Retornar para últimas postagens
"Entrenamiento de Hyoho Niten Ichi Ryu, Kata sassen semejante al tren bala (CS - Kata Trem Bala)
, velocidad, precision, todo debe estar equilibrado hasta en el ultimo detalle, al igual que el funcinamiento de este tren.
Tren bala, una maravilla del Japon moderno.
Sassen, una maravilla del Japon antiguo."
"velocidad, precision, todo debe estar equilibrado"
"Hoy en el entrenamiento de la manana en Shugio de Japon, practique los katas con O Sensei, y tuve la oportunidad de verlo hacer katas a una velocidad increíble, como el tren bala que recorre debajo del mar un trayecto en 4 minutos, imaginen ir del centro de Bs. As a Ezeiza o de Villa Mariana a Guarulhos en 4 minutos
Asi era el movimiento de la espada en manos de O Sensei: impresionante."
"Não conhecia o Instituto Niten. Aprecio muito a Cultura Japonesa
, pratiquei karatê até faixa preta e por minha falha a mais de 4 anos não treino. Em 2004 comprei em uma loja de Campinas-SP, O Livro do Samurai de Yamamoto Tsunetomo HAGAKURE e o seu livro SHIN HAGAKURE. Somente agora consegui ler os dois. Agradeço muito a oportunidade de poder ler e aprender sobre, honra, costumes, dignidade e coragem, como o sr. mesmo disse, época que isso está cada vez mais difícil de ver. Essas duas sombras são sem dúvida nenhuma sensacionais, eu estava e estou precisando muito ler sobre essa divina vida que foi e que é a do Samurai. Tenha toda certeza que para mim e a todos que estou os indicando, vai ser muito útil para toda nossa vida. Não tenho palavras para agradecer e parabenizar pelo seu maravilhoso trabalho. Agradeço a Deus por ter oportunidade de ler e saber que existe pessoas maravilhosas que acredita e passa seus ensinamentos." Agradecendo Valmir Lorencini Macedo
No Instituto Niten, se treina com a kodachi, “espada menor”, pois ela é importante durante o combate.
Os antigos falavam de uma técnica chamada Muto Dori, Mu = “Sem” + to = “espada” e Dori = “Pegar”, ou seja, “pegar o adversário sem a espada” ou “conseguir lutar sem a espada”. Desse modo, o samurai não dependeria apenas do tamanho da espada para vencer um combate.
O treino com a kodachi contribui para os alunos enxergar o adversário mais de perto e observar o combate com outra perspectiva, pois são capazes de antecipar e até mesmo prever os movimentos do adversário. Com isso, despertarão o Shingan, “olhos do espírito”.
Ao despertá-lo e melhorá-lo com a prática, os alunos não serão tão dependentes da parte física e técnica no combate, mas sim, do espiritual e mental, o que o tornará bem mais eficaz.
Muto dori
O hasso (CS - Consideracoes sobre o Hasso) que comentei no ultimo dia é uma forma de combate ostensiva que requer daquele que o executa, uma boa dose de coragem e audácia.
Bem como uma tropa que esta prestes a invadir o campo inimigo, exige de todos os soldados muita coragem
É comumente conhecida como a forma da árvore por lembrar um pinheiro de regiões inóspitas e selvagens.
Tenha uma ideia do que trata:
hasso, o kamae do pinheiro
O Hasso é uma postura ou posição de combate, Kamae, conhecida como “Postura da Árvore” ou “Postura da Madeira” em que se levanta o braço direito e a espada fica reta com a sua ponta para cima.
Acho-o muito interessante, pois está presente de alguma forma em quase todos os estilos de combate. Estilos que adotaram esta postura ao introduzi-la nos seus treinamentos na forma de katás. Em meus treinamentos, tenho verificado que o combate com o Hasso é bem mais complicado do que se imagina devido à dificuldade de se atacar. Ela é uma posição muito ofensiva e, até certo ponto, agressiva e intimidadora, entretanto, durante o combate contra um adversário, ela é mais difícil de ser aplicada do que outras. A experiência mostra, por exemplo, que se deve lançar dois ataques seguidos para se vencer o combate.
Se o Hasso é tão difícil de ser utilizado em combate, por que será que influenciou os katás de quase todos os estilos de combate? Esta é uma boa questão para refletir enquanto treinamos.
"kata de 700 anos pode auxiliar na busca da resposta"
Seguem as palavras sobre a aula de 06 de setembro, na Unidade Ana Rosa, São Paulo. "O que mais me impressionou naquela demonstração, foi a completa impotência que a espada demonstrou contra o outra arma, para muitos de nós desconhecida. Mas pensei: Os samurais, para alguns os guerreiros mais letais na luta corpo-a-corpo, tendo a espada como uma das armas preferidas, decerto possuíam algum caminho para inutilizar essa aparente impotência. Fiquei a imaginar o que faria se estivesse lutando contra o Sensei, como me aproximar, como neutralizar aquela vantagem...
Então imaginei que, talvez, a solução não estivesse na técnica, mas no domínio energético do combate. Para quem estava de fora, assistindo, parecia claro que o Sensei, ao dominar tão naturalmente suas armas “exóticas”, também dominava a Shinai do oponente, resultando disso, provavelmente, a impotência que mencionei acima. Acho que essa demonstração foi o arremate d´Os Momentos de Ouro em que se falou de Kasumi... Cada Men e Kote, era Kasumi na prática!
É muito importante tentar não faltar a nenhum treino; as oportunidades vêm quando se menos espera. Temos de estar sempre prontos! Arigatou-gozaimashitá, Sensei!"- Cristiano J. (Unidade Faria Lima)
Tem toda a razão aquele que acreditar nas palavras do nosso aluno.Apesar do meu pouco tempo no NITEN tenho certeza de uma coisa, qualquer um é capaz de aprender a brandir uma espada e derrotar um adversário, mas para aprender a derrotar o maior de nossos adversários,
nós mesmos, só é possivel através dos Momentos de Ouro. Somente nos Momento de Ouro é possível se compreender como se tornar um ser humano melhor atraves da espada, e isso sim o mais importante legado que eu percebo no NITEN. - Radha (Unidade Ana Rosa)
"Momentos de Ouro - a via para se tornar um ser humano melhor"
"Neste sábado, Sensei iniciou os Momentos de Ouro falando da gota de orvalho
(CS - Kasumi 1) - B.Sauer (Unidade Faria Lima)
(...)
Observando a natureza, o Samurai aplica em sua vida o mesmo princípio da gota de orvalho .
Um arqueiro, por exemplo, precisa retesar o arco antes de soltar a flecha.
(...)
Para isto o Samurai precisa estar centrado, respirar corretamente e focar toda a energia no corte.
Mas ao contrário do arqueiro, que tem seu inimigo longe dele, o Samurai, depois de desembanhar a espada e fazer o corte, ainda precisa estar atento à reação de algum outro oponente a sua volta antes de guardar a espada, ou seja: atenção do início ao fim, sem relaxar.
O Samurai moderno ao completar uma tarefa, um trabalho, um desafio, não deve relaxar, descansar, deve sempre estar atento e envolvido para novos desafios e neles, dar o melhor de si.
Se nosso Ki estiver centrado, estaremos envolvidos e encantados com o que fizermos e não nos cansaremos.
Estar sempre preparados, tentar prever os obstáculos que encontraremos no dia a dia ao longo do nosso caminho, enfrentar as dificuldades com coragem, e compreender que a chave para a prática bem sucedida é nunca abandonar nossa motivação e nossa determinação.
Se nossa motivação é pura e sincera, todo o resto vem por si."
Enquanto houver motivação é por existir uma força maior e devemos saber respeitá-la