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A Páscoa está aí e os chocolates para serem devorados.
Não sou muito fã deles, mas tem um que acho especial e não resisto: o de nossa aluna, Arassiro. Todo ano ela surpreende com a sua técnica e arte de chocolatier.
Vale a pena conferir.
Boa Páscoa a todos.
Neste fim de semana tivemos o Gashuku em Ribeirão Preto.
Não leve ao pé da letra, mas foi o Gashuku mais puxado que tivemos até agora.
No entanto, esta foto mostra que no fim da guerra, o número de altas foi maior:
Gokurosama a todos que estiveram lá.
A partir de hoje, gostaria de compartilhar algumas vezes, fotos para relembrar os bons momentos da nossa vida.
Comeco hoje com o shugyo da Lívia (BH).
Nesta época, estava com o meu polegar direito fraturado...
Por haverem equivocos em relacao ao Cafe do dia 12, acho importante me explicar hoje.
Pois bem, escrevi que
"Quando aguardava o meu vôo e almoçava em um dos restaurantes, ouvi vozes em português de dekasseguis que comentavam o que haviam comprado no Japão. Relógios, câmeras, som etc. E sempre da última geração.
Jovens que mal falavam o português, apesar de serem brasileiros, numa linguagem chula, sabiam com todos os detalhes, as funções deste ou aquele aparelho."
Embora Musashi Sensei tenha denominado Amashi Uti no nosso kata, no Livro dos Cinco Anéis (Go Rin no Sho), temos na pág 130 (capítulo do Fogo) que se trata de "Soltar o Cabo da Espada", ou seja, "tsuka wo hanasu to iu koto".
Está escrito assim:
"Soltar o cabo da espada abrange idéias variadas. Pode tanto significar vencer sem portar a espada como ser derrotado mesmo tendo a espada nas mãos. Não há como descrever por escrito todos os aspectos que se desprendem desse conceito - a melhor maneira de compreende-lo é praticá-lo".
Praticá-lo.
Praticando o kata e experimentando no combate, quem sabe não chegaremos próximos a entender a técnica e espírito que estão nas entrelinhas de Musashi Sensei.
Vamos lá ! À prática!
Em combate de kenjutsu, muitas vezes nos deparamos com situações imprevisíveis e uma delas é quando o oponente vem nos almejar no antebraço que segura o cabo da espada.
Nestes momentos, você tem a alternativa, além de claro, defender-se do golpe, soltar a mão para que a espada inimiga não o atinja. A isto, Musashi sensei denominou "tsuka wo hanasu to iu koto". Traduzindo: soltar o cabo da espada.
Está eternizado no kata Amashi Uti do estilo Niten Ichi Ryu em que um dos combatentes ataca e é surpreendido pelo outro, que simplesmente solta o cabo da espada e a seguir golpeia-o no contra-ataque. O treinamento correto deste kata proporciona ao praticante a vantagem de ser ousado, frio e desapegado a espada, e destarte, levá-lo a vitória no combate ### ( 13jun2007 - Kuden )
Vamos experimentar?
Estava lendo um certo trecho no Bushido em que haviam as seguintes palavras;
"Um samurai que está a serviço de algum senhor terá certamente muitos companheiros, mas é importante que se aproxime e crie amizades apenas com aqueles que são valentes, sensatos, influentes e que cumprem com seus deveres. Mas como homens deste tipo são poucos, pode ser que encontre apenas um entre vários em que possa confiar totalmente em tempos de necessidade".
Para fechar a importância da prática da espada entre as mulheres, coloco as palavras do Shin Hagakure, pág 84:
"A Mulher se beneficia mais com o Bushido e com a Espada, por treinar o controle da razão sobre a emoção.
Uma reportagem na TV mostrou que as mulheres tinham uma prevalência da emoção sobre a razão. Ou seja, que as mulheres agem mais com a voz do coração do que a da razão. No Caminho da Espada, elas treinam o controle da razão sobre a emoção. Dependendo das circunstâncias, como numa guerra, deve-se agir com a razão".
No combate de kenjutsu, tenho mostrado aos alunos que alguns dos golpes têm de ser desvencilhados com suavidade.
Um deles é o sukui.
Sukui vem do verbo sukuu, que quer dizer apanhar, tirar. Outra conotação seria o de agarrar ou prender, utilizado em frases como "passar uma rasteira", mas que nada tem a ver com o Café de hoje.
Aplica-se o golpe suavemente quando o adversário vem no ataque , e como num gesto de beber a água com as mãos , cortamos o antebraço do oponente em kiriage*.
Este golpe, por ser sauve e sem nenhuma intenção ofensiva, atinge o adversário no seu centro vital, aniquilando-o por inteiro.
Experimente.