Retornar para últimas postagens
"Venho aqui relatar o ocorrido nos treinos matutinos com Kusarigama (foice e corrente) e Naginata (alabarda).
Após vários keikos (treinos), percebi que o Sensei tinha pego a Kusarigama e fiquei diante do Sensei, pensei que o Sensei iria trocar de arma por eu ser 6º kyu.
Que nada, Sensei me surpreendeu, preparou a kusarigama e começou a girar a bolinha, então ONEGAISHIMASSU (favor me ensinar) e o treino começou.
No início fiquei receoso procurando uma brecha,
depois de receber diversos ataques a melhor opção ao meu ver foi atacar ostensivamente, esquivava de alguns ataques
e avançava no men (cabeça), a idéia era dar MEN TAIATARI DO (empurrar após ataque frontal e golpear o abdome na sequência), mas com a outra kusarigama, o Sensei me
imobilizava junto ao corpo dele tentando me jogar para baixo. No início eu não aceitava, tentava escapar de algum
jeito, mas o Sensei explicou: "com esse golpe no pescoço você já morreu".
Fui jogado várias vezes ao chão...
No dia seguinte já estava esperando o Sensei usar a kusarigama, o Sensei começou o treino com uma kusarigama, eu estava
de nito (duas espadas), um pouco mais confiante e com a estratégia de imobilizar a "corrente" com a kodachi (espada menor) e contra atacar com a tachi (espada maior).
Na primeira tentativa, para minha decepção a kodachi caiu no chão. Sensei percebeu a minha tática e puxou com tudo a kodachi para o chão!
Em alguns momentos que o Sensei atacava percebia uma brecha, esquivava e ia para cima, chegou um momento o Sensei e eu enroscamos e ficamos medindo "forças", Sensei jogava meu corpo para o chão, eu evitava tentando continuar em pé, um momento percebi que podia dar uma rasteira no Sensei, tentei empurrar o Sensei para derrubá-lo. O Sensei ficou imóvel me segurando e após três tentativas mal sucedidas, caio no chão para respirar um pouco e recomeçar o treino.
Um momento depois o Sensei pegou a kusarigama do dia anterior, utilizei a mesma estratégia imobilizava uma kusarigama com a kodachi e partia para cima com a tachi, no começo errava muitos ataques, mas eu partia para cima e algumas vezes me enrolava junto com a corrente da kusarigama.
Confesso que estava mais preocupado em me defender da kusarigama do que atacar e após um tempo consegui encontrar algumas brechas e acertar alguns golpes.
E para terminar o treino o Sensei usou a Naginata, como já presenciei a utilização da naginata em torneios, acredito que a estratégia básica é se
aproximar dificultando o manuseio da naginata, mas eu não conseguia me aproximar, pois quando partia para o ataque a naginata já estava no meu KOTE (antebraço), MEN (cabeça) ou DO (abdome). Mesmo sem o Sune (protetor das pernas)
Sensei me acertou o golpe em cada perna, com isso fiquei mais esperto.
Um momento depois o Sensei armou uma armadilha para mim, avançou no Sune consegui esquivar ele ficou parado por milésimos de segundos, nesse momento fui pra cima oportunidade única de atacar, mas o Sensei me atacou rapidamente com o Sune voltando pelo outro lado. Quase caio no chão.
Sensei me disse sorrindo: “caiu na minha armadilha Tengan” e eu respondi “Hai Sensei, Arigatougozaimashitá”.
Nesse dia aprendi uma lição, contra a naginata deve-se pular sempre com os dois pés e nunca errar o golpe."
Tengan (Unidade Santos)