Retornar para últimas postagens
"Ouvir o ressoar do Hagakure Shiseigan de todos juntos, ao final do treino
"Quando se poderia achar que a emoção acabara, os quatro votos foram entoados por um exército samurai, que se fez ouvir muito ao longe, espalhando a essência dos votos por grandes distâncias. Não tenho dúvida que esta essência integra o ar agora e espero que todos "a respirem" e sejam inspirados pelos votos." Meriguetti (Unidade Nova Iguaçu)
"Cada minuto, cada palavra destes 3 dias vou levar para a frente, para os próximos 20 anos e muitos mais que virão. Afirmo isso com certeza, pois creio que a tradição que o Sensei mantém viva é um dos bens mais preciosos que há, em um mundo onde se importar com o outro traz cada vez menos benefícios imediatos, e tudo parece inibir o espírito e a vontade das pessoas." Luigi (Unidade Sumaré)
"Montanhas do Hagakure"
Há alguns dias antes do 06 de junho de 1944, dia da invasão das tropas aliadas contra o exército alemão fazia chuva.
No dia 17 de agosto de 2013, a situação era semelhante. As tropas já não suportavam mais esperar pelo ataque naquela manhã chuvosa e fria. Estavam todos ansiosos para correr. Cantar. Gritar. Lutar. Comemorar!
E então, como toda tropa minutos antes do seu ataque, começaram a cantar com força e intensidade: "O Sol nascerá,Samurais do Niten..."
E o Hino foi ganhando força. Poder.
E, acredite, o poder da mente, e de todos, foi tamanha que o sol se curvou e abriu (e quem esteve lá sabe que agora foi pela segunda vez, pois a primeira foi lá em São Sebastião no início deste ano).
Bem, foi neste cenário em meio a tanta alegria e energia que, igual ao Dia D, ocorreu a Invasão do Ibirapuera . Sob a temperatura de 9 graus, as tropas do Niten lotaram o parque.
Apresento-lhe "O Dia D do Niten", o dia em que todos nós fomos vencedores:
“No sábado de manhã, saindo do Hokkaido, éramos quase 120 pessoas em cada grupo. As bandeiras das virtudes e do Niten estavam lá, nos acompanhando na caminhada até o Ibirapuera.
Começamos somente caminhando, e de repente puxaram o Hino do Niten. Foi marcante...
O frio não abalou ninguém. Parecia uma marcha para a guerra: todos de kimono e hakama, seguindo determinados e cantando com orgulho o hino do Niten.
Teve uma hora que o senpai Fugita falou para acelerarmos o passo, começamos a correr.
Chegando no Ibirapuera começamos a correr mais. Senpai Fugita estava na frente carregando a bandeira do Niten, e eu ao seu lado. Estava correndo e puxando a contagem, gritando do pulmão.
Honra! De ver aquela bandeira e saber que faço parte desta família.”- Fábio (Unidade Piracicaba)
“ O treino de Niten Ichi Ryu do sábado de manhã no Parque do Ibirapuera, em que a breve corrida nos aqueceu o corpo e poder entoar o Hino do Niten a plenos pulmões nos aqueceu os corações; o convívio com os colegas, coordenadores e Senpais de outras unidades em todos os momentos, tanto nos treinos como nas celebrações; assistir as “feras” em ação nos Shiais... Posso dizer que seria bem difícil traduzir esses sentimentos em poucas palavras.”- Helano (Unidade Fortaleza)
“Já no treino no Parque do Ibirapuera e na caminhada eu pude estar presente. A chuva ameaçou a atrapalhar mas acho que cantamos tanto o hino na ida
O Sol nascerá,
Samurais do Niten (mais de 15 vezes na minha contagem)
que ela deu uma trégua. Trégua para não atrapalhar aquelas colunas de samurais treinando Niten Ichi Ryu na calma do parque. Muita energia na execução dos katas e pude treinar também com pessoas que estavam passando por lá e se interessaram por aquele batalhão de pessoas com kimono e hakama.” - Kalawatis (Unidade Volta Redonda)
“Quis o destino que o primeiro evento de que pude participar fosse o de 20 anos do Niten.
Os Senpais já haviam me dito que não se podia entender o que é o Niten sem ir a um evento. Pude constatar que é a mais pura verdade, logo no primeiro treino, ver a quadra do Hokkaido apertada impressionava, mas foi vendo o narabê (perfilar) quase lotar a quadra que pude ter noção da quantidade de alunos presentes no evento, e havia muitos alunos!
No sábado, pela manhã, a caminhada para o Ibirapuera com as bandeiras, treinando no parque foi muito bonito,e todos cantando o hino do Niten foi de arrepiar...”- Amaral (Unidade Florianópolis)
Decidi que ao completarmos os 20 anos de existência, deveríamos fazer um brinde especial .
Com uma champagne mais que "pra la de Viuve Clicot" . Tão marcante que pudesse ser o divisor de águas de uma era para outra que estaria para nascer.
Nasceu então o Hino do Niten.
Sob a autoria de um grande artista e samurai, João Vicenti do Nenhum de Nos, foi lapidada por cada um dos alunos do NIten através de seus coordenadores lá no inicio do ano em São Sebastião, no 3º Encontro de Coordenadores.
Um Hino autêntico e original que fala da história, valores e cores de um grupo de guerreiros. Guerreiros reais que daqui a 10, 100 ou 1000 anos serão lembrados para sempre por buscar os seus ideais e seus sonhos através da espada.
O brinde foi feito.
Respire fundo e segure o seu coração...
E acompanhe a partir de agora, estes momentos que , ouso dizer, foram verdadeiramente épicos :
"Da terra do Sol Nascente..... ao solo do novo mundo..... vivendo intensamente..... Bushido no coração..."
Depois de ir no Niten 20 anos, o Hino não para de ecoar em minha mente. Quando menos espero começo a cantarolar no meio da rua, no trabalho, na faculdade, em todos os lugares possíveis." Alana (Unidade Botafogo)
"Participar dos vinte anos do Instituto Niten, evento de tamanha envergadura, me fez compreender o espírito e a força do Sensei e de todos aqueles que participam desta família; um espírito e força que está se estendendo para além Brasil."
Oneti (Unidade Manaus)
"Emoção. Não lembro quando me senti tão emocionado por algo.
Chorei, sorri, aplaudi, agradeci com uma emoção sem igual.
E o que eu pode sentir foi que não foi apenas sentida por mim, mas por todos os presentes." Regis (Unidade São José dos Campos)
"A noite as Homenagens na Assembleia, cantar os Hinos e saudar com voz firme os componentes da mesa, como uma tropa em formação. Só quem estava presente pode entender o sentimento ali.
A família do Sensei presente. Seus Pais, sua Esposa e Filhos.
Este elo que foi fundamental nos momentos das provações do início do Niten agora diante de todos recebendo também a devida homenagem." Simonassi (Unidade Vitoria)
"Ao cruzar a minha shinai com meus senpais, sentir a potência e acertividade de seus golpes, consigo perceber quanto é longo e maravilhoso o caminho que devo trilhar: "passos largos para frente!" como diz nosso Hino!" Ivan (Unidade Juiz de Fora)
"Além de me sentir muito emocionado com todos cantado o Hino do Niten na Assembleia, na ida ao Ibirapuera e em diversas outras situações, eramos uma única voz, um verdadeiro exercito de samurais em direção a nossa batalha.
Na ocasião em que fomos a pé ao parque me senti emocionado e honrado de segurar uma das virtudes durante o trajeto, aproveitei muito esse momento, pois não haverá outro igual." Kodama (Unidade Vila Mariana NIkkyoji)
João Vicenti (unidade Porto Alegre) autor do Hino do Niten
Arte da capa do Dvd do João Vicenti
Dvd da banda Nenhum de Nós, conjunto musical no qual João Vicenti toca teclados e acordeon
Há pouco tempo, quando eu estava para partir em mais um de meus shugyos
Eu disse que este seu nobre sentimento era de se admirar e ser seguido por todos os colegas. Mas o "presente maior", seria o de ele estar continuando em seus estudos. Treinando.
Seguindo esta linha de pensamento, fui contemplado por ter alunos dedicados ao longo destes 20 anos. Muitos deles até ultrapassando barreiras intransponíveis a um cidadão comum que aqui não caberia enumerá-las.
E a prova maior foi visível quando cheguei na Unidade Ana Rosa, no primeiro dia das festividades, para ministrar o treinamento de Niten Ichi Ryu Kenjutsu: o salão hiperlotado.
Se você já conhece o local, vai ficar vislumbrado, assim como eu também fiquei:
"Ao ver o Sensei entrando na sexta, pensei comigo mesmo como o Sensei deveria estar feliz."- Mendes (Unidade Caxias do Sul)
"Chegar no treino de Niten Ichi Ryu com o Hokkaido simplesmente transbordando de alunos! Eram dois andares de treino! Era a alegria da espada que dá a vida, em abundância!"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)
"Já no primeiro dia, ao chegar no Hokkaido, senti-me muito feliz em poder ver o Dojo tão cheio!
No início, pela quantidade de pessoas, cheguei a pensar que não conseguiríamos treinar todos, mas após alguns ajustes os movimentos começaram a fluir. O espaço não foi obstáculo!
Este dia (16/08/2013) ficará para sempre marcado na minha mente pois foi o dia em que recebi das mãos do Sensei o Makimono do Hyoho Niten Ichi Ryu.
Não só pela sua importância em si (por estar fazendo parte desta tradição ancestral), mas também por ser durante a comemoração dos 20 anos do Instituto Niten."- Simonassi (Unidade Vitória)
"Neste fim-de-semana participei do evento de 20 anos do Instituto Niten. Foram três dias de aprendizado e ver como o Niten cresceu.
Sexta começando com treino de katas à tarde na Hokkaido. Nunca vi o dojo tão lotado quanto nesse dia, devia ter umas 300 pessoas, o melhor foi ver como a organização que nós, alunos, temos para que todos consigam treinar. A noite houve solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo para a comemoração dos 20 Anos. Uma cerimônia que mostrou como foi a trajetória do Niten até os dias de hoje, mostrando a história de superação que o Sensei teve.
Espantando-me ainda a presença do vereador Massami Miki, daqui do Amazonas, estar presente, até porque foi ele que instaurou o Dia do Samurai no Amazonas." - Pinheiro (Un Manaus)
" Primeiro dia: Treinei os katas do Niten Ichi Ryu Kenjutsu com orientações e demonstrações do nosso Sensei e ao final do treino “Segredos Revelados” - Saraiva (Unidade Rio de Janeiro)
"Estar presente nos 20 anos do Niten foi muito emocionante, me senti verdadeiramente honrada e orgulhosa de fazer parte deste caminho!
O evento em si foi muito bem organizado e mesmo estando na grande São Paulo parecia que estávamos numa daquelas cidades pequenas de tão acolhedores e zelosos que foram o Sensei e os Senpais.
Durante a semana o Sensei falou que haveria uma surpresa para quem fosse ao evento e esta palavra mexeu com a curiosidade e a imaginação de todos aqui no Rio e a meu ver não foi uma surpresa, mas várias reveladas ao longo dos dias a começar por alguns dos segredos ocultos nos Katas do Hyoho Niten Ichi Ryu no treino de sexta; na Assembléia o auditório lotado cantando o Hino do Niten e depois assistindo aos vídeos enviados pelos Senseis do Japão que transmitiram além de suas felicitações ao Sensei e ao Niten, também a mensagem para continuarmos fortes no caminho." - Elaine (Unidade Rio de Janeiro)
Carta enviada pelo Sôkei Hayashi e Sôen
Clique para Ampliar
Mensagem enviada Pela Monja Coen Sensei
Ao Sensei e a todos do Niten meus votos de congratulações.
Estou em Morro Branco, cerca de cem km de Fortaleza.
Que as celebrações sejam de alegria e continuo Comprometimento com o Caminho Iluminado.
Bênçãos budicas
Gassho
Coen
Carta enviada pelo Cônsul-Geral Adjunto Do Japão Hiroaki Sano
Clique para ampliar