 de abril de cada ano e incluso no calendário oficial da cidade de Manaus. (...) Continua (post completo) |
Dalla Pria é Monitor na Unidade Tatuapé do Instituto Niten
Passou uma Semana em Estágio na Administração do Niten em São Paulo, convivendo com o Sensei e Sempais do Niten e ajudando na Manutenção dos materiais e no que mais fosse necessário nesses dias.
"Primeiramente Domo arigato Sensei por tornar tudo isso possível , pela oportunidade, pelo tempo e atenção que o Sensei teve comigo nessa semana que estive estagiando.
Também agradeço ao Senpai Wenzel pela atenção e pela paciência que teve, por me ensinar coisas importantes, entre elas o sentimento do hai e do rei.
E todos Senpais da Adm, ao Kendi, Brenda, Jéssica e Gabriel pela atenção que recebi, todos foram muito receptivos comigo e me trataram muito bem nessa semana, me senti parte do grupo todos os dias e isso me motivou muito em todas as missões que recebi.
Procurei fazer todas elas sendo o mais eficiente possível e busquei não atrapalhar/incomodar ninguém em todos os momentos.
Senti um grande prazer em executar muitas tarefas e ajudar a todos porque isso me fez sentir ser útil e também porque pude aprender muito com cada um.
Foi muito bom ver como o Instituto funciona, como é a energia da casa, perceber o espírito da espada vivo no cotidiano e poder fazer parte disso uma semana foi uma experiência muito enriquecedora!
Shitsurei Shimassu , Sayonara .
Domo arigato gozaimashita!"
"Minha entrada no Niten ocorreu pelo meu amor ao Japão e sua cultura/arte, lembro que ainda realizando estágio, vi a propaganda do Niten em um mangá que retratava a vida do Musashi Sensei (Myamoto Musashi) e aquilo me marcou. Anos depois procurei o Dojo e já na primeira aula me matriculei.
Praticando o Kenjutsu com as dificuldades de quem estava parado a anos em exercícios físicos, aos poucos percebi
Camilla Gomes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por ter me recebido no niten e me incentivado a trilhar o caminho com seu exemplo de empenho e responsabilidade.
Sayonara arigato gozaimashita! (Continua)
Antunes - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita, Senpai Saraiva, por todos os ensinamentos de sempre! O Niten mexeu profundamente comigo nesse meu pouco tempo e devo isso muito à sua paciência, dedicação, sensibilidade e entusiasmo. É uma grande honra tê-lo como guia no Caminh (Continua)
GUSTAVO - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por nos instruir no caminho.
Um hai, para o nosso sempai.
Sayonara arigato gozaimashita!
(Continua)
Maldonado - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva,
Que você continue sempre sendo esse grande Senpai que nos guia no dia a dia pelas lutas da vida, usando sempre o Bushidô como caminho. Tenho que agradecer por toda força, paciência, incentivo e técnica que você (Continua)
Bahia - Rio de JaneiroDomo arigato gozaimashita Senpai Saraiva, por sua presença e decisão no caminho.
Ganbate Senpai Saraiva!
Sayonara arigato gozaimashita!
Bahia (Continua)
Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure
"O Gashuku do Kokushikan vai ficar para sempre na minha memória, muitos marcos importantes da minha vida aconteceram Fiquei imensamente grata e feliz em poder ter os pequenos lá, sempre tive preocupação de que eles não se adaptassem, atrapalhassem o treino dos demais participantes. O que aconteceu foi justamente o contrário, eles se entrosaram, se empolgaram com o Niten, gritaram, pularam, bateram men men men junto com o Gashuku, (...) Continua (post completo) |
"Konbawá Sensei, Shitsureishimassu. Na última semana, fui ao Gashuku da Kokushikan e posteriormente estagiei na ADM até sábado. Acredito que essa viagem tenha sido um pulo do gato, tanto para crescer como pessoa quanto para compreender melhor o caminho.
No Gashuku, além de ter a oportunidade de conhecer técnicas novas, pude conviver com pessoas de várias unidades diferentes. Ouvi muitas histórias, conheci mais Senpais que são referência no Niten, tanto na parte técnica quanto nos Katas do Bushido. Além disso, paguei meu primeiro sapinho, que, apesar de ter cansado minhas pernas, me fez perceber coisas que aos meus olhos não eram claras, por exemplo, a necessidade das punições em alguns momentos, não como ferramentas de opressão, mas como reparadores do espírito.
No primeiro dia de estágio, o Senpai Wenzel disse que ia me pôr "na linha". Apesar de não ser problemático, eu não tinha o costume de desempenhar algumas atividades domésticas, como varrer o chão, limpar banheiros ou até mesmo recolher o lixo. Apenas lavar louça e fazer Osooji aqui em Salvador. A importância de desempenhar atividades domésticas foi o coração do estágio, e o Senpai Wenzel me explicou que se eu não souber fazer um pouco de tudo, serei um inútil na vida, que sempre dependerá dos outros. Minha natureza me atrapalhou um pouco na velocidade de execução das minhas missões, devido a realizá-las com muita cautela, e isso foi chamado à atenção pelos Senpais da ADM, o que me motivou a ser mais leve e a parar de achar que tudo pode dar errado. Falta de leveza essa que Sensei e os Senpais também me pontuaram na parte técnica.
Tive a oportunidade de participar de todos os treinos semanais. Apesar de ter ficado exausto, isso e suas palavras, Sensei, me ajudaram a ter uma breve noção do que é um período de "Guerra", do que é "Zanshin"( Sobra de espírito), do quão importante é se levantar e treinar mesmo estando com o corpo moído. Foi uma sorte graciosa estar presente justamente no Birudô em que Sensei e o Senpai Moron marcaram para contar as histórias de sua viagem mais recente ao Japão. Sem dúvida, a oportunidade de ouvi-las me ensinou bastante sobre convivência e sobre o voto de "Ser sempre útil ao mestre".
Agradeço à minha família por me dar essa oportunidade, e a todos que me orientaram.
Espero que outra oportunidade como essa surja. Até lá, buscarei aplicar o que aprendi em meu dia a dia. Arigatou Gozaimashitá, Sayounará"
Chagas
Cardoso - SalvadorChagas, ver seus olhos cheios de entusiasmo foi incrível e motivante! E, com suas palavras, fica fácil entender o por quê! Essas experiências nos engradecem muito como pessoas e alegra o meu coração assistir ao seu amadurecimento! Omedetou-gozaimassu! (Continua)