Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa


Últimas postagens:

06-set-2013

20Anos - O dia D do Niten

Há alguns dias antes do 06 de junho de 1944, dia da invasão das tropas aliadas contra o exército alemão fazia chuva. Estou falando do dia D, a invasão da Normandia. A previsão apontava muita chuva. Aquela de não dar trégua a aparecer nem um pontinho de sol.
No dia 17 de agosto de 2013, a situação era semelhante. As tropas já não suportavam mais esperar pelo ataque naquela manhã chuvosa e fria. Estavam todos ansiosos para correr. Cantar. Gritar. Lutar. Comemorar!
E então, como toda tropa minutos antes do seu ataque, começaram a cantar com força e intensidade: "O Sol nascerá,Samurais do Niten..."
E o Hino foi ganhando força. Poder.
E, acredite, o poder da mente, e de todos, foi tamanha que o sol se curvou e abriu (e quem esteve lá sabe que agora foi pela segunda vez, pois a primeira foi lá em São Sebastião no início deste ano).
Bem, foi neste cenário em meio a tanta alegria e energia que, igual ao Dia D, ocorreu a Invasão do Ibirapuera . Sob a temperatura de 9 graus, as tropas do Niten lotaram o parque.
Apresento-lhe "O Dia D do Niten", o dia em que todos nós fomos vencedores:

“No sábado de manhã, saindo do Hokkaido, éramos quase 120 pessoas em cada grupo. As bandeiras das virtudes e do Niten estavam lá, nos acompanhando na caminhada até o Ibirapuera.
Começamos somente caminhando, e de repente puxaram o Hino do Niten. Foi marcante...
O frio não abalou ninguém. Parecia uma marcha para a guerra: todos de kimono e hakama, seguindo determinados e cantando com orgulho o hino do Niten.
Teve uma hora que o senpai Fugita falou para acelerarmos o passo, começamos a correr.
Chegando no Ibirapuera começamos a correr mais. Senpai Fugita estava na frente carregando a bandeira do Niten, e eu ao seu lado. Estava correndo e puxando a contagem, gritando do pulmão.
Honra! De ver aquela bandeira e saber que faço parte desta família.”
- Fábio (Unidade Piracicaba)

“ O treino de Niten Ichi Ryu do sábado de manhã no Parque do Ibirapuera, em que a breve corrida nos aqueceu o corpo e poder entoar o Hino do Niten a plenos pulmões nos aqueceu os corações; o convívio com os colegas, coordenadores e Senpais de outras unidades em todos os momentos, tanto nos treinos como nas celebrações; assistir as “feras” em ação nos Shiais... Posso dizer que seria bem difícil traduzir esses sentimentos em poucas palavras.”- Helano (Unidade Fortaleza)









“Já no treino no Parque do Ibirapuera e na caminhada eu pude estar presente. A chuva ameaçou a atrapalhar mas acho que cantamos tanto o hino na ida
O Sol nascerá,
Samurais do Niten (mais de 15 vezes na minha contagem)
que ela deu uma trégua. Trégua para não atrapalhar aquelas colunas de samurais treinando Niten Ichi Ryu na calma do parque. Muita energia na execução dos katas e pude treinar também com pessoas que estavam passando por lá e se interessaram por aquele batalhão de pessoas com kimono e hakama.”
- Kalawatis (Unidade Volta Redonda)



















“Quis o destino que o primeiro evento de que pude participar fosse o de 20 anos do Niten.
Os Senpais já haviam me dito que não se podia entender o que é o Niten sem ir a um evento. Pude constatar que é a mais pura verdade, logo no primeiro treino, ver a quadra do Hokkaido apertada impressionava, mas foi vendo o narabê (perfilar) quase lotar a quadra que pude ter noção da quantidade de alunos presentes no evento, e havia muitos alunos!
No sábado, pela manhã, a caminhada para o Ibirapuera com as bandeiras, treinando no parque foi muito bonito,e todos cantando o hino do Niten foi de arrepiar...”-
Amaral (Unidade Florianópolis)




04-set-2013

20Anos - Hino do Niten


Decidi que ao completarmos os 20 anos de existência, deveríamos fazer um brinde especial .
Com uma champagne mais que "pra la de Viuve Clicot" . Tão marcante que pudesse ser o divisor de águas de uma era para outra que estaria para nascer.
Nasceu então o Hino do Niten.
Sob a autoria de um grande artista e samurai, João Vicenti do Nenhum de Nos, foi lapidada por cada um dos alunos do NIten através de seus coordenadores lá no inicio do ano em São Sebastião, no 3º Encontro de Coordenadores.
Um Hino autêntico e original que fala da história, valores e cores de um grupo de guerreiros. Guerreiros reais que daqui a 10, 100 ou 1000 anos serão lembrados para sempre por buscar os seus ideais e seus sonhos através da espada. Guerreiros que vieram para mudar. Melhorar o mundo:  samurais do Niten.
O brinde foi feito.
Respire fundo e segure o seu coração...
E acompanhe a partir de agora, estes momentos que , ouso dizer, foram verdadeiramente épicos :




"Da terra do Sol Nascente..... ao solo do novo mundo..... vivendo intensamente..... Bushido no coração..."
Depois de ir no Niten 20 anos, o Hino não para de ecoar em minha mente. Quando menos espero começo a cantarolar no meio da rua, no trabalho, na faculdade, em todos os lugares possíveis."
Alana (Unidade Botafogo)


"Participar dos vinte anos do Instituto Niten, evento de tamanha envergadura, me fez compreender o espírito e a força do Sensei e de todos aqueles que participam desta família; um espírito e força que está se estendendo para além Brasil."
Oneti (Unidade Manaus)


"Emoção. Não lembro quando me senti tão emocionado por algo.
Chorei, sorri, aplaudi, agradeci com uma emoção sem igual.
E o que eu pode sentir foi que não foi apenas sentida por mim, mas por todos os presentes."
Regis (Unidade São José dos Campos)


"A noite as Homenagens na Assembleia, cantar os Hinos e saudar com voz firme os componentes da mesa, como uma tropa em formação. Só quem estava presente pode entender o sentimento ali.
A família do Sensei presente. Seus Pais, sua Esposa e Filhos.
Este elo que foi fundamental nos momentos das provações do início do Niten agora diante de todos recebendo também a devida homenagem."
Simonassi (Unidade Vitoria)


"Ao cruzar a minha shinai com meus senpais, sentir a potência e acertividade de seus golpes, consigo perceber quanto é longo e maravilhoso o caminho que devo trilhar: "passos largos para frente!" como diz nosso Hino!" Ivan (Unidade Juiz de Fora)


"Além de me sentir muito emocionado com todos cantado o Hino do Niten na Assembleia, na ida ao Ibirapuera e em diversas outras situações, eramos uma única voz, um verdadeiro exercito de samurais em direção a nossa batalha.
 Na ocasião em que fomos a pé ao parque me senti emocionado e honrado de segurar uma das virtudes durante o trajeto, aproveitei muito esse momento, pois não haverá outro igual." 
Kodama (Unidade Vila Mariana NIkkyoji)
 

"Foi um turbilhão de sentimentos, num grande mar de experiências durante estes três dias.
Ver que estes sentimentos todos ainda estão vivos, e que jamais serão esquecidos, ver que a emoção pulsa ainda em meu coração, pois enquanto escrevo, os pelos dos braços denunciam aquele conhecido arrepio"  Meriguetti (Unidade Nova Iguaçu)



João Vicenti (unidade Porto Alegre) autor do Hino do Niten



Arte da capa do Dvd do João Vicenti



Dvd da banda Nenhum de Nós, conjunto musical no qual João Vicenti toca teclados e acordeon

 


03-set-2013

20Anos - Niten Ichi Ryu Hokkaido


Há pouco tempo, quando eu estava para partir em mais um de meus shugyos (treinamentos intensivos que faço no Japão) um de meus alunos me perguntou se não seria necessário um "presente" da parte dele aos mestres para "agradecer" pelos treinamentos recebidos no Japão.
Eu disse que este seu nobre sentimento era de se admirar e ser seguido por todos os colegas. Mas o "presente maior", seria o de ele estar continuando em seus estudos. Treinando.
Seguindo esta linha de pensamento, fui contemplado por ter alunos dedicados ao longo destes 20 anos. Muitos deles até ultrapassando barreiras intransponíveis a um cidadão comum que aqui não caberia enumerá-las.
E a prova maior foi visível quando cheguei na Unidade Ana Rosa, no primeiro dia das festividades, para ministrar o treinamento de Niten Ichi Ryu Kenjutsu: o salão hiperlotado.
Se você já conhece o local, vai ficar vislumbrado, assim como eu também fiquei:


 

"Ao ver o Sensei entrando na sexta, pensei comigo mesmo como o Sensei deveria estar feliz."- Mendes (Unidade Caxias do Sul)

"Chegar no treino de Niten Ichi Ryu com o Hokkaido simplesmente transbordando de alunos! Eram dois andares de treino! Era a alegria da espada que dá a vida, em abundância!"- Cortes (Unidade Rio de Janeiro)

 








"Já no primeiro dia, ao chegar no Hokkaido, senti-me muito feliz em poder ver o Dojo tão cheio!
No início, pela quantidade de pessoas, cheguei a pensar que não conseguiríamos treinar todos, mas após alguns ajustes os movimentos começaram a fluir. O espaço não foi obstáculo!
Este dia (16/08/2013) ficará para sempre marcado na minha mente pois foi o dia em que recebi das mãos do Sensei o Makimono do Hyoho Niten Ichi Ryu.
Não só pela sua importância em si (por estar fazendo parte desta tradição ancestral), mas também por ser durante a comemoração dos 20 anos do Instituto Niten."
- Simonassi (Unidade Vitória)











 

"Neste fim-de-semana participei do evento de 20 anos do Instituto Niten. Foram três dias de aprendizado e ver como o Niten cresceu.
Sexta começando com treino de katas à tarde na Hokkaido. Nunca vi o dojo tão lotado quanto nesse dia, devia ter umas 300 pessoas, o melhor foi ver como a organização que nós, alunos, temos para que todos consigam treinar. A noite houve solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo para a comemoração dos 20 Anos. Uma cerimônia que mostrou como foi a trajetória do Niten até os dias de hoje, mostrando a história de superação que o Sensei teve.
Espantando-me ainda a presença do vereador Massami Miki, daqui do Amazonas, estar presente, até porque foi ele que instaurou o Dia do Samurai no Amazonas." -
Pinheiro (Un Manaus)

" Primeiro dia: Treinei os katas do Niten Ichi Ryu Kenjutsu com orientações e demonstrações do nosso Sensei e ao final do treino “Segredos Revelados” - Saraiva (Unidade Rio de Janeiro)

 





















"Estar presente nos 20 anos do Niten foi muito emocionante, me senti verdadeiramente honrada e orgulhosa de fazer parte deste caminho!
O evento em si foi muito bem organizado e mesmo estando na grande São Paulo parecia que estávamos numa daquelas cidades pequenas de tão acolhedores e zelosos que foram o Sensei e os Senpais.
Durante a semana o Sensei falou que haveria uma surpresa para quem fosse ao evento e esta palavra mexeu com a curiosidade e a imaginação de todos aqui no Rio e a meu ver não foi uma surpresa, mas várias reveladas ao longo dos dias a começar por alguns dos segredos ocultos nos Katas do Hyoho Niten Ichi Ryu no treino de sexta; na Assembléia o auditório lotado cantando o Hino do Niten e depois assistindo aos vídeos enviados pelos Senseis do Japão que transmitiram além de suas felicitações ao Sensei e ao Niten, também a mensagem para continuarmos fortes no caminho."
- Elaine (Unidade Rio de Janeiro)




 

02-set-2013

20Anos - Mensagens enviadas




Carta enviada pelo Sôkei Hayashi e Sôen


Clique para Ampliar





Mensagem enviada Pela Monja Coen Sensei

Ao Sensei e a todos do Niten meus votos de congratulações.
Estou em Morro Branco, cerca de cem km de Fortaleza.
Que as celebrações sejam de alegria e continuo Comprometimento com o Caminho Iluminado.

Bênçãos budicas
Gassho

Coen




Carta enviada pelo Cônsul-Geral Adjunto Do Japão Hiroaki Sano


Clique para ampliar

30-ago-2013

20Anos - Palavras no Ato Solene 3


E as palavras do Coordenador Geral, Wenzel Böhm, no Ato Solene na Assembleia Legislativa de São Paulo em homenagem aos 20 anos Instituto Cultural Niten:






e alguns dos demais coordenadores do Niten presentes:




Salvador, Americana, Porto Alegre e São Paulo


O Chile


Virtudes, ADM


Vitória


Minas Gerais


Piracicaba, São Paulo, Sorocaba


Brasília


Senpais Ricardo Lopes e Joel Correa

28-ago-2013

20Anos - Palavras no Ato Solene 2


Trechos das palavras proferidas por nosso anfitrião na Assembleia Legislativa: o Deputado Jooji Hato, de nosso eterno deputado de quem veio a ideia de instituir o Dia do Samurai, William Woo e do Dr. Raul Takaki, que acompanha a nossa trajetória desde antes do início:



Seguem trechos da homenagem prestada pelo nosso "irmão da espada", o Deputado Federal Walter Ihoshi, e do Coordenador Joel Correa, que falou em nome de todos os homenageados da noite:




Ricardo Lopes, nosso Coordenador geral do Centro Oeste e o aluno mais antigo em atividade recebe placa comemorativa


Arcebispo Kyohaku Odoshi Correia, representou o Templo Nikkyoji, apoiador do Instituto Niten, homenageado também


Joel Correa recebendo homenagem



A todos, nosso enorme agradecimento pelo apoio, empenho e o reconhecimento.






26-ago-2013

20Anos - Palavras no Ato Solene 1



A partir de hoje, deixo no Café, as palavras que se fizeram ouvir durante o Ato Solene em Homenagem aos 20 anos de fundação do Niten.
Alguns um pouco longos devido a grandiosidade do evento, mas todos, creio eu, ditos do fundo do coração.
Hoje, deixo as minhas palavras.
Amanhã dos nossos companheiros.
E por último, a do mentor operacional desta grande festa, o coordenador geral Wenzel Bohm.

Aprecie sem moderação: El video que aparece a continuación es en portugues





23-ago-2013

20Anos - Vídeo da História do Niten










"Para executar grandes coisas é preciso viver como se nunca fosse morrer "- Marques de Vauvernagues

Apesar de ser um tanto contraditório ao espírito do Hagakure, que adoto desde a minha infância, não posso negar a importância que teve Vauvernagues para chegarmos aos 20 anos do Niten.
Hoje, como prometido, deixo o vídeo que foi exibido durante o Ato Solene no início das comemorações com a retrospectiva destes 20 anos de Niten.
Você verá fotos antigas, colegas mais jovens (sem cabelos brancos ou com cabelos) e lugares que marcaram uma época.
Bons tempos. Todos eles, cada qual à sua maneira. Rindo ou chorando, todos aprendemos muito.
- Saudades? - perguntarão-me alguns.
- Algumas vezes sim, algumas não. Faz parte da vida.- responderei.
Mas o que realmente importa é que crescemos. No tamanho e no espírito. E chegamos até aqui.
-Okagesama - digo eu. Não fui eu que consegui. Foi uma força maior que me fez conseguir. Uma força que me fez conseguir viver como se nunca fosse morrer.
Sou um homem de sorte: tenho uma força maior que me acompanha e vocês que me acreditam.
Arigato.





 

22-ago-2013

20Anos Um Sonho Real

"Ao ver o Sensei entrar no Hokkaido na sexta, pensei comigo mesmo como o Sensei deveria estar feliz. Cada vez que podia observar o Sensei eu enxergava um brilho forte no olhar.
Quando o Sensei falou na assembleia que "atualmente podia afirmar que era uma pessoa feliz", confirmei definitivamente minha constatação. Também ficou marcado a frase que o Sensei disse "Parece um sonho isso, ver chegar todo esse pessoal de todos os cantos".
Se me permitirem acrescentar o comentário, eu diria que foi um sonho de verdade! Reunir tanta gente com o mesmo objetivo, todos frutos da compaixão do Sensei em levar a espada que dá a vida para todos os lugares possíveis."
- Mendes (Unidade Caxias do Sul)




"Desde que supe en el 2012 que se realizaría un evento en conmemoración de los 20 años de Niten decidí viajar a San Pablo para poder participar. La espera se hizo larga, y el evento, a pesar de presentar un detallado cronograma de entrenamiento, demostraciones, confraternizaciones y otras actividades, que lo hacían ver cómo días inacabables, fue demasiado corto. Los tres días que estuve en Brasil pasaron volando. Antes de que pudiera darme cuenta ya me encontraba en el avión de regreso a mi casa con una sensación de nostalgia sobre el tiempo compartido con sensei, senpais y kohais. Fue una experiencia inmemoriable. Es difícil hallar palabras para describirla. Aún así, hay mucho que decir, que contar." - Daiana (Unidade Buenos Aires)




"O pessoal costuma dizer que levo jeito com as palavras.
Mas frente ao que foi o evento dos 20 anos, e o que é o Niten, fico com medo de escrever ou falar qualquer coisa.
A mente deve estar suficientemente aberta para compreender, para aceitar e perceber, que é como tentar descrever o céu, o mar, as estrelas e toda grandiosidade do universo. Teremos uma breve ideia, mas não há vocabulário suficiente para explicitar. Mesmo assim, tentarei arriscar.
Uma coisa o Sensei falou, que marcou muito, e tentarei - me perdoe a pretensão - decifrar. Afinal depois de conviver mais de dez anos com o Mestre, começa-se a ter maior sensibilidade.
"Esses três dias passaram rápido. Esses vinte anos passaram rápido" disse o Sensei à mesa, no Jantar. Isso me incomodava, como os Koans que tentamos decifrar nos mosteiros.
Na verdade, a visão do Sensei transcende o tempo e o espaço. Então futuro e passado convergem para o momento presente, o agora. Por isso a sensação de que tudo é tão rápido.
As sementes (a visão e o sonho do Sensei) são plantadas em solo fértil (tradição) e regadas por águas cristalinas (Bushido). O plantio é bem cuidado (trabalho árduo - treino) mas contempla a colheita de bons frutos (discípulos forjados no bem) que alimentarão a todos os que precisam (humanidade) para que alimentados e fortalecidos, possam viver melhor (pela espada que dá vida). E assim, nesse ciclo magnífico, se perpetua a vida por anos e anos.

Quanto ao evento em si, foi lindo.
Sinto que perdi parte dele, mas fico feliz de ver o brilho nos olhos do pessoal de Ribeirão que conseguiu ir desde sexta feira. Cada olhar sincero me gratifica. Sábado foi intenso. Eu trabalhando e recebendo mensagens das lutas por celular, ver que o Bruno conseguiu classificar e que todos fizeram boas lutas comprovou que estamos absorvendo os ensinamentos do Sensei. Depois o jantar, as apresentações de Domingo, e os combates: rapidez, precisão, garra, estratégia, energia e muito além - respeito!

Sensei, que venham os próximos anos, e que eu tenha a sorte de estar por perto, para melhorar a cada dia como ser humano, e dividir essa melhoria com todos aqueles que nos cercam, podendo transformar o mundo num lugar um pouco melhor.

Sayonará. Arigato Gozaimashitá" - Donegá (Unidade Ribeirão Preto)





"Já no primeiro dia, ao chegar no Hokkaido, senti-me muito feliz em poder ver o Dojo tão cheio!
No início, pela quantidade de pessoas, cheguei a pensar que não conseguiríamos treinar todos, mas após alguns ajustes os movimentos começaram a fluir. O espaço não foi obstáculo!"
-Simonassi (Unidade Vitoria)







"Na sexta feira, dia de início das comemorações dos vinte anos, fui a Câmara dos Deputados para a cerimônia solene. Fiquei verdadeiramente emocionado com os vídeos exibidos que reproduziam fidedignamente o espírito do Bushidô."-Paiva (Unidade Nikkyoji)

"Na sexta-feira após o evento solene, enquanto voltávamos para os alojamentos, eu estava no carro com mais 3 alunos mais novos que eu em tempo de Niten, e os 3 estavam conversando bastante sobre o evento do qual acabávamos de sair, eu havia ficado muito emocionado com o evento, confesso que não consegui conter as lagrimas, mas quando ouvi a emoção com que meus companheiros mais novos de treino estavam descrevendo suas impressões do que eles haviam visto e ouvido eu percebi que já estava feito, eles entenderam os sentimentos e valores que o Niten nos passa e isso me passou um sentimento de alegria indescritível que apenas se compara com minha emoção ao ver o sorriso do Sensei durante o evento, sorriso de orgulho diante de 20 anos de trabalho muito bem feito."- Guerrero (Unidade Ribeirão Preto)


Amanhã colocarei aqui no Café, o tal vídeo que fez muitos derramarem lagrimas.
Prepare-se!

21-ago-2013

20Anos Homenagens na Assembleia


Saiu hoje no Jornal Nippak a matéria que fala sobre a alegria e empolgação contagiante do Niten, que toda a nossa comunidade nipo-brasileira pôde testemunhar.
É claro que, longe ser uma religião, a disciplina e respeito do Niten, virtudes tão enfatizadas e arrisco a dizer, enraizada ao longo dos anos e em cada um dos alunos, despertou a admiração por parte de todos os que, mesmo não sendo alunos, são simpatizantes do Niten.
Não é por menos, porque é a primeira vez que pelo menos 250 alunos reunidos, recitaram os mandamentos do Hagakure em japonês arcaico. É a primeira vez também que o hino do Niten foi cantado em toda a sua intensidade. É a primeira vez que a família Niten estava toda feliz. Imagine uma grande família feliz!
Todo este evento maravilhoso não teria sido possível se não fosse a iniciativa de todos os nossos alunos e o apoio da comunidade nipo-brasileira, a quem agradecer, seria pouco.
Estiveram lá, além das autoridades citadas nesta matéria: Exmo. Gen. Obara, Exmo. Cel. Kiyono, Exmo.Cel. Endo, Exmo Del.Dr. Mauricio Lemos Freire, Dep. Hatiro Shimomoto, Sr. Elison Tompson (presidente da Associaçao Ikebana do Brasil), Sr, Mario Udo (presidente da Associaçao Nikkey do Brasil), Prof. Douglas Vieira (medalha prata de judo em Los Angeles), entre vários outros colegas e quem dirijo meus agradecimentos.
Ao consulado japonês, representado pelo Exmo. Cônsul Hiroaki Sano e à Associação de Chado Urasenke do Brasil, mestre Soke Hayashi, sentimo-nos honrados pela calorosas palavras enviadas ao nosso Ato Solene na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Não posso deixar de mencionar a Homenagem prestada pela Câmara dos Deputados de Brasília: foi-me entregue pelo nosso irmão do Niten Dep. Walter Iihoshi. Guardo com muito carinho a lembrança de meu aluno Reinaldo, seu irmão "que voltava sempre feliz para a casa , após os treinamentos no Niten".
Como bem descrita na matéria, nossa meta não será nada modesta nos próximos anos. Leia:



Clique na matéria para ampliar





topo

(+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
(+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h