As crianças do KIR Jovem aprenderam a fazer origami neste Sábado.
Fizemos um pássaro muito divertido!
Seu nome é Hukura Suzume, algo como Pardal gordinho!
Quando terminamos de fazê-lo, ele parece ser um
pássaro achatado, magrinho, mas aí...
...sopramos sua base e...surpresa! Ele se enche de ar e
temos um pássaro gordinho!
Com os acontecimentos de final de novembro na cidade do Rio de Janeiro o Encontro que realizaríamos teve de ser cancelado. Pierin de Florianópolis veio ainda assim, e na manhã de domingo, de 28 de novembro treinamos na PUC. Niten ! Rio !
Por causa dos acontecimentos do dia 28/nov, dia em que os policiais invadiram o Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, tivemos que cancelar o Encontro que realizaríamos... Mesmo assim Pierin, de Florianópolis (o que está de pé, no centro), nos fez uma visita e treinamos normalmente na PUC!!!
El Instituto Niten abrió su primer dojo en Uruguay
El pasado 16 de octubre, el Instituto Niten dirigido por Sensei Jorge Kishikawa abrió una nueva sede en Montevideo, Uruguay. Las clases son impartidas por los instructores Marcos del Mármol y Martín Diz.
El nuevo dojo funciona los días sábados de 14 a 16 horas en el Gimnasio Power Gym, situado en la Av. Gral. Garibaldi 2561, esquina Monte Caseros, de la ciudad de Montevideo. Allí se imparten clases de Kenjutsu a cargo de los Sempai argentinos Marcos del Mármol y Martín Diz, bajo la coordinación de Sempai Joel Correa Da Silva.
“Niten Uruguay nació como respuesta a la inquietud de muchos uruguayos que se mostraron muy interesados y contactaron en varias ocasiones con Niten Argentina manifestando sus ganas de entrenar” expresó Martín Diz, de 26 años y oriundo de San Martin De Los Andes, aunque hace casi siete años que reside en Buenos Aires.
Desde hace tres años forma parte del Instituto Niten y este año se le ofreció la posibilidad de estar al frente de la nueva sede uruguaya “Fue una misión que me encomendó Sempai Joel como apoyo a otro compañero de entrenamiento. Me dijo "Diz, ¿puede ir a Montevideo?" y enseguida conteste "HAI! Sempai" (la manera de decir si). Niten siempre esta buscando difundir la cultura japonesa, de hecho es uno de los objetivos del Instituto” detalló.
El instructor Diz señaló también que el único requisito para integrarse a las clases es tener ganas de entrenar “Se puede experimentar una clase de prueba sin inconvenientes, para lo cual basta acercarse cualquier día al entrenamiento con ropa cómoda. Las armas para la clase de prueba las prestamos nosotros” aclaró.
Marcos del Mármol, de 26 años, es oriundo de Comodoro Rivadavia aunque su residencia actual se encuentra en Buenos Aires. Con tres años en el camino de la espada, fue puesto al frente de las clases en Uruguay junto con Sempai Diz “Conocí el Instituto Niten buscando dónde entrenar el camino de la espada y realmente encontré el lugar indicado debido a que
Aproveitando a oportunidade propiciada pelo Instituto Niten, Senpai Danilo (Unidade Campinas) fez um tour pelo Nordeste com o intuito de trazer aperfeiçoamento técnico e maturidade marcial aos alunos e coordenadores das Unidades de Salvador, Recife e Fortaleza. O Coordenador Helano Fonteles esteve presente aos treinos realizados na Unidade Henrique Jorge (Fortaleza) onde pode incrementar sua vivência marcial e revisão de detalhes técnicos de iaijutsu, kenjutsu, jojutsu e, em especial, os katas Niten Ichi Ryu.
Especial destaque para o treino de domingo pela manhã (22/09) nas areias da praia do Porto das Dunas onde ocorreu um jukeiko em plena areia de duna, próximo à praia com muito sol, mas favorecido pelo vento leste que, por alguns momentos, arrefecia o calor. Na seqüência, mais aprendizagem. Os famosos kihons Dai Ichi e Dai Ni de Niten Ichi Ryu! Experiência singular de combate em areia! Domo arigatou gozaimashita ao Sensei por mais essa oportunidade e ao Senpai Danilo pelo treinamento dado.
O desafio começou logo cedo: a viagem para Goiânia foi embaixo de muita chuva.
Mas nada que abalasse a disposição do DF!
Tivemos treino para todas as modalidades, apresentações de Iaijutsu e Jojutsu e Shiai entre alunos de Goiânia e DF.
Momentos marcantes e muito aprendizado .
Arigato gozaimashita ao Senpai Taddeo e a unidade Goiânia por nos receber com muito KI.
Luiz Otávio - Brasília - DFMina San!
Realmente o treino foi muito bom! um aprendizado, inclusive na viajem!
Para mim foi uma descoberta maior, de algo que estão nos livros, de que a espada deve ser viva e livre, e que a mudança na estratégia pode ocorrer e surtir efeito! Só q (Continua)
Furtado - Brasília - DFRealmente estava chuvendo muito, mas nada que abalasse o kiai de Goiânia ou o do DF.
Arigato Gozaimashita Senpai Taddeo por ser sempre bem receptivo com Brasília, aos colegas de Goiânia, coordenadores e kaikei pelo convite da viagem e amigos do DF pela c (Continua)
O KIR Jovem está muito animado!
Depois do treino as crianças têm feito algumas atividades, como
desenhar Darumas (com direito a pedido!)
O objetivo é fazê-las conhecer um pouquinho mais da cultura japonesa,
através de atividades divertidas!
Cada semana um assunto diferente!
Vamos treinar!
Dia 30 de outubro,
chega a Cidade Autônoma de Buenos Aires, mais uma vez, Sensei jorge Kishikawa, para realizar com seus alunos Argentinos, mais um Gashuku , treinamento intensivo.
Junto trazendo uma bagagem de novidades: como Katori Shinto Ryu- Katas (sequências que simulam combate), Niten Ichi Ryu - Katas (idem), Suyo Ryu kempo- Katas de Iaijutsu (com espada de metal), Shindo Muso Ryu Jodo - Katas de bastao Jo e Técnicas de combate e Arbitragem para Kenjutsu.
Foram mais de 11 horas de treinamento intensivo e constante.
Iniciando com Katori Shinto Ryu, revelando que a essência do combate reside nos katas, e o Katori em particular há uma variante muito difícil de assimilar, deixando claro que sem um verdadeiro Mestre, não chegaremos a lugar nenhum.
Ressaltou aos alunos a importância dos kamaes praticados no Niten, o modo de ser empregado em cada kata, a forma correta de segurar e de respirar. O tempo exato da defesa e como mover os pés, algo importante para quem quer dominar a técnica segundo Miyamoto Musashi Sensei.
Mina-san,
Chegou aquele momento do ano! Hora de mostrar quem você é fora do dojo, apresentando ao colegas algo que você goste de fazer. Pode ser qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo! Poesia, literatura, enologia, música, pintura, pilotagem de auto modelos, teatro (junte os colegas!), dança, enfim... de tudo! O que vale é mostrar aos colegas um pouco de você, não precisa ser uma apresentação fantástica e perfeita, nem deve. O importante é participar! Vamos treinar muito nesse fim de ano e nos divertir muito na noite do último gashuku do ano! Gambate kudasai !
Nesse último sábado 23/Out tivemos em Santos a visita do Sensei e de uma caravana com alunos de São Paulo, Campinas, Guarulhos e de São José dos Campos, também vieram o Kir-jovem de São Paulo. Fizemos um treino intensivo com muito kiai, e depois como praxe, fomos dar um mergulho na Praia.
Essa foi a primeira descida à Santos, de muitas que virão até o termino desse verão!
No dia 24/10, o Coordenador de São Carlos e um dos alunos da unidade, estiveram presentes no Jyuugueiko (treino de combate), na unidade de Ribeirão Preto.
Gambate São Carlos! Já iniciou com muita energia!!!
Quando pequeno tinha alguns sonhos, no entanto dois eram mais fortes, um deles era ser astronauta e o outro um guerreiro com uma espada, dentro dos guerreiros que conhecia eram os samurais que eu mais admirava devido aos códigos de honra, que observava atentamente nos poucos filmes que assisti quando criança. Sempre tive uma atração especial pelo oriente, na escola sempre um do meu grupo de amigos era japonês ou coreano, sempre queria saber da história da família dos costumes, ou seja, a cultura.
Os meus maiores interesses eram as artes marciais o Japão e os Samurais.
Passei pela adolescência dividindo meu tempo entre uma banda de rock, aulas de avião para tirar meu breve e tentando encontrar uma arte marcial que me completasse, assisti aulas de caratê, kung-fu, mas foi no tae-kwon-do que cheguei a faixa amarela mais ainda não era o que procurava.
Decidi procurar um lugar para apreender a usar espadas de samurai, mais naquela época não conseguia encontrar um lugar especifico, e meus amigos orientais não conseguiam me ajudar, a única palavra que consegui foi KENDO, curioso que foi meu grande amigo coreano que me disse.
Continuei minha caminhada me tornei piloto à banda deixou de existir devido minha profissão e as minhas responsabilidades da maior idade.
Depois de muitos obstáculos e percursos cheguei a comandante de aeronaves a jato de médio porte e em seguida instrutor de vôo.
Apesar de ter atingido meu objetivo me sentia incompleto.
Em 2007 descobri que havia uma organização chamada NITEN, nesse mesmo ano entrei em uma grande companhia aérea, e apesar de ter uma escala melhor programada, infelizmente não consegui nem ao menos conhecer o NITEM.
Neste ano de 2010 uma grande mudança ocorreu na minha vida pessoal e fez com que eu não admitisse esperar ou postergar vontade e desejos essa vida e muito curta para aguardarmos.
Assim na primeira folga que tive estava lá na unidade do NITEN em Guarulhos fui recebido fraternalmente pelo Sempai Adeval que me perguntou se gostaria de fazer uma aula teste e sem cerimônia aceitei, inclusive já estava com a roupa pronto pra iniciar.
Um pouco perdido e desajeitado e com uma grande ajuda do Sempai Ruy terminei a aula com a sensação que tudo tinha passado rápido de mais, e com um grande pesar de não ter iniciado antes, no entanto acredito que um a fruta não cai do pé enquanto não esta madura.
Na primeira oportunidade nesse mesmo mês, fui à unidade Ana Rosa onde conheci o mestre SENSEI e percebi porque os seus discípulos serem tão empenhados com seu olhar penetrante e sua presença forte que emanava em todo ambiente.
Passaram-se quase três meses após o encontro com Sempai Adeval.
Uma grande mudança ocorreu em meu espírito nesse convívio com o NITEN nunca tive medo da morte, mas percebi que nunca estive preparado pra ela como agora estou.
Ontem 23/10/2010 foi um dia único depois de ser liberado de minhas responsabilidades profissionais me desloquei o mais rápido possível à unidade faria lima com a intenção de participar de um treino que seria realizado em santos com o Mestre.
E para minha felicidade consegui meu intento, Sempai Silva pediu para escolher um BOGU para usá-lo e assim o fiz e em seguida iniciamos nossa viagem
FOTO = AGUILLAR NA VAN
FOTO = OFICIAL NA VAN
Chegamos e lá e os alunos da unidade de Santos nos esperavam ansiosos, desembarcamos rapidamente e lá coloquei o BOGU pela primeira vez, me senti honrado e grato por ter chegado a esse nível, e também uma grande responsabilidade, logo após ter colocado o MEN me senti seguro e protegido como se pudesse ir à guerra naquele exato momento e enfrentar um exercito inteiro, mesmo sem experiência nessa vida pra isso.
FOTO 1 = TREINAMENTO EM SANTOS
O treino foi muito intenso por vezes faltava o ar, mas não parava, pensava se fosse um inimigo real não daria trégua esperando me recuperar, continuava sem parar.
Com o BOGU eu perdi um pouco de audição, muito da visão a única coisa não perdeu foi meu objetivo.
Consegui de alguma forma compreender muitos dos ensinamentos do SENSEI tanto explicado pessoalmente como descrito no SHINHAGAKURE.
FOTO 2= SENSEI ENSINA EM SANTOS
Outra coisa que me chamou muita atenção, o filho do SENSEI que acredito ter um cinco a seis anos golpeando o meu MEN, eu sentia a SHINAI contra meu crânio, melhor que dizerem pra você, e sentir na pratica e ver que a força não e tudo, e sim a técnica como uma criança podia ter essa potência tão grande.
FOTO 3= CRIANCAS
Deparei-me como um adversário que acredito estar próximo ao meu nível ou ele estava muito cansado, consegui realizar quatro YPONS e ele muito mais que isso.
No final do treino o MEN pesava muito, parecia que alguém estava sobre mim, ao retirar o MEN tudo ficou claro e tranqüilo, uma paz gratificante de realização percorreu todo meu espírito.
FOTO 4= OFICIAL DOJO
Após o treino prosseguimos para a praia lá chegando de pés na areia fomos ao encontro do mar, às crianças correram para o mar, eu fui logo atrás, a água estava fria assim como o tempo e caia um intermitente chuvisco, mais o objetivo era entrar na água e o SENSEI ainda encorajou meu mergulho, dizendo que era um dia muito especial e deveria mergulhar, e como certeza o fiz que e foi muito revigorante.
FOTO 5= PRAIA LIVRE
Logo depois de algumas brincadeiras com as crianças, me encaminhei para de baixo do guarda sol que poderia ser chamado mais de guarda chuva, ficamos ali algum tempo conversando, e o SENSEI me disse, “o treino de hoje e equivalente a um mês de treino”, nos encaminhamos para o DOJO e todos acabaram esquecendo as malas do SENSEI no vestiário e fizemos varias flexões.
Despedimo-nos dos alunos de Santos e prosseguimos para São Paulo um pouco cansado mais pelo que senti todos estavam felizes por esse dia.
Estou agradecido de ter chegado nesse nível, sei que não e muito mais pra quem não tem nada um pouco e muito, agradeço ao SENSEI e a todos os SEMPAIS que gastaram todo seu Ki para que eu evoluísse ate aqui.
FOTO 6 = OFICIAL PRAIA
Konnichiwa mina-san!
Devido à necessidade de pintar novamente a quadra da Unime, não teremos aula no dojo da Av. Paralela neste Sábado (23/10).
Sayounará!
Takei
Sob la coordinación de Basilio y Gastón,
la unidad Martinez gaña fuerzas para avanzar!
Renato Kendi - São PauloOmedetou Sempai joel, Basilio e Gastón!
mais uma conquista!
Gambaté (Continua)
"Okagesama, tengo la oportunidad de dar clases para el Kir Joven en la Argentina, ya van casi 2 años de esto,tambien estan Gaston Tedesco y Ariel Parachin, que ayudan. Es un gran desafio para uno mismo entrenar jovenes, los primeros dias, no sabia como hacer, despues pense, O Sensei dice que lo simple es mejor, entonces recorde como O sensei da aula y mi entrenamiento al principio, asi comenzo la forma simple,mostra y dejar hacer,con las palabras justas,ni muchas,ni tan pocas, con rectitud ya que los jovenes aprenden lo que juegan...
En Japon pude ver una clase con jovenes de edades entre 5 a 12 años, todos con bogu, sus padres invirtieron en este tipo de educacion, no en videojuegos, television o futbol, invirtieron para toda la vida, seguro tiene los mismos prblemas economicos que otros paises, pero cuando escucho hablar de que algo es muy caro, en verdad tendriamos que pensar que valor tiene, esto jovenes Japonese van usar los bogus para cambiar su vida, la de sus padres, las de sus maestros y las de sus compañeros, son el futuro,sus madres estaban mirando, asi como algunos padres tambien, los dos sensei daban clase para ellos, lucharon, se cansaron y tambien rieron.
O Sensei dijo, que en Brasil, allan el aula de kir joven, la forma mas dificil de dar.Ya que hay que buscar la manera de que los jovenes no se aburran, al mismo tiempo aprendan, respeten y puedan llevar nuevas guias para sus vidas.
Domo arigato gozaimashita Sensei por la experiencia."
(Graças a Deus tenho a oportunidade de dar aulas para o Kir Jovem na Argentina, já são quase 2 anos, também estão Gaston Tedesco e Ariel Parachin que me ajudam. É um grande desafio treinar jovens, os primeiros dias não sabia como fazer, depois pensei. O Sensei disse que o simples é melhor, então recordei como o Sensei da aula no meu treinamento no inicio, assim ele começa de uma forma simples, demonstra e nos deixa fazer, com as palavras certas, nem muitas nem tão poucas, com retidão já que os jovens aprendem pelo que julgam.
No Japão, pude ver uma aula com jovens de idades entre 5 a 12 anos, todos com Bogu*, cujos pais investiram neste tipo de educacão, não em videogames, televisão ou futebol, investiram para toda a vida, é certo que tenham os mesmos problemas econômicos que os outros paises, mas quando escuto falar de que algo é muito caro, na verdade teríamos que pensar que valor possuem, estes jovens japoneses vão usar os Bogus para mudar as suas vidas, a de seus pais, de seus mestres e de seus companheiros, são o futuro, suas mães estavam assistindo assim como alguns pais também, os do Sensei davam aula para eles, lutaram, se cansaram e também alegraram.
O Sensei disse que no Brasil, acha a aula de Kir Jovem a mais difícil de se conduzir. Já que tem que se buscar a maneira que os jovens não se enfastiem e que ao mesmo tempo aprendam, respeitem e possam levar novas orientações para as suas vidas.
Muito obrigado Sensei pela experiência.)
*Bogu = Equipamentos de proteção.
Eles mudam as nossas vidas