Este sábado 6 de diciembre en la sede del dojo Recoleta, los alumnos de todas las Unidades de Argentina compartimos una jornada de confraternización y competencia con espíritu deportivo.
Este tercer Torneo Argentino por Equipos contó con la presencia de alumnos de todas las unidades: Recoleta (REC), Caballito (CAB), Vicente López (VCTE) y Abasto (ABA) que compitieron y alentaron a sus compañeros en una tarde llena de calor humano.
Una mención especial merecen los iniciantes que participaron por primera vez mostrando mucho coraje y determinación.
Los resultados generales del torneo por equipos fueron los siguientes:
KENJUTSU
1° Lugar: Equipo mixto Recoleta/Vicente López
-Osella (capitan)
-Amitrano -Correa -Calderon -Odonell
-Melisa -Sabrina -Manuel -Thomas
2° Lugar: Equipo Vicente López
-Huarte (capitan)
-Paula -Saieva -Sangiorgo -Koziner
-Victoria -Leonardo -Mariana -Natalia
-Kolossa
3° Lugar compartido: Equipo Caballito / Equipo Abasto
Equipo Caballito
-Ivan (capitan)
-Ariel -Ignacio -Martin -Giosa
-Emiliano -Jeronimo
Equipo Abasto
-Cristian Bressan (capitan)
-De La Vega -Vittola -Tai
-Krembs -Montesano
JOJUTSU
1° Lugar: Equipo Recoleta A
-Saieva (capitan)
-Ariel -Osella -Koziner
-Sabrina -Vago
2° Lugar: Equipo Recoleta B
-Huarte (capitan)
-Correa -Mariana -Natalia
-Melisa
IAIJUTSU
1° Lugar: Equipo mixto B
-Ivan (capitan)
-Ignacio -Osella -Amitrano
-Natalia -Giosa
2° Lugar: Equipo mixto A
-Ariel (capitan)
-Paula -Saieva -Huarte
-Martin -Emiliano
KOBUDO
1° Lugar: Equipo Caballito
-Ariel (capitan)
-Ignacio -Martin -Giosa
2° Lugar: Equipo Abasto
-Cristian (capitan)
-De la Vega -Vittola -Krembs
3° Lugar: Equipo Recoleta
-Osella (capitan)
-Amitrano -Correa -Calderon
Agradecemos a todos los alumnos que afrontaron este desafío y, especialmente, a los familiares y amigos que estuvieren presentes durante el evento y que nos ayudan a seguir entrenando cada semana.
As alunas Ingridy e Elizabeth viajaram até São Paulo para treinar com Sensei no dia 15-novembro.
Treinaram firmes e fortaleceram o time das Guerreiras do Niten!
Visitar o México. Desde aprox Julho de 2011 o Instituto Niten está no México. Este ano, em novembro tive a oportunidade de visitar os treinos no México. Aqui algumas impressões, soltas e desencontradas, para acompanhar as poucas fotos que lembrei de tirar. Do avião se vê uma terra seca, bege. Na cidade, a diferença da colonização espanhola em contraste à nossa portuguesa no Brasil (...) Continua (post completo) |
Por conta do trabalho Takeshi e família se mudaram este ano para os Estados Unidos. Ele e os filhos Ingrid e Kevin treinavam há 3 anos em São Paulo, e aproveitaram a fundo a integração do Instituto com as famílias, deixando que o treino aprofundasse os laços entre pais, filhos, irmãos, e o próprio grupo do Niten! A dedicação rendeu a Takeshi em 2014 a homenagem de Guardião da Tradição Samurai pelo Kir Jovem de São Paulo. Alguns meses após se afastar do Dojo o corpo e o espírito começam a sentir a falta do treino, dos Momentos de Ouro, das cobranças de Sensei e Senpais e do convívio com os colegas! Não foi diferente com a família de Takeshi. Assim em minha visita à unidade México este ano, planejamos uma escala em Miami e iria treinar um pouco com estes valorosos samurais! Quando nos mudams para longe do dojo, o jeito é levar o dojo conosco. A família Takeshi continua seus treinos agora uma vez por semana. Do Brasil enviamos sempre novidades e conteúdo para os seus Momentos de Ouro. Cada um com seu dever de casa, e o Caminho pode continuar sendo trilhado. Quando mudamos para longe, podemos deixar o treinamento como uma lembrança no passado, ou podemos lutar para levá-lo consoco e continuar! Em 10 anos, a diferença será enorme. Gambaté Takeshi, Ingrid e Kevin. Agora é descobrir algo novo, em cada treino! Nos dois treinos com vocês, eu descobri ! Arigato pela calorosa acolhida Wenzel Treinamos intensivamente Takeshi e eu numa quadra de vôlei de praia num parque da municipalidade. Recordações dos treinos na praia de Ipanema e Leblon no Rio de Janeiro! (...) Um passo cada semana, mesmo que um passo pequeno, e estamos no Caminho! Omedetou e boa sorte Takeshi, Rosana, Ingrid e Kevin! Continua (post completo) |
Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaUma unica impressão: ki vibrante, contagiante! Se pelas fotos está assim imagina ao vivo!
Gambate! Omedetou gozaimassu!
Domo arigato gozaimashita! (Continua)
Takeshi - WestonSempai Wenzel,
Foi um pequeno reencontro mas com muito significado para nossa família. Sua visita nos inspira para continuar no caminho, levando o Niten conosco para onde formos.
Otsukaresamadeshita, Takeshi/Miami (Continua)
Ingrid - WestonSempai,
Obrigado pelo treino, foi divertido. Agora eu vou sempre lembrar do `elefante` e do `Rei Leão`.
abracos (Continua)
Kevin - Westonarigatou sempai Wenzel gostei do treino estou treinando com meu pai
Gostei da visita thank you (Continua)
Konnichiwa Sensei, shitsurei shimasu! Me apresento humildemente: sou o minei, não sei se o senhor lembra de mim, mas frequentei o Niten de 2012 a 2013. Venho aqui por meio deste e-mail por dois motivos: primeiro me desculpar e agradecer com o senhor, Sensei; segundo relatar minha experiência que o Niten me proporcionou e como mudou minha vida. No meu primeiro dia no dojo o senhor me perguntou: "Por quê você procurou o Niten?". E eu logo respondi: "Porque quero passar no vestibular de medicina!". Fiz dessas palavras minhas guias para ter forças e determinação de um samurai para conquistar meu sonho. (...) Continua (post completo) |
Kawano Treinou com Sensei no Templo Nikkyoji em São Paulo
"Deixo registrada minha enorme satisfação pelo contato inicial que tive com todas as pessoas no dia 15/11/2014, sábado passado, desde o instante que cheguei à entrada do dojo, que, aliás, é belíssimo, até a minha saída, pois todos foram atenciosos e cortêses. Senti-me muito bem acolhido e com a sensação de estar em casa.
Foi agradável satisfação também ter conhecido o Sensei pessoalmente, e muito mais, agradeço-o pelas várias orientações que recebi durante o treino de Iai.
De modo análogo ao que ouvi no Momento de Ouro, onde o Sensei nos relatou em determinado momento sobre a sua experiência ao degustar um vinho e ter a capacidade de identificar um que mais lhe agrade e provoque prazer, não significando, entretanto, que isso o torne o melhor sommelier, em meu caso, procurei degustar cada momento que estive nesse dia, sempre atento aos pequenos detalhes que deixaram marcas indeléveis pelo modo como fui acolhido.
Confesso que foi uma enorme alegria receber o 6º kyu diretamente de suas mãos. Naquele momento lembrei-me da dedicação e empenho que os sempais Herzog, Ishikawa e Dionello de Campo Grande e também do sempai Ricardo de Brasília, têm feito para divulgar e manter viva uma tradição milenar japonesa em terras ocidentais, com maior dificuldade talvez na região centro-oeste. A eles agradeço por compartilharem seus conhecimentos, pois a mim, coube apenas o empenho em manter o foco e a disciplina nos dias de treino, e ajudar no Osooji.
Domo arigato gozaimashita " - Kawano (Unidade Campo Grande MS)
Recebi mensagem hoje sobre o nascimento de uma samurai do Niten.
Mais do que me alegrar pelo
Enquanto que possivelmente a maioria relaxaria o nó do guerreiro, como é comum em casos como este, ele, ao contrário, amarrou o seu elmo para vir a guerra.
Pois ele sabe que a "guerra" da qual falo, não é a do Niten. É a dele próprio.
Este sabe que, a partir de hoje, não terá sossego por 50 anos...
"Ohayou gozaimasu Sensei,
Muito mais que uma forma de lazer, o Niten é um grande construtor de caráter e virtudes. Diferente de outros “esportes”, a filosofia aprendida durante os treinos, se extrapolada para o nosso dia a dia, tem o poder de desbloquear o potencial humano.
Observando os alunos do KIR Jovem e convivendo um pouco com os filhos do Sensei, percebi isso nitidamente. São crianças diferentes com muita energia, alegria, são prestativas e sinceras.
Nesse mês de novembro nasceu a Olivia, que irá aprender todas os valores e virtudes para se tornar uma pequena samurai do Niten.
Eu não iria para o Gashuku, mas suas palavras me fizeram refletir sobre o que é ser um samurai moderno.
Estarei aí!
Arigato gozaimashita."
- Dangelo (Unidade Curitiba)
Olivia segurando a katana
Konbanwa Mina San!
O Hayabusa de Caxias realizou uma aula de caligrafia japonesa no domingo retrasado, 09/11.
Aproveito para postar o relato do aluno Renzo, de 12 anos:
" A primeira coisa que foi ensinado, não foi algo como: entender o sentido dos kanjis ou como escrevê-los, foi entender que assim como a espada, a caligrafia japonesa é um Caminho a se trilhar, que requer muita vontade e dedicação.
O difícil não é fazer um traço bom, e sim, depois do primeiro, fazer o outro bom para completar.
Quando se completa um objetivo, como um traço ou um golpe, você se sente bem, e ás vezes, este conforto criado na situação, te faz relaxar e quebrar a postura.
A base para estes Caminhos, é a postura de todo o conjunto, se não estiver alinhado, ajustado, não se pode esperar que o resultado seja ótimo, caso você não tenha se empenhado para essa conquista.
O que eu achei que foi o mais importante para se lembrar, é o básico: se tiver várias coisas a fazer, faça tudo certo, uma por vez, se tiver vários golpes para bater, acerte todos, um por vez. Se tiver vários traços para fazer, faça um traço correto por vez.
Arigatou Gozaimashita,
Renzo.
" Se tiver várias coisas a fazer, faça tudo certo, uma por vez, se tiver vários golpes para bater, acerte todos, um por vez. Se tiver vários traços para fazer, faça um traço correto por vez" Renzo.
Konnichiwa Mina-San
A MOVA Filmes está lançando quinzenalmente
(sempre na Lua Cheia e na Lua Nova)
Palestras da Monja Coen.
Link da Playlist da primeira palestra em 4 partes - Harmonia na Cidade
Mauricio de Belém em Buenos Aires com Sensei A Unidade Belém teve lugar na Comitiva Brasileira do Instituto Cultural Niten, graças ao convite e a oportunidade concedidas por Sensei. A comitiva se reuniu na cidade de São Paulo, no dia 06/Nov e se deslocou em conjunto, até a Província de Buenos Aires, na República Argentina, permanecendo lá até o dia 09/Nov e também encontrando outros Brasileiros. Compuseram a Comitiva Brasileira, na Argentina: Sensei Jorge Kishikawa, os Senpais: Danilo, Alessandro, Donegá, Laura, Mantovanni, Sá, Barreto, e eu (Kouhai Mauricio). No Dojo da Recoleta tivemos a oportunidade de reencontrar Senpai Joel e Senpai Fujita, o que foi uma honra. 1) do Encontro Sul-Americano de Kobudo (Artes Marciais Antigas) e; 2) das Comemorações dos 10 Anos da Presença do Instituto Niten, na Argentina. (...) Continua (post completo) |
Neste sábado, dia 01 de novembro, realizamos um grande encontro envolvendo mais de quarenta colegas de espada vindos de São Paulo, Sorocaba e Campinas e Americana. Foi um dia inteiro de treino, convívio e confraternização, que começou de manhã em Sorocaba e só acabou a noite em Campinas. “O que mais me impressionou foi a organização dos Senpais mais antigos que fizeram com que o treino fluísse muito bem, convivendo com tanta gente e ganhando novas experiências e lembranças.” Nishimura (Sorocaba) "Pude perceber como Senpais com diferentes perspectivas ajudam muito com os segredos da luta. Foi muito especial ver como o Kiai pode ganhar uma luta." Germano (Sorocaba) |
Konbanwa mina-san !!! Boa noite amigos !!!
Há algum tempo pedi para que alguns alunos escrevessem sobre como foi seu primeiro ano de treino, no que os treinos ajudaram.
Mostro aqui o relato da aluna Oneti que espero que sirva de inspiração para todos, pois para ela foi de muita ajuda.
Link para a Matéria no Site do São Paulo Shimbum
Tradução da Matéria Publicada no Jornal:
"O Instituto Niten visita Ikoi no Sono
O grupo de jovens
Apresentou para os idosos o Kendo, Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu.
Midori Saito (26 anos, 3ªgeração de japonês) e Toshi Nagumo (32 anos, 3ª geração de japonês) visitou o jornal para comunicar sobre o evento.
Foi a primeira vez que visitaram o asilo, e o objetivo principal é praticar a compaixão pelo próximo.
Ensinamento esse que aprendem no Instituto Niten.
Todos participaram com o intuito de entreter os idosos.
Aproximadamente 20 alunos apresentaram o que aprendem em seu treinamento diariamente.
Muitos idosos ficaram com lágrima nos olhos, emocionados, lembrando de sua infância, quando praticavam Kendo.
A enfermeira do Ikoi no Sono contou "Não imaginei que a apresentação fosse causar tamanha emoção aos idosos"
Felipe Gisondi, aluno do Instituto Niten relatou "Conviver com essas pessoas que são o elo entre Japão e Brasil foi muito gratificante"
"Todos estavam felizes, então pensamos em continuar com esse projeto daqui em diante" comentaram as duas que visitaram o jornal."
Mas o que tem a ver uma escola , "academia" ou organização
Talvez nada. Pois hoje em dia, estão muito ocupadas em promover torneios, exames de graduações, olimpíadas e por aí vai. Em busca de medalhas e troféus. De títulos e "dans".
Mas no Niten, isto não importa.
Fazemos porque nos sentimos bem.
Fazemos porque o mundo se sente bem.
Fazemos porque nesta vida, medalhas ou títulos valem muito pouco (ou até nada?) diante do tempo que estivemos felizes enquanto estivemos no Niten.
Dentro deste contexto, você há de concluir que o Niten realmente NÃO é uma academia...
Aos Hayabusa, jovens guerreiros que levam a espada que dá a vida em abundância, meu arigato.
Texto do Jornal Nikkei traduzido:
"O grupo de Jovens do Niten apresenta o Kenjutsu a Casa de Repouso Ikoi no Sono e idosos ficam emocionados.
O grupo de jovens Hayabusa do Instituto Cultural Niten (Presidente Jorge Kishikawa), visitou a Casa de Repouso Ikoi no Sono em Guarulhos no dia 21 de setembro para uma apresentação e confraternização.
20 integrantes do grupo Hayabusa apresentaram o Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu alegrando aproximadamente 80 idosos com idade entre 70 a 90 anos.
O objetivo da visita, foi colocar em prática o que é ensinado no Instituto, como Exercer compaixão e tirar o sofrimento das pessoas.
O Membro do grupo Felipe Gisondi comentou "Foi uma honra conviver com os idosos. Pode passar anos, que vou recordar dessa experiência"
A Coordenadora Social, Akatsuka Teresia falou "Foi uma tarde muito proveitosa que os idosos puderam passar e, certamente, muitos voltaram a recordar com carinho a sua pátria"
E a Chefe de enfermagem, Evelyn Nascimento relatou " Percebi o olhar atento dos idosos, todos envolvidos com a apresentação, muitos deles vibravam com lagrimas nos olhos. Não imaginei que a apresentação fosse causar tamanha comoção aos idosos" superando suas expectativas.
O grupo Hayabusa conta com membro com idades que variam de 10 a 30 anos e atualmente, somente na capital conta com aproximadamente 66 membros que atual diretamente em ações sociais."
Joé no Gashuku em São Paulo “Não perder para a chuva” de Miyazawa Kenji Não perder para a chuva Não perder para o vento Não perder para a neve ou para o calor do verão Com um corpo forte e livre de desejos Nunca perder a calma, sempre com uma serena felicidade Todos os dias, quatro tigelas de arroz marrom, missô e alguns legumes para comer. Contar-se por último em todas as coisas, Observando, ouvindo , compreendendo e nunca esquecendo. À sombra dos pinheiros do campo na floresta em uma pequena cabana de palha. Se há uma criança doente no leste, ir cuidar dela, Se há uma mãe cansada no oeste, ir e carregar o seu fardo. Se há alguém prestes a morrer no sul, ir e falar-lhe que não há nada a temer. Se há uma luta ou litígio ao norte, dizer-lhes para deixarem tais inutilidades de lado. Quando há seca, derramar lágrimas de compaixão. Mesmo em um verão frio, caminhando perturbado, Mesmo sendo chamado de tolo por todos. Sem ser glorificado, Sem ser culpado. Uma pessoa assim, Eu quero me tornar. No meu retorno do gashuku deparei-me com este poema escrito por Miyazawa Kenji, falecido em 1933 aos 37 anos de idade. Encontrei, nessas palavras, sentimentos e ensinamentos muito familiares ao que aprendi e assimilei nestes anos de treino e de convivência com o Sensei, Senpais e colegas. Algo como um novo tipo de altruísmo, originado pela simples determinação em percorrer um caminho de auto-conhecimento. Onde obstáculos, outrora impossíveis, tornam-se irrelevantes. Onde máscaras, outrora invisíveis, são descartadas. Arigatou gozaimashita pela paciência e determinação que o Sensei compartilhou conosco por todos estes anos. Joé Campos Niten Caxias do Sul (...) Continua (post completo) |
Omar Pereira Marques - NiteróiOmedetou Gozaimassu'' Senpai Joé''
Determinação para o autoconhecimento vai estar sempre em nosso caminho'''
Para aqueles que buscam
Gambate
Arigatou Gozaimashitá
Unidade Tijuca = Rio De Janeiro
Marques Omar Pereira (Continua)
Mára - GuaíbaInspirador com grande identificação de Se de Kipling que me acompanha desde muito cedo.
Arigatou gozaimashita Senpai por estas palavras. (Continua)
Samuel - Belém - PAYoroshiku onegai shimassu, Senpai Joé.
Shitsurei shimassu.
Este poema de Miyazawa é para se dizer, no mínimo, inspirador. É uma reflexão que tenho lido quase todos os dias, pois além de, ao meu ver, possuir fortemente a presença dos elementos dos Hagaku (Continua)
Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroArigato gozaimashita por dividir seu achado conosco, Senpai. (Continua)
Ivan Mota Santos - Juiz de ForaBelo texto! Sempre bom receber palavras que nos dão orgulho de fazer parte desta família, e honrados por ter como colegas pessoas com os mesmos valores. Omedetou Joé! Arigato Gozaimashitá! (Continua)
O torneio por equipes foi uma experiência enriquecedora para todos que estão no caminho e puderam participar deste evento. O acolhimento e receptividade aos colegas de todo o Brasil se igualava ao empenho de todos, que seguindo às ordens dadas se comprometeram a duelar não somente nas categorias indicadas mas também duelar contra o atraso, a procrastinação e a desatenção...VENCEMOS! O torneio foi um evento bem sucedido em todos os aspectos, um exército de corajosos samurais que duelavam na técnica e se engrandeciam na amizade e no convívio.
O Kir Jovem e integrantes do Hayabusa de Brasília participaram do Dia das crianças no clube CASSAB.
Fizemos apresentações de Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu. Com destaque para apresentação do Kir Jovem, nossas pequenos samurais!
Em seguida tivemos experimentação para as crianças que se mostraram muito animadas e com muita energia.
Arigato Gozaimashitá pela presença de todos!
Relatos sobre nossa participação:
"A apresentação do Dia das Crianças atraiu a atenção de boa parte dos presentes no Clube Cassab, onde ocorrem os treinos de sábado do Niten em Brasilia. Muitos aparentemente foram pegos de surpresa pela oportunidade de contemplar uma amostra de nossas práticas. Após as apresentações de Iaijutsu e Jojutsu, realizamos lutas de Kenjutsu, com participação do Kir Jovem.
O público, contagiado com a energia dos Katas e lutas, ficou estimulado a participar da última parte, em que foi aberto às crianças o treino de alguns golpes de Kenjutsu em alunos de bogu. Não só as crianças, mas alguns adultos também participaram.
Agora, como explicar a alegria no olhar e no sorriso de uma criança que, pela primeira vez na vida, tem contato com o Kobudo? Só vendo. E é impossível não retribuir essa energia sorrindo dentro do bogu, uma felicidade genuína que simplesmente brota no peito. Simples como o sorriso de uma criança.
Arigatou gozaimashita a todos que colaboraram para esse momento."
Kuhn – Coordenador Kir Jovem
"Foi muito legal a gente se apresentar para que as outras pessoas possam conhecer o Kenjutsu e alguns de seus golpes, e fiquem felizes com isso, podendo também treinar um pouco para saber como é.
Arigatou gozaimashita."
Débora - Kir Jovem Brasília
Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroLinda iniciativa, omedetou a todos. (Continua)
Igor - BrasíliaFoi alegre e gratificante participar desse workshop.
A disposição das crianças em explorar algo novo com um sorriso no rosto, superando a inibição e gastando aquela energia que parece ser infinita, a vontade de partir pra cima, com um golpe atrás do outr (Continua)
Furtado - BrasíliaKonnichiwa,
A apresentação foi muito legal e poder ver, como o senpai Kuhn mencionou, a alegria das crianças tendo o contato com a espada pela primeira vez foi gratificante.
Omedetou gozaimassu a todos as crianças pelo seu dia e ao nosso kir jovem p (Continua)