Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos



SÓ CASCA !

por NITEN - RJ/Rio de Janeiro - 30-out-2013

Recebemos a visita do repórter fotográfico Nilson Soares do blog Só Casca!
O blog é voltado para o mundo das artes-marcias, e conta história de mestre que escreveram e escrevem a história da arte-marcial no Brasil .


https://socasca.blogspot.com.br/



"Você tem que chegar no dojo e cumprir o protocolo, essa obrigação torna você uma pessoa mais sociável e respeitosa" prof. de Kenjutsu do Instituto Niten Vaz Alexandre





Amigos,

A arte marcial de hoje é uma modalidade pouco conhecida do grande público, confesso que eu mesmo tinha uma vaga noção do que fosse o Kenjutsu, na verdade eu confundia com o Kendo, como verão não é a mesma coisa. O Kenjutsu, a "arte da espada", talvez seja uma das mais antigas artes marciais orientais e onde a disciplina e o auto-controle são visivelmente considerados e praticados. O Kenjutsu é ensinado por professores do Instituto Niten, possuem sedes em diversos estados brasileiros e no exterior, e em todas elas pelo que pude ouvir é mantido o padrão de ensino estabelecido pelo sensei Jorge Kishikawa. Mestre Kishikawa resgatou do esquecimento o estilo do famoso Miyamoto Musashi, samurai que viveu no Japão do século XVI. Essas e outras informações obtive conversando com o professor Vaz e assistindo a um dos treinos que a galera da Niten realiza no Clube Monte Sinai na Tijuca. Fiquei bastante impressionado com a disciplina e como fazem do dojo um verdadeiro altar e acho que nesse aspecto muitas outras artes marciais têm a aprender. Sou grato aos professores Wenzel, Vaz, ao sensei Kishikawa, a secretária Patrícia e a todos os disciplinadíssimos e educados alunos do Instituo Niten que permitiram que esta edição do Só Casca! fosse realizada.





1. Só Casca ! – Professor, queria antes de tudo agradecer a senhor e ao mestre Wenzel que prontamente aceitaram o convite de conversar com o Só Casca !. Bom eu queria que o senhor me dissesse como chegou ao Kenjutsu.
2. Vaz Alexandre – Bem, pratico Kenjutsu no Instituto Niten já há 9 anos.

(...)
47. Só Casca ! – o que quer dizer essa “animação” que o senhor mencionou?
48. Vaz Alexandre – Sempre motivado, disposto a ajudar o grupo e por aí vai conforme a faixa. O faixa laranja, que já é a terceira graduação, e pode usar o kimono azul ele tem que cuidar dos senpais (veteranos), auxiliá-los, por exemplo.





49. Só Casca ! quem é a pessoa que é considerada um expoente nessa arte marcial? E por que? É o casca do Kenjutsu.
50. Vaz Alexandre – Ah eu tenho que dar o braço a torcer é pro Sensei mesmo. Passar 40 anos lutando dentro de uma armadura, aprender vários estilos antigos, vários, e se doar para ensinar o Bushido aos ocidentais é longe de ser fácil, muito longe. Sensei criou algo novo, que nem no Japão se faz. E ainda somos aceitos, bem vistos pelos grandes mestres do Japão. Outra coisa é que temos muito mais praticantes da do estilo do Niten Ichi Ryu por exemplo no Brasil que no Japão. Isso é muito gradioso.
51. Vaz Alexandre – Convido a todos que tiverem ou quiserem despertar um guerreiro dentro de si a treinar conosco. Estamos em praticamente todo o Brasil, e aqui no Rio temos Dojos na Tijuca, Botafogo, Nova Iguaçu, Niterói, Nova Friburgo, Volta Redonda... Temos muitos lugares, horários e notícias em niten.org.br - Até o treino!







Continua (post completo)

Tags: Imprensa, Revista,

Niten Campinas no 12º TBEK

por Danilo - SP/Campinas - 29-out-2013

Neste mês de outubro ocorreu em Guarulhos o 12º TBEK.
Com representantes de Belém a Argentina, o torneio foi marcado por disputas acirradas entre os participantes.
As equipes de Campinas conseguiram bons resultados em todas as categorias que participaram.
Parabéns a todos os participantes.

Confira os resultados em:

https://niten.org.br/cafe-com-sensei/listar/2013/10/21/3157/convivio_no_12tbek 


Comitiva de Campinas junto ao Sensei no 12º TBEK

Tags: Torneio,

SETEMBRO-OUTUBRO INTENSOS ... E AINDA VEM MAIS POR AÍ!

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 27-out-2013

Birudô Final de Setembro

Além do treino, é importante a convivência. Hora de lutar, lutar; hora de se divertir, devemos estar felizes e dividir isto com os colegas. Inclusive os de fora, como o aluno Siqueira, mais uma vez presente em nossa unidade!

Arigato gozaimashita a todos!



Ciclo da Cultura Japonesa 2013

"O Instituto Niten, a convite da Embaixada do Japão e do Comitê de Cultura Nipo Brasileiro de Brasília, participou do Ciclo da Cultura Japonesa de 2013, com uma inédita apresentação, no dia 29 de setembro último, no Shopping Casa Park.

Sob a Coordenação do Senpai Patrick Lopes foram feitas apresentações de Iaijutsu, Jojutsu, Jittejutsu e de katas de Niten Ichi Ryu, por diversos alunos do Niten. Todos os participantes estavam adequadamente vestidos para a ocasião com o quimono cerimonial e cientes da grande responsabilidade de representar o Instituto Niten.

As apresentações foram muito aplaudidas e elogiadas pelo público e muitos se declararam surpresos, pois nunca haviam tido oportunidade para assistir a demonstrações destas artes marciais. Omedeto aos colegas do Niten!!

Arigato gozaimashita ao Senpais Ricardo lopes e Patrick Lopes pela oportunidade.

Domo Arigato gozaimashita ao Sensei."


Bhering – Unidade Brasília



Kir Jovem no Dia das Crianças

"Começo este relato agradecendo a todas as crianças dor kir Jovem, pais e alunos que proporcionaram mais este “Dia da Criança”. Um dia que começou com bastante energia, com treinos, brincadeiras e até apresentações! Sim, as crianças dor kir Jovem puderam mostrar um pouco do que treinam.

Em um mundo onde é muito importante que as futuras gerações tenham valores como honra, lealdade, respeito, é muito gratificante perceber que os nosso pequenos samurais fazem isto desde cedo; claro que sem perder a simpatia e inocência de toda criança.

Novamente, deixo o meu arigato gozaimashitá aos pais, crianças do kirjovem, monitores e coordenadores e ao Sensei por resgatarem valores, não vou dizer perdidos, mas misturados a toda gama de informações de um mundo globalizado."


Furtado – Monitor do Kir Jovem



Apresentação na OnArt – “Orelhinhas”

"É comum o Niten ser chamado para eventos onde o destaque é a cultura japonesa que poderíamos chamar de moderna, onde predominam personagens da cultura Pop. Foi assim no Festival OnArt, na Unip de Brasília. Logo ao chegar ouvi a seguinte frase : "Senpai, já vi umas quatro orelhinhas por aí". Minutos depois eu mesmo vi Pikachu encarnado a poucos metros, seguido da imagem de um pai vestido de Wolverine acompanhando quatro pequenos Homens de Ferro. Nada japonês, mas perfeitos para o evento. Tudo bem! Tivemos nosso espaço e mostramos que nossa arte é tradicional, temos nosso jeito e conquistamos a admiração da maioria do público de super heróis ali presentes! Divertidíssimo!"

Cadu – Unidade Brasília



8ª Semana de Qualidade de Vida do TSE

"Atendendo a um convite do Centro de Assistência à Saúde do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, fomos convidados a fazer uma apresentação na 8ª. Semana de Qualidade de Vida.

A oportunidade não chegou a ser uma surpresa, pois o que aprendemos através do Método KIR tem inequívoca relação com o tema. Nos dias atuais, devemos estar preparados para mudar nosso estilo de vida e enfrentar as dificuldades do mundo moderno.

E foi isso que os alunos, monitores e coordenadores mostraram, em uma apresentação dinâmica que arrancou grandes aplausos do público! Todos assistiam interessados e até interagiram durante os shiais, torcendo e incentivando os lutadores, e aplaudindo os melhores golpes!"


Ricardo Lopes – Coordenador Centro-Oeste

Veja mais fotos dos eventos na Galeria! (clique aqui)

comentários   2 de 2

Otávio - BrasíliaHai Mina San!

Nesta sexta-feira, dia 25 de outubro, realizamos uma apresentação na 8a semana de qualidade de vida do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Não seria minha primeira apresentação, mas o nervosismo é sempre o mesmo! Achei que não teríamos mui (Continua)

Vinicius S Camargo - BrasiliaKonbanwa, mina-san!
Dois meses de acontecimentos explendidos! Infelizmente não pude estar presente em todas as ocasiões, mas tentei aproveitar ao máximo as quais estive, graças a oportunidade que os Senpais nos proporcionam.
Domo arigato gozaimashita ao (Continua)

Programa Câmera X

por Equipe Niten Santos - SP/Santos - 24-out-2013


12º TBEK no Diário de Guarulhos

por Niten - SP/Guarulhos - 21-out-2013


Esse fim de semana Guarulho sediou mais um Torneio Nacional de Kobudo.
O que já vem se tornando uma tradição, a ponto de termos recebido o convite do secretário municipal de esportes para que o evento seja incluído no calendário oficial da cidade.

Segue a capa do Diário de Guaruhos deste sábado e a matéria:




(...)



Continua (post completo)

Brasília no 12°TBEK

por Silvana-bsb - DF/Brasilia - 21-out-2013



Omedeto gozaimassu aos representantes da unidade Brasília e a todos os membros das equipes!
Medalhas nas categorias Kobudô, Kenjutsu Senior, Naginata, Jojutsu e Jitte.


Tags: Torneio,
comentários   5 de 8

Carlos Eduardo Martins da Cunha - BrasiliaO Niten é assim: Vamos ao combate e convivemos com amigos tanto na própria equipe quanto na adversária. Todos nos ajudamos e nos respeitamos. Uma honra muito grande ter lutado lado a lado com companheiros que já admirava de encontros anteriores, fortalece (Continua)

Vinicius S Camargo - BrasiliaOmedetougozaimassu aos Senpais!
Arigatogozaimashita pela ótima representação de Brasília no torneio. (Continua)

Osmar Ramos de Azevedo - GuarulhosDomo Arigato Gozaimassu Senpais! (Continua)

Paulo Cesar da Silva Neves - GuarulhosOhayo gozaimassu!
Senpais Cadu e Bhering, um prazer ter a presença dos senpais aqui em Guarulhos.
Senpai Cadu, uma honra ter sido membro de sua equipe.
Domo arigato gozaimashita (Continua)

Helano Regis da Nobrega Fonteles - FortalezaOmedetoo gozaimassu aos ilustres Senpais! (Continua)

Mais comentários

Dojo da Cidade do Aço

por Kalawatis - RJ/Volta Redonda - 19-out-2013

Dojo, o local onde se pratica as artes do caminho.

Muito mais do que um mero lugar, o dojo é a segunda casa do praticante. É solo sagrado, regado pelo suor daqueles que buscam a iluminação. Nele se sua para não morrer em batalha. Por isso mesmo, quando se entra, é feita reverência em sinal de grande respeito.

Em Volta Redonda, nossa casa, nosso dojo, o lugar onde buscamos a iluminação através da “espada que dá a vida”, é o Espaço A.
 


Espaço A


Onde buscamos a iluminação através da “espada que dá a vida"

comentários   1 de 1

Douglas Teixeira - volta RedondaComecei a fazer kenjutsu tem uns dois meses, e descobri algo que realmente queria. Muito mais que um esporte, uma forma de perder barriga, sair do sedentarismo, eu queria aprender a cultura do Japão. Fico muito feliz nesse tempo que estou treinando e nem (Continua)

Teshio

por Kenzo - RJ/Botafogo - 18-out-2013

Teshio - Purificação

Nesta semana, ouvimos as palavras do Sensei nos treinos, sobre o ato de purificar com o Sal - uma tradição japonesa.

No sumô, antes de cada um dos embates, os lutadores jogam sal no chão para purificar o local. Mas é muito mais que isso.
São votos para não ocorrerem acidentes, são votos para que tudo dê certo. Sensei nos explica que vai ainda além, é o sentimento de zelo, de cuidar de algo com grande esforço, para que cresça e dê frutos.


Convívio com o Sensei

por NITEN - SC/Florianópolis - 18-out-2013

Essa última semana, o Sensei mesmo em viagem com sua família, não deixou de tirar umas horinhas para treinar e conviver com os alunos de Curitiba e Florianópolis.
Abaixo estão os relatos dos alunos de Florianópolis,  Curitiba e Ponta Grossa:





Konbanwa Sensei, espero que o Sensei e famíla estejam bem.
Shitshureishumassu,

A cada visita que o Sensei nos faz, somos surpreendidos de maneiras diferentes.
Foi um treino intenso, com muitos Hidens, e orientações técnicas preciosas e com direito à um Birudo muito agradável e igualmente repleto de ensinamentos ao final.

Sensei, mesmo em um dia de férias com sua família e gripado, não esqueceu seus alunos, nos mostrando o carinho de um verdadeiro Mestre, ao nos dispensar a atenção, tempo e até a saúde  para nosso aprimoramento no Caminho. Isso nos motiva muito à continuarmos no Caminho, nos da forças para sermos sempre úteis ao nosso Mestre, leais e também agradecidos.



(...)


Continua (post completo)

Dia das crianças

por Chiarella - SP/Ribeirão Preto - 17-out-2013

No dia das crianças a unidade de Ribeirão Preto realizou um treino-gincana com os alunos do KIRjovem! Atividade elaborada pelo Coordenador do KIR Jovem, Daniel Tech, na qual todos participaram, contando com pais dos pequenos samurais. 
Pique bandeira e competição de golpes entreteram a todos! 
Parabéns a esses jovens, porem corajosos samurais! Omedetou ao KIR Jovem! 


(...)








Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Wenzel Böhm - Rio de JaneiroHá! Que foto boa! (Continua)

Encontro Hayabusa e KJO - Fogueira da Eternidade

por Augusto - Hayabusa - 15-out-2013

Como é de conhecimento de todos, o acampamento na APM foi o primeiro evento ao qual reuniu o KIR Jovem e o Hayabusa. E os dois dias que passamos reunidos, foi o bastante para mostrar que apesar da diferença de idades, o convívio não deixou de ser algo possível e muito agradável, mesmo quando não estavam na compania dos pais, os garotos eram bem educados e comportados, até mesmo, quem não tinha jeito para lidar com crianças, teve sua oportunidade para tentar e conseguir se relacionar.
 
Para os Hayabusa, foi uma oportunidade de conhecer os amigos de treino melhor, o convívio durante o final de semana e a pratica das mesmas atividades fez isto possível com extrema facilidade, por falar das atividades, o Jin-Tori foi o que mais auxiliou nisto, a estratégia e o trabalho em equipe fizeram que o sentimento de "grupo" ficasse ainda mais forte, deixando todos  ainda mais a vontade com seus companheiros.
 
Além de tudo isso, a compania do Sensei, que sempre estava conosco, contando experiências, conversando, tanto conosco como com os pais do KIR Jovem, fez com que todos nós aprendêssemos a cada momento.E para finalizar, apesar de ter acontecido entre um dia e o outro, a fogueira que fizemos durante o luau do Hayabusa, é o que temos para guardar para sempre! Como disse o Senpai Fugita, “Acredita-se que o que é dito na frente de uma fogueira, fica para toda eternidade”, na ocasião nós bebemos, cantamos, nos divertimos, até que a fogueira se apagasse, mas a sensação que ficou, tanto no final do luau como no final do acampamento foi de que, aquele final de semana tinha se passado inteiro na frente de uma fogueira.

Tags: Hayabusa,

Senpai Fugita em BH

por Drawin - MG/Belo Horizonte - 11-out-2013

No dia 28 de Setembro a Unidade de Belo Horizonte teve a honra de receber o Senpai Fugita para liderar um Gashuku.

 Nosso tradicional treino de sábado se estendeu durante toda a tarde em um treinamento intensivo com um dos Senpais mais antigos e atualmente mais próximos do Sensei. Pudemos treinar todas as modalidades e armas que o Instituto Niten nos permite treinar e ter contato diretamente com o Kobudo, vivendo na pele o legado marcial japonês, já raro no mundo.
 Senpai Fugita trouxe renovação de técnica e de energia para nossa unidade e juntos provamos que, no Niten podemos crescer muito se tivermos perseverança no caminho.

 Os alunos e Coordenadores de BH agradecem ao Senpai Fugita pela viagem e ao Sensei por ter proporcionado a nós esta oportunidade.

Domo Arigatou Gozaimashita!


Kenjutsu combate; energia e golpes certeiros... 

(...)



Iaijutsu; explosão e serenidade ao sacar a espada...

Jojutsu; versatilidade imbatível...

Jitte; a força de dez homens...

...e para finalizar não poderia deixar de ter um ótimo birudo num exelente restaurante indiano.



Continua (post completo)

Tags: Gashuku,
comentários   2 de 2

Tonon - Belo HorizonteFoi uma grande honra receber o Senpai Fugita em nossa unidade. Além da incrível habilidade técnica, é notável seu imenso ki.
No keiko, para demonstrações de tecnicas, que tive a honra e oportunidade de lutar com o Senpai Fugita, pude sentir como tal comb (Continua)

Davi - DivinopolisDia memoravel, realmente um dia especial na compnahia de guerreiros especiais, muito kiai, muita energia, muita técnica, e tudo feito com muito amor! Realmente uma grande honra! Senpai Fugita é uma pessoa iluminada, muita tecnica e muita humildade! (Continua)

Senpai Alessandro no Encontro do Hayabusa e Kir Jovem

por Fugita - Hayabusa - 10-out-2013

Neste último fim de semana, realizamos o primeiro encontro do Hayabusa e Kir Jovem na Serra da Cantareira
Foram momentos inesquecíveis e muito gratificantes para todos nós!
Nos divertimos, aprendemos e convivemos, na grama, na fogueira, na trilha, nas barracas...

Confiram o relato do Senpai Alessandro, Coordenador de Porto Alegre, que fez uma semana de shugyo e participou do nosso Encontro no Café com o Sensei (Clique aqui)





Tags: Hayabusa,
comentários   1 de 1

Alessandro Rabello Barbosa - Porto AlegreDomo arigato gozaimashita Fugita,
Foi muito bom conviver com vocês nestes dias, vamos fazer o Hayabusa aqui em Porto Alegre também!!!
Sayounara
Alessandro (Continua)

NITEN- Apresentação UCL

por Simonassi-vix - ES/ - 08-out-2013

Na terça Feira dia 01 de Outubro de 2013 tivemos uma apresentação na Faculdade UCL Manguinhos na Serra-ES.
Omedetou a todos os participantes e Arigatôu a todas as pessoas que nos prestigiaram nesta noite!



(...)



Continua (post completo)

Tags: Torneio,

Sumaré visita Sorocaba

por Todesco - SP/Sorocaba - 07-out-2013

No último dia 05/10 tivemos a oportunidade de cruzar espadas com os Senpais de Sumaré, que mais uma vez nos deram a honra de uma visita a Sorocaba com um treino intenso, seguido de uma boa confraternização. Arigatou gozaimashita!








Tags: Visita,

Gashuku com Senpai Fugita!

por Takei - BA/Salvador - 03-out-2013

O mês de setembro ficou marcado na história da Unidade Salvador!

Após a participação em massa dos alunos nas festividades dos 20 anos do Niten, tivemos a honra de receber para um Gashuku em Salvador o Senpai Fugita, grande campeão do torneio Feras do Niten.

O evento ocorreu nos dias 7 e 8 e quem esteve lá pode garantir: foi muito intenso! Ao final das 15 horas de treino em dois dias todos saíram felizes, certos de que avançaram mais alguns passos no Caminho.

Arigato gozaimashita Senpai Fugita, por dispor de seu tempo, atenção e energia em prol dos Samurais do Nordeste!
Arigato gozaimashita Sensei, por nos proporcionar estes dois dias, que valeram por meses de aprendizado!

Confira abaixo algumas fotos e relatos dos alunos e o relato do senpai Fugita:




(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Barros - SalvadorEste é o meu relato, que em curtas palavras expressa como me senti participando do Gashuku do dia 07 e 08/09 em salvador.
Participei do Gashuku em salvador no dia 07 e 08/09, sendo esse o primeiro Gashuku cuja qual participei, desde quando soube que have (Continua)

Niten Santos sobe a serra para treinar com Sensei

por Niten Santos - SP/Santos - 02-out-2013

No último dia 24/08/2013 os alunos de Santos subiram a serra para mais um treino com Sensei.

Cruzando espadas com os colegas de SP e de outras Unidades, que habitualmente vão aos sábados treinar no Templo Nikkyoji, trouxeram essa energia para o treino da tarde, aqui na baixada.

Ao Sensei e a todos os colegas com que tivemos a honra de treinar: Arigatougozaimashitá!


 

Tags: Visita,

Hayabusa Museu Nacional Rio

por Hayabusa Rio - Hayabusa - 02-out-2013


Primeiro Vôo do Hayabusa Rio no Museu !

29 de Setembro, o Hayabusa do Rio foi ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista.
E como todos nós aprendemos nesse dia: o local serviu de residência e palácio oficial da família real portuguesa e brasileira desde que chegaram ao Brasil em 1808, até o fim do Império e a proclamação da República em 1889.


(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,
comentários   1 de 1

Saraiva - Rio de JaneiroAVANTE Hayabusa RJ!!! (Continua)

1º Gashuku de Kenjutsu em Lisboa
com Sensei Jorge Kishikawa

por Niten - PT/Lisboa - 02-out-2013

O Niten Portugal recebeu o Sensei Jorge Kishikawa no primeiro Gashuku de Kenjutsu na Europa !

Seguem algumas fotos e 4 relatos imperdíveis dos nossos colegas de Portugal.
Definitivamente, o Niten já está em Portugal !









 

OS MEUS ENCONTROS COM O INSTITUTO NITEN

"Konnitchiwá mina-san!

Por mais que vivamos, nunca deixamos de ser surpreendidos.
Desde há uns anos que acompanho via Internet o Instituto Niten e o trabalho do Sensei Jorge Kishikawa. Pareceu-me sempre ser uma Escola estruturada,de grande perfeição técnica, filosófica e espiritual e verdadeiramente inspirada nas tradições samurais.


(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaShitsurei shimasu Mina San,

É com alegria e mais admiração ainda que vejo a postagem sobre o Workshop do Niten e da unidade de Portugal! É gratificante saber que mais pessoas tem a oportunidade de conhecer o caminho do guerreiro, e mais ainda, de conhe (Continua)

Matéria - RBS TV Vida e Saúde - Rio Grande do Sul

por Niten - RS/Porto Alegre - 02-out-2013

Matéria veiculada na RBS TV (afiliada Globo Rio Grande do Sul)
programa Vida e Saúde - Correria no tatame

Tags: Imprensa, Televisao,
comentários   1 de 1

Domingo - Santiago de ChileHa sido un verdadero agrado ver este reportaje. Aunque no entiendo perfectamente el portugués, logré captar a través de las imágenes la energía especial que los sempais y los alumnos de Porto Alegre entregaron a las entrevistadoras.

Con un espíritu de (Continua)



Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br