Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Postagens de 2009    Retornar para todas postagens

Treino Audiovisual

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 23-nov-2009

No ultimo sábado (21/11) foi realizado pela Unidade Sorocaba do Instituto Niten um treino audiovisual sobre os combates do 8º Torneio Brasileiro de Kôbudo.

Foram vistos e comentados diversos dos combates do torneio que foi realizado nos ultimos dias 17 e 18 de Outubro em Campinas.

Além disso a Aluna Simone pode fazer o relato de sua participação no 3° Encontro Sul-Americano de Kôbudo, dividindo essa experiência de treinos e convivência com o Sensei com os outros alunos.

    Alunos da Unidade Sorocaba durante Audiovisual sobre o 8º TBK

Encontro de Samurais no Chile!

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 17-nov-2009

Foi realizado nesse ultimo fim de semana (de 13 a 15/11), em Santiago do Chile, o 3º Encontro Sul-Americano de Kobudô.

O encontro reuniu samurais do Niten do Brasil, Chile e Argentina.
A Unidade Sorocaba foi representada pela aluna Simone, que além do Kenjutsu apresentou aos presentes um pouco do Jitte.

 Foram 4 dias de convivência direta com os senpais de outras unidades do Instituto e com o Sensei.

Omedetou gozaimassu Simone pela participação e por levar o kiai da Unidade Sorocaba ao outro lado do continente!

Certamente foi uma experiência inigualável!

                 Apresentação de Jitte realizada pela aluna Simone.

Santiago vista a distância durante passeio com os colegas chilenos

        Santiago vista a distância durante cavalgada nas montanhas.

Tags: Visita,

Los Andes, Nunca Más Olvidaremos

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 15-nov-2009

Na ponta esquerda de Naquinata Kenzo nos Andes com a comitiva!

Tags: Kobudo, Evento,

Comitiva do Encontro Sulamericano Chega a Santiago

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 12-nov-2009



Comitiva do Brasil chega a Santiago para o 3° encontro Latino Americano de Kobudo.
Pouco atrás do Sensei o responsável da delegação, nosso Kenzo.

Tags: Kobudo, Evento,

Um novo olhar sobre o mesmo mundo

por Simonassi - ES/ - 10-nov-2009

"Fomos todos iniciantes novamente. Manter sempre o espírito do aprendiz - a frase voltou claramente a minha mente várias vezes ao longo deste sábado de descobertas..."

No último sábado despertei bem cedo para receber o senpai Vaz, aqui em Vitória. Vesti o kimono e hakamá, peguei os equipamentos e parti para a rodoviária.

Francisco
Simonassi

Coordenador do
Niten Vitória

Ao chegar (isso sempre me surpreende) lá estava o senpai, sorrindo aguardando de pé junto ao portão. Digo que me surpreende pois só quem faz o trajeto de ônibus madrugada a dentro sabe que mesmo quando "dormimos" não é um sonho tranquilo, é cansativo, tenso.
E com todo cansaço lá estava ele sorridente como se a viagem não tivesse durado mais que alguns minutos.
De lá seguimos para a praia de Camburi. Onde treinamos na comemoração do Dia do Samurai. É um lugar de beleza e de uma energia incrível, ao chegar, tive uma sensação que naquele momento não saberia explicar.
Lá começamos o dia com o Iaijutsu. O sensei disse recentemente, ao falar da modalidade Kobudo, sobre a experiência de treinar em lugares (como a areia da praia) onde samurais travavam batalhas reais. O sol estava brilhando, o mar calmo com uma brisa suave.
Senpai Vaz começou o treino observando a execução dos Katas. durante um tempo apenas observou e então começou a aparar as arestas. Mais uma vez me surpreendi com ele. De forma direta com exemplos simples ele começou a mostrar os pontos que precisavam ser melhorados. Quando executava o corte, ficava visível a diferença que existe entre nós e os mais graduados. Eles fazem tudo parecer tão simples - pensei. Este treino não levou a exaustão, muito pelo contrário, pareceu recarregar as baterias para o treino de logo mais. ao fazermos o torei, e nos despedirmos da praia, senti de novo aquela sensação, só aí compreendi o que era: Emoção de um aprendiz, aquela que sentimos no primeiro treino, quando tudo o que vemos é novo, inédito para nós.
Com esta sensação fomos para o Dojo Vitória e começamos o treino de Kenjutsu - Arthur - um dos alunos mais aplicados de Vitória já estava aguardando, já havia limpado o Dojo e desceu rapidamente para buscar os equipamentos. alguns minutos depois, Netto, outro dos alunos juntou-se a nós e o treino começou. Muito Kiai, energia, golpes sucessivos sem paradas pra tomar fôlego. Esta explosão, fez com que chegássemos naquele ponto onde a força física já não existe mais, somente a energia de cada um. O momento ideal para começar a aprender. Os Katas do Niten Ichi Ryu, começaram a ser executados sob a observação cuidadosa do senpai Vaz. Que repetiu o procedimento que havia feito antes: Observou com atenção para só então intervir fazendo correções dando exemplos, corrigindo a postura. Utilizando os espelhos para mostrar a cada um onde seus defeitos estavam aparecendo.
Cada um de nós teve uma descoberta nova naquele sábado. Ao olharmos para o treino em si. Os exercícios praticados, os Katas, todos eles eram conhecidos por nós. Porém o senpai conseguiu fazer com que cada um tivesse uma nova visão sobre algo que julgávamos conhecer.

Fomos todos iniciantes novamente. Manter sempre o espírito do aprendiz - a frase voltou claramente a minha mente várias vezes ao longo deste sábado de descobertas.

Arigatô gozaimassu Sensei, por nos proporcionar momentos como este;
Arigatô gozaimassu Senpai Vaz por nos mostrar como ter sempre um novo plhar sobre o nosso mundo.
Arigatô aos senpais que trabalham sem cessar pelo sucesso do Niten!


Francisco Simonassi Neto
Instituto Niten Vitória-ES.

Tags: Relatos,

Aula Inaugural da Nova Unidade Jacarepaguá

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 10-nov-2009



primeiro treino na nova unidade com a Coordenadora Fernanda Muxfeldt ao centro

Nesta terça 3 de novembro começamos uma nova unidade. Com a coordenação de Fernanda Muxfeldt inicia-se a unidade Jacarepaguá na Freguesia.
Fernanda é a primeira Shoden mulher do Instituto Niten, foi campeã do troféu KOBUDO no último torneio Brasileiro de outubro de 2009 em Campinas, além de campeão Brasileira de Kenjutsu por equipes em 2008 e 2009 e campeã individual em 2009.
Credenciais e KIAI não faltam e esta guerreira!
Vamos conferir!

Retornando do 8º TBK

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 06-nov-2009



Parte da comitiva do Rio retornando do 8°Torneio Brasileiro de Kobudo

"Ohayou Gozaimassu, O torneio foi um sucesso, a organização,o local, EsPCEx, as confraternizações e as disputas, tudo foi muito bom! O retorno para casa foi tranquilo, apesar da neblina, que ficou bem mais densa do que na ida, o que me fez pensar sobre o caminho. «Dentro desta neblina estão várias surpresas, alegrias, dificuldades etc. assim como as novas técnicas, os Katas e compromissos, todos virão, e terei que lidar com eles, preparado ou não, vejo o quanto é importante ter um base forte.» Para aprender a lidar com as novas situações vejo que tenho a volta Excelentes Senpais! Agradeço a todos, pelo companheirismo, amizade e compreensão.
Domo Arigato Gozaimashita Sensei
Domo Arigato Gozaimashita Senpai Wenzel
Domo Arigato a Todos os Senpais e Kohais.
Sayounara De Palma"


Aluno Niten Rio de Janeiro graduado 5° Kyu

Alunos do DF no 8º TBKO

por Niten Brasília - DF/Brasilia - 06-nov-2009

Arigato gozaimashita Sempai Danilo, Unidade Campinas e todos os colegas do Niten!!

Tags: Torneio,

Equipe Vice-Campeã de Kenjutsu no 8º TBK

por Niten Manaus - AM/ - 05-nov-2009



Omedetou Gozaimassu!

Tags: Torneio,

Equipe Vice-Campeã de Kenjutsu no 8º TBK

por Niten Recife - PE/Recife - 05-nov-2009



Omedetou Gozaimassu!

Tags: Torneio,

Intercâmbio Minas e São Paulo

por Niten Minas Gerais - MG/Belo Horizonte - 03-nov-2009

A Unidade BH teve a felicidade de contar com a visita de colegas da Unidade Ana Rosa/SP neste final de semana de 31/10 e 01/11. Foram dois dias de convívio com pessoas que treinam quase que diariamente com o Sensei e, independentemente de tempo de treino, tinham muito a ensinar tecnicamente e sobre os katas do bushido. Foi uma oportunidade de fugir um pouco da rotina e também de preencher o Dojo com fortes Kiais. Grande destaque da experiência foi poder aprender os katas do bushido com mais naturalidade. Em que pese mantivéssemos nossos kamae, também foi uma oportunidade para nos "permitir errar" e tirar algumas dúvidas que poderiam ser inadequadas num momento mais formal. A pequena diferença de tempo de treino - e mesmo de idade - facilitou a interação e contribuiu para uma atmosfera mais leve, ainda que em observância das devidas regras de etiqueta. Some-se a isso a oportunidade de ter um observador de fora comentar e questionar certos rituais que já foram incorporados no quotidiano. Em alguns momentos ou situações, a pergunta correta fazia com que parássemos para pensar sobre ações que já realizávamos automaticamente. Isso com certeza contribui para melhorias ou, pelo menos, a uma melhor entendimento dessas atitudes. Por fim, foi uma oportunidade de estreitarmos os laços e de participarmos, juntos, de atividades extra treino, que muitas vezes foram novidades paras os próprios anfitriões. Unidade BH

Visita à Cachoeira de Itabirito

Visita à Praça da Estação

Tags: Visita,

Nova Visita de Sensei, Senpais Wenzel e Renault

por Niten Minas Gerais - MG/Belo Horizonte - 26-out-2009

25 de outubro a unidade de BH recebeu nova visita do Sensei à unidade, acompanhado dos Senpais Wenzel Bohm e Marcus Vinícius Renault.
Para treinamento de combate, treinamento de arbitragem e se reunir com os monitores da unidade.
Mais uma vez a vinda do Sensei traz a energia de um raio!
Foto Raio: por Laura Cunha, Kaikei da unidade.

Outubro 2009

Tags: Visita,

Nossos Samurais a Caminho do 8º TBEK em Campinas

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 22-out-2009

Tags: Torneio,

8º Torneio Brasileiro de Kobudo - Campinas

por Niten Espírito Santo - ES/ - 20-out-2009

Tags: Torneio,

Nossos Alunos no 8º Torneio Brasileiro de Kobudô

por Niten Ribeirão Preto - SP/Ribeirão Preto - 19-out-2009


Omedetou Gozaimassu pela determinação Niten Ribeirão!!!


Tessari, Bassi, Donegá, Brandolin e Chiarella. Equipe campeã na categoria Kenjutsu Absoluto.

Tags: Torneio,

Kendo Nippon - Bushido no Brasil

por Mídia - Niten - 17-out-2009

Reportagem publicada na Revista Kendo Nippon edição 2009-09

Contato com espírito de Bushido no Brasil



Mushashugyo dos membros de Campus Tsurukawa de Universidade Kokushikan

Clique para Ampliar


Membros de campus Tsurukawa de Universidade Kokushikan viajaram para Brasil durante dias 20 de abril a 6 de maio numa programação de 17 dias e 16 noites. Diretor do Departamento de kendo do Campus, Sr.Kinji Baba recebeu convite do Sr.Jorge Kishikawa do Brasil, com amizade de muitos anos.

Sr. Kishikawa é fundador do Instituto Cultural Niten. Os estudantes sentiram no Brasil o espírito de Bushido dos kenshis locais.

Sr.Kinji Baba é um dos personalidades que vem esforçando para transmitir a Virtude (Toku) no dia a dia da educação. No Dojo Tsurukawa de Kokushikan realiza Zarei (rei sentado) para entrar, além de realizar antes e após o treino rei para shinai e bokuto via Tourei e Haiken. Preza bastante os passos e procedimentos tradicionais e no treino está introduzindo Katas de Koryu e Kumidachi uzando Bokuto. Vem tentando reviver espírito de samurais antigos, tomando como tema “conciliando a tradição com a modernização” assim visando formação de pessoas que possa melhor viver tempos de atualidades.

(...)


Continua (post completo)

Torneio de Kenjutsu e Unidade Sorocaba na TV TEM

por Niten Sorocaba - SP/Sorocaba - 17-out-2009


Tags: Imprensa, Televisao,

Niten Ponta Grossa no Paraná TV

por Akira - PR/Curitiba - 12-out-2009

Matéria exibida no Jornal Paraná TV no dia 12 de outubro 2009

Tags: Imprensa, Televisao,

Treinamento com o Sensei

por Niten Minas Gerais - MG/Belo Horizonte - 08-out-2009


Nos dias 03 e 04 de outubro o Sensei Jorge Kishikawa, visitou Minas Gerais e realizou um treinamento especial com os alunos. O Sensei definiu este treinamento nas seguintes palavras: “Foram dias agradáveis que pude mostrar a cultura japonesa e o Bushido para os Mineiros e tivemos uma evolução técnica em todos os estilos. O Niten BH receberá a minha atenção e estará com o Coordenador Adeval e posso garantir que em Minas será passado os ensinamentos de forma fidedigna .” Fotos e Matéria Completa

Tags: Treino,

Resultados do 8º Torneio Brasileiro de Kobudô

por Niten Paraná - PR/Curitiba - 07-out-2009

Omedetou Gozaimassu aos alunos das unidades do Paraná pela energia e determinação no Toneio em Campinas!

1º Lugar - Individual Kenjutsu Graduados - Akira Nishisaka
2º Lugar - Equipes Kenjutsu 0-6º Kyu - Ricardo
2º Lugar - Individual Kenjutsu Iniciantes - Juraski
3º Lugar - Equipes Jojutsu Graduados - Akira e Rocco
3º Lugar - Equipes Jojutsu 0-7º Kyu - Guimarães



Retornar para últimas postagens


    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br