Retornar para últimas postagens
"Sensei Yoshimochi,el guardian de la espada
La espada de Miyamoto Musashi Sensei (1584-1645)
, después de mucho tiempo en litigio, volvio a Oita en Japon a manos deYoshimochi Kiyoshi12 º Soke del estilo Niten Ichi Ryu,con O Sensei tuve la oportunidad de ver el bokuto de roble rojo y su caja la cual tiene un poema del 8º Soke Aoki Sensei inscripta debajo de la tapa. Es impresionante poder tocar mas de 500 años de historia del arte marcial que practicamos en Argentina,Brasil y Chile,Niten ichi ryu,la energía que tiene la espada,lo liviana y las inscripciones que se pueden ver en ella,un poema escrito por Musashi Sensei son de una belleza,la cual no puedo describir con palabras.Fue una gran experiencia poder apreciar esta parte de historia antigua,guardada y protegida de generacion en generacion,hasta poder llegar a nuestro tiempo y que nosotros pudieramos practicar este estilo en la actualidad.Cuantos sucesos abran pasado en mas de 500 años,y a pesar de eso,toda esta historia sobrevivio,debido al compromiso de los verdaderos Guardianes de la espada,por que como dice Sensei: en el camino simpre hay piedras que sortear,pero si la persona es leal a sus convicciones se convierte en parte de la historia,tal vez algunos engañaron para poder ser parte de la historia,pero el engaño no dura por simpre,por que al final la verdad prevalece.Asi Yoshimochi Kiyoshi12 º Soke del estilo Niten Ichi Ryu fue reconicido por todo Japon y a nivel mundial como el Guardia de la espada de Miyamoto Musashi Sensei.Domo arigato gozaimashita Yoshimochi Kiyoshi 12 º Soke del estilo Niten Ichi Ryu,por la perseverancia y las enseñanzas.Domo arigato gozamashita O Sensei ,por esta oportunidad de aprender la historia."
Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
Yoshimoti Soke executa kata de Niten Ichi Ryu bojutsu (bastao longo)
O bokuto de 500 anos com o carimbo
(A espada de Miyamoto Musashi Sensei (1584-1645) depois de muito tempo em litigio, voltou a Oita no Japão nas maos de mestre Yoshimochi Kiyoshi 12º Sucessor do estilo Niten Ichi Ryu, com o Sensei tive a oortunidade de ver o bokuto* de carvalho vermelho e sua caixa na qual contem um poema do 8º Sucessor, Aoki Kikuo, inscrito debaixo da tampa.
É impressionante poder tocar em mais de 500 anos de historia da arte marcial que praticamos na Argentina , Brasil, e Chile.O Niten Ichi Ryu, a energia que tem a espada, a vida. e as inscrições que se podem ver nela, um poema escrito por Musashi Sensei são de cuja beleza não consigo descrever com palavras.
Foi uma grande experiência poder apreciar esta parte da história antiga, guardada e protegida de geração em geração ate chegar ao nosso tempo e que podemos praticar este estilo nos dias de hoje.
Quantos acontecimentos ocorreram em mais de 500 anos e apesar disto toda esta história sobreviveu devido ao compromisso dos verdadeiros guardiões da espada, por que como disse o Sensei: no caminho sempre existem pedras que aparecem, mas se é uma pessoa leal a suas convicções se converterá em parte da história, talvez alguns enganarão para poder ser parte da história , mas o falso não dura para sempre, por que no final a verdade prevalece.
Assim, o mestre Yoshimoti Kiyoshi 12º sucessor do estio Niten Ichi Ryu foi reconhecido em todo o Japão e a nivel mundial como o Guardião da espada de Miyamoto Musashi Sensei.
Muito obrigado mestre Yoshimoti Kiyoshi 12º Sucessor do estilo Niten Ichi Ryu pela perseverança e pelos ensinamentos.
Muito obrigado Sensei, por esta oportunidade de aprender a história.)
*Bokuto = Espada de madeira
*Soke = Sucessor
Japão vista 6
" Muito mais que vencer!
O que realmente é importante você levar de uma competição? Acompanho o Niten a anos e sempre tive a curiosidade de saber como é estar ali de bogu e com a shinai em punhos pronto para um combate, o que passa pela cabeça de um atleta naquela situação, qual é o seu real objetivo, será que esta ali apenas em busca da vitória ou será que existe algo maior por trás disto tudo.
Muitos acontecimentos ocorreram durante o período de inscrição para o torneio, mas no último momento, quando parecia que não seria desta vez, as coisas conspiraram a favor e consegui participar deste momento tão esperado. Confesso que muitos pensamentos passaram pela minha cabeça, mas estava preparado para encarar mais este desafio, e que desafio!
Estar na presença do Sensei, é algo extremamente gratificante e compensador, é uma sensação que somente quem vive o Niten pode ter
e no momento em que coloquei o Bogu e peguei minha Shinai é que descobri o que realmente eu estava procurando... todo o conhecimento adquirido durante meses de treinamento estavam sendo colocado a prova naquele momento, um momento único a cada luta, onde o calor e o cansaço predominavam, mas eu buscava no meu interior forças e valores que a espada ainda guardava para mim, e este é um momento que somente quem esta ali pode sentir.
Domo Arigato Gozaimshitá Sensei pela sua dedicação e exemplo na busca constante do caminho, fico honrado em fazer parte da história do Niten. Arigato Gozaimashitá Senpai Adeval, pela realização deste grandioso torneio. Arigato gozaimashitá a Senpai Erika e a todos meus companheiros de caminho que neste torneio estiveram ao meu lado." - Jefferson (Unidade Piracicaba)
"93 años de sabiduría, esta es la edad actual de Sensei Gosho Motoharu
, Sabado por la mañana, después del entrenamiento habitual de Niten Ichi ryu,hubo practica de tameshigiri (corte), en el patio de la casa de Sensei Gosho con mucho calor y a los rayos del sol, comienzan los preparativos para cortar, dos tambores con agua y dentro los juncos de arroz atados en paquetes,Sensei Yoshimoti traer una base de madera y apoyamos los paquetes de juncos, uno como base y otro arriba para ser cortado. - Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
O Sensei Gosho se acerca para realizar el primer corte, toma su katana shinken y da una breve explicación sobre lo que va a pasar, levanta su espada y esta cae sobre los juncos cortandolos en forma precisa y demostrando que no se necesita de fuerza para cortar, los juncos se separan de manera uniforme, un corte perfecto me dice O Sensei.
Ahora llega la oportunidad de los demas Sensei y alumnos, uno por uno va realizando su corte, llega el turno de O Sensei, concentrado realiza el corte, los juncos se separan pero no todos.
O Sensei comenta, que en Tameshigiri, quien corta debe buscar el equilibrio entre la espada, cuerpo, mente y espiritu, todo en un solo instante, todo en un solo corte, el verdadero corte no tiene fuerza demas (CS - Kuden ###)
Esto era los que O Sensei buscaba en su corte, esto era lo que O Sensei Gosho percibia que su querido alumno buscaba ese dia."
93 anos de sabedoria...
...que faz o corte perfeito
*katana shinken = Espada com corte(93 anos de sabedoria, esta é a idade precisa de Sensei Gosho Motoharu, sábado pela manhã, depois do treinamento habitual de Niten Ichi Ryu, haveria pratica de tameshigiri (corte), no quintal da casa de Sensei Gosho com muito calor e raios de sol, começam os preparativos para cortar, baldes com os materias e tatames e suportes para se colocar as peças.
O Sensei Gosho se prepara para realizar o primeiro corte, segura a sua katana shinken* e dá uma breve explanação sobre o que vai se passar, levanta a sua espada e desce sobre as peças cortando-as de forma precisa e demonstrando que não se necessita de força para cortar, as peças se separam de maneira uniforme, um corte perfeito me disse o Sensei.
Agora chega a oportunidade dos demais, Sensei e outros alunos, um por um vai realizando o seu corte, chega a vez do Sensei, que concentrado realiza o corte, os juncos se separam, mas não totalmente.
O Sensei comenta, que no Tameshigiri, quem corta deve buscar o equilibrio entre a espada, corpo, mente e espirito, tudo num só instante, tudo em um só corte, no verdadeiro corte não se tem força demasiada e (CS - Kuden ###).
Isto é o que o Sensei buscava em seu corte, isto era o que o Sensei Gosho percebia que o seu querido aluno buscava neste dia.)
Japão vista 5
"Todos los dias uso la computadora para comunicarme, u otras cosas, aqui en Japon las personas estan abstraidas del mundo real
,uno sube al tren,al micro,caminado por la calle o en un cafe y todos estan con sus celulares dentro de sus propios mundos,niños inmersos en juegos electronicos,los mayores tambien,sin charla,todo electronico. Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
O Sensei,hablo sobre como esto nos va creando un vicio,una dependencia de algo que no necesitamos,que nosotros mismo creamos,tenemos libre albedrio (eleccion propia),nostros decidimos cuanto tiempo es necesario dar a cada cosa,claro que se necesitan para trabajar,pero todo tiene un limite,y cuando el limite se cruza deja de ser una necesidad para convertirse en vicio.
Domo arigato gozaimashita Sensei por la guia." -
chegada e o meu ritual de se comer o sorvete de chá com doce de feijão no aeroporto de Narita
(Todos os dias uso o computador para me comunicar e outras coisas, aqui no Japão as pessoas estão abstraidas do mundo real, o que anda no trem, no ônibus, pela calcada ou em um café e todos estão com seus celulares dentro de seus próprios mundos, criancas imersas em jogos eletrônicos, as maiores também, sem dialogo, tudo eletrônico.
O Sensei me falou de como isto nos vai criando um vicio, uma dependência de algo que não necessitamos, mas que nós mesmo criamos, temos o livre arbítrio, escolha própria,de decidirmos quanto tempo é necessário darmos a cada coisa, claro que necessitamos para trabalhar, mas tudo tem um limite, e quando se ultrapassa o limite deixa de ser uma necessidade para se converter em um vicio.
Domo arigato gozaimashita Sensei pela orientação.)
Houveram dias em que não tinhamos internet e vi o desespero de Flavio para contatar os seus parentes ou a sua empresa.
Para piorar, venderam la na Argentina, um telefone que disseram funcionar no Japão. Já vi essa história antes. Eu mesmo já fui vitima desse "golpe".
Para encurtar: Flavio passou os primeiros dias desesperado, mas nos ultimos, mesmo sem internet, percebeu graças a este Shugyo, que isto não é o fim do mundo.
Japão vista 4
Kir Jovem surpreende no 9º TBEK
JITTE 1° LUGAR - AKIRA (SP/Ana Rosa) - RIBEIRO (SP/Ana Rosa) 2° LUGAR - BRUM (RJ) - FERNANDA (RJ) 3º° LUGAR - DANILO (SP/Campinas) - DRAWIN (BH) 3º° LUGAR - CAMILLO (R.Preto) - GILBERTO (SJCampos) HONRA AO MÉRITO - TONON (BH) | KUSARIGAMA 1° LUGAR - BISPO (SP/Ana Rosa) - GILBERTO (SJCampos) 2° LUGAR - MASSAO (SP/Ana Rosa) - MITSUO (SP/Guarulhos) 3º° LUGAR - CAMILLO (R. Preto) - BRANDOLIN (R. Preto) 3º° LUGAR - BRUM (RJ) - KRYSAMON (RJ) HONRA AO MÉRITO - LUCAS (Sorocaba) |
JOJUTSU 0 Á 7° KYU 1° LUGAR - APOENA (SP/Ana Rosa) - MARQUES (SP/Ana Rosa) 2° LUGAR - MITSUO (SP/Guarulhos) - MASSAO (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR - BRUNA (SP/Ana Rosa) - JACQUELINE (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR - ESTEVÃO (SP/Ana Rosa) - FUKUTA (SP/Ana Rosa) HONRA AO MÉRITO - GARDENAL (R.Preto) | JOJUTSU 6° KYU 1° LUGAR - REZENDE (DF/Taguatinga) - FURTADO (DF/Taguatinga) 2° LUGAR - SARTORI (BH) - DRAWIN (BH) 3º° LUGAR - FERNANDA (RJ) - UEHARA (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR - HERCULANO (PR/Curitiba) - CANSIAN (PR/Curitiba) HONRA AO MÉRITO - BHERING (DF Brasília) |
JOJUTSU 5° KYU ACIMA 1° LUGAR - ROCCO (PR/Curitiba) - VARASQUIM (PR/ Curitiba) 2° LUGAR - CAMILLO (R. Preto) - BRANDOLIN (R. Preto) 3º° LUGAR - DANILO (Campinas) - LUCIANA (Santos) 3º° LUGAR - GILBERTO (SJCampos) - BISPO (SP/Ana Rosa) HONRA AO MÉRITO - HOLSCHUH (Campinas) | |
IAIJUTSU 0 Á 6° KYU 1° LUGAR - MITSUO (SP/Guarulhos) - MARQUES (SP/Ana Rosa) - LAURA (SP/Ana Rosa) 2° LUGAR - LUCAS (Sorocaba) - MATEUS (Sorocaba) - MAGNO (Sorocaba) 3º° LUGAR - HERCULANO (PR/Curitiba) - VARASQUIM (PR/ Curitiba) - FELIPE (SJCampos) 3º° LUGAR - OLIVEIRA (DF/ Taguatinga) - FURTADO (DF/ Taguatinga) - QUINTINO (Franca) HONRA AO MÉRITO - SANTOS (Goiânia) | IAIJUTSU 5° KYU ACIMA 1° LUGAR - DANILO (Campinas) - ROCCO (PR/Curitiba) - KARINA (SP/Ana Rosa) 2° LUGAR - WENZEL (RJ) - VIANEZ (RJ) - BRUM (RJ) 3º° LUGAR - BISPO (SP/Ana Rosa) - HORI (SP/ F. Lima) 3º° LUGAR - SARTORI (BH) - DRAWIN (BH) - FONSECA (BH) HONRA AO MÉRITO - HORI (F.Lima) |
NAGINATA 1° LUGAR - MASSAO (SP/Ana Rosa) - AKIRA (SP/Ana Rosa) - MITSUO (SP/Guarulhos) 2° LUGAR - CAMILLO (R. Preto) - BRANDOLIN (R. Preto) 3º° LUGAR - KENZO (RJ) - CORTES (RJ) - DEL RIO (RJ) 3º° LUGAR - DANILO (Campinas) - PATRÍCIA (Campinas) - KARINA (SP/ F. Lima) HONRA AO MÉRITO - BRANDOLIN (R. Preto) | KOBUDO 1° LUGAR - DANILO (Campinas) - HOLSCHUH (Campinas) - PATRÍCIA (Campinas) 2° LUGAR - MASSAO (SP/Ana Rosa) - AKIRA (SP/Ana Rosa) - MITSUO (SP/Guarulhos) 3º° LUGAR - CAMILLO (R. Preto) - BRANDOLIN (R. Preto) 3º° LUGAR - DEL RIO (RJ) - KARINA (SP/ F. Lima) HONRA AO MÉRITO - CORTES (RJ) |
KENJUTSU INICIANTE 1º LUGAR - DUARTE (Franca) - SAULO (Franca) 2º LUGAR - KARINE (SP/Ana Rosa) - LISBOA (SP/Ana Rosa) 3º LUGAR - AZEVEDO (SP/Ana Rosa) - SAMPAIO (SP/Ana Rosa) 3º LUGAR - GUSTAVO (BH) - MARIANA (Campinas) - LEMOS (Cutitiba) HONRA AO MÉRITO - MARIANA (Campinas) | KENJUTSU INFANTO JUVENIL 1° LUGAR - MOTTA (Franca) - DAVID (SP/ F. Lima) - KENZO (SP/Ana Rosa) 2° LUGAR - BRUNA (SP/Ana Rosa) - EMI (SP/Ana Rosa) - ALEXANDRE (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR - GARCIA (RJ) - LUIZA (Piracicaba) - IZABELLY (RJ) 3º° LUGAR - FRAGELLY (RJ) - MIGUEL (RJ) - GABRIELLY (RJ) HONRA AO MÉRITO - ALEXANDRE (SP/Ana Rosa) |
KENJUTSU SENIOR 1° LUGAR - NUMA (SP/Ana Rosa) - OSMAR (SP/Guarulhos) - CÉSAR (SP/Guarulhos) 2° LUGAR - DEL RIO (RJ) - BHERING (DF/Brasília) - FUKUTA (SP/Ana Rosa) HONRA AO MÉRITO - CÉSAR (SP/ Guarulhos) | KENJUTSU 0 á 6° KYU 1º LUGAR - GARDENAL (R. Preto) - DEL VECCHIO (R. Preto) - RADHA (SP/ F.Lima) -CIRO (RS/Porto Alegre) -JEFFERSON (Piracicaba) 2º LUGAR - MATHIAS (SP/ F. Lima) - KIMURA (SP/Ana Rosa) - KODAMA (SP/Tatuapé) - UEHARA (SP/Ana Rosa) - APOENA (SP/Ana Rosa) 3º LUGAR - PATRICK (SP/ F. Lima) - FUKUTA (SP/Ana Rosa) - MELONI (SP/Ana Rosa) - VITAL (SP/Ana Rosa) - CASTILHO (SP/Ana Rosa) 3º LUGAR - OLIVEIRA (DF/Taguatinga) - FURTADO (DF/Taguatinga) - REZENDE (DF/Taguatinga) - SIMAS (DF/Brasília) - CAMARA (SP/Guarulhos) HONRA AO MÉRITO - OSMAR (SP/Guarulhos) |
KENJUTSU FEMININO 1° LUGAR ERIKA (Piracicaba) FAVARON (SP/ F. Lima) MILENE (PR/ Ponta Grossa) 2° LUGAR BRUNA (SP/Ana Rosa) MENEGHETI (SP/Tatuapé) 3º° LUGAR FERNANDA (RJ) LUANDA (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR KARINA (SP/ Faria Lima) PATRÍCIA (Campinas) YOKO (PR/Ponta Grossa) HONRA AO MÉRITO MILENE (PR/Ponta Grossa) | KENJUTSU 5° KYU ACIMA 1° LUGAR - BISPO (SP/Ana Rosa) - VENTURELI (SP/ F. Lima) - DEMBERG (SP/ F. Lima) - HORI (SP/ F. Lima) 2° LUGAR - WENZEL (RJ) - GILBERTO (SJCampos) - SILVA (Santos) - COSTA (RJ) - RUY (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR - ESTEVÃO (SP/Ana Rosa) - MARQUES (SP/Ana Rosa) - RAMIRO (SP/Ana Rosa) - MARCHESE (SP/Ana Rosa) 3º° LUGAR - ADEVAL (BH) - BRANDOLIN (R. Preto) - LUCAS (Sorocaba) - EDGAR (SP/Guarulhos) - ALEXANDRE (SP/Guarulhos) HONRA AO MÉRITO - VENTURELI (SP/ F. Lima) |
"Okagesama, tengo la oportunidad de dar clases para el Kir Joven en la Argentina, ya van casi 2 años de esto, tambien estan Gaston Tedesco y Ariel Parachin, que ayudan
. Es un gran desafio para uno mismo entrenar jovenes, los primeros dias,no sabia como hacer, despues pense, O Sensei dice que lo simple es mejor, entonces recorde como O sensei da aula y mi entrenamiento al principio, asi comenzo la forma simple, mostra y dejar hacer, con las palabras justas, ni muchas, ni tan pocas, con rectitud ya que los jovenes aprenden lo que juegan... Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
En Japon pude ver una clase con jovenes de edades entre 5 a 12 años, todos con bogu, sus padres invirtieron en este tipo de educacion, no en videojuegos, television o futbol, invirtieron para toda la vida, seguro tiene los mismos problemas economicos que otros paises, pero cuando escucho hablar de que algo es muy caro, en verdad tendriamos que pensar que valor tiene, esto jovenes Japonese van usar los bogus para cambiar su vida, la de sus padres, las de sus maestros y las de sus compañeros, son el futuro, sus madres estaban mirando, asi como algunos padres tambien, los dos sensei daban clase para ellos, lucharon, se cansaron y tambien rieron.
O Sensei dijo, que en Brasil, allan el aula de kir joven, la forma mas dificil de dar.Ya que hay que buscar la manera de que los jovenes no se aburran, al mismo tiempo aprendan, respeten y puedan llevar nuevas guias para sus vidas.
Domo arigato gozaimashita Sensei por la experiencia." -
Eles mudam as nossas vida
(Graças a Deus tenho a oportunidade de dar aulas para o Kir Jovem na Argentina, já são quase 2 anos, também estão Gaston Tedesco e Ariel Parachin que me ajudam. É um grande desafio treinar jovens, os primeiros dias não sabia como fazer, depois pensei. O Sensei disse que o simples é melhor, então recordei como o Sensei do meu treinamento no começo, assim ele começa de uma forma simples, demonstra e nos deixa fazer, com as palavras certas, nem muitas nem tão poucas, com retidão já que os jovens aprendem pelo que julgam.
No Japão, pude ver uma aula com jovens de idades entre 5 a 12 anos, todos com Bogu*, cujos pais investiram neste tipo de educação, não em videogames, televisão ou futebol, investiram para toda a vida, é certo que tenham os mesmos problemas econômicos que os outros países, mas quando escuto falar de que algo é muito caro, na verdade teríamos que pensar que valor possuem, estes jovens japoneses vão usar os Bogus para mudar as suas vidas, a de seus pais, de seus mestres e de seus companheiros, são o futuro, suas mães estavam assistindo assim como alguns pais também, os do Sensei davam aula para eles, lutaram, se cansaram e também alegraram.
O Sensei disse que no Brasil, acha a aula de Kir Jovem a mais difícil de se conduzir. Já que tem que buscar a maneira que os jovens não se enfastiem e que ao mesmo tempo aprendam, respeitem e possam levar novas orientações para as suas vidas.
Muito obrigado Sensei pela experiência.)
*Bogu = Equipamentos de proteção.
Vista 3
Aproveito o dia de hoje para colocar as palavras de um aluno de Franca.
"Konnichiwá Sensei!
Gostaria de transmitir minha gratidão e parabenizá-lo por toda sua vida como Professor.
Agradecer em pensamento desde os ancestrais, que permitiram que os ensinamentos chegassem aos dias de hoje devido a cadeia de professores, formando seus aprendizes até nossos sempais que fazem de tudo para transmitirem com fidelidade a arte através da espada, os pensamentos e os sentimentos ensinados pelo Sensei.
Sem me esquecer de nossos pais e avós que são nossos primeiros formadores, faço um agradecimento especial também.
Desta forma me lembro da célebre frase de Nelson Mandela.
"A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo"
Arigatô gozaimashitá Sensei!" - Ulisses (Unidade Franca - SP)
"Dolor, siempre me pregunto que es, es cuando algo molesta en el cuerpo, es cuando perdemos a alguien
, es parte de nostros para aprender. - Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
A pricipios de este año perdi a mi padre, despues de 3 años de lucha a su lado y con mi madre apoyando en todo, hasta el ultimo suspiro estuvimos con mi madre a su lado, fue y es muy duro, ya que soy el unico hijo, ahora quedo al cuidado de mi madre.
En japon senti mucho dolor, no solo fisico, sino tambien interno, las charlas por la noche con O Sensei hicieron un poco de remedio para poder entender algunas cosas.O Sensei hablo sobre la relacion que tiene con sus hijos, para que pudiera entender cosas nuevas.
Mi padre tenia un gran dolor, casi insoportable, nunca se quejo o lo poco que se quejo no permitio que se viera, con una sonrisa, con una rectitud gigante, leal.Cuando fallecio, tome una desicion con respecto al dolor fisico, dar para el y su recuerdo mi esfuerzo, si siento dolor pienso cuanto sentia el y entonces me doy cuenta que mi dolor no es nada, es una traba a superar,es una ofrenda a la memoria de mi padre.
O Sensei hablo,sobre todo el camino recorrido hasta ahora, si uno no lo ve personalmente, no puede ver la magnitud de los acontecimientos, si uno no suda al lado de su Sensei, no puede hablar de sudor, si uno no experimenta el dolor de entrenar y entrenar sin parar al lado su Sensei, no puede hablar de dolor, solo al lado de O Sensei se puede aprender cosas para toda la vida, no solo de entrenamiento. "
(Dor, sempre me pergunto o que é, é quando algo nos incomoda no corpo, é quando perdemos alguém, faz parte de aprendermos.
No início deste ano perdi o meu pai, depois de 3 anos de luta ao seu lado e com a minha mãe apoiando totalmente, até o último suspiro, estivemos eu e minha mãe a seu lado, foi e está sendo muito difícil, já que sou o único filho, que agora cuido de minha mãe.
No Japão senti muita dor, não só fisicamente, mas também internamente, as conversas pela noite com o Sensei remediaram um pouco para me entender algumas coisas. O Sensei me falou sobre a relação que tem com os seus filhos pelo que pude compreender algumas coisas novas.
Meu pai convivia com uma grande dor quase insuportável, nunca se queixou nem um pouco e nem se permitira ver, sempre se apresentava com um sorriso, uma retidão gigante, leal. Quando faleceu, tomei uma decisão a respeito da dor física, dar para ele e a sua recordação meu esforço, se sinto dor lembro o quanto ele sentia e então me dou conta que a minha dor não é nada, é uma etapa a superar, é uma oferenda a meu pai.
O Sensei falou sobre todo o caminho percorrido até o momento, alguém que não o vê pessoalmente, não verá a magnitude dos acontecimentos, se alguém não suar ao seu lado não pode falar de seu suor, se alguém não experimenta a dor de treinar e treinar sem parar ao lado de Sensei não pode falar de dor, somente ao lado de Sensei se pode aprender coisas para toda a vida, não só de treinamento)
"Lembrando de meu pai no Japão"
"Como enseñar?
Esta es una pregunta, dificil de contestar, estan las personas que gustan de enseñar y otras que no gustan de enseñar, a mi entender despues de varios años de vida, creo que todos estan enseñando algo, el que gusta y el que no gusta. - Flavio Fontana (Unidade Buenos Aires)
Aqui en Japon, acontecio que Katse Sensei, fua al hospital solo para control general, entonces el pidio a otro Sensei (alumno de Katse Sensei) para poder asistir nuestro entrenamiento.
O Sensei dice: Si usted quiere enseñar o no, eso no tiene discucion, usted tiene que decir HAI y hacer, esto es Bushido,esto es entrenamiento. Seguro algo va aprender.
Mas tarde Sensei hablo, que este Sensei tenia trabajo como maestro de clases de apoyo fuera del colegio, el postergo todo para poder venir a dar aula, sin decir nada, solo rectitud, respeto por su Sensei y por las personas que tomaron aula. Solo Lealtad.
Domo arigato gozaimashita Sensei"
(Como ensinar?
Esta é uma pergunta difícil de responder, existem as pessoas que gostam de ensinar e outras que não gostam de ensinar; ao meu entender depois de vários anos de vida, acredito que todos estao ensinando algo , que gosta e o que não gosta.
Aqui no Japão, aconteceu que mestre Katsuse * foi ao hospital para fazer os exames de rotina e então pediu a um outro professor (um de seus alunos) para dar assistencia ao nosso treinamento. O Sensei disse: Se você quer ensinar ou não isso não se discute, você só te que dizer HAI e fazer, isto é Bushido, isto é o treinamento. Garanto que alguma coisa vai aprender.
Mais tarde Sensei falou que este professor era também professor e dono de uma escola particular para vestibulares e deixou toda a sua atividade para vir dar a aula sem dizer nada, somente retidão, respeito pelo seu mestre e pelas pessoas que estiveram na aula.
Somente lealdade.)
Este é um Café que deve ser lido com atenção.
Isto quer dizer, ao lerem isto, alunos não devem seguir cegamente o seu atual professor, monitor, coordenador ou Sensei seja la de que modalidade for.
Infelizmente há indivíduos que se aproveitam de sua posição dentro de suas organizações apenas para tirar proveito próprio. Tive casos de ex coordenadores que apenas davam ordens e não moviam um dedo para fazer as coisas ou que mandavam seus alunos a comprarem seus relógios e objetos pessoais. Um outro que a invés de dar a aula, fazia o treinamento para si e outros absurdos.
Cegos guiando cegos.
Ou melhor, cegos enganando cegos.
Mas por outro lado, existem os que tem retidão, lealdade e respeito.
Se estiver na duvida, me pergunte quem são.
*Katsuse Sensei = 16º sucessor do estilo Suiyo Ryu
No próximo dia 12, comemora-se o Dia da Criança, o Dia da Alegria.
Inicialmente, há 15 anos quando fundei o Niten, não havia o curso para crianças
Hoje, vejo que demorei e poderia ter iniciado antes.
Pois alegria e energia nunca são demais.
Apresento a vocês a alegria e energia aqui do Niten:
Feliz Dia das Crianças!
Sensei