Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    28-mai-2013

    20Anos Impacto





    20 anos de Niten.
    Encontrei esta revista em meio aos objetos "antigos".
    Foi a primeira revista marcial lançada aqui no Brasil. E mais: a número 01. Custo : Cr$ 150,00. Lia-se cento e cinquenta cruzeiros. Os mais jovens nunca ouviram falar de "cruzeiros", imagino.
    Foi quando as várias modalidades, após extenuantes reuniões, resolveram-se unir para ganhar força dentro do meio esportivo. Até então, as artes marcias que se conheciam eram as chamadas de "pancadaria" (algumas ainda continuam) ou kung fu chinês (devido ao seriado de David Carradine ou de Bruce Lee). Fizemos demonstrações, festivais, e foi daí que surgiu esta 1ª revista marcial.
    Naquela época não havia computadores ou câmeras digitais para facilitar o trabalho dos pobres fotógrafos (e dos modelos também).
    Repare na proteção do abdome, o "do". Ela foi ofuscada com uma pasta, tipo graxa de sapato porque o flash , quando disparava, atrapalhava o fotógrafo. Veja também eu um tanto "cansado" depois de quase 3 horas de flash e posições estáticas...
    E, olhe lá embaixo:  na legenda está escrito "Kendo - Jorge Kishikawa - Um super campeão".
    Não, não foi invenção do editor. Na realidade, o "super campeão" foi um título e troféu que recebi da Federação Paulista de Kendo, na época a responsável pela difusão do esporte no Brasil. Foi no ano que, graças aos céus e budas, sagrei me penta-campeão brasileiro consecutivo.
    Depois desta foto, aprendi uma importante lição: esta é a posição da espada que os fotógrafos mais gostam.




    Revista Impacto - Novembro 1990




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br