Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-mar-2010

    Kenjutsu como arte 1

    A poesia é a “arte de escrever versos”. Para escrever uma bela poesia, é necessário conhecer os estilos de escrita dos grandes poetas do passado por meio da leitura intensa de seus textos e conhecer a gramática por meio do estudo da língua do passado que deu origem ao português, o latim, pois, a partir dela, se compreende melhor toda a estrutura gramatical e se amplia o vocabulário. Com isso em mente, o aspirante à poeta estará bem preparado para pegar a “pena”, caneta, e começar a “escrever”, praticar, com o objetivo de criar uma poesia refinada, alcançar a perfeição estética e criar novos estilos.

    Desse ponto de vista, o kenjutsu também é uma forma de arte e podemos aproxima-lo à poesia. Se a poesia é a “arte de escrever versos”, o kenjutsu é a “arte da espada”; se, para ser um bom poeta, é necessário conhecer os estilos literários antigos e a origem da língua portuguesa, para ser um bom espadachim é necessário conhecer os estilos antigos de combate dos samurais; e, em ambas, há uma busca pela compreensão da arte por meio de um intenso estudo e pela criação de novos estilos poéticos no caso da poesia e de novos estilos e posturas de combate no caso do kenjutsu e, com isso, se gera conhecimento.
     




    Tags: Kenjutsu,
    19-mar-2010

    Hiden se revelou 5



    "O corpo dói em lugares que nem sabia que existem. Mas sei que voltarei melhor do que vim" Guilherme - Campinas


    "Aprender e treinar o estritamente correto "Rocco - Curitiba



    "Essa bola é minha!" - Sensei

    18-mar-2010

    Hiden se revelou 4



    "Um treino para refletir durante meses" Dutra - Rio de Janeiro


    "Começo a entender, definitivamente, que a vida pode ser vivida em novos caminhos. Basta dar os primeiros passos. Olhar pra frente e melhorar o que ficou pra trás "Scheiner - São Paulo


    "Renovar - Reparar seus erros, rever seus conceitos "Shuzen Suru" Erick - Brasília

    17-mar-2010

    Hiden se revelou 3


    "O Gashuku foi puxado, porém o aprendizado foi ótimo" - Tengan - Santos


    "Treinando com o Sensei percebo que o difícil no caminho da espada não é fazer o complicado, difícil é fazer o básico, o simples. "Chiarella - Ribeirão Preto


    "Muita Intensidade, muito ensinamento e nenhuma efemeridade" Arruda - São Paulo

    "Energia em Abundância. Iluminados pelo sol. Suor, sorrisos, persistência. Isso é Niten!" Patricia - Campinas

    16-mar-2010

    Hiden se revelou 2

     


    "Se o maior dos prazeres é afastar-se dos prazeres mundanos, não há prazer maior que exercitar as oito virtudes treinando intensivamente" - Ian Campinas


    "Treinando na Montanha, No meio do vale, entre o céu e a terra, sinto meu espírito renovar" Cortes - Rio de Janeiro


    "Hoje foi dia de vencer o cansaço, o calor, a sede e chegar ao maior prazer de todos, a sabedoria conquistada" Bruno D'Angelo - São Paulo


    "Achei um pedaço do Conhecimento" Yuri - São Paulo

    Tags: Kenjutsu,
    15-mar-2010

    Hiden se revelou 1

    Os deuses estiveram conosco neste fim de semana.

    Presentearam-nos com o Sol até o ultimo momento, quando depois caiu aquela chuva torrencial.
    Sorte nossa.
    Confira:
     



    "Aprendi Várias Técnicas e isso foi legal" Fernando Ávila - São Paulo


    "Exercício de humildade. Sempre que encontro com os colegas do Niten percebo que ainda tenho muito a aprender. Hoje não foi diferente, Treinar com Nito se mostrou muito mais fácil do que imaginava, mas como sempre, os colega foram pacientes e me ajudaram. Afora só posso retribuir treinando e ajudando também os meus colegas" Simone - Sorocaba


    "Na Luz do Gashuku O Hiden se revelou" Sakura - São Paulo


    "Aquele que diz que não tem oportunidade e não aparece de novo é porque não enxerga os vários sentidos a oportunidade. Este Gashuku é oportunidade, é o novo é a renovação." Ana Tomita - São Paulo


    *hiden=segredos da arte

    12-mar-2010

    Conversas sobre o Wakigamae 4

    O sensei Otake Risuke tinha aproximadamente 33 anos e carregaria toda a honra do estilo. Por isso, a partir daquele dia, treinaria incessantemente por 40 dias e 40 noites uma técnica de combate considerada invencível.
    Para sua grande surpresa, o seu mestre Hayashi Yazaemon ensinou-lhe a postura do Wakigamae e a partir deste o golpe similar ao toraburi, a mesma técnica utilizada por Miyamoto Musashi para vencer Sasaki Kojiro! Durante o seu intenso treinamento, o sensei Otake Risuke tinha um único pensamento: caso fosse derrotado em combate, desonraria o estilo praticado por seus antepassados e consequentemente se submeteria ao harakiri ou seppuku, ritual suicida que a partir do corte do ventre recuperaria a honra samurai.
    Quando faltavam apenas dois dias para o combate, o sensei Hayashi Yazaemon o chamou para visitá-lo. Ao chegar lá, o sensei Otake Risuke foi informado que o combate havia sido cancelado. Alguém soubera que ele treinava dia após dia com a sua bokken e, como praticante do estilo Katori, lutaria a sério. Por isso, foi solicitado que o coronel assinasse um termo de responsabilidade para caso acontecesse alguma coisa, uma morte ou algum dano grave, por exemplo. Devido a essa condição especial e pelo medo de se ter uma morte, desistiu, pois ele não seria um mero combate de demonstração de estilos e sim um combate real em que um dos dois sairia morto ou gravemente ferido.
    Aliviado pelo cancelamento do combate, o sensei Hayashi Yazaemon disse para o seu aluno, sensei Otake Risuke, que provavelmente esse acontecimento de última hora foi uma intervenção direta dos deuses, pois o estilo não foi feito para o combate. Depois disso, finalmente o estilo Tenshin Katori Shinto foi reconhecido como um tesouro nacional do Japão sem a necessidade de um combate. Esta história sintetiza muito bem o ensinamento de toda escola de kenjutsu, “o vencer sem lutar”.
    Portanto, essas duas histórias deixaram muito curioso a respeito das razões que levaram Miyamoto Musashi a utilizar a postura do Wakigamae e o golpe toraburi, “o bote do tigre”, em seu maior duelo e o sensei Hayashi Yazaemon a dizer para o sensei Otake Risuke treinar apenas esses movimentos.
    Estas e outras razoes me fazem trilhar por esta busca incessante das respostas que estao por tras da Estrategia da espada. É claro que, como tudo que é novo, há quem nao compreenda. Mas isto é irrelevante
    Com isso, se busca revelar a essência, o gokui desta técnica e descobrir se ela é mesmo invencível.

     


    Sensei Otake (esq) aparando golpe de naginata

    10-mar-2010

    Kenjutsu - Wakigamae Uchikote

    09-mar-2010

    Pensamentos sobre Itto waki no kamae

    Este e-mail de Curitiba chegou bem em tempo para "casar" com o vídeo que eu iria soltar hoje e nos ilustra a complexidade em se treinar Kenjutsu:
     

    “Sensei, há algum tempo venho sofrendo para fazer o itto waki no kamae* funcionar com eficiência, servindo como fortaleza segura no combate. 
    Mas ontem, depois de muito pensar repetindo o kihon* na frente do espelho, acendeu uma luzinha no fim do túnel, que espero seja correta.
    A luz fala de ToraBuri (12 - nov - 2009 - Bote do Tigre) e do pé esquerdo Sensei.
    ToraBuri não é simplesmente o contra-ataque de men*, é a essência do contra-golpe de itto waki no kamae. Musashi-sensei* mostrou apenas contra o men*, mas, com o tempo e reflexos corretos, também serve contra Tsuki* e contra o Kote*. Estes golpes retos sofrem de fraqueza no flanco esquerdo, e se tornam vulneráveis ao ToraBuri. Nunca vi ninguém tentar bater o Do* contra waki no kamae, já que ele está automaticamente protegido pela espada e pelos dois kotes.
    ToraBuri Sensei, parece-me ser isso, o conceito de resposta eficiente e mortal a todos os ataques frontais desferidos contra um lutador em posição de waki.
    De outro lado, pensei sobre o pé esquerdo. Na verdade, pensei no pé esquerdo, e pensei no que o Rocco me disse, numa conversa completamente desconexa dessa, no sentido de que a calma é que caracteriza um bom espadachim. E aí que acendeu a luz... o adversário costuma reagir ao movimento do pé esquerdo, porque é o que ele vê, e como ele sabe que isso vai gerar um ataque, ele automaticamente, quase um reflexo condicionado, se defende do que presume ser o ataque, e nesse momento, abre a guarda. Assim, basta ter calma e reflexo para dirigir o golpe não para onde o adversário acha que iria, mas sim para onde ele abriu a defesa.
    Por isso que waki no kamae não precisa ser extremamente rápido no ataque, porque, penso eu, o próprio movimento de entrada no maai adversário importará numa resposta defensiva, e nesse momento, é que você terá dominado o adversário, podendo atacar livremente onde a defesa se abriu, e este ataque sim, deverá ser explosivo e rápido, para aproveitar a fraqueza momentânea.
    Ainda que o adversário perceba isso, e não tente se defender no movimento do pé esquerdo, tentando avançar imediatamente e atacar, o ToraBuri está sempre presente, já que é uma das formas de bater men, e não está descartada.
    "Antes da explosão, há sempre um segundo de tenebroso silêncio". É assim que começo a pensar em itto waki no kamae. O kamae que tem um breve instante de silêncio mortal, que desestrutura o adversário, e permite a explosão do golpe.
    Sensei, desculpe-me porque o email ficou longo, mas o Sensei me parece a melhor pessoa para quem contar estas coisas. Agora resta o dever de fazer isso funcionar numa luta de verdade, testando a validade das conclusões.
    Sensei, por sinal, eu ando morrendo de curiosidade para saber como se desenrolou o combate de waki do Katori Shinto Ryu*... eu sei que ele venceu, porque waki é um kamae muito forte, mas o Sensei ainda não contou como foi... e eu morro de curiosidade pra saber como foi!


    *itto waki no kamae = waki gamae = posição da espadas nos flancos
    *kihon = movimentos básicos da técnica em questão
    *Miyamoto Musash i= o samurai imbatível de todos os tempos
    *men = cabeça
    *tsuki = estocada no pescoço
    *kote = antebraço
    *do = abdome
    *Katori Shinto Ryu = estilo de kenjutsu mais antigo do Japão, considerado tesouro nacional

    Espero que depois de ver o vídeo, o nosso colega tenha encontrado alguma luz para a compreensão da estrategia em se adotar o Itto waki no kamae.
    Sobre o desenrolar do Katori Shinto Ryu não foi bem assim, mas nesta semana acho que sai no Cafe.
    Ate lá, tente tirar as suas próprias treinando o Waki no kamae.

    08-mar-2010

    Dia Internacional da Mulher

    Relembro a todos que hoje comemoramos o Dia Internacional da Mulher.
    Ainda há muito a ser feito para que todas, neste mundo sejam valorizadas, como deveriam ser, mas enquanto este dia não chega, continuarei a buscá-lo.
    Com as mulheres temos que aprender a força
    da Paciência;
    da Sensibilidade;
    do Amor.

    Minha Homenagem a todas as mulheres.
     



    Gustav Klimt - Mãe e Criança




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br