Mural Niten Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural

Murais das unidades e posts de alunos


Ver o invisível

por Vaz - RJ/Tijuca - 21-nov-2013

Interessante que nos últimos anos temos visto no meio da cultura pop os samurais como alvo. Desenhos, filmes,quadrinhos com personagens usando katana como armas. Todos eles são fortes, têm reflexos felinos e percebem o perigo antes de qualquer um.
 
A medida que nosso treinamento de espada avança, vamos ficando cada vez mais afiados nos sentidos. Mas não se trata de nada místico como talvez o cinema ou a televisão sugere.
 
Os pequenos exercícios do dia-a-dia vão nos mudando. Olhar nos olhos de quem interage conosco, prestar atenção às pessoas a nossa volta. Entrar no recinto sabendo se é um ambiente hostil ou amigável... ser perceptível às pequenas energias das relações humanas. Com um olhar ou algumas palavras entender se aquela pessoa está bem, se concorda conosco, ou até se precisa de alguma ajuda.

Coisas assim não são normais, pessoas assim não são normais. Por isso o treinamento. Para desenvolver algo que para pessoas normais não é possível realizar.


 

Tags: Pop,
comentários   1 de 1

omar - Rio de janeiro -Hai Sempai Vaz!
Estarei enquanto Atento, mais atento ainda, pois somente atento não basta para estar vendo alguma coisa! É preciso sentir as vibrações, como um Tubarão ou uma pessoa deficiente visual,essa percepção não se conquista rápido! Temos que est (Continua)

Programa Viver Bem - Tv Tribuna

por Niten - SP/Santos - 20-nov-2013

Tags: Televisao, Imprensa,

Coord. de Florianópolis visita Unidade Sumaré em SP

por Pierin-Flp - SC/Florianópolis - 14-nov-2013

Domingo de manhã, acordei cedo no hotel, arrumei minhas coisas e partir para o treino na Unidade Sumaré em São Paulo.
Imaginei que seria um bom treino, pois quem vai treinar em um domingo pela manhã?
Minha surpresa foi ver um Dojo, cheio!! As duas turmas de aula, Kenjutsu e Iaijutsu, estavam repletos de alunos e o clima o melhor possível, muita energia!!!!
Todos chegam cedo e logo preparam o dojo! 
Antes do treino iniciar, fui presenteado com a oportunidade de um Keiko com os mais graduados, isso já esquentou todo mundo, que estava assistindo!!

Foi um grande treino, e logo após saimos para um "birudo", aquela cervejinha com pastel, pelo que soube, tradicional!!!

Arigatogozaimashita Massao e Marques Senpai pelo treino e á todos da unidade Sumaré que estão firmes no Caminho!

Pierin
Unidade Florianópolis





Tags: Visita,
comentários   1 de 1

Silvia S. Gomes - São PauloDomo Arigatou Gozaimashita pelo treino Senpai Pierin e por compartilhar o seu dia conosco. (Continua)

Vieira Sushi Dreams

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 13-nov-2013

No dia 10 de Julho nos reunimos para assistirmos ao documentário "JIRO DREAMS OF SUSHI" e na sequência fazer um workshop de sushi com o nosso colega Vieira.



Domingo passado foi muito proveitoso e divertido, assistimos um filme que na minha consideração foi excepcional!, realmente parece que estamos muito distante no que se refere a tudo que fazemos, conceituo isso em todas as áreas da nossa vida e principalmente no "Caminho", o quanto temos que nos dedicar e sempre, sempre..., melhorar e melhorar... até que por fim possamos realmente olhar e ver os frutos desta dedicação, o vídeo que assisti mudou algumas atitudes no meu trabalho e na minha vida pessoal, já estou sentindo fluir uma boa energia e observar que podemos sempre fazer mais e melhor.

Neste mundo tão instantâneo é fácil observar que Valores, Tradição e Respeito são coisas que vão se perdendo aos poucos, a proximidade humana apesar da Tecnologia vai sendo cada vez mais distante, é dificíl nos almoços de Domingo todos sentarem à mesa para almoçar e a quem diga os mais antigos, pedir à Benção aos Pais. Foi o que vi neste domingo ali todos éramos apenas Um, senti saudades da família e de todos os amigos que não vejo a muito tempo, sim saudades!

O prazer de estar ali tomando um saquê e ouvindo os ensinamentos do Senpai Wenzel (sempre) afirmando o Caminho e os ensinamentos do Sensei!foi contagiante, todos ali degustando uma delícia de Sushi e Sashimi me fez sentir parte dos Valores que ainda não se perderam e que devemos praticar. Arigatô Gozaimassu ao Senpai

Vieira pelo curso, pelo evento muito bem organizado! Omedetou Gozaimassu, aula de" Chef", não esquecendo do lembrete do Pedro que deve haver "Consistência" e novamente "Consistência"!. Como disse anteriormente foi um Domingo excepcional!
Arigatô Gozaimassu!
Sayounará Arigatô Gozaimashitá,

Edson - Unidade Tijuca





(...)

Brinde e conversa no final, com Meriguetti, o anfitrião.


Continua (post completo)

comentários   2 de 2

Omar Pereira Marques - NiteróiMajime!
Senpai Wenzel!
Quando há sentimento, tudo se torna mais natural e o que fizermos errado, se corrige naturalmente sem constrangimentos!
Arigato Gozaimashitá! pelos momentos de Ouro!
Sayounará!
Omar Pereira Marques - Rj - Niterói (Continua)

Stefam Monteiro Chaves - Rio de JaneiroKombowa
Senpai Wenzel

Mais uma vez observamos os kanjis presentes materializados nas ações do evento.
Não preciso discorrer sobre a dedicação em que o aluno Vieira junto com sua esposa abdicaram de um domingo de descanso para ficar horas explicando e (Continua)

Hayabusa no IFSP

por Akio Assakawa - Hayabusa - 12-nov-2013

Graças ao Sensei, aos Senpais e ao pessoal do Hayabusa, duas semanas atrás (25/Outubro) pude levar um pouco do Niten ao colégio em que estudo, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Mostrar um pouco da cultura samurai e do nosso treino no Niten ao público é muito bom, pois são coisas que ajudam todos nós a aprendermos e crescermos. Domo Arigato Gozaimashita.

É como o Sensei disse em um encontro do Hayabusa, para podermos evoluir é necessário nos afastarmos cada vez mais da nossa zona de conforto e buscar aquilo que não conhecemos: mesmo sendo um evento pequeno, fiquei um tanto perdido tendo que agendar a data da apresentação, combinar o local, providenciar uma sala para se trocar e chamar as pessoas. E, mais uma vez, graças ao Sensei e aos Senpais o evento pode acontecer.


(...)



Sato (esq.) e Akio (dir.) realizando o Dai Ichi Kihon no IFSP



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa, Apresentacao, Social,

Projeto Coisas Selvagens

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 12-nov-2013

Pra complementar o Café com Sensei de hoje (CS 12-nov-2013 Globo e Gashuku) vai aqui ainda um video!



comentários   1 de 1

Omar Pereira Marques - NiteróiShitsureishmassu!
A escravidão tecnológica é um vírus indesejável!
Lembro bem da minha infância, subindo em árvores frutíferas, no recreio do colégio, jogando bola de gude, andando de carro de rolimã
feito com madeira de obra,..
essa evolução faz vc (Continua)

Senpai Danilo em Botafogo!

por Vaz - RJ/Botafogo - 11-nov-2013

Nesta segunda-feira tivemos a oportunidade
de treinar com o senpai Danilo, de Campinas-SP.

Treinar com pessoas de outras cidades sempre trás
grande satisfação e inspiração. E treinar com o senpai
é melhor ainda!

Arigatou gozaimashita pela oportunidade!


(Senpai Danilo é a terceira pessoa em pé, da direita para a esquerda.)

Tags: Visita,
comentários   4 de 4

Danilo Pedroso - CampinasArigatou gozaimashita Kenzo, Vaz e todos os alunos do Rio pela acolhida.
Sempre muito bem recebido por vocês, quando por aí passo, os Dojos do Rio se tornaram parada obrigatória.
E com esses 42°C que andou fazendo, `Só Casca` mesmo! (Continua)

Andrea - Rio de JaneiroArigato gozaimashita Senpai Danilo e Senpai Márcia que vieram ao nosso Dojo em semanas diferentes. Mais experiências valiosas somadas as que sempre recebemos dos nossos Senpais do Rio.
Domo arigato Niten. (Continua)

Ricardo Carvalho Saraiva Santos - Rio de JaneiroNeste dia tive orientações valiosas para o meu aprimoramento técnico. Arigatou gozaimashita Senpai Danilo! Saraiva-RJ (Continua)

Ronaldo Aragão - Rio de Janeiro!A aula de Iaijutsu é maravilhosa!. Adoro a companhia dos meus irmãos e irmãs de espada!. Estou retornando pois sinto-me bastante acolhido pela família Niten!
ARIGATO SAYONARA GOZAIMASHITA! (Continua)

REI

por NITEN - RJ/Nova Iguaçu - 08-nov-2013



Konnichiwa senpais e companheiros do budô.
 
Falo aqui um pouco sobre uma virtude muito importante, elaborada na última aula com Gouveia-senpai, que é o "Rei" (cortesia).
Creio que nos é passada desde pequenos a ter educação e respeito, mas constantemente dificuldades surgem e nublam nossa noção da mesma.
Após me ausentar em outubro, retorno agora e o Rei é a primeira virtude a me reafirmar no caminho. É uma virtude a ser notada não apenas em palavras, mas em gestos e atitudes. Cada conselho dos Senpais, cada incentivo dos companheiros é um forte estímulo à chegar cada vez mais longe no caminho, a fazer parte de algo grande como o Niten, e a me aprimorar cada vez mais para estar a altura. Espero um dia estar a altura de desafiar a todos!
Grato pela atenção.

 
Almeida

Visita Sarkisian em Lisboa

por Sarkisian - PT/Lisboa - 07-nov-2013

Estes últimos dias em Lisboa me fizeram perceber algo que não havia prestado atenção antes: o que significa se sentir em casa. Não é de jeito nenhum apenas um lugar físico, mas sim aquele lugar onde aqueles à sua volta te recebem de coração aberto. Isto ficou muito claro na acolhida de Gorgulho, João, Gurgel e Nuno, e ainda mais no senpai Aretakis, e por isso sempre serei muito grato!
Após alguns meses de "exílio", foi revigorante poder treinar com um grupo tão disposto a aprender e melhorar em tudo o que fazer: desde os katas do Niten Ichi Ryu até como vestir o hakamá, e se colocar na mesa para um birudo.
Tive muito sorte de, no meu último dia, os bogus de aluguel terem chego à unidade, de modo que todos pudemos combater uns aos outros. Foi gratificante poder participar deste momento, e conhecer um pouco melhor cada um dos colegas.
Espero poder visitá-los novamente o mais breve possível!

Arigato gozaimashitá,
Sarkisian

 


 

comentários   1 de 1

Gurgel - LisboaHai Sempai Sarkisian! Volte muitas e muitas vezes! Estaremos sempre com o coração aberto à sua espera! (Continua)

Primer Concurso de Redacciones de Argentina-Uruguay

por Saieva-Bsas - AR/Buenos Aires REC - 06-nov-2013

Este domingo 3 de Noviembre tuvimos nuestros primeros campeones en el camino de las letras!

16 Samurais de Argentina y Uruguay fueron los valientes que aceptaron el desafío de presentar un texto para nuestro Primer Concurso de Tesis. Con decisión unánime del jurado, y con una experiencia valiosa que compartir con sus grupos, estos son los ganadores:

Categoria Adultos:

1° Lugar: Sebastián Koziner  - Leer
2° Lugar: Isao Douglas Yoshimura - Leer
3° Lugar: Carolina Rapetti - Leer
Mención de Honor: Mariana Strelin - Leer
 
Ganador Categoría KIR Joven: Melissa O Donnell - Leer

Este domingo los ganadores del Concurso recibieron sus certificados y, quienes estuvimos presentes, tuvimos el privilegio de disfrutar de la lectura del trabajo de Sebastían y de Melissa de boca de los propios autores. Destacamos la voluntad de Gerardo y Mauri de Uruguay que participaron del Concurso a pesar de la distancia y que no pudieron acompañarnos físicamente en la entrega de los premios.

Compartimos aquí algunas imágenes del evento:




Ahora más que nunca podemos decir que el arte de la espada y la pluma caminan juntos en Niten Argentina!
Omedetou Gozaimassu a todos los participantes del Concurso y a todos los ganadores y a prepararse para el año que viene!!

Sayonara Arigato Gozaimashita
Saieva

Monitor Dallacqua va a México!

por Fugita - MX/ - 06-nov-2013

Monitor Dallacqua de Campinas, hará un intercambio de seis meses con la universidad en la ciudad de León, Guanajuato.
 
Y planea entrenar periódicamente en la Ciudad de México.
 
Otro gran impulso a la Niten México! Gambatte!
 

Coordinador Fujita (Sao Paulo) izquierda y Monitor DallAcqua (Campinas) a la derecha.
 

Efeito Terapêutico dos Katas

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 05-nov-2013

Segue o relato do Aluno Anderson, o qual treina tanto na unidade de Porto Alegre como em Caxias do Sul:

Ohayou Gozaimassu Yoroshiku Onegai Shimassu,
 
Apenas um breve relato quanto ao treino de ontem.
Nada como um treino com Katas quando não se consegue
mais pensar em nada a não ser em problemas.

O efeito terapêutico é impressionante.
Esquecer dos problemas e concentrar-se. 
Nada melhor para tratar ansiedade e a "bagunça mental" imposta pelo dia-a-dia.

Obrigado por essa oportunidade!
 
Arigatou gozaimashita!
Anderson Rech



"O efeito terapêutico é impressionante"

 

Tags: Relatos,
comentários   1 de 1

Edgar Aotagil Francisco - São PauloHai (Continua)

2/11 - Finados

por Vaz - RJ/Botafogo - 04-nov-2013

No último sábado (2/11) foi dia de finados.

Pensar nos que vieram antes, que nos deixaram 
boas memórias, bons sentimentos e nos permitiram
estar aqui. 

Para o samurai é algo a ser protegido, cultivado. O voto 
de devoção filial, a gratidão para com os antepassados.
Acender o incenso, uma vela, enviar uma oração, visitar e cuidar de seus túmulos...  estar com a família.




Apresentação na DRF

por Niten Campo Grande - MS/Campo Grande - 01-nov-2013

No último dia 29 de outubro, os Samurais do Niten Campo Grande fizeram apresentação no Hall de entrada da Delegacia da Receita Federal e Procuradoria da Fazenda Federal.
Numa apresentação dinâmina e inédita aos servidores, foram mostrados katas de Iaijutsu, Dai Ichi kihon e Kenjutsu Combate.






Gambaté Campo Grande!


Tags: Apresentacao,

Alunos de BH/Brazil/visitan Buenos Aires

por Joel - AR/Buenos Aires REC - 01-nov-2013

26/sabado, tuvimos la visita de dos alumnos de Adeval de Belo Horizonte,
Fabio y Eva como auntenticos Samurais ,aprovecharon su Luna de Miel para
fortaleceren sus espiritus de combate junto a los Samurais Argentinos.




Los primeros entrenamientos fueran de Niten Ichi Ryu y iaijutsu
Senpai Paula invitó a mi para participar del entrenamiento de Iai
lo que hizo que mi corazón explotara de alegria al hacer parte
desta energia emanada daquelle grand batallon.





Konbawá, Sensei!

Gostaria de lhe contar sobre a visita minha e do Fabio ao dojo de Recoleta, em Buenos Aires. Depois de quase um ano sem treinar por motivos que o próprio Sensei nos ensina que não justificam, durante a nossa lua de mel, mesmo sem termos levado nossos equipamentos, sentimos uma imensa vontade de voltar a treinar e fomos passar uma maravilhosa tarde de sábado com o Senpai Joel. Quando chegamos ao dojo, ficamos surpresos com a quantidade de alunos graduados que tem na unidade. E não parou por aí.

Assim que os alunos foram chegando, todos se juntaram e limparam todo o dojo, sem uma única palavra de comando. Depois do dojo limpo, arrumaram seu equipamento e se prepararam para iniciar o seu treinamento. Senpai Joel deu o comando e estavam todos prontos, impecáveis, para o começo do treino. A concentração e determinação mostrada na postura foram de arrepiar. Estavam preparados para a batalha.

Os primeiros treinos foram de Niten Ichi-Ryu e Iaijutsu. Fui convidada pela Senpai Paula a participar do treino de Iaijutsu e meu coração se explodiu de alegria ao fazer parte da energia emanada daquele grande batalhão. Todos os movimentos executados buscando a perfeição; eu quase pude ver cada inimigo abatido pelos golpes estudados e precisos executados pelos guerreiros.

Depois de um treino de tanta concentração e até uma certa tensão pelo seu significado (no Iaijutsu, são estudados movimentos para abater o seu oponente com um único golpe), o senpai Joel chamou o seu exército para o combate, que respondeu com um Hai uníssono parecendo um trovão. Todos os alunos se reuniram para iniciar o Kenjutsu. Senpai Joel mostrava a técnica, ensinava como fazê-la e então todos treinavam com uma garra e um kiai impressionantes. E então, o shiai começou. Em nenhum momento, a energia caiu dentro do dojo ou a tensão do campo de batalha abandonou o corpo e a mente dos guerreiros, mas tudo isso era acompanhado com uma serenidade perceptível que contrastava e, ao mesmo tempo, equilibrava.

Ao final do treino, o batalhão samurai se reuniu para ouvir os ensinamentos do Sensei e para entender a filosofia samurai no chamado “Momentos de Ouro”. A curiosidade, a notável absorção do ensinamento e a vontade de continuar no caminho, transbordavam pelos olhos dos guerreiros que se levantaram e cantaram, a plenos pulmões, o hino do Niten. Após o treino, passamos momentos muito agradáveis e tão intensos quanto o treino com o senpai Joel, senpais e kohais da unidade, que ficaram para se confraternizarem conosco. Domo arigato gozaimashita, mina-san, pela receptividade e carinho que nos receberam. Sensei, ficamos encantados com a força dos ensinamentos do Sensei e no caminho trilhado reto por todos os seus alunos. Mesmo na Argentina, longe do Sensei e com maior dificuldade de estar na presença do Mestre, o treino é o mesmo, com a mesma garra, energia e determinação. Ficamos orgulhosos e agradecidos, Sensei, de ter um mestre que se preocupa não só em difundir a arte samurai, mas também com a maneira e o caminho corretos para fazê-lo. Domo arigato gozaimashita, Sensei, por se preocupar conosco!

Banzai!

Eva e Fabio – Niten BH






Tags: Relatos,
comentários   2 de 2

Ivan - Juiz de ForaMuito bom vê-los treinando na Argentina.
Espero poder treinar novamente com os dois em breve aqui em Juiz de Fora ou BH!
Gambate! e Felicidades ao casal! (Continua)

Omar Pereira Marques - NiteróiRealmente um exemplo para todos nós!
Shitsureishmassu!
Omedetou Gozaimassu aos irmãos Argentinos!
Sayounará!
Unidade Tijuca - RJ
Omar Pereira Marques (Continua)

Instituto Niten no Coopercotia

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 01-nov-2013

Neste final de semana, dia 27/10/2013, O Instituto Niten foi convidado a fazer uma apresentação para os associados do Clube Coopercotia. O clube Coopercotia é tradicionalmente conhecido pelos seus diversos departamentos de esportes, destaca-se especialmente os campos de Mallet Golf. Trata-se de um esporte muito praticado pela terceira idade no Clube.
Enquanto o grupo do Niten se preparava para a apresentação, tive a honra de acompanhar o Sensei e sua família numa caminhada para conhecer o clube e os campos de Mallet Golf.
Foi uma visita marcada por sorrisos e boa energia!
Destaque especial para a Senhora Francisca Shizuko Kiyohara, de 91 anos, avó da aluna Ana Paula Tomita. Um exemplo de garra e energia para todos, sendo que acompanhou a longa caminhada com passos largos! Ficamos todos impressionados com o KI desta senhora, exemplo para todos nós do Niten! Arigatou Gozaimashita Sra Kiyohara!


Caminhada com a família para conhecer o Coopercotia


(...)



Fugita X Massao


Todos reunidos!


Sem dúvidas um domingo inesquecível!

Domo Arigatou Gozaimashita a todos envolvidos!
Domo Arigatou Gozaimashita Sensei!

Mendes
Unidade Caxias do Sul.



Continua (post completo)

Tags: Apresentacao,
comentários   1 de 1

Ana Paula Tomita - São PauloShitsureishimasu. Kotirakoso, arigatou gozaimashita ao Sensei e a todos os colegas pela realização da apresentação. Olhando para a Obatian (avó) caminhando a passos largos e firmes como bem disse o Senpai Mendes, me lembro de um dos recentes ensinamentos (Continua)

Guerreras de Vicente López

por HUARTE-BSA - AR/Vicente López - 01-nov-2013

Estudiantes, profesionales, madres, esposas, amigas, guerreras, samurais.



Las mujeres de Niten aportan vitalidad, calidez y garra.

Enseñando a los hombres que muchas veces la sutileza de la espada se impone a la fuerza bruta.

 
Huarte
Coordinador Unidad Vicente Lopez, Argentina

Shugyo Mendes Caxias do Sul

por Mendes-Cax - RS/Caxias do Sul - 31-out-2013

A Serra Gaúcha esteve em Shugyo no período de 21/10/2013 a 29/10/2013.  Tive a oportunidade de passar
8 dias de treinamento intensivo ao lado do Sensei e dos Senpais das unidades de São Paulo.


Foi um grande aprendizado poder praticar os Katas do Bushido diariamente, sempre com o olhar atento do Sensei e dos Senpais da ADM!



Aprendendo os Katas do Bushido  no convívio com o Sensei e Senpai Wenzel




Treinamento intensivo todos os dias



Convívio diário com o Senpai Silva.


Este Shugyo vai ficar marcado na memória!

Domo Arigatou Gozaimashita Sensei!
Domo Arigatou Gozaimashita Niten!

Mendes
Unidade Caxias do Sul

Tags: Shugyo,

Treino e convívio com o Sensei

por Rocco - PR/Curitiba - 30-out-2013



demonstrações de técnica


(...)




Família Niten!

 



Continua (post completo)

Hayabusa-BA se apresenta na Escola Mater Dei

por Takei - BA/Salvador - 30-out-2013

Hayabusas de Salvador com o cônsul Odecil Oliveira

Os hayabusas baianos alçaram seu primeiro voo em grande estilo, com uma apresentação na Escola Mater Dei, em Lauro de Freitas. Foram realizadas demonstrações de Niten Ichi Ryu, kihons e kenjutsu combate, que fizeram sucesso entre a criançada e seus pais na plateia.

A iniciativa faz parte do Projeto Sol Nascente, realizado pelo Consulado Honorário do Japão na Bahia com o objetivo de levar a cultura japonesa às escolas. Arigato gozaimashita ao cônsul Odecil Oliveira pelo convite!

Que esta seja a primeira de muitas apresentações e programas especiais feitos pelos hayabusa da Bahia...e aguardem, que agora em novembro tem mais!


Tags: Hayabusa,


Últimas postagens:


topo

+55 11 94294-8956
contato@niten.org.br