A unidade Brasília fez uma apresentação inédita no colégio INEI na abertura dos Jogos 2010.
Muito Kiai e alegria nas demonstrações e na oficina de Kenjutsu!
Arigato gozaimashita aos alunos presentes!
Finalmente a unidade Nova Iguaçú /RJ , saiu do virtual!
Gouveia
Ohaiô gozaimassu à todos! ...Noite memorável a de ontem (05 de maio)! ...Que bom que pudemos estar juntos para ver o Niten Nova Iguaçu se reerguer! ...BANZAI!!!
Renato Lima
Unidade Nova Iguaçu
Seguindo com nosso calendário de eventos, foi realizadoem Campinas o primeiro Intercâmbio entre as Unidades Campinas e Sorocaba. Esse evento é realizado para trocar experiências e técnicas entre os alunos das duas Unidades além é claro de estimular a criação de vínculos de amizade entre os praticantes da Espada!
Assim pudemos treinar firme com os colegas de Campinas e também fazer bons amigos no Caminho! Nos encontraremos novamente no 9° Torneio Brasileiro de Kôbudo!
Houve um treinamento intenso de Hyoho Niten Ichi Ryu onde todos puderam aprimorar as técnicas.
Acima os alunos Eliane e Andrew, participando dos treinamentos durante o Intercâmbio entre Campinas e Sorocaba.
O treino de combate também foi intenso, todos puderam aproveitar a oportunidade de testar suas estratégias.
Domo arigatou gozaimashita ao Senpai Danilo e a todos os alunos da Unidade Campinas!
Esperamos em breve poder recebê-los na Unidade Sorocaba!
Foi com grande alegria que que tive a oportunidade de ver pela segunda vez Senpai Wenzel em Fortaleza. A primeira vez que o vi foi em Fortaleza no ano de 2006 onde o Senpai Wenzel veio acompanhando o Sensei. Infelizmente o Senpai só pode ficar dois dias conosco, mas foram dois dias com muito treino, suor e empenho para absorver o máximo possível dos ensinamentos que o Senpai transmitia dentro e fora do dojo. Com a vinda do Senpai Wenzel um sentimento que ficou forte em mim foi o de renovação, receber as mesmas técnicas com uma outra perspectiva, renovar o espírito, “cair sete vezes e levantar oito”.
Domo arigatou gozaimashita Sensei e Senpai Wenzel.
Emmanuel Victor - Monitor Jojutsu - Niten Fortaleza
Realizado no dia 01 de maio o primeiro intercâmbio com a Unidade Sorocaba.
"Gashuku em Brasília: aprendizado, convivência, superação, a verdadeira aplicação dos katas do bushido."
- Taddeo, coordenador unidade Goiânia
Clarindo - PalmasKonichiwa!
Tive a honra de estar presente neste gashuko em Brasília e pude aprender muitas coisas novas.
Arigato Gozaimashita! (Continua)
Em primeiro plano, o Coordenador Fujimura demonstra sequências de Iaijutsu, a arte do desembainhar da espada real, o KATANA, no Dia do Samurai.
A data, instituída no dia 24 de abril em homenagem ao aniversário do Sensei Jorge Kishikawa, foi comemorada em São Paulo, durante a visita dos mestres japoneses Baba Sensei, Ouchi Sensei e mais 16 atletas da Universidade Kokushikan.
Maio 2009
Esta semana tivemos a honra de receber o Sensei em Sorocaba para um treino muito especial, onde todos os alunos tiveram a chance de vivenciar muitos dos katas do Bushido e treinar com a orientação direta do Sensei.
Para alguns dos alunos essa foi a primeira vez que treinaram e puderam receber ensinamentos diretamente do Sensei sobre as técnicas de Kenjutsu.
Foi um treino muito especial para os Senpais e para os Kohais, onde todos puderam aprofundar um pouco mais seus conhecimentos no Caminho.
Sensei orientando os alunos no inicio do treino.
Alunos de Sorocaba treinando com Nito sob orientação do Sensei, conhecimentos deixados por Musashi sensei.
Os alunos tiveram explicações teóricas e práticas durante o treinamento com o Sensei.
O treino de técnicas também foi muito proveitoso para todos.
Acima uma foto do treinamento entre o Sensei e o Coordenador Lucas, nessa oportunidade o Sensei utilizando a Naginata em combate.
Acima todos os alunos de Sorocaba que participaram do treinamento com o Sensei.
A vinda do Sensei mostra a energia e o empenho da Unidade Sorocaba em transmitir o melhor da cultura japonesa e das artes do Kôbudo. O Sensei gostou muito do empenho de todos os alunos e do kiai da Unidade que vem crescendo e se tornando cada vez mais forte na prática da espada.
Domo arigatou gozaimashita pela visita Sensei!
Continuaremos a treinar com muito kiai e energia para que o Sensei retorne a Sorocaba e encontre um grupo cada vez mais forte!
Passaram-se 5 anos desde que uma turma de pelo menos 10 alunos dedicados treinou na Unidade Nova Iguaçú do Instituto Niten em 2005, e era sábado pela manhã, às 7h da manhã!
E nesta quarta feira, 5 de maio de 2010, o KENJUTSU-NITEN retorna a Nova Iguaçu, trazendo agora como coordenadores da renascida Fênix dois samurais que muito suaram conosco estes anos todos, foram a gashukus, torneios, treinaram quase sempre nas manhãs de domingo e gozam da honra de samurais!
BANZAI À NOVA NOVA IGUAÇU!
Nossa mais nova fronteira, (re)desbravada,
NOVA IGUAÇU novo
ESORTE CLUBE IGUAÇU
R.Otávio Tarquino, 662
QUARTAS | 20h KENJUTSU |
início , quarta feira, 5 de Maio de 2010
Sejam Bem-vindos Nova Iguaçú!
No sábado (24/04) foi comemorado o Dia do Samurai!
A data foi instituida a 5 anos no Município de São Paulo em homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Sensei através do Instituto Niten. Não por acaso a data marca também a comemoração do aniversário do Sensei.
O Dia do Samurai também é uma homenagem a todos os que buscam o aperfeiçoamento através da prática do Kôbudo e dos katas do Bushido.
Assim ao final do treino do sábado foi realizado um brinde em homenagem ao Dia do Samurai!
Brinde em homenagem ao Dia do Samurai na Unidade Sorocaba!
Após o brinde alguns dos alunos da Unidade Sorocaba foram a São Paulo participar de um treino intensivo de HYOHO NITEN ICHI RYU diretamente com o Sensei, e assim aprender mais detalhes sobre os katas desenvolvidos por Musashi Sensei.
Alunas da Unidade Sorocaba durante treinamento de Niten Ichi Ryu em São Paulo.
Todos os participantes do treino intensivo da tarde em comemoração ao Dia do Samurai.
Omedetou Gozaimassu Sensei!
Omedetou Gozaimassu a todos os Samurais do Brasil e da América Latina!
Treino com muito Kiai neste sábado dia 24 de Abril !
Ao final, um brinde e comemoração aos 5 anos de comemoração do Dia do Samurai.
Dia de lembrar valores:
HONRA, LEALDADE, CORAGEM, COMPAIXÃO, JUSTIÇA, RAZÃO, SABEDORIA
Para lembrar-nos destes valores no dia-a-dia que comemoramos o
DIA DO SAMURAI!!
BANZAI!
24 de Abril é dia do SAMURAI. No Rio este ano vamos comemorar com um TREINO especial, convite a todos os alunos antigos e uma confraternização no DOJO após o treino deste sábado, 24 de abril, no Clube Militar, Jardim Botânico.
Bem-vindos!
No dia 24 de abril, Dia do Samurai, que este ano passou a fazer parte do calendário oficial da cidade de Campinas, foram realizadas apresentações de Niten Ichi Ryu, Kenjutsu, Iaijutsu, Jojutsu, Naginata, Jitte, Kusarigama e Tanjo.
"Um dia de convivência, aprendizado inestimável."
- Pedro, aluno unidade Taguatinga
"Após cruzar meu oponente e tentar desferir meu golpe, o terreno ou minhas vestes proporcionaram minha queda. Um momento de alegria, não por estar vivo, mas de saber que meu oponente estaria vindo novamente para cima de mim e eu teria uma nova chance de lutar."
- Viol, aluno unidade SMU
"Com certeza é mais uma grande oportunidade que o Niten nos proporciona de poder conviver e espantar as ervas daninhas da nossa alma. Nada melhor que conversar, treinar e aprender um pouco dos inúmeros segredos do caminho."
- Furtado, aluno unidade Taguatinga
Omedetou gozaimassu Sensei!!
Ohayou Gozaimassu, Yoroshiku onegai shimassu Sensei!
Escrevo para expressar meu profundo agradecimento e também meus votos de paz e harmonia para o Sensei e toda sua Família.
No ano que passou nas oportunidades em que nos encontramos suas palavras foram de grande inspiração para mim. Acho que este é um dom que o sensei tem: O de nos inspirar a sermos melhores.
A data do Dia do Samurai, é uma justa homenagem por tudo o que representa não só para nós alunos mas também para toda sociedade.
Exemplo de perseverança, coragem, retidão e respeito.
Que possamos ter ainda muitos anos dos seus ensinamentos e da sua força para nos inspirar e guiar.
Domo Arigatô gozaimashita sensei
Por existir neste tempo em que estamos vivendo.
Omedetou Gozaimassu!
Sayounará
Simonassi - Instituto Niten- Vitória-ES
24 de Abril, comemoramos na
Unidade Faria Lima o Dia do Samurai!
Depois de um treino Intensivo de Niten Ichi Ryu,
Nada mais justo que um Kanpai
ao Dia do Samurai!
Hace unos años, por esas cosas de la vida, decidí retomar mis estudios en las artes marciales. Quería algo diferente donde los golpes de puño y las patadas, no fueran todo, así, un día me encontré con una persona que me mostró NITEN.
Desde el primer momento comprendí que había algo diferente, algo que no se ve, pero se siente. Sempai Joel me saludo y de pronto me encontré haciendo katas con un bokuto. Extraño sentimiento este, que nos mueve a seguir con la espada en la mano.
Hace un mes un grupo de estudiantes vivimos una experiencia muy feliz en Porto Alegre, por ello cuando me llego la noticia del gashuku, decidí participar. Debo reconocer que me han sobrados motivos para felicitarme por la decisión que adopte.
En el 2009 conocí a sensei Jorge Kishikawa, pero nunca había recibido instrucciones de su parte. Sensei, aunque con sobrada experiencia, títulos y gran conocimiento del arte de la espada, no monta el caballo de la soberbia si no que por el contrario, brinda su saber con humildad y firmeza. Se aprende que la espada no es un pedazo de metal, sino algo que cobra vida en la mano de quien la porta y responde a los sentimientos y conocimientos de quien la empuña. Es en este contexto que cobra importancia una lección en particular que, confieso, me sorprendió de sobremanera, tal vez por que no es algo habitual en un Dojo. Luego de un largo periodo de entrenamiento y en relación a la actitud con que nos desempeñábamos la mayoría de los que entrenábamos, Sensei, nos reunió para explicarnos el sentido de la oportunidad y la iniciativa, antes y después de la acción misma, y para esto utilizo como ejemplo la Batalla de Midway. Quien haya estudiado o, aunque sea, leído algo
de esta decisiva batalla de la segunda guerra mundial, comprenderá que fue bastante compleja y que pueden obtenerse miles de enseñanzas, pero introducirlas al arte de la espada y hacer que el alumno las comprenda, requiere aparte de habilidad docente, un claro conocimiento de la táctica, la estrategia y una capacidad de comprensión de la esencia del combate que no pensé que fuera dable que un maestro aplicara en el marco de un arte marcial.
Después del Gashuko, meditando lo vivido, comprendí porque los hombres y mujeres de NITEN parecen salidos de un mismo molde. Esto ocurre porque que todos siguen las mismas ideas, se respetan las mismas reglas, se sigue y responde a los mismos estímulos (Bushido). En un mundo y una época en que la disciplina es una mala palabra, en que el respeto debe pagarse, en que un líder solo debe recibir y nunca dar, esta fundación indudablemente se diferencia, y pertenecer a ella resulta un privilegio.
He recorrido buena parte del país y he conocido muchos lugares donde las reglas marciales rigen vidas, pero me admiro de ver jóvenes que sin pertenecer a instituciones militares, poseen un tal alto espíritu de cuerpo, cohesión y que a través de sus ansias de superación, satisfacen las expectativas que el Instituto tiene en relación a ellos.
Por supuesto que cientos de estudiantes pasan y se van, pero al margen de cuestiones personales y de voluntad individual, la explicación es simple, para pertenecer hay que seguir las normas y preseptos antiquísimos que hoy respetamos. Los errores se disculpan pero los desconceptos no, y son estos últimos los que hacen que, invariablemente, los que incurran en ellos dejen NITEN, ya sea por la puerta grande o la puerta chica pero el resultado será siempre el mismo: dejar de pertenecer.
Como conclusión puedo decir que si la Batalla la gana aquel que comente menos errores se puede augurar un éxito seguro a NITEN en la Argentina
Jorge Baffigi
Arigatou Gozaimashita
Niten Bs As
Jorge Baffigi é aluno do Niten Buenos Aires, Tenente Coronel da 4ª Brigada Paraquedista das Forças Armadas Argentinas
Joel - Buenos AiresGASHUKU
Faz alguns anos, por estas coisas da vida,
decidi retomar meus estudos das artes marciais.
Queria algo diferente donde os golpes de mãos e chutes, não fossem
tudo,
assim um dia
encontrei-me com uma pessoa que me mostrou o NITEN.
Desde o (Continua)