No fim de semana do dia 18 de Julho foi realizado o segundo Festival Beneficente da Comunidade Japonesa de Sorocaba.
Esse festival tem como objetivo mostrar ao público sorocabano um pouco da culinária, arte e tradições da cultura japonesa, e ao mesmo tempo ajudar entidades da cidade que trabalham dando assistência aos que precisam.
A Unidade Sorocaba do Instituto Niten participou do evento apresentando ao público as artes e tradições dos samurais, transmitidas até hoje através dos katas de diversos estilos. Além disso foi possível falar também sobre o Bushido, o código de conduta dos samurais que até hoje influencia o modo de ser dos japoneses.
Os alunos Rodrigo e Todesco demonstraram os katas do Niten Ichi Ryu com muita energia.
Aqui o Coordenador Lucas e a aluna Simone apresentam o Kusarigamajutsu.
Além desse outras armas do Kôbudo foram apresentadas como o Jitte, o Jô e a Naginata.
Foram demonstradas também as técnicas do Kenjutsu, através de kihons e de lutas entre os alunos.
Foi uma apresentação com muito kiai e energia de todos os alunos, que impressionaram aos presentes com sua postura e precisão. Gostaríamos também de agradecer a organização do festival e a UCENS pela oportunidade propiciada a nós de representarmos a cultura samurai.
Aqui todos os alunos que participaram da apresentação.
A apresentação fez sucesso entre os presentes, com muitos interessados vindo buscar informacoes sobre a prática do Kenjutsu e do Kôbudo. Esperamos poder participar novamente do Festival Beneficente da Colônia Japonesa de Sorocaba em suas próximas edições e assim continuar a divulgar a cultura samurai em Sorocaba.
Treinamento do Dai Ichi Kihon em Belo Horizonte
,
O treino com SENSEI foi diferente e, mais uma vez, percebi a importancia de buscar o golpe verdadeiro. Chamo de golpe verdadeiro aquele é feito quando a mente não fixa o foco no golpe, mas sim em abater o oponente através do golpe. O KATA é uma ferramenta e voce não pensa no martelo quando vai usá-lo, pensa no prego pregado (João Paulo)
Ir para frente, ter coragem, foram palavras que o Sensei disse, pois esse é o ano do Tigre. (Felipe)
Como um iniciante no caminho da espada, procurei observar e absorver ao máximo todos os ensinamentos transmitidos pelo Sensei durante o treino e porque não durante nosso birudo, onde foi nos passado a importância de se resgatar a história e os principíos da espada samurai, bem como as técnicas utilizadas pelos grandes mestres (Jefferson)
O treino básico é muito importante, não somente no kenjutsu, mas em tudo. Quando ele está bem firmado, consegue-se crescer mais rapidamente, sem ter que retornar ao princípio para entender determinados pontos. Isso pode parecer muito lógico, mas muitas vezes não é aplicado (Nosaki)
O treino com o Sensei foi bastante proveitoso, não só pela parte técnica, mas também pelo Bushido (Kaio)
Foi-se a semana de São João, festividade muito importante para a população aqui do nordeste. Muitos festejam, outros trabalham, alguns movem montanhas em prol de sua fé ou de sua diversão. Eu segui conselhos. Fui à luta, em busca de renovação, paz interior e treino. Planejei cuidadosamente, negociei com meu chefe e minha equipe os detalhes de minha ausência. Foi no mínimo intrigante, pois cada elemento parecia conspirar a favor, como sinais, de que o rumo estava certo.
O quê e como seria era incerto, porém meu espírito estava sereno, mas em alerta e pronto para enfrentar seja o que for. Sou biólogo, mas por fatores de necessidade maior, que envolvem uma complexa ideologia de gratidão e lealdade a família, hoje trabalho na área comercial e decidi que tinha que renovar! Retomar, ir em frente e me aperfeiçoar no que realmente gosto, sem comprometer minha atual função e responsabilidades. Compreendi que mesmo fazendo o que julgamos correto e necessário em dado momento, é possível entrarmos numa zona de conforto ao achar que isso ou aquilo é o suficiente.
Sou especializado em animais peçonhentos e coleções zoológicas, mas decidi fazer uma espécie de “shugyo” na minha área de formação. Pesquisei e achei no interior de Sergipe o Parque dos Falcões, referência mundial em manejo conservacionista de aves de rapina. Foi lá, num pedacinho de paraíso, junto à natureza e em regime de aprendizado dia e noite que eu tive um despertar. Não foram revelações ou algo místico. Foi a suma certeza de que o modo de vida que escolhi já começara a dar frutos. A filosofia e o treinamento diário transformaram mais que apenas minha técnica com a espada. Todo o stress, nervosismo e ansiedade gerados pela vida corrida e o ego, que afetavam não só a mim, mas às pessoas ao meu redor foram suprimidos, arrancados como na manutenção de um belo jardim, na qual não há espaço para ervas daninhas. Hoje em seu lugar cultivo a concentração, calma, atenção e principalmente a alegria para fazer tudo da forma mais certa possível.
Compreender é muito mais profundo que apenas entender e sem dúvida toda a bagagem Histórica, Filosófica e o Valor que estimo tanto pelo Sensei quanto pelo Instituto Niten e meus colegas de treino, me ajudaram na compreensão de muitas coisas, mas talvez uma em especial; nós somos nossos maiores inimigos e estar em constante combate nos ajuda a conhecer-nos melhor, revelando nossas fraquezas e habilidades, daí cabe a nós escolhermos como vamos honrar a tudo isso que nos é revelado. Essa gratidão carrego firme em meu espírito e os expresso com a força do meu Kiai e com a firmeza da minha palavra.
Minha nova experiência foi aos pés da Serra de Itabaiana entre os seus 6 - 8°C logo ao despertar preguiçoso do sol por volta das 5hs, muito orvalho sobre as plantas, o barulho do riacho e dos animais anunciando mais uma aurora e uma neblina que a muito não tinha o prazer de contemplar tornavam o “Mokuso” um momento à parte de serenidade. Era nesse momento que eu imergia no treinamento do nosso Caminho. Exercitava a técnica logo cedo, com kimono e hakama. De fato estava frio, mas logo o sangue esquentava. Sempre haverão adversidades e obstáculos no Caminho e na vida, mas o nosso treinamento nos preparar para enfrentar e não fraquejar diante deles. Este era o meu momento para treinar. Foram sete dias de magia sobre a técnica, pois pude praticar em plena harmonia com a natureza, mente e corpo unidos. Posso dizer que causei muito impacto, pois quando o pessoal que trabalha no parque foi se levantando e chegando, por volta das 6hs e viram segundo eles “um troço ali esquisito” ou “é cada um que aparece por aqui”, seguido de muita curiosidade e risadas durante nossas refeições. Foi uma atração a parte. O importante era que todos nós vivenciamos a renovação, tudo era novo para mim e para eles. A troca de experiências de forma sincera fez com que, na busca por renovação, aprendizado e paz, também conquistei novos e bons amigos.
Manejar as aves usando as técnicas desenvolvidas lá no parque dos falcões me ajudaram a reequilibrar as coisas e acalmar meu espírito. Posso dizer que foi muito mais que simplesmente aprender. Foi vivenciar. Ver e fazer. O instrutor e fundador do instituto me chamou muito a atenção por sua personalidade, pois logo quando cheguei ele foi dizendo: “...peço desculpas por ter dificuldade de me expressar, mas se você veio disposto a aprender isso não será problema, porque aqui você vai ter que ver, ouvir e fazer, certo ...” seguido de um grande sorriso amistoso e um abraço forte. De fato não tive nenhum problema, pois nosso Caminho é exatamente esse; ver, ouvir, Hai e fazer. Hoje posso dizer que as aves de rapina são os samurais dos ares, mas isso eu explicarei em outro momento.
Domo arigatô gozaimashitá ao Sensei por me ajudar a me tornar um ser humano melhor– Ken Nôryoku
Domo arigatô gozaimashitá aos Sempais que ajudam diretamente o Sensei junto ao Instituto
Domo arigatô gozaimashitá ao Sempai Édio por sua sinceridade e exemplo de conduta
Domo arigatô gozaimashitá aos meus colegas de treino, por me propiciarem meu aprimoramento
Larissa - SalvadorIgor! Maravilha compartilhar essa renovação aqui! Relatos, fotos, desenhos, poemas, SENTIR, vídeos... inspira ação para quem não esteve lá, num momento que foi importante para cada um renovar sua Vontade. (Continua)
O Niten Brasília vai ter um novo endereço de treinos durante a semana: estamos nos mudando do Clube ASEFE da Asa Sul para o Colégio INEI na Asa Norte.
Será uma "renovação" da energia, num local novo e bem maior!
Programação para JULHO :
- dia 21 JUL (quarta) - não haverá treino na Asa Sul
- dia 29 JUL (quinta) - aula inaugural na Asa Norte / horário: 19:30 - Kenjutsu, Jojutsu e Iaijutsu
Endereço: SGAN 605/606 - Colégio INEI (entrada pela L3 Norte) - clique aqui para ver mapa.
HAJIME ASA NORTE ! !
Konbanwa,
Gostaria de compartilhar uma reportagem que vi nesta ultima sexta-feira, dia 09/07, no Jornal Nacional sobre uma aula de ginastica utilizando a katana, ministrada no Japão.
E gostaria tambem de uma opiniao dos sempais e espero que do sensei tambem, assim como, claro, de todos do instituto.
Aqui esta o link da repostagem:
https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/gordura-e-combatida-com-golpes-de-samurai-no-japao.html
Sayounara,
Brenda - São PauloO Sensei Comentou sobre o Vídeo no Café de Hoje:
Katana Emagrece
https://niten.org.br/cafecomsensei/2010/07jul/katana-emagrece (Continua)
No dia 10 de julho não haverá treino na Unidade Sorocaba devido a ponte do feriado que será praticada pela Acadêmia Biofit, onde se localiza o nosso Dôjo. Os treinos voltarão ao normal na próxima terça-feira, dia 13/07.
Esperamos por você lá!!
No dia primeiro de julho a Unidade Sorocaba comemora o aniversário de sua fundação!!
Nesse ano completamos nove anos da realização do primeiro treino oficial do Intituto Niten na cidade de Sorocaba, Unidade essa das mais antigas do Niten, sendo a primeira aberta fora de uma capital!
Foram nove anos de muitas lutas, desafios e principalmente kiai dos samurais sorocabanos! Muitos colegas passaram pelos dôjos de Sorocaba e hoje os samurais que se mantém firmes no treino podem colher os frutos da iniciativa dos Senpais que fundaram e mantiveram a Unidade por esses nove anos, seja no frio ou na chuva, sempre mantendo o dôjo preparado para os treinos!!
Para comemorar essa data tão especial nós recebemos a visita de colegas de São Paulo para um treino com muito kiai, onde foram praticados os katas do Niten Ichi Ryu, o Dai Ichi Kihon e também técnicas e shiais de combate de Kenjutsu!!
Foi um treino muito bom! Onde pudemos manter esse vinculo de amizade e convivência com os samurais de São Paulo!
Após o treinamento intensivo tivemos também a confraternização para comemoração da data, onde além dos momentos festivos pudemos também praticar os katas do Bushido!
Todos os alunos puderam treinar os katas do Niten Ichi Ryu, incluindo o Dai Ichi Kihon.
Também tivemos muito kiai durante as lutas realizadas entre os alunos de Sorocaba e de São Paulo.
As lutas proporcionaram belas imagens, como a mostrada acima.
Todos os participantes do treino especial de aniversário da Unidade Sorocaba!
Esse Sábado - 05 de Julho Recebemos Sempai Hori de São Paulo e Gaston de Buenos Aires.
Konichiwa""
Hoje Resolvi falar de Cinema.
Por que descobri que esse ano Comemora-se o centenário de Akira Kurosawa.
Kurosawa dedicou sua carreira como diretor, Lançou vários Filmes com a temática Samurai.
Filmes que muitas vezes são comentados pelo Sensei nos Momentos de Ouro.
Kurosawa Ganhou os maiores prêmios do mundo:
- a Palma de Ouro em Cannes, o Oscar de Hollywood.
Nasceu no dia 23 de Março de 1910, em Tóquio. Faleceu no dia 6 de Setembro de 1998,consagrado como um dos maiores artistas do cinema.
O filme japonês Os Sete Samurais, de Akira Kurosawa, é o primeiro lugar da mais recente lista da revista Empire
Com os melhores filmes que não vieram de Hollywood,
Que não são falados em língua inglesa. A Lista tem no total, 100 selecionados.
Veja a Lista
Que tal celebrar os 100 Anos de Kurosawa Assistindo: Os Sete Samurais de 1954, Ran de 1985 ou Sanjuro de 1962.
Akira Kurosawa
Alejandro Donoso - Santiago de ChileOnegai shimassu.. ``Siete Samurais`` de A. Kurosawa es sin duda una de las más grandes peliculas del género chambara. Es parte de mi colección particular de películas de samurais. Quisiera nombrar también, por sobresalientes, las clásicas ``Rashomon``, `` (Continua)
oguri - sao paulotempos de férias, sair da rotina, viajar...
grande oportunidade para relaxar e refletir...
minha forte recomendação de Kurossawa:
``Derzu Uzala``
Se voce vai ao gashuko de inverno, não deixe de assistir. (Continua)
Wenzel - São Paulo``Derzu Uzala`` , filme de outro tempo e adiante de seu tempo.
Nada como rever no ano do Tigre.
(Continua)
Meninas Caipiras
Vitória - Anfitriã da Festa!
Caipiras
Quadrilha
O Padre e a Noiva
Casamento na Roça
É Muito caipira Sô!
No Rio tivemos nossa festa Junina também!
Com comidinhas, muita conversa fiada, criançada, brincadeiras, brindes, churrasquim, cervejim, quadrilha, casório, noiva, padre, pai da noiva, e muuuuuuita testemunha !!!
ARIGATO GOZAIMASHITÁ a Vitória e Luiz, pais do Renault que nos receberam em sua casa para a festa!!
Como sempre, estava ótimo!
Até a próxima, SAIONARÁRRR >
Quem não se lembra do Clássico Filme karatê kid ?
Mesmo para quem não é da sua época deve ter visto em alguma "Sessão da Tarde".
Para todos que gostavam da relação de respeito e amizade do Daniel San e o seu Sensei Miyagi
Está para estrear um remake do filme
O filme original foi estrelado por Ralph Macchio (Daniel San) e Pat Morita (Sr. Miyagi)
A refilmagem conta com a presença de Jack Chan, como Mr. Han, e Jaden Smith (filho de Will Smith) como Dre.
E conta a estória de uma mãe solteira que é obrigada a ir trabalhar na China e, com isso, leva seu filho junto.
O Garotinho encontra dificuldade de adaptação, comunicação e preconceitos.
Ao conhecer Mr. Han ele passa a tomar aulas de karatê.
“The Karate Kid” Estreia já já no Brasil - 16 de Julho de 2010.
Não dá pra perder!
Hsu - São Paulo-SPOhaio, Há várias explicações para o título do filme, dou mais uma. No primeiro trailer do filme, Dre Parker (Jaden Smith, ótimo no papel) apanha do garoto chinês que, em tom de deboche, o chama de Karate-Kid. Como curiosidade cito o fato que Jaden treina (Continua)
Adeval - JandiraKonnichiwá, Tony e Daniel.
gosto bastante do filme karatê kid e de como foi abordada a filosofia marcial, que acredito ter inspirado uma geração.
Confesso que esperava que filme fosse se chamar Kung-fu kid, mas fazer o que...
também sou fã do Jackie C (Continua)
Daniel Wolf - SPOlá Tony,
o filme ``Karate Kid`` (original) é muito significativo e marcante para toda uma geração,
a minha inclusive!
Todos os clichés do mestre de arte marcial e do aprendizado da arte marcial e do Caminho estão lá!
Mas confesso, que acho que os cli (Continua)
Tony - São PauloLegal o Filme, só não entendo porque chamar de ``karate`` kid, se o lance é kung fu. Acho que só vem a confundir quem não conhece as culturas orientais. Abraços! (Continua)
Um filme que tem tudo à ver com o Niten e o Caminho do Guerreiro, está para estreiar.
O longa biográfico sobre o mais célebre filósofo e educador da China Antiga, Confúcio.
Confúcio foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político.
O confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.
Confúcio é Constantemente Citado pelo Sensei nos Cafés e Momentos de Ouro
Conhece-se muito pouco da sua vida. O Longa promete contar o mais fielmente a história de Confúcio.
O filme Estreou na china em 22 de Janeiro e ainda não tem um distribuidor.
Portanto não há data de estréia prevista no Brasil, Quem conseguir um DVD avisa a gente aqui no Blog pra assistirmos também.
mas enquanto esperamos podemos ficar com o trailer que exibe uma grande produção e qualidade.
"No dojo do mundo, em sua luta íntima pelo crescimento espiritual, todos os dias o guerreiro utiliza os conceitos do Iai.
O Nukitsuke (desembainhar) é a capacidade de reconhecer no seu interior uma fraqueza, seja numa reação negativa a um estímulo exterior, seja na necessidade de atuar ativamente na solução de alguma questão que se apresente - e, reconhecendo-a, prontamente reagir consigo próprio, na medida e da forma adequadas, com energia e naturalidade.
O Kiritsuke (corte) é o prosseguimento de sua reação interna, anulando qualquer outra ameaça que se apresente no seu equilíbrio e no seu coração após o Nukitsuke.
Vem então o Tiburi (limpar), onde se saneia a Katana do auto-burilamento, deixando escorrer qualquer resquício de desequilíbrio interior.
E finalmente o Noto (embainhar), onde se retorna à postura inicial de paz consigo próprio e com o mundo, mas com um inimigo a menos a nos enfraquecer a vontade e a tranquilidade perante os desafios da vida.
O verdadeiro samurai sabe que seu maior inimigo são suas próprias imperfeições, e deve estar pronto para enfrentá-las a cada segundo de sua vida, através do treino constante e da real dedicação ao caminho."
Contribuição enviada pelo aluno Anciães do Iaijutsu, Tijuca, Rio de Janeiro
omar - Rio de janeiroShitsureishmassu!
nesse conceito do Iai, está presente também o Espírito Livre, sem medo e sabendo que jamais será superado se realmente estiver livre! Limpo e cristalino como a água que corre nas montanhas da vida...
Arigatou Gozaimassu!
Omar - Unidad (Continua)
Ferreira - SSA - Lauro de Freitas - BAShitsurei shimassu Sempai,
gostei de sua colocação sobre as fases do Iai x a vida. Pensei profundamente sobre suas palavras e compartilho de seu ponto de vista.
``nós somos nossos maiores inimigos`` sábias palavras Sempai.
Domo arigatô gozaimashitá
Fe (Continua)
El Instituto NIten estuvo en la Ciudad de Córdoba
representado por Senpai Joel
a convite especial por Sergio Miyagi Del Jardin Japones
para esta demonstración
contado con la presencia de los alumnos:
-Flavio Fontana-Naginata combate y Kodachi combate
-Gastón Tedesco- Jojutsu y Kenjtutsu combate con Dos espadas
-Eduardo Huarte -Jojutsu y Kenjutsu combate con Tachi
-Marina Saieva- Jojutsu
-Marcos Del Marmol- Kenjutsu combate con Dos espadas
-Matias Osella-Kenjutsu combate con Dos espadas
-Ines Pelech- Jojutsu
-Vanesa Loretta- Iai Jutsu
para leer más, haga clic en la imagen de abajo.
Entrenamiento Intensivo em Argentina - Abril - 2010
Haga clic en la imagen superior para acceder a la galería
Veja todas as fotos da visita á unidade Curitiba
Clique na imagem acima para acessar a galeria de fotos